Portugal, NAVPOL: Futuro em Risco?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2783 vezes
Agradeceram: 2456 vezes

Portugal, NAVPOL: Futuro em Risco?

#1 Mensagem por P44 » Qua Out 12, 2005 10:05 am

Segundo algumas fontes, o Governo português estará a preparar-se para "deixar cair" o Projecto do LPD designado "NAVPOL", aquando da próxima apresentação do novo Orçamento de Estado para 2006 e da reformulação da Lei de Programação Militar....

Embora nada se possa ainda confirmar, surgiu também a noticia na revista "ARMADA INTERNATIONAL" (publicada em Zurique, Suiça) de que a HDW, Estaleiro responsável pela construção dos 2 novos Submarinos U209PN, teria oferecido "como contrapartida" o novo projecto designado MRD 10000...a ser construido na Alemanha e já não em Portugal nos ENVC.

De novo, ESTA NOTICIA CARECE DE INFORMAÇÃO OFICIAL...

Retirado do "Armada Internacional":

Imagem
Imagem

Triste sina ter nascido português 👎
Raul Neto
Sênior
Sênior

#2 Mensagem por Raul Neto » Qua Out 12, 2005 10:09 am

Pois, de facto ainda é cedo para termos confirmação oficial :roll:

Editado pela última vez por Raul Neto em Qua Out 12, 2005 10:39 am, em um total de 1 vez.
O tempo acende as paixões verdadeiras e apaga as superficiais.
P44
Sênior
Sênior

#3 Mensagem por P44 » Qua Out 12, 2005 10:14 am

Amigo Raúl, boas! :D

Pois...é como dizes, mas deste governo tudo se espera (de mau claro)

Quem quiser fazer download do PDF
:arrow: http://www.armada.ch/05-5/complete_05-5.pdf

JNSA
Sênior
Sênior

#4 Mensagem por JNSA » Qua Out 12, 2005 10:31 am

Acho que estes boatos são mais do que prematuros. Até agora as únicas declarações do Ministro da Defesa (feitas no programa Prós e Contras) indicam que o reequipamento das FA continuará da forma prevista na LPM, sem prejuizo de algum acerto de calendário. Ou seja, oficialmente ainda não há nada sobre um eventual cancelamento do LPD ou dos NPO.

Parece-me que algumas pessoas andam com demasiada vontade de "crucificar" este Ministro ainda antes de ele ter oportunidade de fazer seja o que for... :? E se há coisa de que não se pode acusar este Governo é de eleitoralismo - acham que haveria melhor maneira de ganhar votos nas autárquicas ou nas presidenciais do que cancelar metade dos programas de aquisição de equipamento militar, submarinos incluídos?

Por isso, é melhor esperar e ver o que o orçamento de Estado trás. Não falta assim tanto tempo, e a paciência é uma virtude... :lol: :wink:

Raul Neto
Sênior
Sênior

#5 Mensagem por Raul Neto » Qua Out 12, 2005 10:36 am

Vamos ver, eu contudo sinto uma apatia no ar JNSA, não estou a crucificar ninguém, nem quero. Dou o benefício da dúvida ao Sr. MDN, mas sinto que ele está limitado, mesmo que queira dificilmente poderá fazer mais.

E se não cancelaram, foi porque não é possível (dado o estado das FA's) cancelar, ambos sabemos disso :wink:

Editado pela última vez por Raul Neto em Qua Out 12, 2005 10:42 am, em um total de 2 vezes.
P44
Sênior
Sênior

#6 Mensagem por P44 » Qua Out 12, 2005 10:42 am

Oh JNSA

Passa aí uns comprimidos de Paciência :lol:

Já agora alguém sabe quando será dvulgada a nova LPM :?: :?: :?

JNSA
Sênior
Sênior

#7 Mensagem por JNSA » Qua Out 12, 2005 10:47 am

Raul Neto escreveu:
    Vamos ver, eu contudo sinto uma apatia no ar JNSA, não estou a crucificar ninguém, nem quero. Dou o benefício da dúvida ao Sr. MDN, mas sinto que ele está limitado, mesmo que queira dificilmente poderá fazer mais.

