Corveta Barroso

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#331 Mensagem por Lauro Melo » Qua Dez 07, 2005 4:15 pm

Fernando Teles escreveu:Meu nome Fernando Teles e venho acompanhando o fórum a bastante tempo, sobre o tema Corveta Barroso, recomento a leitura da Revista Marítima jan/mar e a revista de abr/jun. 2005 onde o Contra-Almirante Tiudorico Leite Barbosa escreveu a respeito da corveta. E um trabalho bastante informativo a respeito do navio, desde a sua concepção, desenvolvimento e principalmente à avaliação do seu desempenho como: assinatura radar, assinatura infra-vermelho, assinatura acústica, assinatura magnética, bem como a manobrabilidade, estabilidade e comportamento no mar, etc...
Para aqueles que sempre estão a criticar o projeto corveta classe Inhaúma eu acredito que não sera uma leitura muito agradável.
A corveta já nevegou nos mares do norte e sul do Atlântico e caribe também.
Para aquisição da revista: Serviço de Documentação da Marinha, o prédio é bem no final da ponte que liga o Arsenal ao continente, sentido continente Ilha das Cobras.
Para o pessoal do Rio de Janeiro é fácil.
Preço: R$ 8,00
Assinatura: R$ 30,00.
Boa leitura.

De novo quem sabe assim alguns .........




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#332 Mensagem por Einsamkeit » Qua Dez 07, 2005 4:17 pm

Nao acha melhor citar os argumentos do Almirante para os pobres mortais com seu conhecimento parco poder opinar?




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Fernando Teles
Avançado
Avançado
Mensagens: 437
Registrado em: Ter Jun 28, 2005 7:25 am
Localização: Niterói - Rio de Janeiro
Agradeceu: 1 vez

#333 Mensagem por Fernando Teles » Sex Dez 09, 2005 7:11 am

Alexandre Lemos, bom dia.
Para a compra de número avulso ou assinatura da Revista Marítima:

Serviço de Documentação da Marinha
Rua Dom Manoel nº 15
Praça XV de novembro
Centro-Rio de Janeiro-RJ
CEP 20010090

E-mail: ronaldo@sdm.mar.mil.br
Telefones: (21)2104-5493 ou (21)2104-5506 ramal 215
Tel/Fax: 2524-9460

Depósito na conta corrente 3003212-4 agência 0915, Banco Real em nome do Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro.

Preços: avulso R$ 8,00, assinatura R$ 30,00.




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#334 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Dez 09, 2005 9:53 am

As nossas corvetas (velhinhas) das classe João Coutinho foram concebidas para navegarem nas águas calmas das costas africanas para poiar o esforço da nossa guerra colonial que decorreu de 1961 a 1974.

Ainda hoje na nossa Armada navegam algumas dessas corvetas e outras parecidas da classe Batista de Andrade.

E apesar das dificuldades que têm tido para navegarem nas revoltas águas do Altlântico norte, não houve até agora problemas.

Possuem uma peça de 76mm na proa, mas a boca e o calado são maiores que as Inhaúma, o que a acrecesntar a uma peça mais leve, lhes permite melhor navegabilidae.

Foto da NRP João Coutinho

[img]http://www.marinha.pt/NR/rdonlyres/9DFE6152-40FC-4424-995E-D20A602BDF17/0/NRPJOÃOCOUTINHO18.jpg[/img]

A Corveta N.R.P."JOÃO COUTINHO" (F475) é o primeiro da série de seis navios construídos, os três primeiros, nos estaleiros Blohm & Voss na Alemanha e os outros três na empresa Nacional Bazan de Construções Navais Militares em Espanha, segundo um projecto genuinamente português, da autoria do Engenheiro Construtor Naval Rogério Silva Duarte Geral D'Oliveira.

Foi lançada à água em 7 de Março de 1970. De 1970 a 1975 fez diversas missões em África, nas ex-colónias portuguesas de Angola, Moçambique, Guiné e Cabo Verde, a partir de 1975, tem sido usada para o desempenho de diversas missões, nomeadamente de busca e salvamento, vigilância e fiscalização das águas territoriais e ZEE, participando ainda em exercícios nacionais e viagens de instrução.

Características

Deslocamento: 1.380t
Comprimento: 85m
Boca máxima: 10,3m
Calado: 3,3m
Velocidade Máxima: 22 nós
Autonomia: 5.900 milhas (a 18 nós)

Propulsão
2 Motores OEW Pielstick 12 Pc2.2 V 400 Diesel 12.000hp

Armamento e sensores
1 reparo duplo de 76mm US Mk33
1 reparo duplo Bofors de 40mm/60
1 radar de navegação KH1007
1 radar de navegação RM 1226C

Guarnição
Oficiais 7
Sargentos 14
Praças 51




Imagem
Fernando Teles
Avançado
Avançado
Mensagens: 437
Registrado em: Ter Jun 28, 2005 7:25 am
Localização: Niterói - Rio de Janeiro
Agradeceu: 1 vez

#335 Mensagem por Fernando Teles » Sex Dez 09, 2005 8:38 pm

A programação para tripulação da F 40 ''Niterói" para essa semana, esta incluindo o lançamento do míssil antiaéreo Aspide.




pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#336 Mensagem por pafuncio » Sex Dez 09, 2005 10:31 pm

Fernando,

Valeuzão a gentileza. Vamos ler a revista proximamente.

Em retribuição, te mando dia desses uma tainha aqui de floripa ...

Saludos, alexandre.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Responder