Transporte ferroviário do Brasil

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#16 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Mar 13, 2004 6:14 pm

Guilherme escreveu:Também sou da opinião que se deveria padronizar a bitola dos trilhos no Brasil. Talvez devessem padronizar para a bitola mais utilizada, se os custos disso forem menores. Eu acho pouco provável que os políticos e as empresas que controlam as ferrovias se interessem por essa padronização.


Pelo contrário, cada vez mais o interesse cresce. Basta ver o exemplo da Vale do Rio Doce, que está pra fazer, no parque nacional, em conjunto com a GE, se não me engano, um grande pedido de locomotivas. Aliás, é a maior transportadora ferroviária do Brasil. Creio que estamos próximos de uma grande revolução ferroviária no país...

E o Lula já sinalizou que pretende realizar, nas PPP, grandes investimentos na malha ferrofiária, que aliás 2003 foi o primeiro ano, depois de décadas que as ferrovias receberam maior investimento que as rodovias...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3156
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceu: 66 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#17 Mensagem por Guilherme » Sáb Mar 13, 2004 8:18 pm

FinkenHeinle escreveu:
Guilherme escreveu:Também sou da opinião que se deveria padronizar a bitola dos trilhos no Brasil. Talvez devessem padronizar para a bitola mais utilizada, se os custos disso forem menores. Eu acho pouco provável que os políticos e as empresas que controlam as ferrovias se interessem por essa padronização.


Pelo contrário, cada vez mais o interesse cresce. Basta ver o exemplo da Vale do Rio Doce, que está pra fazer, no parque nacional, em conjunto com a GE, se não me engano, um grande pedido de locomotivas. Aliás, é a maior transportadora ferroviária do Brasil. Creio que estamos próximos de uma grande revolução ferroviária no país...

E o Lula já sinalizou que pretende realizar, nas PPP, grandes investimentos na malha ferrofiária, que aliás 2003 foi o primeiro ano, depois de décadas que as ferrovias receberam maior investimento que as rodovias...


Que bom que eu me enganei ! :D

É que eu acompanho notícias sobre o transporte ferroviário faz alguns anos, e sempre os políticos e empresários vinham com essa conversa mole de investimentos e projetos, que nunca saíam das intenções e do papel. É ótimo que as coisas estejam mudando.




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#18 Mensagem por Sniper » Sáb Mar 13, 2004 8:59 pm

Essa questão é muito triste pois se nem para fins de transporte humano/cargas o brasil investe em ferrovias, quanto mais para fins estratégicos/militares. Naum se esqueçam que vivemos emum pais em que a questão estratégiaca/militar naum é levada nem um ouco a sério!




Imagem
Responder