E se não cancelaram, foi porque não é possível (dado o estado das FA's) cancelar, ambos sabemos disso :wink:

Em matéria de "crucificação", eu não me estava a referir a si, Raul, mas sim às origens deste boato. :wink:

Quanto ao resto, estou mais ou menos de acordo, embora em alguns programas, se se pretendesse fazer manobras eleitoralistas, não haveria qualquer dificuldade em obter o seu cancelamento - as FA teriam pouca voz na matéria e a opinião pública aplaudiria. :wink:

JNSA
Sênior
Sênior

#8 Mensagem por JNSA » Qua Out 12, 2005 10:50 am

P44 escreveu:Oh JNSA

:lol:

Não haverá nova LPM, mas sim a revisão habitual da que está actualmente em vigor. Mas também não sei se isso deverá acontecer ainda este ano ou só no próximo.

P44
Sênior
Sênior

#9 Mensagem por P44 » Qua Out 12, 2005 10:52 am

Em matéria de "crucificação", eu não me estava a referir a si, Raul, mas sim às origens deste boato.

Não fui eu.... :oops:

P44
Sênior
Sênior

#10 Mensagem por P44 » Qua Out 12, 2005 10:53 am

JNSA escreveu:
P44 escreveu:Oh JNSA

:lol:

Não haverá nova LPM, mas sim a revisão habitual da que está actualmente em vigor. Mas também não sei se isso deverá acontecer ainda este ano ou só no próximo.

Mas não era aogra em OUTUBRO :?: :?

JNSA
Sênior
Sênior

#11 Mensagem por JNSA » Qua Out 12, 2005 10:54 am

P44 escreveu:
Em matéria de "crucificação", eu não me estava a referir a si, Raul, mas sim às origens deste boato.

Não fui eu.... :oops:

Eu sei... :wink:

Raul Neto
Sênior
Sênior

#12 Mensagem por Raul Neto » Qua Out 12, 2005 11:01 am

Exacto JNSA, o que eu queria frisar é que se fossem cancelados todos os programas dos anteriores MDN's, então o melhor seria começar a equacionar deixarmos de ter FA's :wink:

eu sou eu
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez

#13 Mensagem por eu sou eu » Qua Out 12, 2005 4:00 pm

--------------------------------------------------------------------------------
O NAVPOL será um LPD. Quanto às lanchas de desembarque julgo que poderão ser 4 LCU ou 6 LCM. Os hélis não serão orgânicos mas sim os 4 Merlin CSAR da FAP.

JQT
Utilizador Registado
(10/11/05 4:01 pm)
Reply Adeus LPD
--------------------------------------------------------------------------------
O NAVPOL aparentemente NÃO VAI SER, ponto final. Segundo o que me disse uma fonte bem informada junto dos ENVC, o Governo não quer avançar com o LPD e já informou isso mesmo aos estaleiros. Oficialmente, o discurso é que o prjecto está «adiado no tempo de execução»... Sendo os ENVC uma empresa estatal, não podem reclamar. Também a contrução da segunda série de NPOs (a seguir aos NCPs) é de duvidar que venha a acontecer.

Essa terá sido uma das razões por que o ministro não esteve presente na cerimónia dos NPOs: uma eventual vaia dos operários dos ENVC em vésperas de eleições não vinha nada a calhar.

JQT

Duarte Mendonca
Utilizador Registado
(10/11/05 8:29 pm)
Reply Re: Adeus LPD
A ser verdade esta triste notícia, fico sem palavras...esta escumalha política merece um golpe de estado e linchamento público. Basta!
AUDACES FORTUNA JUVAT

DZP
Utilizador Registado
(10/12/05 2:09 pm)
Reply Re: Adeus LPD
O pretenso Ministro da Defesa da actualidade, embora institucionalmente ostente esse título, não o é na práctica. Esse figurante é apenas um peão e uma marioneta do PS e de outros interesses adjacentes a esse organismo político no sector governativo da Defesa.

Choradeira geral dos foristas portugueses

Raul Neto
Sênior
Sênior

#14 Mensagem por Raul Neto » Qua Out 12, 2005 5:29 pm

Vamos ter calma, em primeiro lugar não há confirmação oficial. Em segundo lugar mesmo que haja não é motivo para insultar gratuitamente os responsáveis do Governo. Este como qualquer outro Governo deve ser respeitado enquanto tal. Podemos e devemos marcar o nosso desapontamento sempre que existam razões objectivas para tal, mas sempre sem perdermos o sentido de cívismo :?

P44
Sênior
Sênior

#15 Mensagem por P44 » Qui Out 13, 2005 7:13 am

Quanto custa insultar eles????? :oops: :wink:

Responder