Mísseis antinavio noruegueses
Moderador: Conselho de Moderação
Mísseis antinavio noruegueses
A maioria dos mísseis antinavio atuais (Harpoon, Exocet e RBS15) são mísseis sea-skimmer de guiagem por radar. Já os mísseis noruegueses antinavio (Penguim e seu sucessor o NSM) são guiados por IR.
Qual as vantagens e desvantagens desse tipo de guiagem para os noruegueses?
É o sistema de guiagem que torna os mísseis noruegueses mais capazes de atacar alvos localizados perto da costa ou é alguma outra característica especial desses mísseis?
flw,
Arthur
Qual as vantagens e desvantagens desse tipo de guiagem para os noruegueses?
É o sistema de guiagem que torna os mísseis noruegueses mais capazes de atacar alvos localizados perto da costa ou é alguma outra característica especial desses mísseis?
flw,
Arthur
- VICTOR
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
Há bastante gente que é fã do NSM.
Ele na verdade é guiado por IIR, e não somente IR, ou seja, o sensor dele forma uma "Imagem IR" do alvo, podendo compará-la com as imagens da sua própria biblioteca e assim evitar atacar o alvo errado ou até mesmo um alvo amigo por engano, e facilita ataques próximos à costa.
Já daí vem uma boa vantagem: é passivo, ou seja, o alvo não sabe que está sendo atacado porque não é necessário um radar para disparar o míssil. Isso permite por exemplo ao atacante tentar um ataque surpresa passivo, com as corrodenadas dadas por um submarino ou satélite ou ESM de aviões e navios.
Outra vantagem: menor, mais barato, facilmente utilizado por aeronaves menores. Para a grande maioria dos alvos, é mais do que suficiente, em termos de marinhas médias.
Desvantagens: alcance menor, expondo mais o atacante, e menor carga explosiva em caso de ataque a alvo muito grande. Definitivamente não é um carrier-killer, mas cumpre bem aquilo a que se propõe, e parece ser uma boa opção para marinhas médias e pequenas.
Meu um centavo.
Ele na verdade é guiado por IIR, e não somente IR, ou seja, o sensor dele forma uma "Imagem IR" do alvo, podendo compará-la com as imagens da sua própria biblioteca e assim evitar atacar o alvo errado ou até mesmo um alvo amigo por engano, e facilita ataques próximos à costa.
Já daí vem uma boa vantagem: é passivo, ou seja, o alvo não sabe que está sendo atacado porque não é necessário um radar para disparar o míssil. Isso permite por exemplo ao atacante tentar um ataque surpresa passivo, com as corrodenadas dadas por um submarino ou satélite ou ESM de aviões e navios.
Outra vantagem: menor, mais barato, facilmente utilizado por aeronaves menores. Para a grande maioria dos alvos, é mais do que suficiente, em termos de marinhas médias.
Desvantagens: alcance menor, expondo mais o atacante, e menor carga explosiva em caso de ataque a alvo muito grande. Definitivamente não é um carrier-killer, mas cumpre bem aquilo a que se propõe, e parece ser uma boa opção para marinhas médias e pequenas.
Meu um centavo.
- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
Arthur escreveu:Einsamkeit escreveu:o NSM Tem alcance similar ao Exocet block II
Pelo o site da Kongsberg (fabricante do NSM) seu alcance excede 150km, i.e., bem mais do que os 70km do Exocet Block II e mais perto do alcance dos RBS15F, dos Harpoon mais modernos e do futuro Exocet Block III.
Arthur
Devo ter lido errado, nao deixa de ser um otimo missil, se nao me engano vai equipar as F-310 Norueguesas
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
-
- Sênior
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 5 vezes
Dados, senhores, dados.
Algum link com especificações técnicas (o sensor permite, tal qual os ar-ar de última geração, escolher um ponto ideal de impacto?), batismo de fogo, tecnologia, etc.
Parece-me que o Penguim tinha uma versão lançada de helicópteros.
Não seria um belo substituto para o Sea Skua ?
Quanto ao mais, salu2 ressaquentos, alexandre.
Algum link com especificações técnicas (o sensor permite, tal qual os ar-ar de última geração, escolher um ponto ideal de impacto?), batismo de fogo, tecnologia, etc.
Parece-me que o Penguim tinha uma versão lançada de helicópteros.
Quanto ao mais, salu2 ressaquentos, alexandre.
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
alexandre lemos escreveu:Parece-me que o Penguim tinha uma versão lançada de helicópteros.
Tinha não, TEM um versão aerolançada.
A USN os utiliza nos SH-60 Seahawk. Considero o AGM-119B Penguin um execelente substituto ao Sea Skua. 35km de alcance, guiagem inercial ou infravermelha. Muito bom.
Especificações Tecnicas: http://www.fas.org/man/dod-101/sys/missile/agm-119.htm
- Specifications
Primary Function Helicopter launched anti-ship missile.
