Programa de Reaparelhamento da Marinha 2004 - 2019

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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faterra
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#211 Mensagem por faterra » Dom Jan 08, 2006 10:04 pm

Acompanhando os últimos posts deste assunto, fiz uma consulta no Projeto de Modernização da Marinha do Brasil.
Aí, deparei com este item:
"- Aquisição de 14 navios de escolta ( fragatas e corvetas ), sendo cinco construídas no Brasil e nove adquiridas por compra de oportunidades, para substituir as seis fragatas Niterói, quatro fragatas Greenhalgh e quatro corvetas Inhúma. As seis fragatas Niteróis modernizadas deverão estar operacionais até 2019. As fragatas Classe Greenhalgh não serão modernizadas. Está em fase de estudos a instalação de MM-40 Exocet Block 2 nas Greenhalgh e devem dar baixa por volta de 2014. As quatro corvetas classe Inhaúma deverão dar baixa a partir de 2014 e também não serão modernizadas. A corveta Barroso deve ser incorporada por volta de 2007/2008."
Por um acaso a Marinha está levantando a hipótese de não prosseguir com o desenvolvimento e produção das fragatas Niterói / Barroso e nem das corvetas Inhaúma no Brasil? Vejamos: temos hoje 6 fragatas e 4 corvetas em que, no todo ou parte delas, foram construídas no País. No ítem acima estão considerando a construção de 5 unidades aqui e aquisição de 9 compras de oportunidade. Eu não acredito nesta barbaridade.
Acho que é hora de se fazer um referendo, pebliscita, ou a disgreta de nome que queiram dar, junto à população e verificar o que ela quer fazer de fato com nossas Forças Armadas.
Se o veredicto for para acabar com elas, que o façam de maneira mais econômica. À medida que os atuais militares de carreira forém aposentando não sejam substituídos e, com o tempo, simplesmente elas se extingüirão. O mesmo valendo para os equipamentos.
Se o veredicto for para mantê-las, deverá ser encontrada uma forma de obrigar o governo a manter os recursos a elas destinados atualizados e sem chance de meterem a mão, conforme é feito hoje. O que é feito com os recursos que a Petrobrás repassa para a Marinha? É significativo? A Marinha faz juz à estes recursos. Ela presta serviço para a Petrobrás, e ao País, ao tentar dar segurança às plataformas marítimas, entre outras tarefas de segurança e/ou vigilância.
As outras Forças contam com algum recurso deste tipo, além das dotações que recebem do governo "constitucionalmente"?
Cruz credo... ô paisinho!
Quando algumas almas penadas foram indagar a Deus por ele fez um país tão belo, rico, soberbo, sem muitas desgraças concedidas pela natureza, como o Brasil e descarregou a sua ira em outros, ele respondeu:
"Vocês precisam ver o povinho que eu coloquei lá!"




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faterra
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#212 Mensagem por faterra » Dom Jan 08, 2006 10:24 pm

Em tempo:

Se a opção da população for pela extinção das Forças Armadas, não precisem se preocupar com a segurança não.

Todos unidos pediremos proteção a "São Americanos".

A gente aqui é "povinho" mas devoto a ele.




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Vinicius Pimenta
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#213 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jan 09, 2006 1:34 am

O que é feito com os recursos que a Petrobrás repassa para a Marinha? É significativo? A Marinha faz juz à estes recursos. Ela presta serviço para a Petrobrás, e ao País, ao tentar dar segurança às plataformas marítimas, entre outras tarefas de segurança e/ou vigilância.


A Petrobras repassa ao governo que por sua vez NÃO repassa para a Marinha. São recursos significativos. A soma contingenciada está em mais de 700 milhões de dólares.




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#214 Mensagem por Einsamkeit » Seg Jan 09, 2006 1:38 am

Vinicius Pimenta escreveu:
O que é feito com os recursos que a Petrobrás repassa para a Marinha? É significativo? A Marinha faz juz à estes recursos. Ela presta serviço para a Petrobrás, e ao País, ao tentar dar segurança às plataformas marítimas, entre outras tarefas de segurança e/ou vigilância.


A Petrobras repassa ao governo que por sua vez NÃO repassa para a Marinha. São recursos significativos. A soma contingenciada está em mais de 700 milhões de dólares.


Minha F-100 e mais um troco ainda




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#215 Mensagem por talharim » Seg Jan 09, 2006 9:43 am

alex escreveu:
Para quem não comprou a ultima Tecnologia e Defesa 106:

- O orçamento da MB para 2006 é menor que o de 2005.
- A retirada das Greenhalg e Inhauma é prevista para 2014.
_ A ultima Pará está para ser desativada
_ A modernização dos subs esta em passos lentos.
_ O Transporte de carros Matoso Maia tem previsão de retirada em 2020, Ceará e Rio de janeiro desativados daqui a 5 a 8 anos.
- A MB não comprou o USS Peoria em 1997 pelo preço simbólico de 2,65 milhões de dolares porque não tinha dinheiro, não arrendou com opção de compra o USS Merrimack (Classe Cimarrom) em 98 por falta de dinheiro, só este navio podia fazer reabastecimento completo (por duas vezes) de um porta-aviões com seus oito escoltas.
- Na aviação naval a revista quase implorava para atualizar os AF-1 e falava da subutilização do São Paulo


A MB vai dar a volta por cima em grande estilo.

