COMO TERIA QUE SER A NOVA FRAGATA DA MB?
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- P44
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- Rui Elias Maltez
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Que eu saiba, os principais programas da MB será concluir a modernização das 6 Niteroi, acabar a modernização do S. Paulo e dotá-lo com capacidade própria para ter defesa de ponto e modernizar a sua aviação embarcada, e dar sequncia ao projecto dos submarinos Tikuna.
Relativamente às corvetas Barroso, creio que estrará nos planos a conclusão da unidade e não se sabe se terá continuidade.
Ou há mais no horizonte de curto prazo?
Relativamente às corvetas Barroso, creio que estrará nos planos a conclusão da unidade e não se sabe se terá continuidade.
Ou há mais no horizonte de curto prazo?
- talharim
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A Marinha do Brasil desde 2003 possui em andamento 2 planos de modernização e reequipamento :
O Plano de Reaparelhamento da Marinha (PRM),elaborado para a moldura temporal de 2003 a 2018,e o Plano Parcial de Obtenção de Meios,que é parte integrante do PRM,e que abrange a moldura temporal de 2003 a 2006.
Dentre o que já está sendo feito estão :
Modernização da fragatas classe Niterói (conclusão até o fim deste ano)
Modernização do navio aeródromo (NAe) "São Paulo" (teve início neste ano)
Recuperação das condições operacionais dos sistemas dos navios varredores da classe "Aratu" (concusão até o fim de 2006)
Reaparelhamento do Corpo de Fuzileiros Navais (teve início neste ano)
Modernização dos submarinos classe "Tupi" (teve início em 2004),além da modernização do sistemas prevê inclusive a obtenção de um novo sistema torpédico (Torpedos MK.48 MOD.6 sendo adquiridos)
Previsão de início de construção em estaleiro da própria marinha do Brasil com recursos alocados do Fundo da Marinha Mercante um novo navio transporte de apoio e de um novo navio de desembarque fluvial (se houverem recursos a partir do ano que vem começam a construção)
Modernização das aeronaves A-4 Skyhawk da Marinha (teve início neste ano)
Aquisição de viaturas operativas para o corpo de fuzileiros navais (CFN) (teve início neste ano)
Início da construção do (SMB) Submarino Médio Brasileiro (previsto o início entre 2006,2007)
Entrega da corveta Barroso até o final do ano que vem.
....................................................................................
Isto tudo é que já está sendo feito,teve início neste ano,vai se iniciar em breve ou já está sendo concluído.
Isto porque já é sabido que a MB pretende também modernizar as corvetas classe Inhaúma,adquirir escoltas novas e usadas no mercado para substituição das Pará e implementação da força de superfície,substituição de boa parte de seus helis,etc,etc,etc.......
DETALHE: Nos 2 primeiros anos do plano de reaparelhamento a Marinha já fez tudo isso,ainda faltam 12 anos para terminarem o plano.
Os recursos tendem a aumentar a partir de agora,estão previstos gastos da ordem de U$$ 6,8 bilhões fora os recursos do Fundo da Marinha Mercante para a construção de meios e fora recursos orçamentários próprios recebidos via Petrobrás (neste ano foram 1 bilhão de reais).
.....................................................................................
Me desculpem se fui arrogante,mas é que estou realmente animado com o futuro grandioso que espera a Marinha do Brasil.
Eu tenho certeza absoluta que ela retomará em breve o posto de mais poderosa marinha de guerra do hemisfério sul.
Falows,
O Plano de Reaparelhamento da Marinha (PRM),elaborado para a moldura temporal de 2003 a 2018,e o Plano Parcial de Obtenção de Meios,que é parte integrante do PRM,e que abrange a moldura temporal de 2003 a 2006.
Dentre o que já está sendo feito estão :
Modernização da fragatas classe Niterói (conclusão até o fim deste ano)
Modernização do navio aeródromo (NAe) "São Paulo" (teve início neste ano)
Recuperação das condições operacionais dos sistemas dos navios varredores da classe "Aratu" (concusão até o fim de 2006)
Reaparelhamento do Corpo de Fuzileiros Navais (teve início neste ano)
Modernização dos submarinos classe "Tupi" (teve início em 2004),além da modernização do sistemas prevê inclusive a obtenção de um novo sistema torpédico (Torpedos MK.48 MOD.6 sendo adquiridos)
Previsão de início de construção em estaleiro da própria marinha do Brasil com recursos alocados do Fundo da Marinha Mercante um novo navio transporte de apoio e de um novo navio de desembarque fluvial (se houverem recursos a partir do ano que vem começam a construção)
Modernização das aeronaves A-4 Skyhawk da Marinha (teve início neste ano)
Aquisição de viaturas operativas para o corpo de fuzileiros navais (CFN) (teve início neste ano)
Início da construção do (SMB) Submarino Médio Brasileiro (previsto o início entre 2006,2007)
Entrega da corveta Barroso até o final do ano que vem.
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Isto tudo é que já está sendo feito,teve início neste ano,vai se iniciar em breve ou já está sendo concluído.
Isto porque já é sabido que a MB pretende também modernizar as corvetas classe Inhaúma,adquirir escoltas novas e usadas no mercado para substituição das Pará e implementação da força de superfície,substituição de boa parte de seus helis,etc,etc,etc.......
DETALHE: Nos 2 primeiros anos do plano de reaparelhamento a Marinha já fez tudo isso,ainda faltam 12 anos para terminarem o plano.
Os recursos tendem a aumentar a partir de agora,estão previstos gastos da ordem de U$$ 6,8 bilhões fora os recursos do Fundo da Marinha Mercante para a construção de meios e fora recursos orçamentários próprios recebidos via Petrobrás (neste ano foram 1 bilhão de reais).
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Me desculpem se fui arrogante,mas é que estou realmente animado com o futuro grandioso que espera a Marinha do Brasil.
Eu tenho certeza absoluta que ela retomará em breve o posto de mais poderosa marinha de guerra do hemisfério sul.
Falows,
- P44
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Obrigado Talharim!
Mas não seria melhor ideia começar a pensar em comprar ou construir novos navios do tipo Destroyer ou Fragata?
As Niteroi estão sendo modernizadas , mas não são propriamente navios muito recentes...elas derivam da classe inglesa "Amazon", das quais os navios remanescentes estão ao serviço do...Paquistão
Mas não seria melhor ideia começar a pensar em comprar ou construir novos navios do tipo Destroyer ou Fragata?
As Niteroi estão sendo modernizadas , mas não são propriamente navios muito recentes...elas derivam da classe inglesa "Amazon", das quais os navios remanescentes estão ao serviço do...Paquistão
Triste sina ter nascido português
- Rui Elias Maltez
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(...)adquirir escoltas novas e usadas no mercado para substituição das Pará (...).
Talharim:
Não levei nada a mal, mas dos planos que apontou, não me parece que venha daí uma grande esquadra para desiquilibrar os poderes regionais.
Não me leve a mal, mas acho que prioritário para a MB e para o Brasil no seu todo, era, como disse o P-44, e como eu escrevi acima, pensar bem no que fazer com a força de fragatas oceânicas.
E aí, há 2 caminhos possíveis:
1 - comprar/construir uma classe de fragatas em número de 6 a 8 multi-usos, eventualmente algumas como VLS para ESSM.
2 - Uma classe de 6 fragatas multi-usos + 4 fragatas AAW com VLS e eventualmente APAR, podendo o entanto ter alguma capacidade ASW.
Julgaria isso bem mais prioritário que apostar muito nas corvetas.
E por mim, aceleraria o progrma Tikuna e deixaria os Tupi para mais tarde.
- talharim
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Rui,as "Pará" são os contra-torpedeiros classe Garcia ex USNAVY que a MB ainda opera.
Para a substituição das Niterói a sua proposta parece ser interessante.
Só que para a função que a MB pretende dar para esses substitutos das Pará (escolta do NAe São Paulo) eu gostaria de ver a MB com um "navio mais encorpado" da classe de um Destróier.
4 Destróieres AAW estaria de bom tamanho para agora.
Falows,
Para a substituição das Niterói a sua proposta parece ser interessante.
Só que para a função que a MB pretende dar para esses substitutos das Pará (escolta do NAe São Paulo) eu gostaria de ver a MB com um "navio mais encorpado" da classe de um Destróier.
4 Destróieres AAW estaria de bom tamanho para agora.
Falows,
Não sei não, será que um casco novo realmente é mais importante que sistemas no estado da arte? Segundo a marinha os cascos das fragatas tem um desempenho considerado excelente, então acho que se estão em boas condições e devem estar, apenas se fossem construir barcos furtivos valeria a pena, mas apenas para trocar de casco...
- P44
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- Rui Elias Maltez
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Talharim:
E quem não gostaria de ter 3 u 4 fragatas ou destroires essencialmente AAW, com AEGIS, etc. etc. etc.?
Como foi muito batido e o P44 aqui recolocou, que tal se abatessem as Pará (que estão em estado de completa obsolescência) e comprassem 2 ou 4 OHP para escolta, até que daqui a uns anos pudessem ter capacidade para comprar novo 4 destroiers de 5.000 ton. como preconiza?
A espinha dorsal da MB ficaria distribuida por 6 fragatas ASW (as Niteroi) e 2 a 4 fragatas mais AAW (as OHP, velhas, mas baratas e com boa capacidade para defesa aérea, melhores nesse aspecto que as Niteroi) e no futuro, logo se via.
No fundo é como em Portugal:
O ideal seria termos 2 ou 3 fragatas novas com AEGIS ou APAR, mas como as finanças actuais do país não o permitem, recorre-se a uma solução de recurso:
2 OHP que em matéria de AAW acabam por ser melhores que as nossas VdG.
Só que para a função que a MB pretende dar para esses substitutos das Pará (escolta do NAe São Paulo) eu gostaria de ver a MB com um "navio mais encorpado" da classe de um Destróier.
4 Destróieres AAW estaria de bom tamanho para agora.
E quem não gostaria de ter 3 u 4 fragatas ou destroires essencialmente AAW, com AEGIS, etc. etc. etc.?
Como foi muito batido e o P44 aqui recolocou, que tal se abatessem as Pará (que estão em estado de completa obsolescência) e comprassem 2 ou 4 OHP para escolta, até que daqui a uns anos pudessem ter capacidade para comprar novo 4 destroiers de 5.000 ton. como preconiza?
A espinha dorsal da MB ficaria distribuida por 6 fragatas ASW (as Niteroi) e 2 a 4 fragatas mais AAW (as OHP, velhas, mas baratas e com boa capacidade para defesa aérea, melhores nesse aspecto que as Niteroi) e no futuro, logo se via.
No fundo é como em Portugal:
O ideal seria termos 2 ou 3 fragatas novas com AEGIS ou APAR, mas como as finanças actuais do país não o permitem, recorre-se a uma solução de recurso:
2 OHP que em matéria de AAW acabam por ser melhores que as nossas VdG.
No me convence tu idea Rui,
Fragatas con APAR solo se justifica con misiles ASTER..... ¿sabes de los precios involucrados....?, para qué, si puedes tener a precios mas normales sistemas bastante poderosos?.
Lo que no me gusta de las OHP es que si no están modernizadas, sus sistemas no permiten usar misiles mas modernos, no teniendo además capacidad antimisil.
Saludos cordiales,
Fragatas con APAR solo se justifica con misiles ASTER..... ¿sabes de los precios involucrados....?, para qué, si puedes tener a precios mas normales sistemas bastante poderosos?.
Lo que no me gusta de las OHP es que si no están modernizadas, sus sistemas no permiten usar misiles mas modernos, no teniendo además capacidad antimisil.
Saludos cordiales,
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Degan escreveu:
Fragatas con APAR solo se justifica con misiles ASTER..... ¿sabes de los precios involucrados....?, para qué, si puedes tener a precios mas normales sistemas bastante poderosos?.
Desculpe lá, Degan, mas não percebo o que quer dizer.
Neste momento só existem duas classes de navios a operar com o APAR - as LCF/De Zeven Provinzen e as F-124/Saschen - e nenhuma delas usa misseís Aster.
Quanto às classes de navios que vão usar os Aster (para já, Type 45 e Horizon), nenhuma delas usa o APAR...
Por isso não percebo por que razão diz que as fragatas APAR só se justificam com mísseis Aster...
- Lauro Melo
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P44 escreveu::wink: Obrigado Talharim!
Mas não seria melhor ideia começar a pensar em comprar ou construir novos navios do tipo Destroyer ou Fragata?
As Niteroi estão sendo modernizadas , mas não são propriamente navios muito recentes...elas derivam da classe inglesa "Amazon", das quais os navios remanescentes estão ao serviço do...Paquistão
Em Complemento as informações do Amigo Talha.
A revista Tecnologia e defesa Nº 100, trouxe uma ótima entrevista com o diretor geral de material da marinha, mostrando o PRM 2004 a 2019, que retende fazer a Marinha.
Vou destacar os pontos principais :
1 ) NA São Paulo.
Modificação de sensores, implantação de sistema de defesa de ponto e outro de apoio à decisão.
2 ) Modfrag - Faltam 6 meses para termino do projeto. As 6 ( seis ) fragatas deverão estar operacionais até 2019.
3 )Aquisição de 14 navios de escolta ( fragas e corvetas ), sendo 5 ( cinco ) construídas no Brasil e 9 ( nove ) adquiridas por compra de oportunidades.
Estas 14 ( quatorze ) novas aquisição vão substituir até 2019 as :
a ) 6 Fragatas Niterói.
b ) 4 Fragatas Greenhalgh ( 1 na Reserva )
c ) 4 Corvetas Inhúma.
4 ) Fragasas Classe Greenhalgh, não há previsão de modernização.
A F-47 esta em serviço semi-ativo, devendo voltar a ativa de acordo com as verbas de 2006-2007.
5 ) Fragatas Classe Greenhalgh - SUBSTITUIÇÃO DOS Exocet MM-38 por MM-40 BLOCK 2 .
Todas as 4 ( quatro ) fragatas terão seus Exocet MM-38, substituídos pelos MM-40.
A FRAGATA F-46, já teve seus Exocet substituídos.
5 ) Classe Barroso. Termino da Fabricação Dezembro de 2006, incorporação 2007.
6 ) Submarino Classe Tikuna. Vai ser incorporado em Dezembro de 2005.
7 ) Modernização Classe Tupi. Já existe um cronograma de revitalização JÁ em andamento.
8 ) Previsão de construção de mais 1 submarino classe Tikuna e de mais 5 ( cinco ) de classe mais moderna. Estes 5 ( cinco ), vão substituir aos poucos os Tupi. Sendo que estes 5, podem ser construídos em parceria ou através de compra de oportunidades.
9 ) Aeronaves de AWE – Previsão de aquisição de 3 ( três ) aeronaves a médio prazo.
10 ) Aeronaves de asas rotativas - anti-submarinos - SH-3. Em estados avançados e deverão ser adquiridos em 2006/2007, 12 aeronaves ou será efetuado a modernização dos atuais SH-3
11 ) Substituição classe Pará - Ainda não há previsão.
Sinta o poder de um MK-48.
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Vejam esta notícia, do Correio Braziliense de 21 de novembro de 1999:
CONEXÃO BRASIL
"A França quer usar o Brasil como ponte para conquaitar o mercado de armas latino-americano. Além de uma contrivertida asociação da Marcel Dassault com a Embraer, brasileiros e franceses estão trabalhando no projeto de um barco invisível. Para tratar desses assuntos, uma comitiva da Direction General de l'Armements (DGA), holding que coordena as indústrias militares da França, iniciou na sexta uma visita de quatro dias ao Brasil
O grupo, chefiado pelo ex-aembaixador da França no Brasil, Jean-Bernard Ouvrier, visitou o ministro da Defesa do Brasil, Élcio Álvares. No encontro, tentou empurrar um veljo navio construído em 1960, o porta-aviões Foch, pela bagatela de US$ 50 milhões - um proposta feita pela primeira vez ao ministro Mauro Rodrigues em 1995.
Recebeu alguns sinais positivos, ams ouviu das autoridades barsileiras que a prioridade é obter tecnologia para construir reatores compactos para submarinos, campo em que a Direction de Constructions Navales (DCN), empresa ligada à DGA, já mostrou excelência
SOFISTICAÇÃO
Os detalhes do projeto, voltado para o mercado latino-americano, ainda não estão prontos, mas o barco (que se completado, será a maior
embarcação de combate construída no país) terá cerca de 150 metros e deslocará perto de 5 mil toneladas.
Seus sistemas de armas incluirão mísseis antiaéreos de defesa de área, capazes de atingir aviões e mísseis de cruzeiro a 50 quilômetros de distância, mísseis mar-mar de nova geração, desenvolvidos a partir do Exocet francês, helicópteros e mísseis anti-submarinos e canhões de 40mm e 114mm.
A clase La Fayette é um dos maiores sucessos comerciais da indústria naval francesa, que recentemente vendeu seis desses barcos para Taiwan e quatro para a Arábia Saudita. A Marinha Nacional da França recebeu este ano a sexta e última unidade do grupo..."
Agrader-me ia muito em ver navios como estes construídos em estaleiros nacionais:
A ilustração foi retirada do artigo "Navios para uma Marinha de Guerra", acessível em http://www.infomarmb.hpg.ig.com.br/Navi ... uerra.html
CONEXÃO BRASIL
"A França quer usar o Brasil como ponte para conquaitar o mercado de armas latino-americano. Além de uma contrivertida asociação da Marcel Dassault com a Embraer, brasileiros e franceses estão trabalhando no projeto de um barco invisível. Para tratar desses assuntos, uma comitiva da Direction General de l'Armements (DGA), holding que coordena as indústrias militares da França, iniciou na sexta uma visita de quatro dias ao Brasil
O grupo, chefiado pelo ex-aembaixador da França no Brasil, Jean-Bernard Ouvrier, visitou o ministro da Defesa do Brasil, Élcio Álvares. No encontro, tentou empurrar um veljo navio construído em 1960, o porta-aviões Foch, pela bagatela de US$ 50 milhões - um proposta feita pela primeira vez ao ministro Mauro Rodrigues em 1995.
