Inhaúma
Moderador: Conselho de Moderação
- alex
- Sênior
- Agradeceu: 10 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
Ollhe uma das pequenas diferenças :
Niteroi:
Autonomia
5.300 milhas a 17 nós; 4.200 a 19 nós e 1.300 a 28 nós e autonomia de 45 a 60 dias mar
Inhauma (dados do Francisco)
A velocidade máxima contínua é de 27 nós com turbinas a gás e de 18 nós com os motores diesel. A autonomia é de cerca de 4.000 milhas marítimas a 15 nós
Que boa diferença para uma marinha que tem poucos navios de reabastecimento e seu porto principal é o Rio de Janeiro.
Só sei uma coisa quando a coisa aperta a MB chama quem dá conta do recado. Foi uma corveta ou uma fragata que escoltou as tropas para o Haiti?
Niteroi:
Autonomia
5.300 milhas a 17 nós; 4.200 a 19 nós e 1.300 a 28 nós e autonomia de 45 a 60 dias mar
Inhauma (dados do Francisco)
A velocidade máxima contínua é de 27 nós com turbinas a gás e de 18 nós com os motores diesel. A autonomia é de cerca de 4.000 milhas marítimas a 15 nós
Que boa diferença para uma marinha que tem poucos navios de reabastecimento e seu porto principal é o Rio de Janeiro.
Só sei uma coisa quando a coisa aperta a MB chama quem dá conta do recado. Foi uma corveta ou uma fragata que escoltou as tropas para o Haiti?
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Vocês estão pensando muito pontualmente. Que diferença faria, digamos, mais 2 Niterói hoje ao invés das Inhaúma? Mais fortes? Talvez. Mas os ganhos das Inhaúma foram melhores, ao meu ver e para a MB também.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- alex
- Sênior
- Agradeceu: 10 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
Vinicius disse:
Óbvio. É o navio ideal para nosso orçamento e defesa.
Se tivessemos sempre uma versão atualizada de um navio de 3.800 toneladas com capacidade de SAW e AAW poderíamos nos preocupar com as outras deficiências da MB.
E onde que 05 corvetas são mais fortes que as 02 Niterois propostas?
Só no componente aéreo ( 5 Lynx x 02 Lynx), mesmo assim não compensariam a deficiência AAW.
Que diferença faria, digamos, mais 2 Niterói hoje ao invés das Inhaúma? Mais fortes?
Óbvio. É o navio ideal para nosso orçamento e defesa.
Se tivessemos sempre uma versão atualizada de um navio de 3.800 toneladas com capacidade de SAW e AAW poderíamos nos preocupar com as outras deficiências da MB.
E onde que 05 corvetas são mais fortes que as 02 Niterois propostas?
Só no componente aéreo ( 5 Lynx x 02 Lynx), mesmo assim não compensariam a deficiência AAW.
- REGATEANO
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 3 vezes
Einsamkeit escreveu:Nao julgo o valor das corvetas em si, e sim o investimento feio, que poderia ter sido traduzido em mais Niteroi,
Sobre a escolta de comboios transoceanicos, No maximo serviria para proteçao ASW, e precisaria de outro navio para AAW, porque nao vejo uma guerra contra o brasil que precise da escolta de comboios sem o atacante ter avioes.
Os Destroyers americanos poderiam ter sido substituidos por mais niteroi, que cumpririam melhor a missao
Mais ja que voces tem a razao eu nao discuto mais
Se a Marinha não teve dinheiro pra construir mais inhaúmas, imagine construir novas niterois, ainda tendo que pagar os royaltes a Vosper.
Não foi à toa que tivemos a famigeradas Garcias operando em nossa Esquadra. Os americanos não quiseram nos passar nem Knox.
E agora foi que fudeu mesmo, não temos dinheiro nem pra manter a Esquadra e a ForSub por conta dos cortes orçamentários e os efeitos da aviação naval e do "glorioso" A12.
Sem dúvida o Brasil precisa de escolta AAW, alías, como sempre precisou!
Vamos ser o último país sul americano relativamente forte a ter um navio destes, já que os Argentinas tiveram as T42 e os Chilenos os holandecos em breve.
Salvem a Esquadra, antes que ela acabe!
Feliz Ano Novo para todos, e aviso que vou divertir com meu J & B comprado por meros R$ 35,00, isso mesmo, trinta e cinco reais, e não foi no esquema, foi na loja!!!!!!!
heheheh
Abraços a todos!
- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
Francisco Daniel escreveu:Einsamkeit escreveu:Nao julgo o valor das corvetas em si, e sim o investimento feio, que poderia ter sido traduzido em mais Niteroi,
Sobre a escolta de comboios transoceanicos, No maximo serviria para proteçao ASW, e precisaria de outro navio para AAW, porque nao vejo uma guerra contra o brasil que precise da escolta de comboios sem o atacante ter avioes.
Os Destroyers americanos poderiam ter sido substituidos por mais niteroi, que cumpririam melhor a missao
Mais ja que voces tem a razao eu nao discuto mais
Se a Marinha não teve dinheiro pra construir mais inhaúmas, imagine construir novas niterois, ainda tendo que pagar os royaltes a Vosper.
Não foi à toa que tivemos a famigeradas Garcias operando em nossa Esquadra. Os americanos não quiseram nos passar nem Knox.
E agora foi que fudeu mesmo, não temos dinheiro nem pra manter a Esquadra e a ForSub por conta dos cortes orçamentários e os efeitos da aviação naval e do "glorioso" A12.
Sem dúvida o Brasil precisa de escolta AAW, alías, como sempre precisou!
Vamos ser o último país sul americano relativamente forte a ter um navio destes, já que os Argentinas tiveram as T42 e os Chilenos os holandecos em breve.
Salvem a Esquadra, antes que ela acabe!
Feliz Ano Novo para todos, e aviso que vou divertir com meu J & B comprado por meros R$ 35,00, isso mesmo, trinta e cinco reais, e não foi no esquema, foi na loja!!!!!!!
heheheh
Abraços a todos!
A Mb poderia ter comprado o Projeto, e o dinheiro das inhauma que poderia ter ido para as Niteroi
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
-
- Sênior
- Agradeceram: 63 vezes
Infelismente erraram no projeto naval da corveta e o navio saiu instável, precisou ser lastrado para não adernar perigosamente, o centro de gravidade ficou muito alto, por isso sua estabilidade é péssima e como se ver nas fotos a proa afunda literalmente em mar calmo. Basta conversar com os tripulantes para que eles digam que o navio deixa todo mundo enjoado. Já vi essas corvetas adernadas até no cais.
Esse problema limita muito o uso do helicóptero devido ao balanço, atrapalha para caramba o rendimento de sensores e armas, haja sistemas de estabilização para compensar.
Só para terminar o Atlantico Sul não é um oceano calmo, em muitas épocas do ano quando chegam as frentes frias o mar fica "bravo" essas corvetas, são navios infelizes, pois apesar de suas armas e sensores são mal navios por natureza. Será muito bom para a Marinha quando derem baixa em definitivo.
São na verdade navios costeiros e talvez se saiam melhor em águas quentes próximas do Equador na Região Norte.
Talves a solução de colocar um canhão pesado como o Vickers Mk.8 de 4.5 pol na proa ( por solucionar problemas logísticos) comprometeu mais ainda a proa, deveriam ter mantido o Bofors 57 mm do projeto original.
Esse problema limita muito o uso do helicóptero devido ao balanço, atrapalha para caramba o rendimento de sensores e armas, haja sistemas de estabilização para compensar.
Só para terminar o Atlantico Sul não é um oceano calmo, em muitas épocas do ano quando chegam as frentes frias o mar fica "bravo" essas corvetas, são navios infelizes, pois apesar de suas armas e sensores são mal navios por natureza. Será muito bom para a Marinha quando derem baixa em definitivo.
São na verdade navios costeiros e talvez se saiam melhor em águas quentes próximas do Equador na Região Norte.
Talves a solução de colocar um canhão pesado como o Vickers Mk.8 de 4.5 pol na proa ( por solucionar problemas logísticos) comprometeu mais ainda a proa, deveriam ter mantido o Bofors 57 mm do projeto original.
Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
Para mim a Barroso ficava em uma so, que os Proximos 150milhoes de dolares ou mais possam ir para um navio melhor
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Eu julgo que as vossas Inhaúma, pelo armamento associado podem perfeitamente fazer em pequena escala o que faz uma fragata.
E como sabem os colegas eu acredito que um boa marinha possa e deva ter uma plataforma intermédia entre a fragata convencional e o NPO para simples fiscalização.
