Portugal, NAVPOL: Futuro em Risco?
Moderador: Conselho de Moderação
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Eins:
Mas a que projecto de LPD alemão se refere?
Por mim acho que o desenho baseado no Rotterdam é bom, mas não me importava nada de ver a Marinha portuguesa com um derivado do francês.
O Mistral:
Bâtiment de Projection et de Commandement Mistral
Données générales :
Dimensions : 199 (189 m pp) x 32 x 6.2 mètre (T.air : 64.3m)
Déplacement : 16 500 tonnes (21 300 t pleine charge, 32 300 t ballasté)
Capacités : 30 jours d'autonomie en vivre (100 t), 60 blindés dont un escadron de chars Leclerc, 1600 t de gazole, 540 m2 de TR5, 380 t d'eau douce
Equipage :
20 officiers, 80 officiers-mariniers et 60 QMM
450 passagers (900 pour une courte durée), 150 hommes d'un état-major embarqué
Equipements de navigation :
1 radar de navigation DRBN-38A Decca Bridgemaster E250 ; 1 Senin ; 2 centrales gyrolaser ; 1 GPS ; 1 loch ; 1 sondeur
Détection :
1 radar de veille air/surface MRR3D-NG ; 2 conduites de tir optroniques
Guerre électronique :
1 détecteur de radar ARBR-21 ; 1 intercepteur goniomètre de transmissions Elite ; Infrastructure pour brouilleurs de radars BSM 1/2
Communications :
1 Syracuse 3 ; 1 Inmarsat ; 1 FleetSatcom ; LADT 11, 16 et infrastructure pour LADT 22 ; E/R VHF dont 2 Guerre PR4G pole Rita ; E/R UHF dont CCME TRBM-18E HQ11 ; Athreis
Energie - Propulsion :
Motorisation : 2 moteurs électriques en Pods Mermaïd (2 x 7 MW), 2 hélices 5 pales
Usine électrique : 4 diesels-alternateurs Wärtsilä 16 V32 (6,2 MW) + 1 diesel-alternateur auxiliaire Wärtsilä Vasaa 18V200 (3 MW)
Vitesse maximale : 18,8 noeuds
Autonomie : 10800 km à 18 nds, 19800 à 15 nds
1 grue de 17 tonnes à 11 mètres
Drome : 4 embarcations de transport de commandos (Etraco)
Armement :
2 systèmes Simbad ; 2 canons de 30mm Breda-Mauser ; 4 mitrailleuses de 12,7mm M2-HB Browing
Comparação entre o Mistral e o Charles de Gaulle:
Construit par DCN (partie arrière) et Alstom / Chantiers de l'Atlantique à Saint-Nazaire (partie avant), le Bâtiment de Projection et de Commandement (BPC) Mistral est un porte-hélicoptères d'assaut pouvant embarquer jusqu'à 16 hélicoptères NH90 ou Tigre.
Mas a que projecto de LPD alemão se refere?
Por mim acho que o desenho baseado no Rotterdam é bom, mas não me importava nada de ver a Marinha portuguesa com um derivado do francês.
O Mistral:
Bâtiment de Projection et de Commandement Mistral
Données générales :
Dimensions : 199 (189 m pp) x 32 x 6.2 mètre (T.air : 64.3m)
Déplacement : 16 500 tonnes (21 300 t pleine charge, 32 300 t ballasté)
Capacités : 30 jours d'autonomie en vivre (100 t), 60 blindés dont un escadron de chars Leclerc, 1600 t de gazole, 540 m2 de TR5, 380 t d'eau douce
Equipage :
20 officiers, 80 officiers-mariniers et 60 QMM
450 passagers (900 pour une courte durée), 150 hommes d'un état-major embarqué
Equipements de navigation :
1 radar de navigation DRBN-38A Decca Bridgemaster E250 ; 1 Senin ; 2 centrales gyrolaser ; 1 GPS ; 1 loch ; 1 sondeur
Détection :
1 radar de veille air/surface MRR3D-NG ; 2 conduites de tir optroniques
Guerre électronique :
1 détecteur de radar ARBR-21 ; 1 intercepteur goniomètre de transmissions Elite ; Infrastructure pour brouilleurs de radars BSM 1/2
Communications :
1 Syracuse 3 ; 1 Inmarsat ; 1 FleetSatcom ; LADT 11, 16 et infrastructure pour LADT 22 ; E/R VHF dont 2 Guerre PR4G pole Rita ; E/R UHF dont CCME TRBM-18E HQ11 ; Athreis
Energie - Propulsion :
Motorisation : 2 moteurs électriques en Pods Mermaïd (2 x 7 MW), 2 hélices 5 pales
Usine électrique : 4 diesels-alternateurs Wärtsilä 16 V32 (6,2 MW) + 1 diesel-alternateur auxiliaire Wärtsilä Vasaa 18V200 (3 MW)
Vitesse maximale : 18,8 noeuds
1 grue de 17 tonnes à 11 mètres
Drome : 4 embarcations de transport de commandos (Etraco)
Armement :
2 systèmes Simbad ; 2 canons de 30mm Breda-Mauser ; 4 mitrailleuses de 12,7mm M2-HB Browing
Comparação entre o Mistral e o Charles de Gaulle:
Construit par DCN (partie arrière) et Alstom / Chantiers de l'Atlantique à Saint-Nazaire (partie avant), le Bâtiment de Projection et de Commandement (BPC) Mistral est un porte-hélicoptères d'assaut pouvant embarquer jusqu'à 16 hélicoptères NH90 ou Tigre.
- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
Seriam Suasticas ali atras? um novo navio do Reich? Seria obra do Le Pen?
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
- Charlie Golf
- Sênior
- Contato:
Engraçado o design do Mistral. De alguma forma é semelhante ao porta-helicópteros britânico HMS Ocean (muito embora o Mistral seja mais polivalente e equipado para o apoio a forças de desembarque).
http://www.naval-technology.com/projects/ocean/
http://www.naval-technology.com/projects/ocean/
Um abraço,
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
- Einsamkeit
- Sênior
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2783 vezes
- Agradeceram: 2456 vezes
Sim Eins, mas esse é um projecto de LPD/LHD que levará ainda muitos na a ver a luz do dia.
er......Rui, não sei não!
O que anda para aí a "zumbir" na net é que este PROJECTO , o HDW MRD 10000, construido pela HDW (que também está a construir os U209PN ) terá sido PROPOSTO A PORTUGAL pela HDW, em ALTERNATIVA ao NAVPOL.
Seria construido na Alemanha e já não em Viana do Castelo.
Aliás, o meu contacto de Bremerton também já "ouviu" falar da história, ele perguntou se eu sabia de algo no ultimo mail que me enviou.
E onde há fumo....
Triste sina ter nascido português
- Einsamkeit
- Sênior
- P44
- Sênior
- Einsamkeit
- Sênior
Esse projeto do reich me pareceu mais Avançado, mais alquer coisa, so construir um BPO igual o Espanõl.
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
-
- Avançado
- Contato:
Já agora e não crendo criar factos antes de anunciados, mas parece-me que o adiamento da construção deste navio por questões financeiras é neste momento uma hipótese bastante credível e não me parece que a Marinha venha a ter o NAVPOL nos próximos anos. Duvido até que algum dia o venha a ter?
Um abraço
Zé
Um abraço
Zé
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
Se assim for...
Mas acho estranho isso, já que o contrato para a construção do NavPol já foi assinado com os ENVC.
Se é verdade que os submarinos terão como contrapartida a transfernecia de tecnologias para o nosso NavPol, isso já é certo, porque está no contrato dos 2 U-209PN com a HDW, mas não conheço de que rumores se trata.
Para isso, teriamos que começar tudo de novo, com planos financeiros, calendarizações novas etc.
Acho o projecto interessate à vista, embora não conheça os pormenores, mas acho que mais vale um pássaro na mão que dois a voar
Masmo assm, o projecto do Mistral parece-me mais interessante para as nossas necessidades.
Mas acho estranho isso, já que o contrato para a construção do NavPol já foi assinado com os ENVC.
Se é verdade que os submarinos terão como contrapartida a transfernecia de tecnologias para o nosso NavPol, isso já é certo, porque está no contrato dos 2 U-209PN com a HDW, mas não conheço de que rumores se trata.
Para isso, teriamos que começar tudo de novo, com planos financeiros, calendarizações novas etc.
Acho o projecto interessate à vista, embora não conheça os pormenores, mas acho que mais vale um pássaro na mão que dois a voar
Masmo assm, o projecto do Mistral parece-me mais interessante para as nossas necessidades.
- P44
- Sênior
Jose Matos escreveu:Já agora e não crendo criar factos antes de anunciados, mas parece-me que o adiamento da construção deste navio por questões financeiras é neste momento uma hipótese bastante credível e não me parece que a Marinha venha a ter o NAVPOL nos próximos anos. Duvido até que algum dia o venha a ter.
Um abraço
Zé
Infelizmente, estou inteiramente de acordo.
Duvido muito que alguma vez o NavPol seja construido.
Aliás, nem me admirava nada que o numero de NPOs viesse a ser reduzido.
Pela informações (não oficiais) que tenho, os 2 primeiros NPOs até foram postos a flutuar e agora ficarão encostados nos ENVC...á espera de decisões acerca da sua conclusão.
Triste sina ter nascido português
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
Pela informações (não oficiais) que tenho, os 2 primeiros NPOs até foram postos a flutuar e agora ficarão encostados nos ENVC...á espera de decisões acerca da sua conclusão.
Estamos numa altura em que a especulação é muita, e porventura até há razões para isso, por um lado porque as finanças públicas estão em baixo, e por outro, porque já se percebeu que o actual Governmo não tem as FA's nas suas prioridades.
Mas a LMP revista será tornada pública em Dezembro (pensava-se que seria em Setembro).
Portanto o melhor é esperar até lá para ver se temos dados mais concretos.
No caso do NavPol ser adiado/cancelado será uma machadada no Conceito Estratégico de Defesa e na actual LPM.
- P44
- Sênior