Recebeu alguns sinais positivos, ams ouviu das autoridades barsileiras que a prioridade é obter tecnologia para construir reatores compactos para submarinos, campo em que a Direction de Constructions Navales (DCN), empresa ligada à DGA, já mostrou excelência
SOFISTICAÇÃO
Os detalhes do projeto, voltado para o mercado latino-americano, ainda não estão prontos, mas o barco (que se completado, será a maior
embarcação de combate construída no país) terá cerca de 150 metros e deslocará perto de 5 mil toneladas.
Seus sistemas de armas incluirão mísseis antiaéreos de defesa de área, capazes de atingir aviões e mísseis de cruzeiro a 50 quilômetros de distância, mísseis mar-mar de nova geração, desenvolvidos a partir do Exocet francês, helicópteros e mísseis anti-submarinos e canhões de 40mm e 114mm.
A clase La Fayette é um dos maiores sucessos comerciais da indústria naval francesa, que recentemente vendeu seis desses barcos para Taiwan e quatro para a Arábia Saudita. A Marinha Nacional da França recebeu este ano a sexta e última unidade do grupo..."
Agrader-me ia muito em ver navios como estes construídos em estaleiros nacionais:
A ilustração foi retirada do artigo "Navios para uma Marinha de Guerra", acessível em http://www.infomarmb.hpg.ig.com.br/Navi ... uerra.html
- Lauro Melo
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P44 escreveu::wink: Obrigado Talharim!
Mas não seria melhor ideia começar a pensar em comprar ou construir novos navios do tipo Destroyer ou Fragata?
As Niteroi estão sendo modernizadas , mas não são propriamente navios muito recentes...elas derivam da classe inglesa "Amazon", das quais os navios remanescentes estão ao serviço do...Paquistão
ERRADO
Quem escreveu foi o analista militar Nelson During.
A Classe niterói são uma classe própria as MK10 um projeto que foi
específica do estaleiro Vosper para a MB. É um projeto notável. Melhor que as Type 22 e 23. Pensava-se comprar 20 na época. Bem, ficou em seis.
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
- Vinicius Pimenta
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Estou vendo muito achismo, então também vou dizer o que eu acho, de acordo com o que eu vi recentemente no AMRJ e na BAenSPA. Primeiro sobre a mensagem do Talha.
ModFrag: pode-se considerar terminado. Faltam apenas detalhes em um fragata.
Modernização do São Paulo: ele está sofrendo PMG, alguns sistemas podem ser trocados mas não é modernização propriamente dita. Vai começar mais tarde, a menos que a MB surpreenda.
Classe Aratu: já demonstrado em tópicos aqui no fórum.
CFN: não sei do que se trata. Não estou sabendo de nenhuma compra fora do comum.
Modernização do Tupi: já começou, e o primeiro é o Timbira.
Modernização dos A-4: não começou. O que está em vigor é o contrato com a LMAASA de manutenção.
Aquisição de viaturas para o CFN: só se forem Land Rovers.
SMB: ainda se está em dúvida sobre de quem vai ser o apoio técnico. Mas o prazo é esse mesmo 2006, 2007.
Barroso: o prazo é ano que vem. Mas não sei se vai ser isso mesmo. Acho que sim.
ModFrag: pode-se considerar terminado. Faltam apenas detalhes em um fragata.
Modernização do São Paulo: ele está sofrendo PMG, alguns sistemas podem ser trocados mas não é modernização propriamente dita. Vai começar mais tarde, a menos que a MB surpreenda.
Classe Aratu: já demonstrado em tópicos aqui no fórum.
CFN: não sei do que se trata. Não estou sabendo de nenhuma compra fora do comum.
Modernização do Tupi: já começou, e o primeiro é o Timbira.
Modernização dos A-4: não começou. O que está em vigor é o contrato com a LMAASA de manutenção.
Aquisição de viaturas para o CFN: só se forem Land Rovers.
SMB: ainda se está em dúvida sobre de quem vai ser o apoio técnico. Mas o prazo é esse mesmo 2006, 2007.
Barroso: o prazo é ano que vem. Mas não sei se vai ser isso mesmo. Acho que sim.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
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