Ou seja:
Acho importante que se possuam corvetas.
O problema está em que tipo de corvetas.
As Inhaúma, apesar de bem armadas, foram mal concebidas o que lhes limita as missões no mar oceânico.
Os colegas que defendeu que deveriam tem apostado em mais fragatas na vez da construção de corvetas, estarão certos.
Mas nunca mais Niteroi.
Estas fragtas são derivados do Type21 britânicas, já algo absoletas e limitadas, se comparadas com outras plataformas mais actuais dos inícios dos anos 90.
Cmo disse noutro tópico, para o futuro da MB, o ideal seria manterem as Inhaúma sem grandes investimentos e arrancarem rapidamente com o programa das Barroso para 4 ou 5 unidades.
Quanto a fragatas, manterem as Niteroi em bom estado de operacionalidade (agora que tem concluido o programa Mod-Frag) até 2020, e tentarem adquirir no espaço de 10 anos pelo menos 5 fragatas modernas AAW, ou usadas, ou tentar parcerias para a contrução de novas, ou em 3ª alternativa a compra de Meko AAW.
Para as capacidades de plataformas de projecção que a MB possui, e principalmente quando tiverem o A-12 completamente operacional, e no futuro novos meios anfíbios que substituam os Ceará, as fragatas AAW, para além dos submarinos são imprescindíveis para escolta.
E como sabem os colegas eu acredito que um boa marinha possa e deva ter uma plataforma intermédia entre a fragata convencional e o NPO para simples fiscalização.
Ou seja:
Acho importante que se possuam corvetas.
O problema está em que tipo de corvetas.
As Inhaúma, apesar de bem armadas, foram mal concebidas o que lhes limita as missões no mar oceânico.
Os colegas que defendeu que deveriam tem apostado em mais fragatas na vez da construção de corvetas, estarão certos.
Mas nunca mais Niteroi.
Estas fragtas são derivados do Type21 britânicas, já algo absoletas e limitadas, se comparadas com outras plataformas mais actuais dos inícios dos anos 90.
Cmo disse noutro tópico, para o futuro da MB, o ideal seria manterem as Inhaúma sem grandes investimentos e arrancarem rapidamente com o programa das Barroso para 4 ou 5 unidades.
Quanto a fragatas, manterem as Niteroi em bom estado de operacionalidade (agora que tem concluido o programa Mod-Frag) até 2020, e tentarem adquirir no espaço de 10 anos pelo menos 5 fragatas modernas AAW, ou usadas, ou tentar parcerias para a contrução de novas, ou em 3ª alternativa a compra de Meko AAW.
Para as capacidades de plataformas de projecção que a MB possui, e principalmente quando tiverem o A-12 completamente operacional, e no futuro novos meios anfíbios que substituam os Ceará, as fragatas AAW, para além dos submarinos são imprescindíveis para escolta.
- VICTOR
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
alex escreveu:JL, acho que voce concluiu com chave de ouro tudo a respeito deste tópico.
Acho que encerramos a tragédia Inhauma.
Concordo, o JL fez comentários muito pertinentes.
Agora, por mais que o projeto tenha problemas, eu não o considero trágico, pelo fato de que todos os países já construíram seus sucatões, e com o tempo foram aprendendo. Sendo assim, o projeto tem seus erros mas foi valioso como aprendizado.
A única coisa que me assuta é que eles continuaram como o tarugão 4.5 na Barroso! Será que só a proa maior resolverá? Só saberemos quando virmos a Barroso no mar calmo, mas de qualquer forma fiquei preocupado se a MB está aprendendo com os erros ou não...
PS Em mar bravo mesmo, até Sovremenny afunda a proa, vide o filme do tópico ao lado, o problema é afundar "na baía" igual a Inhaúma faz...
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
-
- Sênior
- Agradeceu: 88 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
Einsamkeit escreveu:Para mim a Barroso ficava em uma so, que os Proximos 150milhoes de dolares ou mais possam ir para um navio melhor
Boa noite a todos,
Eu não diria apenas uma, Einsamkeit, mas pelo menos duas unidades, pois, sendo uma evolução das Inhaúmas (aperfeiçoamentos e correções no projeto), me parecem bons navios. Eu só aumentaria um pouco mais o comprimento da popa e adicionaria, nela, algúm tipo de míssil anti-aéreo.
Abraços.