Dúvida?!?!? NAeL Minas Gerais

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Balena
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 2 vezes

Dúvida?!?!? NAeL Minas Gerais

#1 Mensagem por Balena » Ter Set 14, 2004 11:47 am

A foto abaixo é do NAeL Minas Gerais, segundo informa o sítio da MB. Percebe-se claramente que há um AF-1 (A-4 Skyhawk) decolando a partir do convés de vôo. Não sabia que exercícios de decolagem com caças AF-1 estavam sendo tentados a partir do NAeL Minas Gerais :?: :?: :?:

Tudo bem, mas se isto é possível, digo a decolagem eu pergunto aos senhores: "É possível ou foi tentado o pouso com este tipo de aeronave no no NAeL Minas Gerais :?: :?: :?:"

Eu realmente fiquei curioso, pois eu pensava e ainda penso que o sistema de cabos frenagem e a catapulta do Minas Gerais não eram preparados para este tipo de aeronave???

Imagem

Abaixo segue um link de uma animação em Flash bem didática que eu pesquei na NET. Somente a título de ilustração.

http://www.unav.es/malofiej/entries/16/ ... avioes.swf

Ser Guerreiro é viver para sempre!
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#2 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Set 14, 2004 11:59 am

Belena, é perfeitamente possível. Antes da entrada em serviço do A12 São Paulo, era o Minas que tinha a função de reativar a aviação de asa fixa na MB. O São Paulo foi uma compra de oportunidade (US$ 12 mi), preço irrisório para um NAe. Se a MB não tivesse adquirido o A12, provavelmente o Minas estaria ativo até hoje. Evidentemente, as condições físicas do antigo A11 não eram as ideais, mas ele estava plenamente capacidado de operar os A-4 da forma que a MB precisava, isto é, treinamento e qualificação de pilotos.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#3 Mensagem por rodrigo » Ter Set 14, 2004 3:19 pm

A informação que eu tinha é que a catapulta do MINAS não podia lançar os A-4. Então a manobra que era treinada era o TOUCH AND GO, ou seja toque e arremetida, para criar o reflexo do pouso em ambiente de NAe.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
César
Sênior
Sênior
Contato:

#4 Mensagem por César » Ter Set 14, 2004 3:36 pm

rodrigo escreveu:A informação que eu tinha é que a catapulta do MINAS não podia lançar os A-4. Então a manobra que era treinada era o TOUCH AND GO, ou seja toque e arremetida, para criar o reflexo do pouso em ambiente de NAe.

Tinha ouvido a mesma coisa.

Abraço a todos

César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#5 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Set 14, 2004 3:39 pm

César escreveu:
rodrigo escreveu:A informação que eu tinha é que a catapulta do MINAS não podia lançar os A-4. Então a manobra que era treinada era o TOUCH AND GO, ou seja toque e arremetida, para criar o reflexo do pouso em ambiente de NAe.

Abraço a todos

César

Creio que ele pudesse lançar os A-4, visto que o Veinte y Cinco de Mayo, irmão do Minas, já lançava Skyhawks há muito tempo...

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Fox
Sênior
Sênior

#6 Mensagem por Fox » Ter Set 14, 2004 5:26 pm

Fala pessoal,

O A-4 executou sim pouso e decolagem, toques e arremetidas no A-11 Minas Gerais! Inclusive, eu tinha 5 vídeo da operação Catrapo I, mais infelizmente tive um problema no HD, e foi tudo pro buraco! Eu baixei os vídeo do site do Poder Naval (se não me engano), porem esse site está em um novo servidor, e não foi colocado um link para vídeo!

Se alguém achar esse vídeo, por favor me avise! :D

Vai ai algumas reportagem fando da operação Catrapo I:

“O A-4 executou no A-11 Minas Gerais pouso de decolagem, toque e arremetida
Entre os dias 13 e 24 de janeiro caças AF-1 Skyhawk pilotados por aviadores navais realizaram operações de pouso e decolagem a partir do Navio Aeródromo Ligeiro A-11 Minas Gerais. A operação, denominada Catrapo I já entrou para a história da aviação naval da Marinha do Brasil, pois pela primeira vez aeronaves a jato pilotadas por aviadores brasileiros fizeram pousos enganchados e catapultagens do velho NAeL. Ocorrido ao longo do litoral de Cabo Frio (RJ), a operação ocorreu sem nenhum acidente.

A notícia da operação realizada com o Minas Gerais acabou pegando muitos de surpresa, pois de acordo com informações, o NAeL Minas Gerais não é capaz de criar velocidade suficiente para a operação dos AF-1, podendo deduzir que a Marinha se aproveitou de condições climáticas muito favoráveis para a realização dos pousos e decolagens.”

