Carros com Lagartas

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
alex
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

Carros com Lagartas

#1 Mensagem por alex » Sáb Fev 21, 2004 3:31 pm

Vendo os telejornais dos ultimos dias pude observar as estradas cheias de caminhões atoladads no Centro-Oeste e Norte do pais.
Para desatolar estes caminhões estavam sendo usados tratores com lagartas os quais rebocavam um caminhão com 02 carretas cada.
Fiquei pensando na vontade do Exercito em adquirir novos carros com rodas e achei um erro esta ideia.
Eu sei que os Cascaveis e Urutus já estão bem velhinhos, e que carros de combate com rodas são mais baratos na aquisição e manutenção e são mais faceis de transportar , mas se os trocarmos sem adquirirmos uma quantidade grande de lagartas para que aqueles servirão?
O remanejamento das unidades com M-60 e Leopard para a região Sul já indica que que não teremos lagartas do estado de São Paulo ( talvez com exceção do M-113, que não sei se será remanejado) para cima do país onde eles farão falta quando as estradas ficarem encharcadas.
No Brasil devido a precariedade das rodovias e ferrovias temos que concluir que nossas forças moveis rodarão uma grande trecho por seus próprios meios e se tivermos que usar uma dessas estradas encharcadas?
Vamos atolar uma brigada de Cascaveis e Urutus? expolos para um ataque aereo? Pelo que eu li e conclui a função mais nobre do obsoleto M-41 é ser usado para desatolar os Cascaveis nas manobras.
Com pouco dinheiro o Brasil poderia adquirir uns 100 BMP-3 e mais alguns Leopard1 (e seu derivado o carro de engenharia usando o chassi do Leopard1) que mesmo não sendo maravilhas tecnólogicas serviriam para manter a força terrestre operacional.

LEO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Contato:

#2 Mensagem por LEO » Sáb Fev 21, 2004 3:57 pm

O EB estava testando veículos para uma nova família de blindados sobre rodas. Não sei se estes teste persistem.

Eu sei só que houve testes do Centauro e do Puma pelo EB:

http://www.defesanet.com.br/centauro/

http://www.defesanet.com.br/rv/puma1/puma.htm
http://www.defesanet.com.br/rv/puma2/puma.htm

---------
Nova Família de Blindados do Exército Brasileiro:

http://www.defesanet.com.br/rv/4x4/

--------

já indica que que não teremos lagartas do estado de São Paulo ( talvez com exceção do M-113, que não sei se será remanejado)

Não, há unidades de Leopard e M-60 no Estado de São Paulo espalhadas pelos batalhões de infantaria blindada.

Vamos atolar uma brigada de Cascaveis e Urutus? expolos para um ataque aereo?

As unidades que operam estas unidades devem saber que não devem usa-los em terrenos específicos.

Com pouco dinheiro o Brasil poderia adquirir uns 100 BMP-3 e mais alguns Leopard1 (e seu derivado o carro de engenharia usando o chassi do Leopard1) que mesmo não sendo maravilhas tecnólogicas serviriam para manter a força terrestre operacional.

Mais Leoprads (não sei se 1 ou 2) o EB deve adquirir. Isso se tiver dinheiro.

"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
alex
Sênior
Sênior

#3 Mensagem por alex » Sáb Fev 21, 2004 5:11 pm

Oi Leo,

Vamos lá:

Citação:
Não, há unidades de Leopard e M-60 no Estado de São Paulo espalhadas pelos batalhões de infantaria blindada.

Que eu saiba não é bem assim .....
Só há Leopards no 2 RCC em Pirassununga-SP que vai ser transferido para Ponta Grossa - PR em 2004/2005 , no Sudeste (segundo o http://www.defesa.ufjf.br) ficarão apenas 08 Leopards para instrução.....

Citação :
As unidades que operam estas unidades devem saber que não devem usa-los em terrenos específicos.

Não entendi sua posição, não combateremos por causa do tipo do terreno?
O problema é que nos meses de dezembro a março, por causa das chuvas, este tipo de situação ( estradas despreparadas e atoleiros) apresenta-se em boa parte de nosso país....

o meu ponto de vista é que o Exercito esta preocupado em substituir apenas viaturas de combates sobre rodas , como se houvesse um excesso de viaturas de lagartas novas no país, ou seja, o exercito esta mais preocupado em ter equipamentos que caberiam em seu orçamento em vez de ter equipamentos, que por serem mais efetivos em determinadas ocasiões (como o caso discutido aqui) seriam mais caros ......

Abraço

LEO
Sênior
Sênior
Contato:

#4 Mensagem por LEO » Sáb Fev 21, 2004 6:37 pm

Não entendi sua posição, não combateremos por causa do tipo do terreno?

Não, mas não adiantaria mandar blindados sobre rodas em terrenos não apropriados para eles. Caso atolem ou aconteça qualquer outro imprevisto, seriam altamente vulneráveis.
Porém, acredito que os blindados, tanto sobre rodas, quanto sobre lagartas, seriam usados para a defesa e não acho que seriam mandados para o encontro de outras forças blindadas, pois para isso a infantaria aerotransportada ou o uso de helicopteros ou aeronaves seria mais apropriado.

o meu ponto de vista é que o Exercito esta preocupado em substituir apenas viaturas de combates sobre rodas , como se houvesse um excesso de viaturas de lagartas novas no país, ou seja, o exercito esta mais preocupado em ter equipamentos que caberiam em seu orçamento em vez de ter equipamentos, que por serem mais efetivos em determinadas ocasiões (como o caso discutido aqui) seriam mais caros ......

