COMO TERIA QUE SER A NOVA FRAGATA DA MB?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#211 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Out 25, 2005 11:08 pm

VICTOR escreveu:
A-29 escreveu:Então que tal discutirmos qual o Helicóptero ideal para as novas fragatas a serem adquiridas até 2019?

Boa ideia, mas seria interessante abrir outro topico - ou ate mesmo ver se nao ha um topico sobre isso - tenho a impressao que pode haver - seus comntarios serao bem-vindos.

Realmente!

Se não me falha a memória, existe um tópico, ou até mais de um, sobre isso!

Vou procurá-lo, pois certamente seria interessante começar de algum ponto!

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#212 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Out 25, 2005 11:09 pm

Jet Crash® escreveu:Todos os dois custam entre 30 e 35 milhões de dólares.

Caberia aqui conhecer maiores detalhes sobre os contratos!

Eles agregam manutenção, peças de reposição, etc...!?

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#213 Mensagem por Einsamkeit » Ter Out 25, 2005 11:14 pm

Agora Realmente acho que os NH-90 seriam melhores por serem menores que os Eh-101 para poderem operar em todas as Escoltas, e Alem de que o Modelo dos Helis vai ter que ter versao AEW tambem.

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

#214 Mensagem por juarez castro » Qua Out 26, 2005 12:56 am

tulio escreveu:
Rui Elias Maltez escreveu:Lauro:

Muito Bom sua mensagem. Nota 10 ( 100 % ) !
Caro kl,
A Fragata Espanhola que vai participar da UNITAS 2005, possui embacado os SH-60 B ?
Abraços,

Nas F-80 (Classe Santa Maria) e nas F-100 (Classe Alvaro de Bazán) os helis orgânicos a essas fragatas são os SH.60.

Sobre esta conversa que vai longa, já agora dou a minha opinião:

Não desmereço uma marinha que tenha um meio de projecção como o NAE S. Paulo.

Considero-o uma excelente plataforma para defesa/ataque.

Se consideramos uma doutrina defensiva por parte do Brasil, e se alargarmos esse conceito aos novos tempos, temos que para defender os interesses brasileiros em determinado ponto do globo, uma plataforma como o NAE S. Paulo pode ser útil, com a sua aviação embarcada.

Para que não restem dúvidas, tormara-mos nós que Portugal, por exemplo, tivesse um PA desses, mesmo com a idade do S. Paulo e com a sua aviação embarcada.

O que acontece é que o Brasil tem que definir a razão de ter uma plataforma dessas, única e sem outros meios de projecção complementares, para que pudesse verdadeiramente defender esses interesses geo-estratégicos do Brasil em qualquer parte do globo, para mais se o teatro fosse assimétrico.

Ou seja:

O Brasil só pode aspirar a ter um PA útil, olhando para o S. Paulo, mesmo considerando a sua modernização, bem como a dos A-4, se esse teatro de conflito for simétrico, porque de outra forma, será inútil mobilizar essa força embarcada.

Se tivesse que defender os seus interesses em África, no Índico ou no Pacífico, e a menos que integrasse essa plataforma numa força multi-nacional, o que o Brasil poderia fazer com o S. Paulo?

E se esse teatro fosse de uma conflitualidade de elevada intensidade, em que o opositor tivesse meios de ataque sofisticados, em qualidade e em qunantidade?

Julgo que é isso que todos nós devemos questionar, e equacionar, antes de responder sobre se o S. Paulo é efectivamente útil (e eu acho que é) e se o seu custo de manutenção compensa o seu grau de utilização e de operacionalidade.

- Tem o NAE S. Paulo uma aviação embarcada de elevada qualidade para puder combater uma força inimiga?

- Tem a MB uma linha logística que lhe permita manter um empenhamento territorial longe do Brasil, destacado que estaria o S. Paulo longe da sua terra-mãe?

- Tem o Brasil AOR e navios logísticos para manter essa cadeia logística, que lhe permita um empenhamento consequente para manter um elevado grau de prontidão?

- Tem o Brasil fragatas AAW e ASW que escoltariam o S. Paulo, garantindo-lhe segurança perante um ataque de saturação ou mesmo de média intensidade?

A partir daí, e das respostas que se possam dar a estas questões, julgo que poderemos então falar do porquê do Brasil ter um PA convencional como o NAE S. Paulo, prescindindo de maior flexibilidade estratégica de projecção e cadeias logísticas, como seria o caso de procurar outras soluções.

Impressionante, Maltez... Positivamente impressionante! Tua lucidez neste post é demais. Penso rigorosamente igual, eis que temos um NAe, tudo tri, mas...sabemos para quê serve? Mesmo?? E podemos empregá-lo efetivamente? Em quais TOs??? Ele volta????
Cumprimentos do
Túlio Ricardo Moreira

Boa noite! Realmente uma das colocações mais racionais e coerentes ditas neste tópico, e que queiram ou não faz todos nós refletirmos sem emoção e com mais objetivadade sobre este tema tão conflitante, parabéns Maltez pela visão.
Grande abraço

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#215 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Out 26, 2005 1:01 pm

Na minha opinião, helis do porte dos EH 101 fariam sentido para operarem no S. Paulo ou noutras plataformas logísticas de que o Brasil venha a contar para o futuro.

Para as Fragatas, para já tem os bons Linx semelhantes aos nossos, e futuramente têm 2 opções:

Ou os Sea-Hawk SH-60, de que eu gosto e são relativamente baratos, e são excelentes para SAR e CSAR, sendo operados por muitas marinhas de 1ª linha (EUA, Espanha, por exemplo) e futuramente negociar a vinda dos NH-90 em versão marítima.

Isto se acharem que os actuais Linx da MB estão velhos.

De outro modo seria de mantê-los ao serviço enquamto dessem, para preparar a compra de NH-90 ou SH60 para 2015.

As quantidades, não sei dizer, mas julgo que deveriam ter, idealmente, um rácio de um heli e meio para cada fragata.

Ou seja:

Se tiverem 10 fragatas operacionais, deveriam contar com pelo menos 15 helis de médio porte para CSAR e SAR.

Relativamente a Portugal é como o JLRC disse:

O Exército comprou 10 NH-90 que se espera que venham a começar a ser entregues em 2008 e a Força Aérea comprou 12 EH-101 (que substituirão os 10 Puma, passando estes para o serviço de Protecção Civil), nas versões por ele indicadas:

- 6 para SAR
- 4 para CSAR (preparados para serem utilizados pela Marinha no NAVPOL)
- 2 para o SIFICAP

O 5º heli já foi entregue em Julho e o 6ª julgo que será entregue este mês (se não o foi já :oops: ).

Para a nossa Marinha temos para já 5 Linx, espera-se (a confirmar) a compra de mais 2 ou 3, e futuramente especula-se que o escolhido para operar nas fragatas possam ser os NH-90.

Editado pela última vez por Rui Elias Maltez em Qua Out 26, 2005 1:25 pm, em um total de 1 vez.
Imagem
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2783 vezes
Agradeceram: 2456 vezes

#216 Mensagem por P44 » Qua Out 26, 2005 1:10 pm

futuramente especula-se que o escolhido para operar nas fragatas possam ser os NH-90.

Quais fragatas? as OHP? :?

Triste sina ter nascido português 👎
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#217 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Out 26, 2005 1:19 pm

Não. :D

Para as OHP serão os Linx.

Por isso se fala que para além dos 5 actuais, poderemos comprar mais 2 ou 3 (eventualemnet em 2ª mão à Royal Navy).

Futuramente, isto é, num futuro mais ou menos longínquo, quando os Linx estiverem verdadeiramente velhos para serem operacionais, especula-se que a escolha possa recair nos NH-90 para todas as plataformas que tivermos nessa altura.

Estamos a falar num horizonte nunca inferior a 10 ou 15 anos. :cry:

Imagem
A-29
Sênior
Sênior

#218 Mensagem por A-29 » Qua Out 26, 2005 5:31 pm

Acerca do NH 90 tem-se este interessante trabalho perdido na net

http://guidebook.dcma.mil/3/host_nation/conference_05/NAHEMA_NH90_Program.ppt

Fala de custos unitários da ordem de 25 a 50 milhões de euros para a versão naval.

Eu pessoalmente, depois de descobrir que o EH 101 pode operar a partir de fragatas como a type 23, fiquei encantado com as possibilidades ASuW e principalmente ASW oferecidas pela aeronave, uma vez que tem uma autonomia de vôo de 5 horas (25% mais que o NH-90, o que é compreensível por este ser mais leve).

The Baaz
Sênior
Sênior
Contato:

#219 Mensagem por The Baaz » Qua Out 26, 2005 5:42 pm

Tudo indica que NH-90 e Eh-101 são somente sonho para um futuro daqui 15/20 anos :mrgreen:

Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Barao Vermelho
Avançado
Avançado

#220 Mensagem por Barao Vermelho » Qua Out 26, 2005 11:53 pm

Caros Amigos,
acho que a MB, deveria investir em embarcações maiores, pois desde que me conheço por gente que a MB se queixa de não ter uma marinha oceanica, tendo apenas meios costeiros. Acho que o mais indicado seria adquirir navios multitarefas com capacidade ocenicas como as Horizon, que junto com o A12 modernizado e bem armado, submarinos com AIP sem essa utopia de Energia Nuclear que vai levar mais 20 anos, seria uma marinha de respeito, em pouco tempo.

Abraços..

Avançar sempre, combater até o fim, sem rendição nem retirada!
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#221 Mensagem por Einsamkeit » Qui Out 27, 2005 12:21 am

Utopia? o Reator ja esta quase Pronto.

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
The Baaz
Sênior
Sênior
Contato:

#222 Mensagem por The Baaz » Qui Out 27, 2005 12:31 am

Eu to dizendo, espere e vocês verão, mas ninguém me escuta. O Vinícius tem falado o mesmo, só não sei se eu e ele sabemos sobre as mesmas coisas :lol:

Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#223 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Out 27, 2005 10:01 am

Einsamkeit escreveu:Utopia? o Reator ja esta quase Pronto.

Eins!

A previsão atual para a entrada em serviço do SNB seria entre 2019 e 2022!

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

#224 Mensagem por Lauro Melo » Qui Out 27, 2005 10:19 am

FinkenHeinle escreveu:
Einsamkeit escreveu:Utopia? o Reator ja esta quase Pronto.

Eins!
A previsão atual para a entrada em serviço do SNB seria entre 2019 e 2022!

Isto mesmo. O SNB deve demorar ( 2019 ). E creio que a ajuda da Alemanha ou França será fundamental.
Mas o Reator já esta concluído ( segundo notícia do Jornal O GLOBO ), assim como parte do combustível. Entretanto um SNB com certeza é um projeto altamente complexo e com tecnologias criticas.

"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
A-29
Sênior
Sênior

#225 Mensagem por A-29 » Qui Out 27, 2005 10:22 am

Apenas uma correção, o que está concluído é o protótipo do reator.

Responder