Notícias 16/09 - 17/09

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Spetsnaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1967
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 10:30 pm

Notícias 16/09 - 17/09

#1 Mensagem por Spetsnaz » Sáb Set 17, 2005 2:28 pm

FlyNews ONLINE

http://paginas.terra.com.br/noticias/FlyNews/

ou

http://www.flynews.cjb.net

FlyNews ONLINE


--------------------------------------------------------------

Tam entra na guerra tarifária com Varig e Webjet

Não foi só a Varig que entrou na guerra tarifária com a Webjet, a Tam também. A maior empresa aérea do mercado doméstico decidiu vender passagem aérea entre Guarulhos e Brasília a partir de R$ 149, o mesmo preço que a Webjet está oferecendo e que a Varig passou a vender. Entre Galeão e Brasília, a Tam também tem passagens a partir de R$ 149, mas com escala em São Paulo.

Fonte: PANROTAS (Cindy Correa)

--------------------------------------------------------------

Webjet se diz surpresa com atitude da Varig

O presidente da companhia aérea low cost/low fare, Webjet, Rogério Ottoni, se disse surpreso com o fato de a Varig ter igualado suas tarifas para Brasília, saindo do Galeão (RJ) e de Guarulhos (SP). Segundo ele, “uma empresa tradicional como a Varig, com seu tamanho e custos, três dias depois de mais um aumento de combustível, igualar os preços de uma nova empresa, que segue a linha do baixo custo/baixa tarifa, é surpreendente”.

Ottoni diz que para os agentes de viagens e passageiros é muito importante a chegada de uma quarta empresa aérea nacional. “Quanto mais opções para viajar, melhor, tanto em preço como em horários, cidades servidas e perfil de empresa”, explica ele. A Webjet tem, inclusive, um carimbo em seu site, incentivando a venda via agências.

O presidente da Webjet quer mais uma vez reafirmar seu compromisso com os agentes de viagens, com quem iniciou parceria esta semana, ao assinar acordo com a Abav Nacional. “Pagamos 10% de comissão aos agentes, e concorrência paga menos, e reafirmo que todas as nossas promoções estão disponíveis para os agentes de viagens. Não temos promoções válidas só para o nosso site, isso faz parte do acordo com a Abav”, disse. “Nossa política comercial é única”, afirma.

Rogério Ottoni anunciou ainda que nesta madrugada a Webjet iniciou as vendas de seus dois novos destinos: Belo Horizonte e Florianópolis, que começam a ser operados em 1o de outubro. Hoje a empresa voa para São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

Fonte: PANROTAS (Artur Luiz Andrade)

--------------------------------------------------------------

Funcionários do DAC serão remanejados para Anac, diz senador
Agência Brasil

O senador Heráclito Fortes (PFL/PI), relator do projeto de lei complementar que cria a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), garantiu que o quadro de funcionários do Departamento de Aviação Civil (DAC) será remanejado para a agência, "em uma transição civilizada e pacífica, porque vai visar à melhoria no setor". Em um debate promovido pelo programa "Diálogo Brasil", na quarta-feira, Fortes chamou a atenção para a situação da aviação brasileira:

- Na maioria dos paises do mundo a aviação é estratégica. É fundamental que o governo acorde pra isso.

No Rio de Janeiro, a economista Heloísa Pires, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, participou do debate e comparou a situação das empresas aéreas brasileiras com as do hemisfério norte. Segundo ela, os lucros lá são muito maiores que os do Brasil.

- Se a gente considerar a paridade da moeda, os preços dos combustíveis no exterior são mais baixos - ressaltou.

Já o presidente da Associação Nacional em Defesa dos Passageiros do Transporte Aéreo, Cláudio Candiota Filho, disse, em São Paulo, que "o problema ultrapassa as fronteiras do país e nem mesmo a Anac poderá resolvê-los", ao lembrar que companhias aéreas americanas e européias enfrentam dificuldades.

Já na opinião do economista Paulo César Coutinho, do Centro de Regulação de Mercado da Universidade de Brasília, os custos dos vôos não explicam a falência das empresas brasileiras. Ele lembrou que o equilíbrio da concorrência é uma das funções da Anac:

- A agência vai fazer o serviço de advocacia junto aos setores responsáveis, quanto à viabilização da situação da aviação brasileira.

Fonte: Globo Online

--------------------------------------------------------------
TAP escolhe Airbus para renovar frota

O Ministério da Obras Públicas diz ter recebido o parecer técnico e sublinha que a escolha do modelo do avião “é uma decisão empresarial”.

A administração da TAP já entregou ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC) o parecer técnico para a renovação da frota de longo curso da transportadora aérea nacional.
A proposta da equipa de Fernando Pinto aponta para a aquisição de 11 Airbus A-330, os quais irão substituir os seis A-310 e os quatro A-340 que operam nas rotas intercontinentais. “O conselho de administração da TAP, naturalmente, tem informado o Governo de todos os desenvolvimentos relativos a esta matéria”, mas a escolha do modelo do avião “é uma decisão de âmbito empresarial”, afirmou ao Diário Económico fonte oficial do Ministério das Obras Públicas. Sobre o calendário para a tomada de uma decisão final, a mesma fonte explica que o objectivo é encerrar este dossier “até final do mês”.

Fonte: Diário Económico (Celso Filipe)


--------------------------------------------------------------

Southwest demonstra interesse em rotas da Delta e Northwest

Reuters

A companhia aérea americana de baixo custo Southwest Airlines Co informou que poderia expandir seus serviços, caso suas concorrentes Delta e Northwest, que entraram na quarta-feira com pedido de recuperação judicial segundo o Capítulo 11 da Lei de Falências dos EUA, reduzirem suas operações. A Delta e a Northwest informaram que deverão reduzir vôos e optar por aviões menores em algumas rotas.

- Se elas o fizerem, nos estaremos abertos a isso. Seremos tão agressivos como sempre - disse Pete McGlade, vice-presidente de programas e planejamento da Southwest, durante a reunião mundial de empresas de baixo custo, realizada em Amsterdã.

McGlade lembrou da decisão da Southwest de capitalizar as oportunidades em Pittsburgh este ano, quando a US Airways reduziu suas operações.

Fonte: Globo Online

--------------------------------------------------------------


Essas e muitas outras!


FlyNews ONLINE

http://paginas.terra.com.br/noticias/FlyNews/

ou

http://www.flynews.cjb.net

FlyNews ONLINE


Abraços




Responder