Eurofighter Typhoon

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Penguin
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#121 Mensagem por Penguin » Sex Dez 23, 2005 1:24 pm

Carlos Mathias escreveu:CARA, olha só o disparate de preços. Só esta diferença aí que o colega citou, de 139 para 110 dá prá comprar um MIG-20SMT com muita sobra e quase um SU-35. Praticamente 20 MIG-29SMT(20 mi) para cada EF ou cerca de 3 SU-35(40 mi) por EF. Sinceramente falando, acho muito caro, muito mesmo para um país como o Brasil. Penso que no lugar de 12 EF no GDA, pode-se ter 240 MIG-29 (12 X 20) ou ainda 36 SU-35 pelo mesmo preço. Falando-se em termos de Gripen, dá dois para cada EF.


US$ 139mi = EUR 110 mi aproximadamente

Em 1994 bangladesh pagou US$ 31mi por cada Mig-29.

Em 1994 a Malasia pagou US$ 31mi.

Em 1997 o Peru pagou US$39mi por cada um dos 3 novos Mig-29SE adquiridos diretamente da Russia . Havia pago US$ 17mi por cada Mig-29 usado da Bielorussia.

O preco de cada Mig-29K para a India esta cotado em mais de US$ 47mi.

A Africa do Sul pagou US$ 60mi por cada Gripen C, e o Chile US$ 66 mi por cada F-16 block 50+. A Grecia pagou US$ 55mi por cada Mirage 2000-5, enquanto os Emirados Arabes pagaram US$ 106 mi por cada Mirage 2000-9.

Este ano a Nigeria adquiriu 15 J-7 da China, cada um por US$ 17mi.

Muitos contratos incluem itens que alteram completamente os valores. Certamente qd se deseja transferencia de tecnologia os precos sobem, dependendo do que se quer.

Versoes avancadas do Mig-29 com eletronica equivalente as ultimas versoes do F-16, M2000 e Gripen elevariam esses precos (que ja estao defasados devido ao tempo) ainda mais, aproximando-os mais dos valores dos cacas ocidentais.

Para ser justo, se deveria considerar tb os custos ocultos (custos operacionais, incluindo manutencao, combustivel, etc) que podem mudam completamente a avaliacao de quanto uma FA vai realmente gastar com um caca. Tanto o Mig-29 qt o Su-27/3X tem uma reputacao de nao ter custos operacionais baixos.

Pelo que me consta o Su-27/3X custa mais que o Mig-29. De acordo com algumas fontes, a Indonesia pagou quase US$ 50 mi por cada assim como o Vietna. As aeronaves usadas dos estoques russos devem ser mais baratas.

No site http://www.aeronautics.ru/img/img007/fighter_prices.gif tem um grafico com os precos de cacas. Parece irreal ou deve ser o preco dos avioes completamente limpos.

Na Flug Revue alema tem uns perfis de aeronaves que as vezes tem referencias aos precos: http://flug-revue.rotor.com/FRTypen/FRmilit.htm#a




Jose Matos
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#122 Mensagem por Jose Matos » Sex Dez 23, 2005 1:37 pm

Olá pessoal

A informação que tenho é que realmente o Tufão anda à volta dos 110 milhões de euros por unidade. É obviamente um custo muito elevado. Reparem que um cliente que compre apenas 12 aparelhos vai ter que dar 1320 milhões de euros. Ora isto é um valor astronómico para uma compra militar para países de recursos limitados. Portanto, o Brasil desse ponto de vista não está nesse campeonato, pois 1300 milhões de euros para ter uma pequena esquadra de 12 aparelhos seria um absurdo.

Um abraço





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#123 Mensagem por Einsamkeit » Sex Dez 23, 2005 1:52 pm

Carlos Mathias escreveu:CARA, olha só o disparate de preços. Só esta diferença aí que o colega citou, de 139 para 110 dá prá comprar um MIG-20SMT com muita sobra e quase um SU-35. Praticamente 20 MIG-29SMT(20 mi) para cada EF ou cerca de 3 SU-35(40 mi) por EF. Sinceramente falando, acho muito caro, muito mesmo para um país como o Brasil. Penso que no lugar de 12 EF no GDA, pode-se ter 240 MIG-29 (12 X 20) ou ainda 36 SU-35 pelo mesmo preço. Falando-se em termos de Gripen, dá dois para cada EF.


Mig 29 OVT custa quanto? 35Milhoes seco e sem armamentos, os 110milhoes de euros é com manutençao e armamento, e o Efa é muito superior ao gripen, e deve ser no maximo 1,5 Gripen pra cada EF2000

Gostaria de ver uma fonte onde um mig 29 novo custe 20milhoes de dolares

Se fosse o Su-35UB talvez valesse a pena, e se tivessem uma nova versao do R-77, porque o Alcance do C7 e do Meteor ja esta bem maior




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#124 Mensagem por old » Sex Dez 23, 2005 3:06 pm

110 millones de euros es mucho dinero, pero incluye logistica y armamento, y eso es casi la mitad del precio de la nave.

