Miguel:
Acho que precisamos sempre de ter fragatas com capacidade AAW decente e as OHP vão remediar, já que nem nas
Vasco da Gama temos um simples VLS.
Acho (espero
) que a Armada não pensa ter as OHP por muitos anos mais, mas enquanto não há verba para mais e melhor é o que se pode arranjar.
3 VdG para ASW e ASuW we 2 OHP para AAW.
Por mim acho que até se poderia pensar em comprar mais 2 OHP à Austrália para formar uma classe de 4 unidades.
Acredito que num futuro mais ou menos distante Portugal terá que pensar seriamente em construir ou comprar pelo menos 5 fragtaas (eu preconizaria 7) para essas valências, até porque as nossas VdG não terão muitos mais anos pela frente.
Quanto aos
Cacine (acho que pelo menos 4 estão ainda operacionais), são patrulhas costeiros que serão substituidos, como as corvetas JC e BdA pelos NPO's.
O que o Miguel preconiza seria interessante se os NPO's viessem mais artilhados (ou pelo menos alguns deles), mas como estão previstos, de nada servirão, senão para patrulhas simples.
Nunca poderão oferecer uma escolta decente.
Por isso em tempos eu preconizei que Portugal tivesse uma classe de 4 corvetas, (fragatinhas) para esses cenários de patrulhamento mais "musculado" que dispensasse a mobilização de uma fragata.
Mas acho que a sua ideia de manter as 3 VdG só é pouco, até porque dentro de algum tempo, elas também acostarão para a uma modernização, que leva tempo.