Novo Aeroporto Internacional de Lisboa

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#16 Mensagem por manuel.liste » Qua Nov 30, 2005 2:57 pm

Rui Elias Maltez escreveu:Pois, Manuel:

Eu tinha-me esquecido, assim de repente que Espanha está no centro do Universo :mrgreen:

E o Barajas?

Tem 2 pistas paralelas e espaço para estacionarem 100 aviões, de passageiros e carga?

O que eu acho é que se quer construir um aeroporto muito grande demais para a procura que irá ter.


Barajas no está en el centro del Universo, pero al ser el quinto de Europa queda demostrado que los aeropuertos peninsulares no están condenados por su posición geográfica a asumir una posición secundaria en el tráfico aéreo de Europa.

Sin ser un conocedor profundo de la cuestión, creo que la idea de construir un nuevo aeropuerto para Lisboa (en un sitio poco urbanizado) es excelente. Si Barajas es hoy un aeropuerto relevante ha sido porque su ubicación permitió sucesivas ampliaciones.

Para los madrileños, Barajas es la "empresa" más importante de Madrid.




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#17 Mensagem por joaolx » Qua Nov 30, 2005 3:03 pm

Concordo com o manuel liste




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#18 Mensagem por pt » Qua Nov 30, 2005 9:40 pm

Realismo senhores.

O Reino Unido, (Londres e Gatwick) a França(CDG e Orly), a Italia(Roma/Fiumicino e Mião/Malpensa) e a Alemanha (Frankfurt e Munique) têm maior numero de aeroportos grandes.




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#19 Mensagem por manuel.liste » Qui Dez 01, 2005 5:46 am

Si ustedes creen que la situación geográfica de la Península les condena a ocupar un puesto secundario en el tráfico aéreo europeo, no hay problema: Barajas se lo agradecerá.

Parece que ellos no son tan pesimistas, cuando su plan director prevé cuatro pistas paralelas 2 a 2 y 70 millones de pasajeros. Cuando tengan que volar a Madrid para tomar un vuelo a Moscú, México o Tokyo ya tendrán tiempo para arrepentirse.




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#20 Mensagem por joaolx » Qui Dez 01, 2005 5:00 pm

manuel.liste escreveu: Cuando tengan que volar a Madrid para tomar un vuelo a Moscú, México o Tokyo ya tendrán tiempo para arrepentirse.


Já agora Manuel parece que tb tu estarás mais perto da OTA-Lx que de Madrid- Barajas correcto???

Logo penso que este aeroporto está bem no sito onde o querem colocar.




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#21 Mensagem por manuel.liste » Qui Dez 01, 2005 7:04 pm

joaolx escreveu:
manuel.liste escreveu: Cuando tengan que volar a Madrid para tomar un vuelo a Moscú, México o Tokyo ya tendrán tiempo para arrepentirse.


Já agora Manuel parece que tb tu estarás mais perto da OTA-Lx que de Madrid- Barajas correcto???

Logo penso que este aeroporto está bem no sito onde o querem colocar.


Muy correcto :D aunque creo que me quedará aún más cerca Sa Carneiro... lástima que no vaya a haber TGV :x




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#22 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Dez 05, 2005 1:35 pm

Manuel:

Parece que ellos no son tan pesimistas, cuando su plan director prevé cuatro pistas paralelas 2 a 2 y 70 millones de pasajeros. Cuando tengan que volar a Madrid para tomar un vuelo a Moscú, México o Tokyo ya tendrán tiempo para arrepentirse.


Mas ai é que está:

A Ibéria ou a TAP não voam para o 5 cantos do mundo.

Ao contrário das grandes companhias que voam para todas as capitais mundais.

Essas grandes conmpanhias voam para todo o lado e operam grandes aviõesd do tipo B-747 ou o A-340, e voam dessas capitais distantes para Paris, ou Londres e dai fazem transbordos para os mais periféricos, operando aviões mais pequenos.

Não acredito que a British passe a fazer escalas na Ota quando voa de Londres para Sidney, por exemplo.




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#23 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Jan 09, 2006 8:50 am

Sobre a polémica da localização do novo Aeroporto de Lisboa:

Rio Frio «ganhou» sempre à Ota

2006/01/09 | 00:12 || Judite França e Patrícia Pires in: http://www.portugaldiario.iol.pt

P. Diário: Guterres optou pela Ota para construir o Novo Aeroporto de Lisboa. Até então, em três ocasiões diferentes, desde 1969, Rio Frio levou sempre vantagem. Mesmo após decisão política estar tomada, vários consultores consideraram local em Palmela a melhor opção. Saiba porquê


Rio Frio foi a localização eleita para a construção do Novo Aeroporto de Lisboa em três ocasiões diferentes. A decisão tomada em 1999, pelo governo de António Guterres e a ministra do ambiente Elisa Ferreira, é solitária e contrária às anteriores.

Reis Borges, conselheiro de Obras Públicas e Transportes jubilado, confirma em declarações ao PortugalDiário, ter participado em algumas dessas decisões. Um motivo que o leva, actualmente, a questionar a escolha da Ota. Até porque, «os próprios estudos encomendados pela NAER, agora divulgados, referem que Rio Frio era uma escolha mais acertada».

