Programa de Reaparelhamento da Marinha 2004 - 2019
Moderador: Conselho de Moderação
- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
Se é para isto existe o Umkhonto, que tambem é Ir e so serve para auto-defesa, o Ideal para o brasil é o sistema aster
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
- Penguin
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Para o cenario do Atlantico Sul, OHP como fragatas AA estaria de bom tamanho para o Brasil.
O Brasil tem uma particularidade. No Atlantico Sul os unicos paises com alguma capacidade militar naval apreciavel sao o Brasil, Argentina e do outro lado a Africa do Sul. Todos tem uma otima relacao e nenhum problema entre si. Ha tb a presenca inglesesa (Malvinas e Ilha Ascencao) e americana eventualmente. Logo nao ha ameaca aerea palpavel. Creio que isso explica em parte a debilidade historica da MB quanto a defesa aerea.
Na epoca em que havia rivalidade militar entre Brasil x Argentina, durante o regime militar, nuestro vecino ja estava equipado com Type 42 e misseis Sea Dart (modernos na epoca). Adquiria S. Entendard e AM-39 e nosotros armavamos nossa fragatas com o quase inutil Sea Cat.
O Brasil tem uma particularidade. No Atlantico Sul os unicos paises com alguma capacidade militar naval apreciavel sao o Brasil, Argentina e do outro lado a Africa do Sul. Todos tem uma otima relacao e nenhum problema entre si. Ha tb a presenca inglesesa (Malvinas e Ilha Ascencao) e americana eventualmente. Logo nao ha ameaca aerea palpavel. Creio que isso explica em parte a debilidade historica da MB quanto a defesa aerea.
Na epoca em que havia rivalidade militar entre Brasil x Argentina, durante o regime militar, nuestro vecino ja estava equipado com Type 42 e misseis Sea Dart (modernos na epoca). Adquiria S. Entendard e AM-39 e nosotros armavamos nossa fragatas com o quase inutil Sea Cat.
- Penguin
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Um moderno destroyer AA (Air Warfare Destroyer) eh bastante caro. So para ter uma ideia dos custos da eletronica embarcada, a Australia esta adquirindo 3 destroyers AA que serao fabricados localmente, equipados com AEGIS, por US$ 5bi. 3 sistemas Aegis Combat System (parte eletronica) esta sendo encomendados a Raytheon por US$ 1bi. O que da aprox. US$333mi por cada sistema.
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
e Vale cada centavo gasto, se formos pelos 600Milhoes do Rui, entao 4 Barroso dariam um destroyer AA, com misseis de longo alcançe e tudo de primeira qualidade, agora qual voces acham que seria mais util?
Um navio para defender a frota, ou 4 corvetas quase sem auto-defesa com capacidade duvidosa de prover defesa a uma traineira de pesca?
Um navio para defender a frota, ou 4 corvetas quase sem auto-defesa com capacidade duvidosa de prover defesa a uma traineira de pesca?
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
Tudo depende, Eins.
Uma coisa não substitui a outra, antes as pode complementar.
Não sei qual o plano da MB relativamente às Barroso.
Se o programa desbloquer é para construir quantas e até quando?
Se forem só 4 acho que mais vale avançar pelas Barroso que por uma única fragata AAW nova.
Porque uma unidade é bom, mas pouco, já que tem que ficar acostada para manutenções, etc.
No mínimo, e para o tamanho do Brasil, precisariam de 4 a 6 fragatas dessas, o que daria 3.600 milhões de euros para 6 fragatas do tipo das F-100.
Repare que só a Espanha tem 4 delas a navegar, desbloqueou agora a verba para o início da construção da 5ª unidade e possivelmente irão para a 6ª fagata F-100 brevemente.
Uma corveta bem artilhada pode dar bom complemento a uma task-force expedicionária que inclua imaginemos:
1ª hipótese:
- A-12
- 1 C-30
- 2 Niteroi
- 1 Barroso
- 1 Tupi ou o Tikuna
- 1 AOR
2ª hipótese:
- A-12
- 1 C-30
- 2 Niteroi
- 2 OHP com o MK13
- 1 Tupi ou o Tikuna
- 1 AOR
O que acharia mais realista para um curto prazo?
Uma coisa não substitui a outra, antes as pode complementar.
Não sei qual o plano da MB relativamente às Barroso.
Se o programa desbloquer é para construir quantas e até quando?
Se forem só 4 acho que mais vale avançar pelas Barroso que por uma única fragata AAW nova.
Porque uma unidade é bom, mas pouco, já que tem que ficar acostada para manutenções, etc.
No mínimo, e para o tamanho do Brasil, precisariam de 4 a 6 fragatas dessas, o que daria 3.600 milhões de euros para 6 fragatas do tipo das F-100.
Repare que só a Espanha tem 4 delas a navegar, desbloqueou agora a verba para o início da construção da 5ª unidade e possivelmente irão para a 6ª fagata F-100 brevemente.
Uma corveta bem artilhada pode dar bom complemento a uma task-force expedicionária que inclua imaginemos:
1ª hipótese:
- A-12
- 1 C-30
- 2 Niteroi
- 1 Barroso
- 1 Tupi ou o Tikuna
- 1 AOR
2ª hipótese:
- A-12
- 1 C-30
- 2 Niteroi
- 2 OHP com o MK13
- 1 Tupi ou o Tikuna
- 1 AOR
O que acharia mais realista para um curto prazo?
Editado pela última vez por Rui Elias Maltez em Sex Dez 09, 2005 2:40 pm, em um total de 1 vez.
- Einsamkeit
- Sênior
Mais rui Geralmente iriam mais navios, ja que nao vimos muito ultimamente a MB empreender duas acoes distintas, Tudo que qualquer barroso poder fazer uma niteroi faz melhor, ou ainda se for o A-12 Modernizado e os A-4 com Harpoon ou exocet, ai ja vira uma distancia monumental, Rui as Fragatas AA nunca agiriam sozinhas como patrulha, apenas em apoio aos navios da MB que nao operariam tao distantes um do outro
Se investir na barroso é comprar uma capacidade que ja se possui
Se investir na barroso é comprar uma capacidade que ja se possui
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
- Einsamkeit
- Sênior
Rui Elias Maltez escreveu:Eu compreendo, Eins.
Se o diz, acho que seria melhor investir em fragatas.
Mas acho que um patamar intermédio entre a "fragata" e o simples NPO para acções mais administrativas é sempre útil.
Pra quem tem dinheiro, queria NPOS como os seus em grande quantidade e Fragatas, isso me parece o ideal, e nenhum amigo portugues ainda me disse quanto custou cada um NPO, alguem tem algum site ou faz ideia?
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
Quanto ao custo dos NPO's para a Armada, não te sei responder, mas julgo que não saem muito caros, já que estão sub-armados, contando basicamente com a peça de 40mm na proa.
E com os sistemas de electronica, radares, etc.
O casco, embra grande e posssível de abrigar, caso faça falta mais coisas é o mais barato de tudo.
Vê nos http://www.envc.pt
E com os sistemas de electronica, radares, etc.
O casco, embra grande e posssível de abrigar, caso faça falta mais coisas é o mais barato de tudo.
Vê nos http://www.envc.pt
-
- Avançado
- Agradeceram: 3 vezes
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha 2004 - 2019
11 ) Substituição classe Pará - Ainda não há previsão.
Isso e brincadeira neh ? ainda nao tem previsao ! ?
- Matheus
- Sênior
- Agradeceu: 341 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
No PRM da MB, se a grana fosse mesmo liberado, poderiamos utilizar a capacidade dos nossos estaleiros para construir unidades menos complexas como Navios de patrulha Fluvial e Oceanica, uns 2 Navios tanque, até mesmo um NDCC e porque não construir sob licença um Galícia. Cada Galíca custou U$ 200mi com bastante tecnologia embarcada, talvez com a mão-de-obra mais barata brasileira, usando tecnologia nacional no COC, CME poderíamos baixar para uns 150-170mi. Num segundo PRM 2020-2035 poderíamos construir uma segunda unidade. Enfim poderíamos construir aqui, talvez com apoio do BNDES(não sei se isso é possivel):
1 LPD galícia
1 NDCC
2 Navios Tanque
6 NPFl
8 NPOc
Além disso, teria o programa de subs, a modernização do SP/A-4, e quem sabe um programa de fragatas. Ou seja, poderíamos movimentar bastante a indústria naval brasileira com ese PRM e dar um novo fôlego a MB.
Abraço
1 LPD galícia
1 NDCC
2 Navios Tanque
6 NPFl
8 NPOc
Além disso, teria o programa de subs, a modernização do SP/A-4, e quem sabe um programa de fragatas. Ou seja, poderíamos movimentar bastante a indústria naval brasileira com ese PRM e dar um novo fôlego a MB.
Abraço
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
MDC-SM:
A sua sugestão de construir LPD's como o Galícia seria o que eu preconizaria para o futuro da MB, para substituir os cada vez mais obsoletos Ceará.
E a sua construção estaria perfeitamente ao alcançe dos estaleiros brasileiros.
O LPD português (insirado no modelo do Rotterdam a rondar as 14 mil ton. de deslocamento) será construido cá, como tudo o indica, e os custos rondarão os 250-300 milhões de euros.
Julgo que o Brasil precisaria de no mínimo 2 LPD's, podendo adoptar o modelo espanhol, com o LPD Galicia e mais o Castilla, que tem funções de navio de comando, quando o PdA não está presente nessa task-force.
A sua sugestão de construir LPD's como o Galícia seria o que eu preconizaria para o futuro da MB, para substituir os cada vez mais obsoletos Ceará.
E a sua construção estaria perfeitamente ao alcançe dos estaleiros brasileiros.
O LPD português (insirado no modelo do Rotterdam a rondar as 14 mil ton. de deslocamento) será construido cá, como tudo o indica, e os custos rondarão os 250-300 milhões de euros.
Julgo que o Brasil precisaria de no mínimo 2 LPD's, podendo adoptar o modelo espanhol, com o LPD Galicia e mais o Castilla, que tem funções de navio de comando, quando o PdA não está presente nessa task-force.
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Também concordo com a construção de dois LPDs (quem sabe 3) para substituir o Ceará e o Rio de Janeiro. No entanto, o Rio de Janeiro acabou de sair e o Ceará está entrando agora no PMG. Acredito que eles devam ser utilizados mais uns 6 / 8 anos. O Rio de Janeiro está uma beleza, parece navio novo, claro que seu projeto é ultrapassado e precisará ser substituído em um futuro não tão distante.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.