Contractor Kongsberg Vaapenfabrikk (Norway)
Power Plant Solid propellant rocket motor and solid propellant booster
Length 120.48 inches (3.06 meters)
Launch Weight 847 pounds (385 kilograms)
Diameter 11.2 inches (28.45 centimeters)
Wing Span 30 in's folded, 55 in's Deployed
Range 25 nautical miles / 35 km
Speed 1.2 Mach maximum
Guidance Inertial and infrared terminal.
Warhead 265 lbs gross, 110 lbs High Explosive, semi armor piercing derivative of the Bullpup missile
Date Deployed Fourth quarter 1993
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
- Sênior
Bolovo escreveu:alexandre lemos escreveu:Parece-me que o Penguim tinha uma versão lançada de helicópteros.
Tinha não, TEM um versão aerolançada.
A USN os utiliza nos SH-60 Seahawk. Considero o AGM-119B Penguin um execelente substituto ao Sea Skua. 35km de alcance, guiagem inercial ou infravermelha. Muito bom.
Especificações Tecnicas: http://www.fas.org/man/dod-101/sys/missile/agm-119.htmSpecifications
Primary Function Helicopter launched anti-ship missile.
Contractor Kongsberg Vaapenfabrikk (Norway)
Power Plant Solid propellant rocket motor and solid propellant booster
Length 120.48 inches (3.06 meters)
Launch Weight 847 pounds (385 kilograms)
Diameter 11.2 inches (28.45 centimeters)
Wing Span 30 in's folded, 55 in's Deployed
Range 25 nautical miles / 35 km
Speed 1.2 Mach maximum
Guidance Inertial and infrared terminal.
Warhead 265 lbs gross, 110 lbs High Explosive, semi armor piercing derivative of the Bullpup missile
Date Deployed Fourth quarter 1993
Supersônico !!!
Caraca, véio ...
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
No site http://www.kongsberg.com/eng/kda/produc ... /missiles/
Têm informações em inglês sobre o Penguim e o NSM.
Aliás, alguém confirma que o único país a utilizar mísseis antinavio a partir do F16 é a Noruega e que o único míssil antinavio integrado à esse caça é o Penguim?
flw,
Arthur
Têm informações em inglês sobre o Penguim e o NSM.
Aliás, alguém confirma que o único país a utilizar mísseis antinavio a partir do F16 é a Noruega e que o único míssil antinavio integrado à esse caça é o Penguim?
flw,
Arthur
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
artenobre escreveu:seria ideal para substituir os sea skua mas ate onde sei a FAB ja tentou comprá-los para colocar nos tracker á época e nao quiseram nos vender a
Na epoca, a Noruega julgou que nos brasileiros não teriamos capacidade de tomar conta de um equipamento militar tão avançado.
Hoje, tenho quase certeza que venderiam.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
- Einsamkeit
- Sênior
Bolovo escreveu:artenobre escreveu:seria ideal para substituir os sea skua mas ate onde sei a FAB ja tentou comprá-los para colocar nos tracker á época e nao quiseram nos vender a
Na epoca, a Noruega julgou que nos brasileiros não teriamos capacidade de tomar conta de um equipamento militar tão avançado.
Hoje, tenho quase certeza que venderiam.
Se tem verba, tem missil
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
- Lucas SSBN
- Avançado
- Contato:
Pelas ultimas informações o AGM-119B Penguin será adquirido pela MB, em conjunto com 6 a 12 SH-60 B usados ex-US NAVY.
Isto em 2006 !
Pelas ultimas informações o AGM-119B Penguin será adquirido pela MB, em conjunto com 6 a 12 SH-60 B usados ex-US NAVY.
Isto em 2006 !
"Quando Cheguei nas Agulhas Negras
eu tinha que estudar, resolvi me exercitar.
Na tropa perguntaram : Como é que vou ficar ? Burro, bem burro, burro mas forte."
Quadrinha: Academia Militar de Agulhas Negras
http://www.aman.ensino.eb.br/
eu tinha que estudar, resolvi me exercitar.
Na tropa perguntaram : Como é que vou ficar ? Burro, bem burro, burro mas forte."
Quadrinha: Academia Militar de Agulhas Negras
http://www.aman.ensino.eb.br/
-
- Sênior
Lucas,
1)Deus te ouça.
2)Como poderíamos comparar tais helos com os Superlynx ? Onde ficariam sediados? A alteração na linha logística vale a pena?
Os Penguins são de segunda mão ou novos?
Reconheço minha total ignorância acerca de tais helicópteros americanos, sua idade, capacidade, desempenho, aviônica, etc.
Salu2, alexandre.
1)Deus te ouça.
2)Como poderíamos comparar tais helos com os Superlynx ? Onde ficariam sediados? A alteração na linha logística vale a pena?
Os Penguins são de segunda mão ou novos?
Reconheço minha total ignorância acerca de tais helicópteros americanos, sua idade, capacidade, desempenho, aviônica, etc.
Salu2, alexandre.
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
- Contato: