Status dos P-3C Holandeses para PORTUGAL?
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55313
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2765 vezes
- Agradeceram: 2446 vezes
Status dos P-3C Holandeses para PORTUGAL?
Colegas Portugueses,
Podem informar do ponto da situação em que se encontra a trasnferência dos 5 P3-C ORION ex-Marinha Holandesa, que irão subsitituir os P3-P?
Obrigado,
Podem informar do ponto da situação em que se encontra a trasnferência dos 5 P3-C ORION ex-Marinha Holandesa, que irão subsitituir os P3-P?
Obrigado,
Editado pela última vez por P44 em Qui Set 15, 2005 8:10 am, em um total de 1 vez.
Triste sina ter nascido português
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Julgo que o processo está em curso, são 5 aparelhos que já estão há uns anos em Alverca, nas OGMA.
De um lote inicial de mais que a Holanda dispensou, esses 5 vieram para Portugal e os restantes para a Alemanha.
O aparelho que esteve acidentado já foi reparado, mas foi-me informado que será colocado em reserva e para treinamento de tripulações, e os restantes passarão a voar.
Julgo ainda que as verbas para o pagamento dessa compra já foram pagas, ou estão a sê-lo.
Talvez o Charlie tenha melhores informações, mas tanto quanto julgo saber, em 2006 esses P-3 estarão no activo, para substituir os nossos actuais.
De um lote inicial de mais que a Holanda dispensou, esses 5 vieram para Portugal e os restantes para a Alemanha.
O aparelho que esteve acidentado já foi reparado, mas foi-me informado que será colocado em reserva e para treinamento de tripulações, e os restantes passarão a voar.
Julgo ainda que as verbas para o pagamento dessa compra já foram pagas, ou estão a sê-lo.
Talvez o Charlie tenha melhores informações, mas tanto quanto julgo saber, em 2006 esses P-3 estarão no activo, para substituir os nossos actuais.
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55313
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2765 vezes
- Agradeceram: 2446 vezes
- Charlie Golf
- Sênior
- Mensagens: 1541
- Registrado em: Sex Mai 27, 2005 5:55 pm
- Localização: Almada, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Sei de umas coisitas.
Mas só mais logo é que puderei cá vir. Ah, dos 5 P-3C (P-3C e não P3-C, note-se bem ) ex-Marinha Real Holandesa que virão para a Força Aérea Portuguesa, 3 já se encontravam armazenados há uns tempos nas OGMA, em Alverca, incluindo o #304 que sofreu um incêndio quando, acidentalmente, lhe perfuraram o tanque principal de uma das asas. Em princípio, os E.U.A irão fornecer uma asa de um P-3B (retirado no AMARC) para substituir a anteriormente danificada.
Os restantes dois Orion virão directamente da Holanda (#300 e #307) onde têm operado e são mais avançados dado terem sofrido já parte do programa de modernização CUP, iniciais para "Capability Upkeep Program". Mais tarde eu já cá volto.
Mas só mais logo é que puderei cá vir. Ah, dos 5 P-3C (P-3C e não P3-C, note-se bem ) ex-Marinha Real Holandesa que virão para a Força Aérea Portuguesa, 3 já se encontravam armazenados há uns tempos nas OGMA, em Alverca, incluindo o #304 que sofreu um incêndio quando, acidentalmente, lhe perfuraram o tanque principal de uma das asas. Em princípio, os E.U.A irão fornecer uma asa de um P-3B (retirado no AMARC) para substituir a anteriormente danificada.
Os restantes dois Orion virão directamente da Holanda (#300 e #307) onde têm operado e são mais avançados dado terem sofrido já parte do programa de modernização CUP, iniciais para "Capability Upkeep Program". Mais tarde eu já cá volto.
Um abraço,
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Sim.
O danificado já lá estava há algum tempo, e foi devidamente reparado, e mais pelo menos 3 deles.
Os outros virão agora, ou já chegaram.
Se um dia for ao sultanato, vá à BA nº 1 e pode visitar por fora e por dentro um P-3 com os equipamentos todos que utiizavam.
E de caminho, apesar de ester já no acervo do Museu, ainda tinha muitas horas para poder voar.
Ora isso é sinal de que os holandeses vêem mesmo a caminho (aliás, já estão quase todos em Portugal).
O danificado já lá estava há algum tempo, e foi devidamente reparado, e mais pelo menos 3 deles.
Os outros virão agora, ou já chegaram.
Se um dia for ao sultanato, vá à BA nº 1 e pode visitar por fora e por dentro um P-3 com os equipamentos todos que utiizavam.
E de caminho, apesar de ester já no acervo do Museu, ainda tinha muitas horas para poder voar.
Ora isso é sinal de que os holandeses vêem mesmo a caminho (aliás, já estão quase todos em Portugal).
- Charlie Golf
- Sênior
- Mensagens: 1541
- Registrado em: Sex Mai 27, 2005 5:55 pm
- Localização: Almada, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Com o abandono do programa LECIP ("Life Extension Capability Improvement Program" - revitalização e modernização das células P-3P Orion), a Força Aérea Portuguesa (FAP) virou-se para a única opção disponível, ou seja, a aquisição de 5 P-3C aos Países Baixos. A Marinha Real holandesa foi obrigada a desfazer-se desta sua frota de aeronaves de patrulha marítima por decisão política. Dos 13 P-3C que possuía, a Holanda vendeu 8 à Marinha de Guerra alemã e 5 para a FAP. Em Portugal não existem quaisquer planos para a aquisição de uma sexta aeronave. Existe, isso sim, o pedido expresso da FAP à USAF para que o AMARC forneça uma asa ou um par de asas de um Lockheed Martin P-3 Orion que se encontre lá armazenado em bom estado (tudo aponta para que sejam de um P-3B último modelo) para substituir a que ficou severamente danificada no acidente com o P-3C #304 nas OGMA (perfuração acidental do tanque principal de combustível da asa esquerda).
Há ainda a possibilidade de pelo menos dois P-3P serem mantidos como "vacas", ou seja, em linguagem aeronáutica, serão reservados para servirem como futura fonte de partes e sobressalentes. Quanto ao destino a dar às restantes 4 plataformas, isso ainda é desconhecido. Fala-se que uma aeronave P-3P poderá ser mantida por mais uns anos a fim de ministrar treino quer a tripulações, quer a pessoal de terra.
Tudo indica que as aeronaves que venham a ser adquiridas por Portugal sejam dois P-3C parcialmente modernizados de acordo com o programa CUP (Capability Upkeep Program), os números 300 e 307, e que os três aparelhos holandeses que se encontram armazenados há já uns anos nas OGMA fechem o lote.
Aeronaves:
#300 - P-3C parcialmente modernizado (half CUP);
#304 - P-3C Update II.5;
#306 - P-3C Update II.5;
#307 - P-3C parcialmente modernizado (half CUP);
#310 - P-3C Update II.5.
Um dos P-3C holandeses que se encontra armazenado nas instalações das OGMA, em Alverca.
Pelo que se sabe, não está planeada a integração do JASSM ou SLAM-ER nos nossos P-3C ex-RNLN e, muito menos, a sua remotorização. O Ministro da Defesa (Dr. Luís Amado) já afirmou que o próprio "upgrade" é muito caro (sabe-se agora que, com alguma naturalidade, poderá seguir a linha do programa "CUP" holandês). Provavelmente assistir-se-à à integração do míssil anti-superfície AGM-65 Maverick nas versões IR/EO (tal e qual está a acontecer na USN) mas, para além dos torpedos e AGM-84 Harpoon que os P-3P já utilizavam, nada mais há em concreto. Quanto aos motores, e dado que o mesmo Ministro afirmou que os C-130H/H-30 estão na FAP "para lavar e durar" e que o novo avião médio de transporte táctico deverá ser muito provavelmente o EADS/CASA C-295M, não faria qualquer sentido gastar dinheiro na remotorização dos Orion já que seria a única frota a fazê-lo.
Entretanto são já conhecidos os números de série das aeronaves P-3C Orion destinadas à Força Aérea Portuguesa. Depois do Ministério da Defesa holandês os ter confirmado, a semana passada foi a vez do seu congénere nacional. Aqui fica então a lista:
Orions ex-RNLN destinados à FAP:
Orions ex-RNLN destinados à Marinha de Guerra alemã:
Já agora só de referir dois factos: primeiro, para aqueles que não o conheçam, existe um website holandês, o P-3 Orion Research Group, que tem um grande manancial de informação a respeito de todo este processo (e não só) e que vale a pena visitar e consultar; segundo (e em português) existe o excelente site "Walkarounds", dedicado a toda a Aviação Militar portuguesa, da autoria do meu grande amigo Nuno Martins.
Aqui ficam então alguns links de interesse sobre todo este assunto:
http://home.wxs.nl/~p3orion/index.html
http://walkarounds3.home.sapo.pt/orion.htm
http://www.emfa.pt/www/aeronaves/aerona ... pt&key=p3p
P-3P s/n 14803 (ex-RAAF P-3B, s/n A9-294), Esquadra 601 "Lobos", Base Aérea nº 6 Montijo.
RNLN P-3C CUP s/n 300 (futuramente FAP s/n 14807), RNLNAS Valkenburg, Agosto 2005.
Há ainda a possibilidade de pelo menos dois P-3P serem mantidos como "vacas", ou seja, em linguagem aeronáutica, serão reservados para servirem como futura fonte de partes e sobressalentes. Quanto ao destino a dar às restantes 4 plataformas, isso ainda é desconhecido. Fala-se que uma aeronave P-3P poderá ser mantida por mais uns anos a fim de ministrar treino quer a tripulações, quer a pessoal de terra.
Tudo indica que as aeronaves que venham a ser adquiridas por Portugal sejam dois P-3C parcialmente modernizados de acordo com o programa CUP (Capability Upkeep Program), os números 300 e 307, e que os três aparelhos holandeses que se encontram armazenados há já uns anos nas OGMA fechem o lote.
Aeronaves:
#300 - P-3C parcialmente modernizado (half CUP);
#304 - P-3C Update II.5;
#306 - P-3C Update II.5;
#307 - P-3C parcialmente modernizado (half CUP);
#310 - P-3C Update II.5.
Um dos P-3C holandeses que se encontra armazenado nas instalações das OGMA, em Alverca.
Defesa
Portugal paga 81 milhões de euros pela substituição de aviões-patrulha P3
25.02.2005 - 18h10 Lusa
Portugal vai pagar à Marinha holandesa 81 milhões de euros por cinco aviões-patrulha usados da marca Lockheed P-3C Orion, para substituir a frota actual.
Segundo disse à Lusa fonte do Ministério da Defesa, dois dos aparelhos, com configuração de guarda costeira, têm um custo unitário de 27 milhões de euros e serão entregues prontos para operar. Está previsto que sejam sujeitos a uma modernização, a partir de 2008, na OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal.
Os outros três aparelhos, que têm um custo de nove milhões de euros cada, terão de ser previamente sujeitos a reequipamento.
O programa de modernização vai implicar ainda a abertura de um novo concurso para a modernização dos sistemas electrónicos de missão dos aparelhos.
A Força Aérea Portuguesa dispõe de uma frota de seis P-3P, usados em missões de fiscalização marítima e busca e salvamento, mas dois estão inoperacionais.
Os aparelhos a comprar à Marinha holandesa são de fabrico mais recente, cerca de 20 anos mais novos.
Os seis aparelhos desactivados deverão ser vendidos, admitindo-se contudo que um ou dois sejam mantidos para "stock" de peças.
Os P-3 Orion são usados em missões de luta anti-submarina e de superfície, busca e salvamento, minagem, recolha de informação, apoio a missões de busca em combate e vigilância do espaço marítimo para detecção de actividades ilícitas.
De fabrico norte-americano, actualmente é empregue pelas Forças Armadas de 18 países, entre os quais EUA, Espanha, Canadá, Japão, Grécia, Argentina, Alemanha e Brasil.
O concurso de substituição dos P-3 foi aberto em Abril de 2002 pelo então ministro socialista, Rui Pena, que endereçou convites à L3 Communications e à Lockheed Martin, tendo apenas esta empresa apresentado proposta.
Um ano depois, o ministro da Defesa, Paulo Portas, determinou que a adjudicação fosse feita por ajuste directo, tendo iniciado negociações com a Marinha holandesa.
Pelo que se sabe, não está planeada a integração do JASSM ou SLAM-ER nos nossos P-3C ex-RNLN e, muito menos, a sua remotorização. O Ministro da Defesa (Dr. Luís Amado) já afirmou que o próprio "upgrade" é muito caro (sabe-se agora que, com alguma naturalidade, poderá seguir a linha do programa "CUP" holandês). Provavelmente assistir-se-à à integração do míssil anti-superfície AGM-65 Maverick nas versões IR/EO (tal e qual está a acontecer na USN) mas, para além dos torpedos e AGM-84 Harpoon que os P-3P já utilizavam, nada mais há em concreto. Quanto aos motores, e dado que o mesmo Ministro afirmou que os C-130H/H-30 estão na FAP "para lavar e durar" e que o novo avião médio de transporte táctico deverá ser muito provavelmente o EADS/CASA C-295M, não faria qualquer sentido gastar dinheiro na remotorização dos Orion já que seria a única frota a fazê-lo.