De todas formas el Typhoon es un excelente caza, superior al Rafale aunque logicamente sin las caracteristicas "stheal" del F22, y con un potencial de crecimiento enorme.

Si no se dispone de los recursos necesarios hay mucho material en el mercado de 2ª mano. F16s y Migs varios por ejemplo, que pueden cubrir el hueco, aunque no sean lo mismo.

Un saludo




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#125 Mensagem por Jose Matos » Sex Dez 23, 2005 6:59 pm

Olá pessoal

Parece-me que em termos gerais o Tufão será o caça mais caro a seguir ao F-22. É só para quem pode.

Agora é verdade que há várias opções mais baratas como o Grippen e o F-16 e que são também excelentes aviões.

E depois em 2ª mão não faltam por aí aviões.

Um abraço





Jose Matos
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#126 Mensagem por Jose Matos » Sáb Dez 24, 2005 1:22 am

Olá de novo

Já agora também em termos de referência estive agora a ver o preço do Rafale anunciado pela Dassault e é de 89 milhões de euros por unidade. Portanto, 21 milhões de euros mais barato que o Tufão.

Portanto, também aqui estamos perante um aparelho muito caro. Reparem que 12 unidades são 1068 milhões de euros. Portanto, também aqui o sonho do Brasil de um dia comprar o Rafale é um pouco utópico.

Um abraço





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#127 Mensagem por Penguin » Sáb Dez 24, 2005 5:41 am

As vezes o mais barato sai caro a medio e longo prazo. A obsolecencia precoce ou/e suporte deficiente representam um custo que nao pode deixar de ser considerado.

Para um orcamento de defesa de mais de US$10bi ano, gastar US$2,5bi em 18 Typhoon que irao operar por pelo menos 30 anos nao me parece exagerado. Se esse investimento fosse pago em 10 anos, representaria aprox. pouco mais de US$ 250mi ano ou menos de 2,5% do orcamento no periodo de 10 anos.




Carlos Mathias

#128 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Dez 24, 2005 9:40 am

Deste 10 bi, quanto é para aquisição/ manutenção de material e quanto é para pagar pessoal e despesas comuns???? Dependendo, pode ser tudo que se pode investir. Esse negócio de caro mas super-isso e super-aquilo é válido para países ricos, mas países menos abastados, como o Brasil, não podem se dar ao luxo de quere ter BMW série 8. Sobre o apoio, quanto devem custar as peças de um EF? Será que seriam mais baratas que as de um MIG ou Sukhoi? Uma EJ-2000? Mais baratas que as de um Gripen? Acho praticamente impossível que sejam. Suporte, enquanto a força aérea russa, chinesa, indiana, angolana, e etc, etc, etc operarem estes caças, há suporte. Isso aí tá mais prá aquelas campanhas da época do FX, tipo motor que derrete, parafuso diferente, não cabe no hangarete e outras pérolas. Já sei, os mig do Perú... E os F-16 venezuelanos? Também ficaram/estão bom tempo no chão.

Acho que seria um exagero comprarmos caças deste nível de preços quando se pode ter outro(aquele..., sabe?) que pode cumprir perfeitamente as mesmas missões, a diferença de preço é muito maior que a diferença de custos operacionais, e ainda sobra pro iogurte FAB! :wink:




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#129 Mensagem por Penguin » Sáb Dez 24, 2005 11:47 am

Paises com um nivel semelhante de gastos anuais, como Espanha (EF) e Australia (JSF), ou outros ate muito menores (Austria - EF) podem.

Se quisermos investir mais que se mude a estrutura de gastos, caso contrario teremos que nos contentar com Mirage 2000C mesmo.




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#130 Mensagem por talharim » Sáb Dez 24, 2005 12:51 pm

Eu preferiria ver o 1° GDA com apenas 4 Typhos do que com um esquadrão completo de 12 Mirages 2000-5.




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#131 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Dez 24, 2005 1:42 pm

talharim escreveu:Eu preferiria ver o 1° GDA com apenas 4 Typhos do que com um esquadrão completo de 12 Mirages 2000-5.


Hmm.. Deixa eu ver: 4 Typhoon = 1 em manutenção, 1 entrando em manutenção, 1 saindo da manutenção e 1 voando.

Prefiro o esquadrão completo de Mirages. :wink:




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#132 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Dez 24, 2005 2:01 pm

Carlos Mathias escreveu:Esse negócio de caro mas super-isso e super-aquilo é válido para países ricos, mas países menos abastados, como o Brasil, não podem se dar ao luxo de quere ter BMW série 8.

Só que também não dá pra comprar aquele carro extrangeiro, baratíssimo, porém com custo de manutenção absurdo, porque as peças são importadas, e ainda superfaturadas no Brasil, como é de costume!




