CHINA: Criada uma nova esquadra naval

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55371
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2783 vezes
Agradeceram: 2456 vezes

CHINA: Criada uma nova esquadra naval

#1 Mensagem por P44 » Sex Set 30, 2005 5:04 am

http://dn.sapo.pt/2005/09/30/internacio ... naval.html

china Criada uma nova esquadra naval



O Governo chinês anunciou ontem que "estabeleceu recentemente uma esquadra naval de reserva no mar da China Oriental", uma região com importantes reservas de petróleo e gás natural que é objecto de disputas territoriais com o Japão. A nova força terá como missão intervir em situações de emergência em tempo de paz e "ter um papel activo noutros campos" que o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês não precisou.

O anúncio surgiu poucas semanas depois do primeiro grande exercício militar conjunto com a Rússia, cujas manobras finais com fogo real testaram operações de natureza aero-naval (que, 'traduzida' para uma missão real, faz da ilha de Taiwan o alvo implícito). Os analistas olham para a China como um país que quer assumir um papel primário de potência regional indisputado, no plano militar, a leste e no sudeste da Ásia. E os neoconservadores americanos veêm em Pequim a ameaça ao estatuto de superpotência dos EUA - classificando as relações bilaterais como uma "competição estratégica" e não como uma "parceria estratégica".




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#2 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Set 30, 2005 5:37 am

É A POTÊNCIA EMERGENTE A DAR OS PRIMEIROS PASSOS NO CAMINHO PARA SE TORNATR, NO MEU ENTENDER NÃO SÓ UMA POTÊNCIA REGIONAL, MAS CONTINENTAL.

UMA CHINA MILITAR, DE CONCEITO DEFENSIVO, TERRITORIAL, MAS COM ASPIRAÇÕES A TER ALGUM PODER SIGNIFICATIVO AO NÍVEL DA PROJECÇÃO DE FORÇAS.

O QUE EU ACHO ESSENCIAL SE A CHINA POPULAR QUISER UM DIA TRAVAR UM BRAÇO DE FERRO POR CAUSA DE TAIWAN, E NÃO SÓ PARA DEFENDER OS SEUS INTERESSES JUNTO DESSES MARES RICOS EM JAZIDAS PETROLÍFERAS.

O QUE É PENA É QUE A NOTÍCIA TENHA SIDO OMISSA RELATIVAMENTE À COMPOSIÇÃO DESSA NOVA ESQUADRA NAVAL.

QUE TIPOS DE UNIDADES E QUANTIDADES É QUE A COMPÕEM?

_______


Perdão, mas tinha o caps lock ligado.




Imagem
JNSA
Sênior
Sênior
Mensagens: 720
Registrado em: Dom Dez 12, 2004 9:28 pm
Localização: Lisboa, Portugal

#3 Mensagem por JNSA » Sex Set 30, 2005 6:26 am

Rui Elias Maltez escreveu:Perdão, mas tinha o caps lock ligado.


:lol: :lol: :wink:

-----

Rui, ainda só aqui é que li esta notícia, e como é lógico preciso de procurar mais dados, mas a criação desta frota pode ser só uma medida de retórica política.

Ela será certamente equipada com navios que já estavam na Marinha Chinesa, ou com alguns que estivessem em fase final de construção.

Mas a criação desta frota específica provavelmente é para afirmação de soberania face ao exterior. Já existiam de certeza navios a proteger esta área, mas dizer que há uma frota atribuída exclusivamente a esta zona tem mais peso.

Para lhe dar uma analogia, nós sabemos que existem navios portugueses que regularmente patrulham a zona das Selvagens. Mas imagine que criavamos uma flotilha para proteger essa zona (mesmo que não fosse baseada aí). Isso traria um certo impacto político e diplomático, mesmo que a flotilha fosse meramente simbólica. (atenção, não estou a dizer que devemos fazer isto - é só um exemplo :wink: )




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#4 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Set 30, 2005 8:26 am

Provavelmente será isso, ou eles especificariam melhor que tipo de plataformas é que compoem essa frota, e de quantas unidades.

Mas tendo em conta que a economia chinesa está a a dar um pulo enorme e que o orçamento de Pequim para a Defesa está em crescimento, não me admiraria muito se daqui a 10 anos tivesemos ali uma média potência ao nível naval




Imagem
Responder