COMO TERIA QUE SER A NOVA FRAGATA DA MB?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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#211 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Out 25, 2005 11:08 pm

VICTOR escreveu:
A-29 escreveu:Então que tal discutirmos qual o Helicóptero ideal para as novas fragatas a serem adquiridas até 2019?

Boa ideia, mas seria interessante abrir outro topico - ou ate mesmo ver se nao ha um topico sobre isso - tenho a impressao que pode haver - seus comntarios serao bem-vindos.

Realmente!


Se não me falha a memória, existe um tópico, ou até mais de um, sobre isso!

Vou procurá-lo, pois certamente seria interessante começar de algum ponto!




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#212 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Out 25, 2005 11:09 pm

Jet Crash® escreveu:Todos os dois custam entre 30 e 35 milhões de dólares.

Caberia aqui conhecer maiores detalhes sobre os contratos!

Eles agregam manutenção, peças de reposição, etc...!?




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#213 Mensagem por Einsamkeit » Ter Out 25, 2005 11:14 pm

Agora Realmente acho que os NH-90 seriam melhores por serem menores que os Eh-101 para poderem operar em todas as Escoltas, e Alem de que o Modelo dos Helis vai ter que ter versao AEW tambem.




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#214 Mensagem por juarez castro » Qua Out 26, 2005 12:56 am

tulio escreveu:
Rui Elias Maltez escreveu:Lauro:

Muito Bom sua mensagem. Nota 10 ( 100 % ) !
Caro kl,
A Fragata Espanhola que vai participar da UNITAS 2005, possui embacado os SH-60 B ?
Abraços,


Nas F-80 (Classe Santa Maria) e nas F-100 (Classe Alvaro de Bazán) os helis orgânicos a essas fragatas são os SH.60.

___________


Sobre esta conversa que vai longa, já agora dou a minha opinião:

Não desmereço uma marinha que tenha um meio de projecção como o NAE S. Paulo.

Considero-o uma excelente plataforma para defesa/ataque.

Se consideramos uma doutrina defensiva por parte do Brasil, e se alargarmos esse conceito aos novos tempos, temos que para defender os interesses brasileiros em determinado ponto do globo, uma plataforma como o NAE S. Paulo pode ser útil, com a sua aviação embarcada.

Para que não restem dúvidas, tormara-mos nós que Portugal, por exemplo, tivesse um PA desses, mesmo com a idade do S. Paulo e com a sua aviação embarcada.

O que acontece é que o Brasil tem que definir a razão de ter uma plataforma dessas, única e sem outros meios de projecção complementares, para que pudesse verdadeiramente defender esses interesses geo-estratégicos do Brasil em qualquer parte do globo, para mais se o teatro fosse assimétrico.

Ou seja:

O Brasil só pode aspirar a ter um PA útil, olhando para o S. Paulo, mesmo considerando a sua modernização, bem como a dos A-4, se esse teatro de conflito for simétrico, porque de outra forma, será inútil mobilizar essa força embarcada.

Se tivesse que defender os seus interesses em África, no Índico ou no Pacífico, e a menos que integrasse essa plataforma numa força multi-nacional, o que o Brasil poderia fazer com o S. Paulo?

E se esse teatro fosse de uma conflitualidade de elevada intensidade, em que o opositor tivesse meios de ataque sofisticados, em qualidade e em qunantidade?

Julgo que é isso que todos nós devemos questionar, e equacionar, antes de responder sobre se o S. Paulo é efectivamente útil (e eu acho que é) e se o seu custo de manutenção compensa o seu grau de utilização e de operacionalidade.

- Tem o NAE S. Paulo uma aviação embarcada de elevada qualidade para puder combater uma força inimiga?

- Tem a MB uma linha logística que lhe permita manter um empenhamento territorial longe do Brasil, destacado que estaria o S. Paulo longe da sua terra-mãe?

- Tem o Brasil AOR e navios logísticos para manter essa cadeia logística, que lhe permita um empenhamento consequente para manter um elevado grau de prontidão?

- Tem o Brasil fragatas AAW e ASW que escoltariam o S. Paulo, garantindo-lhe segurança perante um ataque de saturação ou mesmo de média intensidade?

A partir daí, e das respostas que se possam dar a estas questões, julgo que poderemos então falar do porquê do Brasil ter um PA convencional como o NAE S. Paulo, prescindindo de maior flexibilidade estratégica de projecção e cadeias logísticas, como seria o caso de procurar outras soluções.


Impressionante, Maltez... Positivamente impressionante! Tua lucidez neste post é demais. Penso rigorosamente igual, eis que temos um NAe, tudo tri, mas...sabemos para quê serve? Mesmo?? E podemos empregá-lo efetivamente? Em quais TOs??? Ele volta????
Cumprimentos do
Túlio Ricardo Moreira

Boa noite! Realmente uma das colocações mais racionais e coerentes ditas neste tópico, e que queiram ou não faz todos nós refletirmos sem emoção e com mais objetivadade sobre este tema tão conflitante, parabéns Maltez pela visão.
Grande abraço




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#215 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Out 26, 2005 1:01 pm

Na minha opinião, helis do porte dos EH 101 fariam sentido para operarem no S. Paulo ou noutras plataformas logísticas de que o Brasil venha a contar para o futuro.

Para as Fragatas, para já tem os bons Linx semelhantes aos nossos, e futuramente têm 2 opções:

Ou os Sea-Hawk SH-60, de que eu gosto e são relativamente baratos, e são excelentes para SAR e CSAR, sendo operados por muitas marinhas de 1ª linha (EUA, Espanha, por exemplo) e futuramente negociar a vinda dos NH-90 em versão marítima.

Isto se acharem que os actuais Linx da MB estão velhos.

De outro modo seria de mantê-los ao serviço enquamto dessem, para preparar a compra de NH-90 ou SH60 para 2015.

As quantidades, não sei dizer, mas julgo que deveriam ter, idealmente, um rácio de um heli e meio para cada fragata.

Ou seja:

Se tiverem 10 fragatas operacionais, deveriam contar com pelo menos 15 helis de médio porte para CSAR e SAR.
___________


Relativamente a Portugal é como o JLRC disse:

O Exército comprou 10 NH-90 que se espera que venham a começar a ser entregues em 2008 e a Força Aérea comprou 12 EH-101 (que substituirão os 10 Puma, passando estes para o serviço de Protecção Civil), nas versões por ele indicadas:

- 6 para SAR
- 4 para CSAR (preparados para serem utilizados pela Marinha no NAVPOL)
- 2 para o SIFICAP

O 5º heli já foi entregue em Julho e o 6ª julgo que será entregue este mês (se não o foi já :oops: ).

Para a nossa Marinha temos para já 5 Linx, espera-se (a confirmar) a compra de mais 2 ou 3, e futuramente especula-se que o escolhido para operar nas fragatas possam ser os NH-90.




Editado pela última vez por Rui Elias Maltez em Qua Out 26, 2005 1:25 pm, em um total de 1 vez.
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#216 Mensagem por P44 » Qua Out 26, 2005 1:10 pm

futuramente especula-se que o escolhido para operar nas fragatas possam ser os NH-90.


Quais fragatas? as OHP? :?




Triste sina ter nascido português 👎
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#217 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Out 26, 2005 1:19 pm

Não. :D

Para as OHP serão os Linx.

Por isso se fala que para além dos 5 actuais, poderemos comprar mais 2 ou 3 (eventualemnet em 2ª mão à Royal Navy).

Futuramente, isto é, num futuro mais ou menos longínquo, quando os Linx estiverem verdadeiramente velhos para serem operacionais, especula-se que a escolha possa recair nos NH-90 para todas as plataformas que tivermos nessa altura.

Estamos a falar num horizonte nunca inferior a 10 ou 15 anos. :cry:




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#218 Mensagem por A-29 » Qua Out 26, 2005 5:31 pm

Acerca do NH 90 tem-se este interessante trabalho perdido na net

http://guidebook.dcma.mil/3/host_nation/conference_05/NAHEMA_NH90_Program.ppt

Fala de custos unitários da ordem de 25 a 50 milhões de euros para a versão naval.

Eu pessoalmente, depois de descobrir que o EH 101 pode operar a partir de fragatas como a type 23, fiquei encantado com as possibilidades ASuW e principalmente ASW oferecidas pela aeronave, uma vez que tem uma autonomia de vôo de 5 horas (25% mais que o NH-90, o que é compreensível por este ser mais leve).




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#219 Mensagem por The Baaz » Qua Out 26, 2005 5:42 pm

Tudo indica que NH-90 e Eh-101 são somente sonho para um futuro daqui 15/20 anos :mrgreen:




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#220 Mensagem por Barao Vermelho » Qua Out 26, 2005 11:53 pm

Caros Amigos,
acho que a MB, deveria investir em embarcações maiores, pois desde que me conheço por gente que a MB se queixa de não ter uma marinha oceanica, tendo apenas meios costeiros. Acho que o mais indicado seria adquirir navios multitarefas com capacidade ocenicas como as Horizon, que junto com o A12 modernizado e bem armado, submarinos com AIP sem essa utopia de Energia Nuclear que vai levar mais 20 anos, seria uma marinha de respeito, em pouco tempo.

Abraços..




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#221 Mensagem por Einsamkeit » Qui Out 27, 2005 12:21 am

Utopia? o Reator ja esta quase Pronto.




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#222 Mensagem por The Baaz » Qui Out 27, 2005 12:31 am

Eu to dizendo, espere e vocês verão, mas ninguém me escuta. O Vinícius tem falado o mesmo, só não sei se eu e ele sabemos sobre as mesmas coisas :lol:




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#223 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Out 27, 2005 10:01 am

Einsamkeit escreveu:Utopia? o Reator ja esta quase Pronto.

Eins!


A previsão atual para a entrada em serviço do SNB seria entre 2019 e 2022!




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#224 Mensagem por Lauro Melo » Qui Out 27, 2005 10:19 am

FinkenHeinle escreveu:
Einsamkeit escreveu:Utopia? o Reator ja esta quase Pronto.

Eins!
A previsão atual para a entrada em serviço do SNB seria entre 2019 e 2022!

Isto mesmo. O SNB deve demorar ( 2019 ). E creio que a ajuda da Alemanha ou França será fundamental.
Mas o Reator já esta concluído ( segundo notícia do Jornal O GLOBO ), assim como parte do combustível. Entretanto um SNB com certeza é um projeto altamente complexo e com tecnologias criticas.




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#225 Mensagem por A-29 » Qui Out 27, 2005 10:22 am

Apenas uma correção, o que está concluído é o protótipo do reator.




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