PROBLEMAS ENFRENTADO PELA INDIA COM O LEGACY DA EMBRAER

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#16 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Set 13, 2005 11:45 pm

Alcantara escreveu:Não se iludam. Não é por que a Petrobrás é estatal que ela irá vender aqui dentro a preço subsidiado. Muito pelo contrário. Ela vende os derivados de petróleo internamente a preços internacionais, mesmo com grande parte da produção sendo nacional. Se o custo de produção de um barril de petróleo tirado da bacia de Campos custa, sei lá, uns 38 dólares, e ela compra no mercado externo um outro barril para complementar a produção a 70 dólares, ela irá cobrar aqui dentro como se todos os barris fossem importados. Não é a toa o gigantesco lucro que ela vem tendo. Imaginem: 80% da produção a 38 dólares (não sei o valor exato) o barril e 20% a 70 dólares o barril, mas cobrando das distribuidoras como se fosse 100% a 70 dólares! Deve ser isso que ela chama de economia de mercado. É o mercado internacional que regula o preço dos combustíveis.

Negativo!

Os preços do mercado interno estão defasados em 30% em comparação com o preço internacional.

A Petrobrás perde cerca de US$ 30 Mi diariamente com essa defasagem.

Mas os preços aqui dentro são caríssimos pela absurda carga tributária sobre a gasolina, cuja elasticidade-preço é inelástica, e portanto ele proporciona maiores ganhos em termos de tributação.

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
The Baaz
Sênior
Sênior
Contato:

#17 Mensagem por The Baaz » Ter Set 13, 2005 11:52 pm

Finken, um barril de petróleo brasileiro custa para a Petrobrás cerca de 5 dólares. O preço dos combústiveis aqui então, estão absurdamente caros, visto que o país produz mais de 90% do petróleo aqui utilizado.

Tá certo que a carga tributária ajuda muito esses preços elevados, mas aumentar o combustivel por causa da alta do petroleo lá fora é balela.

Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#18 Mensagem por Alcantara » Qua Set 14, 2005 12:26 am

FinkenHeinle escreveu:Os preços do mercado interno estão defasados em 30% em comparação com o preço internacional.

Só que a diferença do custo de produção do barril nacional para o barril internacional é bem maior do que isso. Não sei se é a 5 dólares como o Baaz falou, mas com certeza é bem menos do que o custo internacional. Deve-se lembrar que a maior parte da nossa produção é extraida aqui, com quase autosuficiência. Os seus alegados 30% de defasagem em relação ao preço internacional ainda são um ótimo lucro para a Petrobrás pois como este preço excede em muito o custo que ela teve para extraí-lo por aqui, isso cobre os custos da importação e ainda dá lucro. É como eu falei, cobra-se aqui dentro tendo como base um custo lá de fora.

Obs: esse assunto (Petrobrás) não está off topic?

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Malandro
Sênior
Sênior

#19 Mensagem por Malandro » Qua Set 14, 2005 12:53 am

Alcantara escreveu:Não se iludam. Não é por que a Petrobrás é estatal que ela irá vender aqui dentro a preço subsidiado. Muito pelo contrário. Ela vende os derivados de petróleo internamente a preços internacionais, mesmo com grande parte da produção sendo nacional. Se o custo de produção de um barril de petróleo tirado da bacia de Campos custa, sei lá, uns 38 dólares, e ela compra no mercado externo um outro barril para complementar a produção a 70 dólares, ela irá cobrar aqui dentro como se todos os barris fossem importados. Não é a toa o gigantesco lucro que ela vem tendo. Imaginem: 80% da produção a 38 dólares (não sei o valor exato) o barril e 20% a 70 dólares o barril, mas cobrando das distribuidoras como se fosse 100% a 70 dólares! Deve ser isso que ela chama de economia de mercado. É o mercado internacional que regula o preço dos combustíveis.

Acho que tanto Alcantara qto Finken tem sua razão. Ela cobra quase o mesmo preço que o mercado internacional para não afugentar os investimentos externos aqui de outras petroleiras . Se ela fosse privatizada seria mais eficiente e o país ainda ganharia com isso sob forma de impostos . Mas ela cobra aum pouco menos , entre outros fatores via CIDE que é um imposto cujo valpr oscila em uma banda que é utilizado pelo governo para ajudar a controlar a inflação podendo se quiser a gasolina onde neste caso a parte menor da banda é aplicada ( calma , Marechal...) . Mas se ela fosse privatizada talvez por ser mais eficiente cobrasse menos ( se bem que a baixa elasticidade-preço citada por finken seria realmente um empecilho ) mas com ceteza o país ganharia via impostos ( acho que o lucro da Petrobras , pelo menos em parte fica com ela , mas não tenho certeza ) .Não conheço nehum caso onde uma estatal lucrasse mais antes de ser privatizada .

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#20 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Set 14, 2005 7:46 pm

Malandro escreveu:Não conheço nehum caso onde uma estatal lucrasse mais antes de ser privatizada .

Tambem não, mas conheço casos onde empresas traziam mais benefícios ao país quando eram estatais...
E sobre o preço da gasolina, privatizar a petrobras não fara ter concorrência, as empresas vão ver o preço no mercado internacional e depois no nacional e vender pelo mais caro, se alguem não aceitar fica sem...

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
The Baaz
Sênior
Sênior
Contato:

#21 Mensagem por The Baaz » Qua Set 14, 2005 8:26 pm

A Petrobrás é uma Empresa de área estratégica, não deve ser privatizada. Ela deve sim mudar um pouco sua política de lucros extremos e cobrar um preço justo dos combústiveis aqui dentro.

Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Alcantara
Sênior
Sênior
Contato:

#22 Mensagem por Alcantara » Qua Set 14, 2005 9:51 pm

Também acho que a Petrobrás não deve ser privatizada.

Marechal-do-ar escreveu: ...as empresas vão ver o preço no mercado internacional e depois no nacional e vender pelo mais caro, se alguem não aceitar fica sem...

Isso a Petrobrás já faz. :lol:

suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

#23 Mensagem por suntsé » Seg Set 19, 2005 2:11 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Malandro escreveu:Não conheço nehum caso onde uma estatal lucrasse mais antes de ser privatizada .

Tambem não, mas conheço casos onde empresas traziam mais benefícios ao país quando eram estatais...
E sobre o preço da gasolina, privatizar a petrobras não fara ter concorrência, as empresas vão ver o preço no mercado internacional e depois no nacional e vender pelo mais caro, se alguem não aceitar fica sem...

A privatização da Petrobrás seria uma irresponsabilidade, ou seja infelismente tem Brasileiro que ve a questão arrecadatória e que privatizaria o país inteiro, sem levar em consideração os beneficios tecnologicos e estratégicos que uma empresa como a petrobrás oferece ao país, esta discurso de concorrencia e arrecadação que pessoas a favor destas privatizações fazem não passa de balela!

Pois muitas empresas estatais foram privatizadas! não ouve aumento da concorrencia! ouve monopólio e aumento de preços, dor de cabeça para o consumidor, e aumento da dependencia do Brasil com relação a capital estrangeiro e tecnololia que vem de fora!

Boa Sorte!

Malandro
Sênior
Sênior

#24 Mensagem por Malandro » Seg Set 19, 2005 8:34 pm

Marechal-do-ar escreveu:

./quote]

Daí a importancia de privatizações bem sucedidas como foi o caso da telefonia aqui que aumentou a oferta e qualidade de produtos etc . O caso de estatais que traziam mais benefício é bem mais raro que privatizações mal sucedidas .
A Petrobrás é uma Empresa de área estratégica, não deve ser privatizada.

Qual a importância dela ? Sério , não vejo nenhuma !

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

#25 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Set 19, 2005 8:40 pm

Malandro escreveu:Daí a importancia de privatizações bem sucedidas como foi o caso da telefonia aqui que aumentou a oferta e qualidade de produtos etc . O caso de estatais que traziam mais benefício é bem mais raro que privatizações mal sucedidas .

A telefonia foi o maior exemplo de um fracasso nas privatizações, na época em que foram iniciadas estava surgindo as linhas digitais, o governo queria trocar todo o sistema por linhas digitais, mas ao invés de meter a mão na massa vendeu (ou deu) as empresas e pôs no contrato que os compradores tinham que instalar as linhas digitais, ok, venderam as linhas digitais foram instaladas mas... E os benefícios das linhas digitais???? Instalar uma linha dessas é quase de graça mesmo assim pagamos uma taxa e fazer um inter-urbano por exemplo não devia custar mais do que alguns centavos por hora, mas custa mais do que isso por minuto, mesmo gastando uma nota com publicidade as telefônicas estão tendo lucros astronômicos, mas cadê as vantagens que as linhas digitais deveriam trazaer??? Para o povo tudo o que aconteceu foi que ao invés de pagar caro na linha passou a pagar caro nas ligações, ja para as telefônicas as linhas digitais trouxeram um benefício gigantesco...

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
suntsé
Sênior
Sênior

#26 Mensagem por suntsé » Seg Set 19, 2005 10:34 pm

Malandro escreveu:
A Petrobrás é uma Empresa de área estratégica, não deve ser privatizada.

Esta é a declaração mais infeliz que eu já ouvi!

Se umas das maiores empresas de petroleo do mundo não fose importante os americanos não estariam de olho nela!

E foi a petrobrás que continua ajudando o nosso país a se desenvolver, caso o contrario estaria avendo racionamento de combustivel, a nossa industria nacional pararia, e a petrobrás tem desenvolvido tecnologia de ponta para nosso amado Brasil, graças a petrobrás o Brasil aumenta a cada ano a sua capacidade energética, que é fundamental para o desenvolvimento economico e social do Brasil!

É incrivel como algumas pessoas acham que o Brasil deveria se desfazer de todos os recursos naturais para os estrangeiros, ou seja privatizar o país inteiro!

fredom
Sênior
Sênior

#27 Mensagem por fredom » Seg Set 19, 2005 11:12 pm

que isso, ela é uma das maiores empresas brasileiras, se nos privatizassemos ela, deixarimos nas maos do do novo dono (que provavelmente sera extrangeiro) mais de 17 bi, que seriam investidos certamente em diversas partes do mundo menos no Brasil, eu não entendo como alguem pode querer privatizr uma empresa que gera tanto lucro e tecnologia, vide a construção das novas plataformas em estaleiros do pais, e ela é reconhcida internarcionalmente como a empresa que detem as melhores tecnologias de extração de petroleo em grandes profundidades.

Razão Social Petróleo Brasileiro S.A.
Setor Indústria
Sub-setor Química e Petroquímica
Atividade principal Produção, refino, transporte e comércio de petróleo e derivados
Tipo de sociedade Anônima Aberta
Origem do capital Estatal

Endereço Av. República do Chile, 65
Bairro Centro
Município Rio de Janeiro
Estado RJ
CEP 20035-900
Telefone (0 xx 21) 2534 1510
Fax -
Site http://www.petrobras.com.br
E-mail petroinvest@petrobras.com.br

Valores em R$ milhões - 2004

Receita Líquida 85.574,40
Lucro Líquido 17.754,20
Ativo Total 137.635,90
Patrimônio Líquido 64.253,60

Razão Social Petrobras Distribuidora S.A.
Setor Comércio
Sub-setor Comércio Atacadista
Atividade principal Comércio e distribuição de derivados de petróleo
Tipo de sociedade Anônima Aberta
Origem do capital Misto

Endereço Rua General Canabarro, 500
Bairro Maracanã
Município Rio de Janeiro
Estado RJ
CEP 20271-905
Telefone (0 xx 21) 3876 4477
Fax (0 xx 21) 3876 4977/ 4996
Site http://www.br.com.br
E-mail -

Valores em R$ milhões - 2004

Receita Líquida 27.978,40
Lucro Líquido 634,10
Ativo Total 7.755,70
Patrimônio Líquido 3.507,60

Imagem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6371 vezes
Agradeceram: 6721 vezes
Contato:

#28 Mensagem por Túlio » Ter Set 20, 2005 1:48 am

SE forem modificadas as regras no sentido de que o sócio controlador tenha NECESSARIAMENTE que ser Brasileiro, por que não? A telefonia, se foi um fracasso por um lado, por outro...Bem, hoje até um Zé-Mané como eu pode ter telefone e Internet, antes, só rico e bem-apadrinhado... No Rio e Sampa parece que choveu telefone, agora, no resto do Brasil, antes da privativafão, não foi bem assim...
Então, se é para ser explorado pela Petrobrás monopolista e estatal - não sei por quê, mas o termo 'estatal' sempre me cheira a comun...bom, deixa prá lá - ou pela Iniciativa Privada, esta ao menos tem que ralar para manter a freguesia...

Alcantara
Sênior
Sênior
Contato:

#29 Mensagem por Alcantara » Ter Set 20, 2005 3:44 am

É, realmente, atualmente a telefonia está muito pior do que antes... :wink: Só sendo irônico mesmo. Se a telefonia for um exemplo de fracasso eu quero um fracasso desse em todos os setores!!!! Pelo que vocês medem o sucesso ou fracasso de uma privatização? Eu meço pelo acesso da população ao serviço. Não me interessa se a empresa é X ou Y. Me importa saber é quanto vou pagar pelo serviço e qual a qualidade dele. Telefone é um serviço que agora toda a população tem acesso e com uma qualidade que não tinha antes. O serviço antes era caro, ineficiênte e ao qual poucos tinham acesso, além do setor ser um cabide de empregos no qual o dinheiro público descia pelo ralo.

Telefone antes era um bem (não era um serviço como agora, era um bem mesmo) que apenas uns poucos endinheirados ou bem relacionados possuíam e que era tão caro que se herdava, passava de pai para filho. Parece que algumas pessoas esqueceram (talvez algumas nunca tenham vivenciado isso) que os custo para se comprar uma linha telefônica em alguns bairros eram equivalentes muitas vezes ao preço de um carro. Que as linhas tinham constantes ruídos, chiavam, davam estalos e muitas vezes tinham "linha cruzada", isso quando não ficava muda de uma hora para outra. Se esqueceram que quando a linha tinha problema e você pedia reparo isso só acontecia mais de uma semana depois. Se esqueceram que quando você se mudava a transferencia da sua linha dependia de “disponibilidade técnica" e não tinha um prazo certo para ser instalada, podendo demorar um bom tempo nisso. É a mesma realidade de agora, não? Realmente essa privatização foi um fracasso. :lol:

Celular, então? Melhor nem começar...

Se as empresas pagarem os seus impostos, satisfizeram os seus cliente e gerarem empregos está perfeito. Satisfeitos esses requesitos, tanto faz para a população se a empresa X, Y ou Z é estatal ou privada, nacional ou estrangeira.

Abraços!!!

Editado pela última vez por Alcantara em Ter Set 20, 2005 1:20 pm, em um total de 3 vezes.
suntsé
Sênior
Sênior

#30 Mensagem por suntsé » Ter Set 20, 2005 11:52 am

tulio escreveu:SE forem modificadas as regras no sentido de que o sócio controlador tenha NECESSARIAMENTE que ser Brasileiro, por que não? A telefonia, se foi um fracasso por um lado, por outro...Bem, hoje até um Zé-Mané como eu pode ter telefone e Internet, antes, só rico e bem-apadrinhado... No Rio e Sampa parece que choveu telefone, agora, no resto do Brasil, antes da privativafão, não foi bem assim...
Então, se é para ser explorado pela Petrobrás monopolista e estatal - não sei por quê, mas o termo 'estatal' sempre me cheira a comun...bom, deixa prá lá - ou pela Iniciativa Privada, esta ao menos tem que ralar para manter a freguesia...

Amigo que empresa Brasileira?

Pois eu não conheço nenhuma grande empresa Brasileira que NÃO tenha forte influencia do capital Estrangeiro!

Editado pela última vez por suntsé em Ter Set 20, 2005 5:04 pm, em um total de 1 vez.
Responder