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#133 Mensagem por Spectral » Sáb Dez 24, 2005 3:07 pm

A informação que tenho é que realmente o Tufão anda à volta dos 110 milhões de euros por unidade. É obviamente um custo muito elevado. Reparem que um cliente que compre apenas 12 aparelhos vai ter que dar 1320 milhões de euros. Ora isto é um valor astronómico para uma compra militar para países de recursos limitados. Portanto, o Brasil desse ponto de vista não está nesse campeonato, pois 1300 milhões de euros para ter uma pequena esquadra de 12 aparelhos seria um absurdo.



Pelos mais recentes relatos, os Typhoon para a Arábia Saudita ficam por 95 milhões de €. http://today.reuters.co.uk/news/newsArticleSearch.aspx?storyID=279342+21-Dec-2005+RTRS&srch=typhoon

Os aparelhos austríacos é que ficaram por ~123 milhões de €, há já uns anos atrás.

{ nestes valores é preciso ter sempre em conta que muitas vezes existem contratos associados de manutenção/armamento etc}




Carlos Mathias

#134 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Dez 24, 2005 8:32 pm

Finken meu querido, os SU-27SKM nem de longe, mas muito de longe mesmo tem peças caras, são peças russas e as deles são como as nossas, feitas com matéria prima deles, mão de obra baratíssima quando comparada à européia e tecnologia própria desenvolvida por quase um século, fora que o governo deles apóia intensamente a indústria bélica local, então nem de longe o custo de peças seria o de um EF ou mesmo M-2000C. O pacote oferecido ao Brasil tinha peças e manutenção prá todo o uso do avião, armamento moderno de última geração completo com BVR ativo, treinamento na Rússia/Brasil, entrega imediata e assistência local. Esses trambolhos que a FAB comprou vem com uns mísseis velhos prá cacete e toda a logística diferente do M-III, muito ao contrário do que dizem. O motor M53P2 é completamente diferente do ATAR, a estrutura/fuselagem é diferente em termos de materiais e etc. Talvez o pneu, parafusos, lâmpadas e essas coisas raríssimas no mercado mundial sejam as mesmas. Fora o fato do motor continuar ter que ir prá França na hora da revisão, isso porque é muito semelhante em termos de logística, pelo menos aí é.

Um MIG-29SMT custa 35 mi? Então péra aí... 135 mi / 35 = 3.8, vamos por 3 prá contar umas peças e tal. Seriam 12 EF do GDA X 3 = 36. Então poderíamos trocar a frota(ou quse toda) de F-5 sem gastar com modernização e teríamos aeronaves NOVAS, atuais, com desempenho nem sonhado pelos F-5 véio de guerra e armadas até os dentes. Áaaaa, mas vão ficar no chão porque bebem mais e tec, etc, etc,. Bem, pelo que eu sei, a frotade A-1 tá assim também, a de F-5 idem . Então se é prá ficar no chão pelo menos que fique alguma coisa boa e NOVA.

Preços? http://www.defesanet.com.br/noticia/cacas/cacas.htm

Aí tem uns dados bem interessantes, e olha que este site não é nem de longe russófilo, né?




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soultrain
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#135 Mensagem por soultrain » Dom Dez 25, 2005 9:37 pm

Al-Hussayn, Al-Haji Share King Faisal Prize
Javid Hassan & Naif Al-Shehri, Arab News




RIYADH, 25 December 2005 — Saleh Al-Hussayn, chairman of the King Abdul Aziz Center for National Dialogue (Saudi Arabia), and Yousuf Al-Haji, chairman of the International Islamic Charity Organization (Kuwait), were declared the joint winners of the King Faisal International Prize for Service to Islam.

This was announced by Crown Prince Sultan, deputy premier and Minister of Defense and Aviation, at a press conference held at the Prince Sultan Grand Hall of Al-Faisaliah Hotel here last night.

Prince Khaled Al-Faisal, governor of Asir and director general of King Faisal Foundation, was among those present.

Al-Hussayn was declared the joint winner of the award for promoting the moderate face of Islam and for confronting extremism in the Saudi society.

Recently, he chaired the national dialogue meeting on “Us and Others” held in Abha for encouraging a spirit of tolerance in dealing with foreigners.

Al-Hussayn said that in dealing with non-Muslims, Islam requires at the very least both justice and sympathy. And when it comes to Muslims’ relations with fellow Muslims, the relation must be based on loyalty to Islam and governed by a bond of brotherhood.

Al-Hussayn pointed out that the United States only banned racial discrimination in the 20th century whereas Islam applied the principle of equality over 1400 years ago.

Al-Haji was cited for his support to charitable works and for his role in promoting social reforms. Since 1976, he has been playing an active role in confronting the challenges facing the Islamic nation. His organization, the International Islamic Charitable Organization, set up several vocational training centers for underprivileged children in Kuwait.

Answering questions from newsmen, Prince Sultan said Custodian of the Two Holy Mosques King Abdullah has appointed specialized Gulf bodies for undertaking a study to boost the Peninsula Shield forces.

In reply to another question on the jets deal with Britain, Prince Sultan said the Kingdom will purchase over 200 Eurofighter Typhoon aircraft. “We shall disclose the details by March next,” he added.


http://www.arabnews.com/?page=1&section ... =12&y=2005

Mais de 200 :shock:




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