F-310: Provas de Mar AEGIS Spy-1F

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#76 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Nov 10, 2005 9:52 am

¿En qué país africano lusófono hay petróleo?


Manuel:

Em Angola e em S. Tomé.

Tudo off-shore.

O Brasil tem interesse em blocos petrolíferos em Angola, e Portugal comprou recentemente 2 blocos em S. Tomé.

O Governo de S. Tomé há 4 anos pediu a Portugal que ali instalasse uma pequena base naval para o proteger da Nigéria, mas o nosso Governo assobiou para o lado.

Agora foram os EUA a proporem a S. Tomé a instalação de uma base naval permanente, pequena, para a qual se ofereceram para fazer obras no porto e construção de instalações de apoio.

Já lá instalaram as antenas transmisoras da Rádio Voz da América que antes estavam nos Camarões.

Portanto, o que interessa aos EUA pode interessar a Portugal.

Só lá temos ao nível de cooperação de um avião militar para transporte e salvamento, e um pequeno destacamento da FAP.

S. Tomé poderia ser uma "Diego Garcia" da CPLP.




Imagem
Avatar do usuário
manuel.liste
Sênior
Sênior
Mensagens: 4056
Registrado em: Seg Set 12, 2005 11:25 am
Localização: Vigo - Espanha
Agradeceram: 8 vezes

#77 Mensagem por manuel.liste » Qui Nov 10, 2005 10:32 am

Cuando dice que S. Tomé es un país amenazado ¿expresa la realidad o un deseo?.

Porque, si el país fuese invadido, no me cabe duda de que habría una reacción internacional. Una base militar portuguesa pondría en riesgo las vidas de los militares portugueses allí destacados, así que si están dispuestos a arriesgar sus vidas espero que sea por una buena razón, y no por defender los contratos de una empresa nacional.

Usted es suspicaz con las intenciones reales de España cuando se arma frente al rey de Marruecos. Pero los intereses de España son claros: tenemos dos ciudades y unas islas amenazadas, y 2 millones de compatriotas dentro de ellas. Esas son buensa razones para estar bien preparado, y no por lo que pueda pasar hipoteticamente en S. Tomé.

Saludos.




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#78 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Nov 10, 2005 11:12 am

Manuel:

Como sabe, a Nigéria também é um páis produtor de petróleo.

E houve e julgo que ainda há um contencioso entre os dois países para a demarcação das fronteiras marítimas, para que disputem os poços petrolíferos.

Como S. Tomé é um anão ao pé da Nigéria, é S. Tomé interessado em pedir ajuda a Portugal e mais recentemente aos EUA, que se dispuseram a dar-la, para além do apoio em armas de Angola.

Quanto a Espanha e à defesa das cidades espanholas no norte de África e às Canárias, eu por mim defendo o que acho ser de maior interese para Portugal e para os seus interesses económicos e culturais em África e no mundo lusófono, como julgo que Espanha fará relativamente aos seus interesses.

Julgo que isso é legítimo.

Como julgo que é do intersse português em se manter atento à enorme disparidade militar entre os 2 vizinhos peninsulares.

Essa é a minha opinião.

Cada um cuida do que julga ser os interesses do seus país.




Imagem
Avatar do usuário
ferrol
Sênior
Sênior
Mensagens: 1144
Registrado em: Qui Dez 16, 2004 1:11 pm
Localização: Galicia-España
Agradeceram: 45 vezes

#79 Mensagem por ferrol » Qui Nov 10, 2005 4:59 pm

Rui Elias Maltez escreveu:Quanto a Espanha e à defesa das cidades espanholas no norte de África e às Canárias, eu por mim defendo o que acho ser de maior interese para Portugal e para os seus interesses económicos e culturais em África e no mundo lusófono, como julgo que Espanha fará relativamente aos seus interesses.
¿E cal pensas que sería a actitude correcta de Portugal ante unha invasión militar sorpresiva marroquina das cidades españolas do norte de África? :?:




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#80 Mensagem por Einsamkeit » Qui Nov 10, 2005 5:39 pm

Muitos usuarios do forum iriam lançar foguetes e beber cerveja.

Eu ja iria esperar pela chuva de tomahawk no marrocos.

:)




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#81 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Nov 22, 2005 9:36 am

Provavelmente, se isso um dia acomntecesse, coisa que eu acho muito improvavel, muitos países europeus e os EUA colocar-se-iam ao lado de Espanha.

E Portugal também, senão militarmente, já que as nossas FA's são fracas, pelo menos politicamente.

Ou poderia dar uma ajuda simbólica, ajudando na patrulha dos mares entre Marrocos e Canárias, por exemplo.




Imagem
Responder