«Em 1969, Rio Frio foi escolhida pelo Conselho Superior de Aeronáutica, com estudos produzidos pelo Estado Novo, que apontavam para que esta fosse a melhor opção. Em 1982, numa reanálise de todo o processo realizada pela consultora Tames Pró-Fabril, Rio Frio volta a ser referida. Em 1994, a ANA faz uma nova análise e compara três localizações: Ota, Montijo e Rio Frio. Rio Frio volta a ser escolhido», relembra o especialista em planeamento aeroportuário.

Em 1999, surge a questão ambiental que afasta em definitivo Rio Frio e torna peremptória a escolha da Ota. «Foi engendrada a questão ambiental, com a alegação de que a União Europeia não financiaria parte do projecto», acusa Reis Borges que acrescenta ainda que se a «Europa deu 48 milhões para o aeroporto de Atenas, dariam o mesmo para Portugal».

«Além das limitações técnicas da Ota, Rio Frio é cem milhões de contos mais barato», explica o engenheiro, que garante que todos estes dados estão nos estudos encomendados pela NAER e que foram tornados públicos durante a apresentação do Governo do Novo Aeroporto de Lisboa, no final do ano passado.

Isso mesmo foi confirmado pelo PortugalDiário num estudo, de Agosto de 1999, realizado por «ADP - Aeroports de Paris» em conjunto com «Pret - Profabril Engenharia de Transportes», e onde se pode ler que «como todos os estudos realizados desde 1969, o nosso estudo de síntese põe à cabeça o sítio de Rio Frio, que é satisfatório em relação à maioria dos critérios, excepto o ambiente "natural"». O estudo estará a referir-se à existência de montado de sobro, que garante a produção de cortiça.

E, perante essa escolha, o «consultor propõe a orientação de pista 08/26N, que conduz, decerto, a uma pequena degradação de certas qualidades do sítio, mas pode permitir uma compatibilidade permanente com os sítios militares e uma inserção menos penalizante no meio natural».

Mas como a escolha já tinha sido feita, o relatório do «Aeroports de Paris» termina com esta conclusão: «Perante a escolha da Ota pelo poder político, a 5 de Julho de 1999, a única recomendação que [o consultor] pode formular concerne a viabilidade do sítio da Ota e esta é favorável».

Reis Borges considera que o actual aeroporto de Lisboa «não tem futuro» e reconhece a necessidade de uma nova infra-estrutura. Mas critica quem deixou edificar nos terrenos circundantes ao actual aeroporto, na Portela, apesar de existir «um decreto aeronáutico, com 30 anos - 48/452 -, que nunca foi revogado e que impõe restrições à construção».

Perante a falta de dados que o especialista considera fundamentais para se optar por uma localização para o Novo Aeroporto de Lisboa, Reis Borges não tem dúvidas em questionar os verdadeiros motivos que levaram à opção Ota. A especulação imobiliária dos terrenos «parece-lhe pouco» e questiona: «Será que tudo isto é para urbanizar Rio Frio?».




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#24 Mensagem por P44 » Seg Jan 09, 2006 2:26 pm

Rio Frio teria fácil acesso de e para Lisboa, pela A2 (Ponte 25 de Abril) e pela A12 (ponte Vasco da Gama).

(No mapa, indicado por uma seta, a localização -aproximada- de Rio Frio)

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a OTA, a Norte de V.Franca, nem aparece neste mapa!!!!




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#25 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Jan 10, 2006 10:05 am

Hoje no Portugal Diário, vem uma notícia sobre um mega-projecto de urbanização, exactamente na zona de Rio Frio.

Talvez, mas só talvez, isso explique a necessidade de se passar o aeroporto a localizar na OTA (bem longe de Lisboa). :?

Interesses mais altos de levantaram 8-]




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#26 Mensagem por nestor » Qua Jan 11, 2006 12:42 am

A Ibéria ou a TAP não voam para o 5 cantos do mundo.



No se donde vuela TAP pero aqui puedes ver los destinos de Iberia:

http://www.iberia.es/OneToOne/v3/obsmenu.do


En cuanto a la flota de Iberia SI tiene 747 y A-340, entre sus 154 aviones:

http://grupo.iberia.es/portal/site/grupoiberia/menuitem.8e32b03d06b292dda0d4a195d21061ca/

Saludos.




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#27 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Jan 11, 2006 9:10 am

Nestior:

A TAP voa fundamentalmente para quase todos os destinos europeus, e tem 2 ou 3 rotas para EUA e Canadá, e tem muitos voos para o Brasil (Recife, Salvador, Fortaleza, Natal, Rio de Janeiro e S. Paulo).

E tem voos para África (Joanesburgo, Luanda, Bissau, S. Tomé, Kinshasa, Maputo, Sal).

Não tem voos regulares para a Ásia e Oceania.

A sua frota é constituida unicamente por aviões da Airbus, com 4 A-340, e muitos outros (A-310, A-319, A-329, etc.).




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#28 Mensagem por P44 » Qui Jan 12, 2006 8:47 am

do Portugal Diário



A companhia portuguesa possui uma frota de 41 aviões da Airbus, estando em curso um processo de renovação da frota de longo curso, actualmente constituída por seis A310 e quatro A340. A TAP encomendou à Airbus 10 aviões A350, com uma opção de mais cinco. O quadro da TAP inclui mais de 9.300 funcionários.

Para o Brasil a TAP opera voos directos para Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, mas serve ainda, através da Varig, parceira na Star Alliance, Belém, Petrolina, Campina Grande, Maceió, Brasília, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.




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#29 Mensagem por P44 » Qua Jun 14, 2006 7:04 am

Tempo de vida da Ota joga a favor da Margem Sul



A distância não joga a favor da Ota, que fica a cerca de 48 km de Lisboa. A ligação entre a gare do Oriente e o futuro aeroporto irá demorar 17 minutos num comboio desenvolvido especificamente para esta ligação. Os terrenos disponíveis na Ota estão calculados em 1,8 mil hectares, onde serão construídas apenas duas pistas de 2700 metros. Esta é aliás uma das desvantagens apontadas para a Ota, o aeroporto não terá capacidade de expansão futura e esgota-se ao fim de 23 anos. Na altura voltará a colocar-se a questão que envolve actualmente a Portela. O envolvimento urbanístico existente na Ota é considerável, impedindo o seu alargamento. Os defensores do aeroporto na Ota consideram a solução "possível, mas não a ideal". E baseiam a sua escolha nas conclusões dos estudos de impacte ambiental, que chumbou Rio Frio.

Outro dos argumentos contra a Ota prende-se com os problemas de construção civil, sendo necessário realizar grandes movimentações de terras, avaliada em cerca de 50 milhões de metros cúbico. Arménio Matias fez as contas e diz que a terra que terá de ser retirada do perímetro do aeroporto dá para "construir um muro ao longo da fronteira com Espanha de dez metros de altura por dez de espessura, ou um campo de futebol com cinco quilómetros de altura". Na Ota existem vários morros e o terreno é muito acidentado. A construção do futuro aeroporto implicará a construção de uma barragem de protecção à infraestrutura aeroportuária e o desvio de três ribeiras. As condições meteorológicas são piores que as existentes na zona Sul. Na Ota serão destruídos cerca de 5406 sobreiros, um valor menor face aos que teriam de ser abatidos em Rio Frio. O aeroporto da Ota ficará ligado à rede ferroviária através da linha do Norte e está previsto a passagem da linha de alta velocidade junto ao aeroporto. A especulação imobiliária nos terrenos envolventes, é um ponto negativo na Ota. :twisted:

http://dn.sapo.pt/2006/06/14/economia/t ... gem_s.html


Terrenos em Alcochete a custo zero


O campo de tiro de Alcochete é a melhor localização para a implantação do novo aeroporto de Lisboa, diz Arménio Matias, da ADFER. Localiza-se apenas a 23 Km de Lisboa e dispõe de uma área invejável - 8,9 mil hectares. A capacidade de expansão é um factor positivo , uma vez que o tempo de vida ultrapassa largamente o tempo previsto para a Ota. Alcochete pode receber mais que duas pistas. A morfologia do terreno não obriga a grandes intervenções na movimentação de terras. Na Margem Sul do Tejo as condições climatéricas são mais favoráveis que na margem Norte, para a navegação aérea. E existe um argumento de peso: os terrenos do campo de tiro são propriedade do Estado, portanto não representariam um encargo para o Governo, em expropriações.
:twisted:
Arménio Matias defende que a nova ponte sobre o Tejo deve ser desviada, ligando Chelas ao Montijo. Neste quadro, a ligação ferroviária entre Lisboa e o Porto deveria passar pela Margem Sul, e aí seria possível poupar mais de mil milhões de euros devido à morfologia do terreno, que não obriga à construção de grandes obras de arte (pontes e viadutos). A saída de Lisboa pela Margem Sul obrigaria a um acréscimo de apenas 4 a 5 minutos.

Nunes da Silva chama a atenção para o facto de os comboios à entrada de Lisboa não poderem ultrapassar uma velocidade entre 150 e 180Km/hora, portanto o tempo de viagem não é obstáculo, e as vantagens por Sul são maiores do que pela Margem Norte, e cita o facto de já existir um corredor paralelo à auto--estrada, tirando-se ainda partido da ligação para Sul, em direcção a Faro. Até ao Pinhal Novo o comboio circula em alta velocidade e reduz a marcha à entrada de Lisboa. Por via rodoviária, o campo de tiro de Alcochete é ainda servido pela ponte Vasco da Gama. Arménio Matias defende que o campo de tiro deve ser deslocalizado para uma zona menos povoada, podendo ficar junto da base de Beja.


http://dn.sapo.pt/2006/06/14/economia/t ... _zero.html




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#30 Mensagem por P44 » Sex Jun 16, 2006 7:11 am

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