Entretanto são já conhecidos os números de série das aeronaves P-3C Orion destinadas à Força Aérea Portuguesa. Depois do Ministério da Defesa holandês os ter confirmado, a semana passada foi a vez do seu congénere nacional. Aqui fica então a lista:
Orions ex-RNLN destinados à FAP:
c/n ------ USN BuNo --- RNLN --- FAP ---- Modelo
5733 ----- 161368 ----- 300 ---- 14807 --- P-3C CUP coast guard version
5750 ----- 161372 ----- 304 ---- 14808 --- P-3C-II.5
5758 ----- 161374 ----- 306 ---- 14809 --- P-3C-II.5
5762 ----- 161375 ----- 307 ---- 14810 --- P-3C CUP coast guard version
5773 ----- 161378 ----- 310 ---- 14811 --- P-3C-II.5
Orions ex-RNLN destinados à Marinha de Guerra alemã:
c/n ------ USN BuNo --- RNLN --- Kriegsmarine ---- Modelo
5737 ----- 161369 ----- 301 ------- 60+01 -------- P-3C CUP
5741 ----- 161370 ----- 302 ------- 60+02 -------- P-3C CUP
5745 ----- 161371 ----- 303 ------- 60+03 -------- P-3C CUP coast guard version
5754 ----- 161373 ----- 305 ------- 60+04 -------- P-3C CUP
5765 ----- 161376 ----- 308 ------- 60+05 -------- P-3C CUP
5769 ----- 161377 ----- 309 ------- 60+06 -------- P-3C CUP
5774 ----- 161379 ----- 311 ------- 60+07 -------- P-3C CUP
5776 ----- 161380 ----- 312 ------- 60+08 -------- P-3C CUP
Já agora só de referir dois factos: primeiro, para aqueles que não o conheçam, existe um website holandês, o P-3 Orion Research Group, que tem um grande manancial de informação a respeito de todo este processo (e não só) e que vale a pena visitar e consultar; segundo (e em português) existe o excelente site "Walkarounds", dedicado a toda a Aviação Militar portuguesa, da autoria do meu grande amigo Nuno Martins.
Aqui ficam então alguns links de interesse sobre todo este assunto:
http://home.wxs.nl/~p3orion/index.html
http://walkarounds3.home.sapo.pt/orion.htm
http://www.emfa.pt/www/aeronaves/aerona ... pt&key=p3p
P-3P s/n 14803 (ex-RAAF P-3B, s/n A9-294), Esquadra 601 "Lobos", Base Aérea nº 6 Montijo.
RNLN P-3C CUP s/n 300 (futuramente FAP s/n 14807), RNLNAS Valkenburg, Agosto 2005.
Editado pela última vez por Charlie Golf em Qui Set 15, 2005 9:58 am, em um total de 2 vezes.
Um abraço,
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Charlie:
Eu acredito que os actuais P-3 da FAP, eles acabarão por ficar todos em Portugal (mesmo que desactivados, ou em reserva).
Um já está em Sintra, no Museu, outros dois, refere-se, e o CG confirmou, que serão para canibalizar.
Sobram 3.
Será que ainda haveria mercado para esses aparelhos?
Que países poderiam comprar esses 3 aparelhos tão envelhecidos, e por quanto?
Tem opinião sobre isso?
Eu acredito que os actuais P-3 da FAP, eles acabarão por ficar todos em Portugal (mesmo que desactivados, ou em reserva).
Um já está em Sintra, no Museu, outros dois, refere-se, e o CG confirmou, que serão para canibalizar.
Sobram 3.
Será que ainda haveria mercado para esses aparelhos?
Que países poderiam comprar esses 3 aparelhos tão envelhecidos, e por quanto?
Tem opinião sobre isso?
Editado pela última vez por Rui Elias Maltez em Qui Set 15, 2005 7:50 am, em um total de 1 vez.
- Charlie Golf
- Sênior
- Mensagens: 1541
- Registrado em: Sex Mai 27, 2005 5:55 pm
- Localização: Almada, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Sinceramente, e dado o desgaste das células P-3P (relembre-se que são aeronaves P-3B, entregues em 1968, e que operaram durante década e meia na Real Força Aérea Australiana), penso que apenas poderão servir para treino ou fonte de sobressalentes.
