AVIÃO MOVIDO A GNV EM TESTES NO PARANÁ
Está sendo testado em Campo Magro, Região Metropolitana de Curitiba, um avião movido a gás natural veicular (GNV). Segundo o piloto, Werner Egon Schrappe, é o primeiro do mundo convertido para este tipo de combustível, que é mais barato, quase não polui e existe em abundância na natureza. Como nos veículos, mantêm-se a possibilidade do uso de gasolina, e a mudança do combustível pode ser feita em pleno vôo.
Werner diz que a novidade está sendo testada na aviação experimental, que comporta aviões de pequeno porte utilizados para lazer ou como transporte particular. Segundo ele, dados do Registro Nacional Aeronáutico Brasileiro mostram que existem no País 16.500 aeronaves, sendo que quatro mil se enquadram neste perfil. No Paraná, calcula que existam umas 600, e na Região de Curitiba, 150.
A idéia para a conversão surgiu em uma conversa com o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Automobilístico (IBDA) Rogério Silveira, que promove o uso do GNV. Rogério explica que a maioria dos aviões deste tipo de aviação tem o motor parecido aos dos automóveis e usa a mesma gasolina, portanto a mudança para GNV não seria complicada. Durante dois meses trabalharam no projeto e já realizaram alguns vôos.
São várias as vantagens do uso do gás, entre eles a economia. Com um litro de gasolina que custa R$ 2,20 é possível voar nove quilômetros, sendo que com um metro cúbico de GNV, a R$ 1,20, percorre-se até 14 quilômetros. Além disto, o gás natural quase não polui o meio ambiente, como a gasolina.
Rogério explica que a capacidade de alguns modelos de avião chega a 240 quilos. Tirando o peso do piloto, o restante poderia ser adaptado para levar o gás natural. O prótipo que está sendo testado carrega 7,5 metros cúbicos de gás e pode voar cerca de 40 minutos. Mas a capacidade pode ser ampliada com o uso de cilindros mais leves, ou se os fabricantes se interessarem em fazer mudanças técnicas para que o avião suporte mais peso. Hoje o mesmo avião voa até 4 horas e meia com gasolina. “Na verdade o mais importante agora é provar que o gás pode ser usado com segurança, sendo mais uma alternativa de combustível”, fala Rogério.
Para quem usa com freqüência o avião ou quer ter uma alternativa a mais de combustível, a mudança compensa. Os custos para a conversão giram por volta de R$ 2.600 e a troca é feita em um só dia. Hoje também existem aviões a álcool e está sendo testado um modelo a diesel.
Werner tem 30 anos de experiência e afirma que o novo combustível não apresenta problemas. Pelo contrário, acaba sendo mais seguro que a gasolina devido à adulteração. “Nestes casos, se der problemas não temos o acostamento para parar”, fala. O vôo oficial com o novo combustível foi realizado em final de julho/05, durante a 5.ª etapa da Copa Turismo GNV, no Autódromo de Curitiba.
A aeronave utilizada no primeiro vôo é um Bravo 700, Ultraleve Avançado de dois lugares, fabricado no Brasil e equipado com motor Rotax 912 importado da Áustria, com potência de 80HP. Veja abaixo outras características da aeronave:
ESPECIFICAÇÕES
Envergadura: 9,00 m
Corda Alar: 1,40 m
Superfície Alar: 13,00 m2
Comprimento: 6,58 m
Altura: 2,10 m
Trem de Aterrisagem: triciclo fixo
Distância entre rodas: 1,90 m
Assentos: dois, lado a lado
Aviões movidos a Diesel e GNV!!!
Moderador: Conselho de Moderação
Aviões movidos a Diesel e GNV!!!
Particularmente acredito que se uma empresa brasileira entrasse nessa onda de aviões diesel poderia ter bastante sucesso no mercado doméstico, especialmente atendendo aos fazendeiros do centro-oeste.
A aeromot seria uma grande candidata a fazer aviões assim.
Vejam no link abaixo os dados de um pequeno monomotor diesel para 4 ocupantes:
http://www.diamond-air.at/download/productfacts/da40tdi_factsheet.pdf[/code]
A aeromot seria uma grande candidata a fazer aviões assim.
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- Rui Elias Maltez
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Aeronaves brasileiras poderão utilizar álcool ou biodiesel - As aeronaves brasileiras poderão passar a operar com álcool combustível ou biodiesel em caráter excepcional e sem prévia anuência da autoridade aeronáutica, desde que seus motores tenham sido convertidos em oficinas credenciadas pela Aeronáutica, com base em padrões e procedimentos específicos. A medida está prevista em projeto de lei (PLS 416/05) do senador Osmar Dias (PDT-PR) que tem como objetivo estimular a utilização de combustíveis de origem vegetal na aviação brasileira. Segundo o senador, essa alternativa pode reduzir os custos operacionais da aviação agrícola e a emissão de gases causadores do efeito estufa. Osmar Dias lembra, na justificativa ao projeto, que atualmente a utilização de componentes experimentais ou não-homologados - como é o caso dos propulsores convertidos - nas aeronaves somente é possível mediante autorização da Aeronáutica. - Propomos que a autoridade aeronáutica regulamente os padrões a serem observados no processo de conversão e certifique as oficinas que estão aptas a realizar tal procedimento, permitindo que as aeronaves convertidas nessas oficinas possam operar sem depender da anuência prévia da autoridade aeronáutica - explica o senador. A proposição, que altera o Código Brasileiro de Aeronáutica, proíbe a exportação desses aviões ou a utilização deles em operações fora do território nacional ou em serviços de transporte comercial de passageiros. A proposta está tramitando nas comissões de Serviços de Infra-estrutura (CI) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), nesta última em decisão terminativa. Fonte: Valéria Castanho / Repórter da Agência Senado
- jambockrs
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Alternate fuel-powered B-52 to fly in September
http://www.defesanet.com.br/usa/b52_fuel_tests.htm
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambock@brturbo.com.br
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