É, o Exército tem que se adaptar a situação na qual vive.
Mas porém, os blindados sobre rodas estão em maior número e tem uma idade elevada. Os Cascavéis E Urutus datam das decadas de 70/80. Os Leopards 1A1 originalmente também datam de por volta de 1970. Os M-60's do EB são da versão mais recente do carro fabricado, a versão A3 TTS. Este deve continuar por um tempo.
Os Leopards, o EB pretende fazer algo à respeito, ou modernizar ou talvez adquirir versões anteriores do Leopard 2A. Isso, claro, se a verba destinada a Força poder fazer isto (mas do jeito que vai....).

"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceram: 419 vezes

#5 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Fev 21, 2004 6:59 pm

Veículos blindados sobre rodas não servem para combater outros blindados, e sim combater infantes ou realizar ataques extratégicos, e como o alex disse devem estar substituindo primeiro os veículos mais desgastados que são os blindados sobre rodas para depois substituir os sobre lagartas (se o orçamento deixar...).

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 237 vezes
Agradeceram: 541 vezes

muitas perguntas inocentes

#6 Mensagem por Brasileiro » Sáb Fev 21, 2004 9:14 pm

Olá, primeiro tenho que dizer que nada sei, em segundo desse nada que sei 0% é sobre tanque de guerra.
Então, quero saber como que funciona os blindados no Exército:

O exercito quer substituir os Cascavel e os Urutu, não é? Eu achei que o mais dahora é o Centauro.

Bom. agora sobre os blindados de combate:
Qual é o mais novo? O Leopard ou o M-60?
O tanque que o EB esta modernizando (ou quer)é o Leopard?

Se comprar mais Leopard, será de versões mais novas, cujas quais não precisarão ser modernizadas. Certo?

Quando que o Exercito vai dizer qual será o novo blindado, e efetuar a compra?

por último: Quantos tanques (combate) o Eb possui?

Rodrigo Cadoni
Júnior
Júnior
Contato:

#7 Mensagem por Rodrigo Cadoni » Sáb Fev 21, 2004 9:33 pm

Qual é o mais novo? O Leopard ou o M-60?
O tanque que o EB esta modernizando (ou quer)é o Leopard?
Os mais novos provavelmente sao os M-60 . O EB quer modernizar os Leopard's!!!!!
Se comprar mais Leopard, será de versões mais novas, cujas quais não precisarão ser modernizadas. Certo?
Ai esta uma coisa que so o futuro pode nos revelar !!!!
Quando que o Exercito vai dizer qual será o novo blindado, e efetuar a compra?
Provavelmente nao sera amanha e nem depois de amanha .....,!!!!!!
por último: Quantos tanques (combate) o Eb possui?
Segundo meus calculos sao de 90 a 96 M-60's e de 120 a 128 Leopad's dando um total de 200 a 225 MBT's!!!!!!

alex
Sênior
Sênior

#8 Mensagem por alex » Sáb Fev 21, 2004 9:57 pm

Ola Brasileiro.

Aqui vai o pouco que eu sei:

Tanques sobre rodas tem capacidade menor de combate devido a menor blindagem pois os modelos são fabricados para reconhecimento e facilidade de transporte por navios e aviões(dependendo do peso).Também por esse motivo também são mais baratos e devido as crises orçamentárias estão sendo escolhidos por vários países para substituir atualmente os tanques pesados, esta escolha esta recaindo para paises com menor risco de guerra e que fornecem contigentes de força de paz para ONU. Poucos possuem um canhão capaz de destruir um tanque pesado (sigla MBT ), no caso que voce falou , o Centauro, é uma exceção pois possui um canhão de 105 mm capaz de imobilizar pelo menos um T-72 russo, porém devido ao seu alto custo (u$ 2milhões) o Centauro apresenta preçõ equivalente a vários MBT´s atuais e por isso só está sendo usado apena por Italia e Espanha..(alguem me corrija se eu estiver falando abobrinha)
Em terrenos muito acidentados ou em nosso caso referido neste tópico, estradas enlameadas o tanque sobre lagartas possue uma mobilidade superior. Este foi o motivo para os Fuzileiros do Brasil adotarem o SK-105
( que é um tanque sobre lagartas com canhão 105 mm , porém devido a seu peso e blindagem não pode ser considerado um MBT) pois os Cascaveis , após o desembarque,ficavam atolados na praia necessitando dos tratores dos engenheiros para desatola-los.
se não me engano em nosso exercito os tanques sobre roda (Cascavel e Urutu) estão destinados aoss regimentos de Cavalaria e os Leopard e M-60 aos de carros de combate.
Temos 91 M-60 e 128 Leopard 1, atualmente não há planos para atualiza-los, sendo o sistema de mira do M-60 superior ao Leopard.
Devido a cortes de orçamentos há vários Leopards 1 e 2 usados na Europa disponiveis a preços "camaradas".
Mas não temos dinheiro......como sempre

.

miliko
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 1 vez

#9 Mensagem por miliko » Dom Fev 22, 2004 5:31 pm

Blindados sobre rodas e sobre lagartas tem empregos distintos. ambos sao necessarios.

miliko
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 1 vez

#10 Mensagem por miliko » Dom Fev 22, 2004 5:33 pm

la no topico blindados sobre rodas do EB eu falei um poucoo sobre isso

Responder