“Entre os dias 13 e 24 de janeiro de 2001 ao largo de Cabo Frio, RJ, caças AF-1 Skyhawk do 1º Esquadrão de Interceptação e Ataque realizaram as primeiras operações de pouso e decolagem a bordo Minas. A operação, denominada Catrapo I entrou para a história da aviação naval brasileira, pois pela primeira vez aeronaves a jato pilotadas por aviadores navais brasileiros fizeram pousos enganchados e catapultagens no NAeL. Mesmo depois de realizada mais uma revisão na catapulta visando prepara-la para lançar os Skyhawk, e de conhecimento geral que o Minas apesar de estar em ótimas condições não reunia condições em termos de velocidade, para operar as "novas" aeronaves em todo seu potencial, deduzindo-se que essas operações foram realizadas em condições de ventos favoráveis, permitindo assim que os pousos e decolagens fossem feitos com a máxima segurança. Assim o velho e querido Minas cumpriu com galhardia sua ultima missão deixando o caminho do futuro de nossa Aviação Naval traçado para o nosso novo NAe, o São Paulo - A 12 adquirido junto a Marinha Francesa.”

A-4 pronto para decolagem no A-11 Minas Gerais:

Imagem

A-4 após o pouso:

Imagem

Falou!!! :wink:

Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!

Guilherme de Almeida
Balena
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 2 vezes

#7 Mensagem por Balena » Dom Set 19, 2004 8:26 pm

Pessoal,

Eu quase me esqueci deste tópico, uma vez que fico mais no Forças Terrestres e Assuntos Gerais, mas eu gostaria de agradecer a todos pelas informações que eu não consegui encontrar. Realmente a realização de exercícios com A-4 no NAeL Minas Gerais constituem um marco histórico no fim da carreira daquele navio que leva o nome do meu Estado, as "Minas Gerais" onde só o que vê são mares de morros.

Abraços a todos e desculpem-me pela demora em agradecer e responder.

Ser Guerreiro é viver para sempre!
VICTOR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#8 Mensagem por VICTOR » Seg Out 31, 2005 8:31 pm

So achei este topico que fala especificamente do A-11 Minas Gerais.

Esta eh uma foto recente dele. :cry:

Imagem

Mas fotos do genero em http://bobhenneman.info/Breakers1.htm

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#9 Mensagem por Alitson » Seg Out 31, 2005 9:00 pm

FinkenHeinle escreveu:
César escreveu:

Abraço a todos

César

Creio que ele pudesse lançar os A-4, visto que o Veinte y Cinco de Mayo, irmão do Minas, já lançava Skyhawks há muito tempo...

Não só os A-4, mas também os Super Étendart e acho que os Tracker também, capaz de lançar estes com carga total!!!!!!! Mas durante as Malvinas ficaram quase sem poder lançar as suas aeronaves!!!!!!!!

E ALGUÉM TEM ALGUMA NOTICIA DO VELHO E BELO MINAS????????

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#10 Mensagem por talharim » Seg Out 31, 2005 9:02 pm

Putz,dá uma dor no coração ver um navio com a história do Minas acabar assim :cry:

Já vi tantas vezes esse navio,o meu pai sempre me levava quando era criança quando ele aportava em Santos...

Um navio muito bonito,vai ficar pra sempre na minha memória :cry:

Chineses filhos edit - mod - menos - talharim - menos ! :evil: O minas deveria ter virado museu na Inglaterra !

VICTOR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#11 Mensagem por VICTOR » Seg Out 31, 2005 9:26 pm

Alitson escreveu:E ALGUÉM TEM ALGUMA NOTICIA DO VELHO E BELO MINAS????????

:?: Ue... :?: A foto nao apareceu aih? :?:

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Cmdt :Tomy Frankys
Intermediário
Intermediário

#12 Mensagem por Cmdt :Tomy Frankys » Seg Out 31, 2005 10:15 pm

Putzzzzzzzzz Talharim!!!! eu vou ver se acho um link para vc ver oq sobrou do nosso querido minas!!! Te juro dá vontade de Chorar! Os chinas cortaram ele em 1000 Pedacinhos!!! Vou ver se acho ai posto aki!

Abraços até mais

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#13 Mensagem por Bolovo » Seg Out 31, 2005 10:18 pm

Po...

O Minas Gerais tem uma história tão bonita!

2º Guerra, Marinha Alemã, Marinha Real, Marinha do Brasil... e acaba nesse lixo ae.

Pena... :evil:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Cmdt :Tomy Frankys
Intermediário
Intermediário

#14 Mensagem por Cmdt :Tomy Frankys » Seg Out 31, 2005 10:19 pm

Marinha Alemã????????????????????????

Não sabia disto,,,sabia que ele foi um tempo da Australia!

Abraços até mais

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#15 Mensagem por Bolovo » Seg Out 31, 2005 10:29 pm

É eu falei besteira... hehehehe :lol:

Imagem

Royal Navy 1944-1956 - HMS Vengeance
Imagem

Royal Australian Navy 1952-1955 - HMAS Vengeance
Imagem

Brazilian Navy 1960-2001- NAeL Minas Gerais
Imagem

Agora vai virar latinha de Coke lá na China. :?

Alias, o site do HMS Vengeance: http://www.fleetairarmarchive.net/vengeance/

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder