Já Flutuam!

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
zawevo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 138
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 3:49 pm
Localização: Queijas - Portugal

Já Flutuam!

#1 Mensagem por zawevo » Dom Out 02, 2005 7:28 pm

Os 2 NPO já flutuam
P360 futuro Viana do Castelo
cumprimentos




Editado pela última vez por zawevo em Qui Jun 22, 2006 3:37 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#2 Mensagem por Einsamkeit » Dom Out 02, 2005 7:39 pm

Belissima foto, parecem bem grandes eles. eles tem possibilidade de receber helicopteros?




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Nautilus
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 220
Registrado em: Sáb Abr 16, 2005 3:24 pm
Localização: Lisboa - Portugal
Contato:

#3 Mensagem por Nautilus » Dom Out 02, 2005 8:01 pm

Belissima foto, parecem bem grandes eles. eles tem possibilidade de receber helicopteros?
_________________

Têm.




ET PLURIBUS UNUN

Cumprimentos
Nautilus
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#4 Mensagem por Einsamkeit » Dom Out 02, 2005 8:30 pm

Seria uma otima aquisiçao para o Brasil e Argentina, mais como nossos governos nao tem visao, capaz de o brasil comprar uma Barroso, que é 5x mais cara para fazer o mesmo trabalho.

sabes quanto custou cada uma?




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
The Baaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1638
Registrado em: Dom Mai 02, 2004 3:56 pm
Localização: Palmas-PR
Contato:

#5 Mensagem por The Baaz » Dom Out 02, 2005 8:57 pm

Einsamkeit escreveu:Seria uma otima aquisiçao para o Brasil e Argentina, mais como nossos governos nao tem visao, capaz de o brasil comprar uma Barroso, que é 5x mais cara para fazer o mesmo trabalho.

sabes quanto custou cada uma?


Pode ser 5x mais cara, não se sabe, mas pelo menos foi projetada e construída aqui, com mão de obra e tudo o mais nacional.




Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#6 Mensagem por Einsamkeit » Dom Out 02, 2005 9:21 pm

Baaz, como navio de guerra tem seus meritos, mais aquele navio portugues é de construçao nada especifica, quase todos seus sistemas sao Civis, logicamente o projeto nos seria repassado.




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#7 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Out 02, 2005 10:43 pm

Conforme já havia falado ao Raul,


Novamente parabenizo a Marinha de Portugal pelo projeto.

Apesar da humildade do Raul, é assim que começam as coisas. Ninguém começa com uma AEGIS, mas, como dizem os chineses, "uma longa jornada começa sempre com o primeiro passo"!

Raul, demais colegas portugueses, parabéns pelo feito! Merece destaque, e particularmente à mim deu ótima impressão!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#8 Mensagem por Einsamkeit » Dom Out 02, 2005 11:05 pm

Mais suponho eu que ele seja armado com algumas metralhadoras nos lados e na popa nao?




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55370
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2783 vezes
Agradeceram: 2456 vezes

#9 Mensagem por P44 » Seg Out 03, 2005 5:55 am

Amigo Zawevo [009] Bela Foto!!!!!! :D

Entretanto deixo aqui noticia pulbicada ontem no DN.

Espero que não venham a existir atrasos no programa :!:

Vergonhoso a ausência de qq membro do governo :!:

Imagem




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55370
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2783 vezes
Agradeceram: 2456 vezes

#10 Mensagem por P44 » Seg Out 03, 2005 6:09 am

Mais uma vez deixo aqui as caracteristicas dos Navios, especialmente pra os Colegas Brasileiros:

fonte: Estaleiros Navais de Viana do Castelo

NPO-2000 (2 em construção + 6 previstas)

Imagem
P 360 - NRP Viana do Castelo
P 361 - NRP Figueira da Foz (?)

Comprimento fora a fora
83,10 m

Comprimento na linha de água
76,80 m

Pontal ao convés
6,90 m

Pontal ao convés superior
9,60 m

Boca na linha de água
12,26 m

Boca máxima
12,95 m

Imersão
3,69 m

Deslocamento
1600 t

Velocidade máxima mantida
20 nós

Alojamentos (nº de camarotes)
25

Guarnição (oficiais sargentos e praças)
35 pessoas

Alojamento adicional
32 pessoas


Autonomia
Combustível-5000 milhas em 14 dias a 15 nós (margem 20%)

Água doce : 30 dias



Propulsão
2 motores diesel de 3900 KW cada a 1000 r.p.m.

2 motores eléctricos de 200 KW (baixa velocidade) a 1000 r.p.m.

