Em primeiro lugar eu tenho pedir desculpa por ser um tipo tão confuso! A esta hora vocês já deviam ter percebido como é que a coisa funciona cá em Portugal, mas com um tipo como eu a explicar...
Eu não sei como as coisas funcionam aí no Brasil, mas aqui há duas formas de ligação ao Exército: Contratados (com contratos anuais); e os do Quadro Permanente (Sargentos que passaram pela ESE e Oficiais que passaram pela Academia Militar).
Qualquer cidadão Português pode servir nas Forças Armadas, desde que passe nos testes de acesso. Dá-se como voluntário e assina um contrato de ano e meio (pelo menos no meu tempo era assim). No final do contrato se quiser continuar nas FA renova o contrato. O problema é que há um limite de 6 contratos, por isso se quer fazer carreira militar tem que ir ou para a Escola de Sargentos ou para a Academia.
Os Sargentos e Oficiais contratados são formados nas Escolas Práticas das diferentes armas e em média são formados nuns 6 meses. Depois disso são distribuídos pelas várias unidades do exército.
A selecção para quem vai para Sargento ou Oficial é feita antes de ingressar no exército. Se tiveres as habilitações que eles pedem para Sargento ou Oficial fazes as provas físicas, médicas e psicotécnicas e se passares vais fazer logo o curso de Sargentos ou Oficias (que na verdade é uma recruta mais completa).
A ESE antigamente só aceitava militares já formados. Por isso é que aceitava praças, porque o curso era 3 anos aceitava pessoal que só tinha o 9º ano de escolaridade. Agora o curso na ESE é 2 anos e só aceitam pessoal com o 12º ano e as disciplinas que há no curso são meramente militares (antigamente eles ainda tinham Português, matemática, etc.).
Actualmente tb aceitam pessoas vindas directamente da vida civil, que, para além das provas acima referidas fazem uma fase de aptidão à vida militar de 5 semanas (que é basicamente uma recruta para ver se eles realmente querem seguir uma carreira militar.
Eu fui praça por toda uma série de confusões com a minha papelada, por isso se quisesse ascender a Sargento (eu tinha as habilitações literárias, já que tinha o 11º ano), teria de ir para a ESE, já que não poderia ir para a Escola Prática de Infantaria tirar outra vez a recruta (desta vez a de Sargentos).
Como a concorrência era ferocíssima eu preferi retornar à vida civil. è realmente muito difícil ingressar na ESE e na Academia Militar, porque são muitas as pessoas que querem ir para lá, para tão poucas vagas.
Na Marinha e na Força Aérea é diferente tu podes começar como Praça e se mostrares trabalho e capacidade indo subir na hierárquica. O meu pai está muito arrependido de ter saído da Força Aérea, já que havia um camarada de armas que (segundo ele), andou sempre às suas costas durante o curso e agora é Capitão.
Na Marinha também há Quadro Permanente para militares da Classe de Praças.
Espero ter respondido às vossas questões.