Essa revista fez uma reportagem sensasionalista.Eu não sei se fazem esse tipo de reportagem para tentar ajudar a MB de alguma forma ou então para prejudicar a instituição :evil:




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#216 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Jan 09, 2006 9:59 am

- A MB não comprou o USS Peoria em 1997 pelo preço simbólico de 2,65 milhões de dolares porque não tinha dinheiro, não arrendou com opção de compra o USS Merrimack (Classe Cimarrom) em 98 por falta de dinheiro, só este navio podia fazer reabastecimento completo (por duas vezes) de um porta-aviões com seus oito escoltas.


:shock:

Oportunidades perdidas, não só por falta de verba, mas sobretudo por falta de sentido de oportunidade.

Típico de quem não planifica, e que se limita a "navegar" ao sabor da corrente.

É triste :cry:

Quanto à observação do Talharim, seria interessante saber o que a MB planifica ou pensa em relação a esse tipo de plataformas.

É que para o êxito e operação de uma verdadeira marinha oceânica, não bastam os PA's, as fragatas e os submarinos.

O apoio logístico de rectaguarda é tão ou mais importante que os outros navios.

E para além dos AOR's, é necessário que navios de projecção e de apoio a essa projecção existam.




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#217 Mensagem por lelobh » Seg Jan 09, 2006 10:04 am

É necessário dinheiro!




Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
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#218 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Jan 09, 2006 10:14 am

Eu sei, Lelobh.

as o Brasil não arranjaria 2 ou 3 milhões de dólares (preço absolutamente simbólico) para conseguir agarrar essa oportunidade?




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#219 Mensagem por talharim » Seg Jan 09, 2006 10:28 am

O USS Peoria não era prioridade naquele momento.Fora que o navio estava em estado horrível(iria ser utilizado como alvo).A MB recusou a oferta.

Já o USS Merrimack eu não sei.Poderia ser uma boa opção.Mas tem que analisar o estado em que se encontra o navio.




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#220 Mensagem por talharim » Seg Jan 09, 2006 10:43 am

O LST USS Peoria :

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Como podem ver,a MB fez bem em recusar a "oferta".

Agora eu não sei qual foi a intenção dessa reportagem dessa revista,se foi de simplesmente "falar mal" da MB.Essa revista é petista ?




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#221 Mensagem por alex » Seg Jan 09, 2006 11:03 am

Talharim,
Que a revista não é perfeita eu sei, em dois artigos diferentes nesta mesma revista previa-se a finalização da Barroso ora em 2007 ora em 2008 :?:
Quanto ao Peoria só a Mb pode falar alguma coisa não sabemos como estava internamente o navio, já houve outras propostas por exemplo de um navio ingles (usado nas Malvinas, esqueci o nome) mas parece que estava ruim.




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#222 Mensagem por J.Ricardo » Seg Jan 09, 2006 11:56 am

Concordo com o Faterra, seria horrível para o Brasil, adquirir 9 fragatas em compras de oportunidade, mas também é algo que pode ser revertido, afinal 09 fragatas não passam despercebidas, acredito que aconteceia mais ou menos como ocorreu com as plataformas e navios da Petrobras, quando o assunto se tornasse público, logo a oposição tomaria isso como bandeira e precionaria o governo a construi-los em estaleiros nacionais.

Já imaginaram as matérias: "Presidente Fulano quer comprar 09 "sucatões" para a Marinha!" "Oposição se mobiliza para que as novas fragatas sejam construidas no Brasil!" ou ainda "Governo compra navios usados enquanto estaleiros brasileiros ficas as moscas!". Isso em época de eleição vira uma bomba!!!




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#223 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Jan 09, 2006 12:03 pm

O [b]USS Merrimack:[/b]

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O USS MERRIMACK foi o 3º navio da classe Cimaron da 5ª frota de navios tanque da US Navy. Desde o seu descomissionameto em 1998, está aportado na base de Fort Eustis, VA.
Imagem
O USS MERRIMACK esteve incorporado na base naval de Norfolk, Va.

Características:

Lançamento: 17 de Maio de 1980
Incorporação: 14 de Novembro de 1981
Desactivado: 18 de Dezembro de 1998
Cpnstrutor: Avondale Shipyards, Inc., New Orleans, LA
Sistema de Propulsão: 2 tuirbinas 600psi (Automated Steam)
Hélices: 1
Comprimento: 213.4 metros
Deslocamento: approx. 37.000 ton.
Velociodade: 19 nós
Capacidade: 150,000 barris de combuustível para navios ou avição, ou aviation fuele diversas toneladas de vários equipamentos.
Aviação embarcada: nenhuma, mas deck para heli
Armamento: dois CIWS Phalanx de 20mm.
tripulação:15 oficais e 215 marinnheiros


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#224 Mensagem por lelobh » Seg Jan 09, 2006 12:37 pm

nossa até a foto é velha!

obs. a foto do meio! hehe




Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
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#225 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Jan 09, 2006 12:47 pm

lelobh:

O USS Merrimack não é tão velho assim (início dos anos 80), e não me parece que fosse má compra, até mesmo para Portugal.

Afinal de contas o nosso AOR, o NRP Bérrio é mais velho e de menor capacidade.

Foi comprado usado à Marinha britânica, tendo participado no esforço de guerra das Malvinas.

E se a nossa Marinha já disse que considera prioritária a aquisição de um novo AOR, ainda nada está previsto em termos de datas para essa aquisição, se será comprado novo ou usado, etc.




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