Hélices 2 x Ø 2550 mm - passo variável - 5 pás


Produção de energia eléctrica
4 alternadores diesel de 362 kW cada


Sistemas de comando e controlo
Sistema integrador de informação

Sistema integrado de gestão de plataforma

Sistema integrado de navegação

Sistema integrado de comunicações
MF/HF/VHF/UHF, incluindo terminal satélite
INMARSAT, equipamentos GMDSS e acesso ao SIFICAP


Meios de socorro, transporte e fiscalização
2 embarcações semi-rígidas

botes


Armamento
1 peça de artilharia de 40 mm


Prevista a entrega para Abril/2006 (P 360) e Agosto/2006 (P361)

Versão modificada para combate á poluição :arrow:

NCP
Imagem

Características Principais
Comprimento fora a fora
83,10 m

Comprimento na linha de água
76,80 m

Pontal (Ao convés principal - Pavimento 1)
6,90 m

Pontal (Ao convés superior - pavimento 01)
9,60 m

Boca na linha de água
12,26 m

Boca máxima
12,95 m

Deslocamento
1.600 t

Imersão
3,69 m

Velocidade máxima mantida
20 nós

Velocidade mínima mantida durante várias horas
[1;2] nós

Alojamentos (Nº de camarotes)
25

Guarnição (oficiais sargentos e praças)
35 pessoas

Alojamento adicional
32 pessoas


Autonomia
Combustível - 3000 milhas a 13 nós (margem de 20%)

Água doce : 30 dias


Propulsão
2 motores diesel de 3900 KW cada a 1000 r.p.m.

2 motores eléctricos de 200 KW (baixa velocidade) a 1000 r.p.m.

Hélices 2 x Ø 2550 mm - passo variável - 5 pás


Produção de energia eléctrica
4 alternadores diesel de 362 kW cada


Sistemas de comando e controlo
Sistema integrador de informação

Sistema integrado de gestão de plataforma

Sistema integrado de navegação

Sistema integrado de comunicações
MF/HF/VHF/UHF, incluindo terminal satélite
INMARSAT, equipamentos GMDSS e acesso ao SIFICAP


Meios de socorro, transporte e fiscalização
2 embarcações semi-rígidas

botes


Sistema de recolha e trasfega de poluentes
Este navio terá instalado :
um sistema para recolha e trasfega dos poluentes de média e alta viscosidade derramados no mar.

Um Enrolador de Barreira. O enchimento das barreiras será efectuado por um compressor portátil operado por apenas um homem.

Um Sistema de Lançamento de Dispersante por ambos os bordos.

Dois tanques flutuantes portáteis do tipo "Unibag", de 50 m3 cada um.

Uma Serpentina interna de circulação de vapor, com tomadas de admissão e purga que permitem o aquecimento dos produtos poluentes existentes no exterior dos tanques, até 200 m3 de capacidade, para facilitar a sua extracção e desembarque.


Embarcação de combate à poluição
1 embarcação adequada para operar num meio com hidrocarbonetos para efeitos de combate à poluição.


Armamento
1 peça de artilharia de 40 mm


Entrega prevista para Abril e Setembro de 2007




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#11 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Out 03, 2005 6:41 am

À vista, parecem melhores e mais imponetes que no desenho esquemático apresentado.

Terão a peça de 40m na proa, e posibilidade de poderem operar com um heli.

Serão 10 unidades.

Finalmente começa a materializar-se algo para a Marinha, se bem que será com pena, embora sabendo que nada é eterno ver as velhas corvetas BdA eJC a serem abatidas antes que esses navios estejam incoporados nos efectivos da Armada.

També tenho pena que pelo menos em 4 unidades não lhes sejam aplicados sistemas de armas que os tornem em "corvetas", mais artilhados para determinados teatros bélicos onde poderiam ser úteis.

Não sendo navios revolucionários, nem especialmente complexos, são naviosà medida das nossas possibilidades, e que dão resposta à urgente renovação da nossa frota de patrulhões oceânicos.

Aguardo que o ritmo da sua construção seja rápido, e que em breve se possa começar a ver o esboço do nosso futuro NavPol.




Imagem
Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#12 Mensagem por pt » Seg Out 03, 2005 6:56 am

Infelizmente serão oito NPO's e não 10
Serão 10 se contarmos com os 2 NCP's

Cumprimentos




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#13 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Out 03, 2005 7:15 am

Eu sei, PT:

Eu incluo os NCP, já que estruturalmente são semelhantes e estão armados com a mesma peça de 40mm.

De resto é bom que assim seja, porque se fossem meramente especializados nessa tarefa, poderiam correr o risco de permanecerem anos à espera de uma tragédia.

Esta opção por mais mais polivalentes foi, na minha opinião, muito positiva.
__________________

Com remate, acho que se poderia aproveitar este conceito de uma polivalência possivel, para poder virem a ser construidos navios patrulhas costeiros no futuro, que podessem possuir a capacidade de caça/draga-minas.




Imagem
JNSA
Sênior
Sênior
Mensagens: 720
Registrado em: Dom Dez 12, 2004 9:28 pm
Localização: Lisboa, Portugal

#14 Mensagem por JNSA » Seg Out 03, 2005 7:33 am

Finalmente boas notícias! :D Só tenho pena do tempo que ainda vão demorar a entrar ao serviço, visto que, como o Rui disse, a frota de corvetas já se encontra num nível muito baixo de operacionalidade, e como tal, precisam de substituto urgente. Mas o que interessa é que esse substituto já está efectivamente a caminho... :wink:




Avatar do usuário
zawevo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 138
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 3:49 pm
Localização: Queijas - Portugal

O seu a seu dono

#15 Mensagem por zawevo » Seg Out 03, 2005 8:00 am

Agradeçam as fotos ao Jorge Sottomayor.
A ele é que se deve dar todo o crédito.
Cumprimentos




Responder