Voltar a deixá-las como se fossem novas de fábrica (seria a génese do programa LECIP) ficaria muito dispendioso. E não parece haver interessados em tal muito embora a FAP continue a procurar. Há ainda a hipótese de serem vendidas a particulares para fins de exibição/exposição. Sei que da Holanda já terá partido uma proposta de aquisição de um P-3P que, mais tarde, seria transformado em P-3C da Marinha Real holandesa e incluído no espólio do Museu Aeronaval de Valkenburg. Por isso há que aguardar.
http://www.adf-serials.com/3a9.shtml
Voltar a deixá-las como se fossem novas de fábrica (seria a génese do programa LECIP) ficaria muito dispendioso. E não parece haver interessados em tal muito embora a FAP continue a procurar. Há ainda a hipótese de serem vendidas a particulares para fins de exibição/exposição. Sei que da Holanda já terá partido uma proposta de aquisição de um P-3P que, mais tarde, seria transformado em P-3C da Marinha Real holandesa e incluído no espólio do Museu Aeronaval de Valkenburg. Por isso há que aguardar.
http://www.adf-serials.com/3a9.shtml
Um abraço,
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55313
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2765 vezes
- Agradeceram: 2446 vezes
Grande CG!!!!
Sempre a par dos acontecimentos!
Muito obrigado!
Já agora, ainda há uma meia-hora vi um P-3P (ou será P3-P? )
a voar em direcção ao montijo.
Como vinha em serviço até tinha a máquina digital do trabalho no carro, mas infelizmente ele estava um pouco longe (já em aproximação á pista da BA 6) pelo que já não fui a tempo....se tivesse zoom
Sempre a par dos acontecimentos!
Muito obrigado!
Já agora, ainda há uma meia-hora vi um P-3P (ou será P3-P? )
a voar em direcção ao montijo.
Como vinha em serviço até tinha a máquina digital do trabalho no carro, mas infelizmente ele estava um pouco longe (já em aproximação á pista da BA 6) pelo que já não fui a tempo....se tivesse zoom
Triste sina ter nascido português
- Charlie Golf
- Sênior
- Mensagens: 1541
- Registrado em: Sex Mai 27, 2005 5:55 pm
- Localização: Almada, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
É mesmo P-3P!
Também com a permissão especial dos autores, aqui fica uma "artist impression" feita por Richard S. Dann para o P-3 ORG e que mostra o futuro aspecto dos P-3C CUP destinados à Marinha de Guerra Alemã.
Quem sabe se os futuros Orion portugueses não serão similares!
German Navy P-3C CUP 60+08, ex-RNLN #312.
Também com a permissão especial dos autores, aqui fica uma "artist impression" feita por Richard S. Dann para o P-3 ORG e que mostra o futuro aspecto dos P-3C CUP destinados à Marinha de Guerra Alemã.
Quem sabe se os futuros Orion portugueses não serão similares!
German Navy P-3C CUP 60+08, ex-RNLN #312.
Um abraço,
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
- Einsamkeit
- Sênior
- Mensagens: 9042
- Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
É a Luftwaffe de Volta a Açao!!!!!
Ainda continuo sem Intender o que deu na Cabeça dos Holandeses, sera que vao comprar mais De Zeven?
Ainda continuo sem Intender o que deu na Cabeça dos Holandeses, sera que vao comprar mais De Zeven?
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55313
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceu: 2765 vezes
- Agradeceram: 2446 vezes
- Charlie Golf
- Sênior
- Mensagens: 1541
- Registrado em: Sex Mai 27, 2005 5:55 pm
- Localização: Almada, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Tens razão P. Eu também achei estranha a menção a "Kriegsmarine" mas como me enviaram essa info do estrangeiro, decidi publicá-los "as is".
Já agora um pequeno update que ainda ontem se ficou a saber:
P-3P s/n 14801 canibalizado nas OGMA;
P-3P s/n 14802 abatido ao efectivo na B.A. 6;
P-3P s/n 14806 entregue ao espólio do Museu do Ar na B.A. 1, Sintra.
Todos os restantes três P-3P encontram-se ainda operacionais.
Já agora um pequeno update que ainda ontem se ficou a saber:
P-3P s/n 14801 canibalizado nas OGMA;
P-3P s/n 14802 abatido ao efectivo na B.A. 6;
P-3P s/n 14806 entregue ao espólio do Museu do Ar na B.A. 1, Sintra.
Todos os restantes três P-3P encontram-se ainda operacionais.
Um abraço,
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
Carlos Jorge Gomes
"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
- Einsamkeit
- Sênior
- Mensagens: 9042
- Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
- Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver
Nem vi que tava escrito Marine no aviao, Entschuldigung Mich!, Mais que coisa mais gay Bundesmarine, tem que ser Kriegsmarine mesmo.
Bons tempos, a afundar mercantes a torto e a direito.....
Bons tempos, a afundar mercantes a torto e a direito.....
Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness