Mirage 2000 vence Super Hornet

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bender

#61 Mensagem por Bender » Dom Ago 07, 2005 5:28 pm

Eu li o tópico inteiro,vou fazer algumas considerações não técnicas pois não tenho o "equipamento"(conhecimento) nescessário para o confronto e seria facilmente abatido nessa arena pelos senhores :wink: . Mas vou comentar tendo como base uma das citações de Charlie Golf, que me dizem muito. Primeiramente concordo com todos que afirmam que são furadas as firmações do tipo"os americanos deixaram os outros ganharem", mas...tenho pra mim que praguimatismo americano em diversas áreas é imbátivel, então vejamos: São diversos os exercicios que americanos fazem em conjunto com outras forças amigas, e são diversos os relatos em que, as especificações dos equipamentos usados são nebulosas, e comuns os relatos de "vitórias" de oponentes sobre eles muitas vezes com equipamentos nitidamente menos dotados. Na realidade devemos crêr que os americanos, com seu profissionalismo e praguimatismo na área de defesa , sabem com todos os detalhes,(inclusive os de negligência sórdida, como a defasagem tecnológica das nossas a FA, por ex.) os equipamentos militares da maioria ,se não de todos os países do mundo; seu potencial,recursos, manutenção e o que é nescessário para se opor a eles com superioridade em cada caso, portanto os equipamento nesses exercícios nunca são os que podem prover a eles a superioridade material(que eles tem de sobra) e sim os que deêm equilibrio relativo aos oponentes sejam eles países fortes ou menos fortes no quesito defesa.Mas se faz nescessário (pragmatismo), ter o conhecimento de perto em que estágio anda a "doutrina de operações e de potencial humano" nesses países, ver suas reações e ações diante de determinada situações, não ser negligente e conhecer ao máximo como pensam os "improváveis ,mas possíveis" oponentes.(pragmatismo+sun-tzu), é fazer a lição de casa.Some-se a isso os diversos e monstruosos interesses(políticos-militares)existentes na esfera da industria de defesa dos EUA, onde o trilhão de US$, é coisa normal e se chega ao colega Charlie Golf: "Também hoje se sabe que os pilotos norte-americanos não puderam "puxar" as suas aeronaves até ao limite já que tinham ordens para não se mostrar demais e para avaliar o real valor da Força Aérea indiana, de modo a que o Congresso dos Estados Unidos esquecesse de vez a ideia de "exterminar" o programa do caça F/A-22 Raptor. "Conhece teu inimigo como a ti mesmo.

Carlos Mathias

#62 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Ago 08, 2005 12:07 am

No caso da FAB estas vitórias são muito esporádicas e inúteis em termos de resultados. Porém no caso da Índia, foram usados aviões muito modernos, no caso Su-30MK e F-15C(?) e segundo os relatos ocorreram vitórias indianas, este relato não é surpresa pois que perfeitamente crível, o mesmo não se pode dizer do caso dos M-2000 peruanos. Porém a que se perguntar também até que ponto os EUA mandam seus melhores meios humanos e materiais para execícios com os amigos menos favorecidos em termos de armas.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6339 vezes
Agradeceram: 6687 vezes
Contato:

#63 Mensagem por Túlio » Dom Set 04, 2005 9:21 pm

Bom, por algumas linhas de raciocínio acima, nem deveríamos comprar o M2000C, eis que já foi vencido por MIIIE aqui mesmo, não?
Pessoal, esta é para a tchurma do doghfight:
:arrow: Que tal investirmos num dos melhores dogfighters do mundo??? Falo no Fokker Dr1, o famoso triplano vermelho de Von Richthofen... Duvido que um Hornet ou F15 conseguisse sequer vê-lo, quanto mais abatê-lo... O RCS deve ser mínimo, então, e A BAIXO CUSTO, resolveríamos definitivamente o problema da Defesa Aérea deste País, literalmente cobrindo-o de caças... [018]

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#64 Mensagem por Einsamkeit » Dom Set 04, 2005 10:41 pm

Nao digo os Fokkers, Mais poderiam trazer os Pilotos do Circo Aereo do Richtofen, eles Sim eram Pilotos, como Herrman Göring, Ernst Udet, Os Irmaos Richtofen e etc.

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#65 Mensagem por Túlio » Dom Set 04, 2005 11:18 pm

Mas aí teríamos que ativar o 1.º Grupo de Caça Espírita da FAB, fazer uma sessão e invocar os citados... :twisted:

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#66 Mensagem por Einsamkeit » Dom Set 04, 2005 11:25 pm

Precisamos do Stalin, so ele fazendo um expurgo como só ele sabe fazer, mandar essa gentalha do congresso pra quebrar pedras em carajás, Colocar acidentalmente veneno na agua do complexo de Bangu, e coisas do tipo, ei Tulio, Ate que nao seria má ideia nao, Primeiro Grupo de Caça Espirita, o Patrono : Chico Xavier.

aauihauhauhauh :twisted:

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#67 Mensagem por Alcantara » Dom Set 04, 2005 11:30 pm

Hahahaha... mas essaaa foi muiiitooo boooaaannn!!! Primeiro Grupo de Caça Espírita, hahhahaha

Einsamkeit escreveu:Precisamos do Stalin, so ele fazendo um expurgo como só ele sabe fazer, mandar essa gentalha do congresso pra quebrar pedras em carajás, Colocar acidentalmente veneno na agua do complexo de Bangu, e coisas do tipo

E não é que é uma boa idéia? [083]

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
PRick

Exercícios simulados

#68 Mensagem por PRick » Ter Set 06, 2005 2:22 pm

Srs.

É preciso ter em mente que, nestes exercícios simulados existem regras entre os participantes para igualar os diversos vetores em uso, ou seja, eles são feitos para comparar aviões e pilotos com equipamento e sensores similares, assim, é costume o não uso de toda a capacidade dos aparelhos ou dos sistemas envolvidos quando forem superiores aos outros. Assim, vc tem uma comparação de envelope de vôo, pilotos e táticas de combate.

Eu diria que num combate visual, em que não seja usado HMD e os mísseis sejam similares, o M-2000C é adversário a altura de qualquer caça em uso hj no mundo. Em arena BVR, os sistemas adquirem uma importância predominante, em face ao vetor em si.

O F-18E é um caça inferior em termos de envelope de vôo, tanto dos F-18A e C, e parece perder feio para o M-2000, F-16 e outros mono motores mais manobráveis de 3 ou 4 geração. Por sinal o apelido do F-18E, é Super "Lento" Hornet, dentro da US Navy e Fuzileiros. Existem criticas severas sobre este caça, ainda mais quando tem que carregar volumosas cargas externas.

[ ]´s

justo
Intermediário
Intermediário

#69 Mensagem por justo » Ter Set 06, 2005 3:31 pm

Desculpe a ignorancia: o que é dogfights ?????

Alguem poderia me explicar este tipo de manobra e até me indicar um link onde explica visualmente esta manobra ?

Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

#70 Mensagem por Lauro Melo » Ter Set 06, 2005 3:44 pm

justo escreveu:Desculpe a ignorancia: o que é dogfights ?????
Alguem poderia me explicar este tipo de manobra e até me indicar um link onde explica visualmente esta manobra ?

BEM Vindo justo,

Dogfight não é uma manobra. Dogfight são combates entre caças dentro do campo visual, também chamados WVR.
São utilizados canhões ou mísseis de curto alcance.
Nos combates BVR ( Além do Alcance Visual são utilizados mísseis de médio alcance ).

Abraços,

"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#71 Mensagem por Túlio » Ter Set 06, 2005 4:31 pm

'Dogfight', a rigor, é 'briga de cachorro', dois ou mais oponentes tentando destruir o(s) adversário(s) quase que à queima-roupa, quer dizer, BEM dentro do alcance visual... Não é exatamente o mesmo que WVR - within Visual Range, ou seja, dentro do alcance visual... Num dogfight as aeronaves - não necessariamente caças - se enfrentam 'de cima' - uma tentando derrubar a outra com o que tiver. Hoje, aparentemente o dogfight tende ao desuso - SE a tecnologia stealth não for tudo aquilo que promete... Se for, só vai restar o...dogfight...Pra quem tiver avião stealth...

Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

#72 Mensagem por Lauro Melo » Ter Set 06, 2005 4:39 pm

tulio escreveu:'Dogfight', a rigor, é 'briga de cachorro', dois ou mais oponentes tentando destruir o(s) adversário(s) quase que à queima-roupa, quer dizer, BEM dentro do alcance visual... Não é exatamente o mesmo que WVR - within Visual Range, ou seja, dentro do alcance visual... Num dogfight as aeronaves - não necessariamente caças - se enfrentam 'de cima' - uma tentando derrubar a outra com o que tiver. Hoje, aparentemente o dogfight tende ao desuso - SE a tecnologia stealth não for tudo aquilo que promete... Se for, só vai restar o...dogfight...Pra quem tiver avião stealth...

Claro podem ser dois C-130 armados em um Dogfight. :roll: :roll: :roll: :roll:

FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

Re: Exercícios simulados

#73 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Set 06, 2005 11:51 pm

PRick escreveu:Srs.

É preciso ter em mente que, nestes exercícios simulados existem regras entre os participantes para igualar os diversos vetores em uso, ou seja, eles são feitos para comparar aviões e pilotos com equipamento e sensores similares, assim, é costume o não uso de toda a capacidade dos aparelhos ou dos sistemas envolvidos quando forem superiores aos outros. Assim, vc tem uma comparação de envelope de vôo, pilotos e táticas de combate.

Eu diria que num combate visual, em que não seja usado HMD e os mísseis sejam similares, o M-2000C é adversário a altura de qualquer caça em uso hj no mundo. Em arena BVR, os sistemas adquirem uma importância predominante, em face ao vetor em si.

O F-18E é um caça inferior em termos de envelope de vôo, tanto dos F-18A e C, e parece perder feio para o M-2000, F-16 e outros mono motores mais manobráveis de 3 ou 4 geração. Por sinal o apelido do F-18E, é Super "Lento" Hornet, dentro da US Navy e Fuzileiros. Existem criticas severas sobre este caça, ainda mais quando tem que carregar volumosas cargas externas.

[ ]´s

Olá Paulo!

É um prazer tê-lo conosco também no Fórum DB! Seja bem vindo!

Com relação ao Super Hornet, de fato, ele perdeu diversas qualidades de de vôo, principalmente em termos de velocidade, agilidade, etc... Entretanto, ele ganhou maior raio de combate.

De fato, a grande vantagem do Super Hornet reside em sua excepcional suíte de eletrônica, e também seus sensores! De fato, ele prima por isso!

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#74 Mensagem por Túlio » Qua Set 07, 2005 1:01 am

Lauro, não fales sem pensar... Imagines um Tucano - não necessariamente o ALX - x um Pucará, são caças? Um Apache x um Hokum, com canhão e mísseis antitanque, são caças? Radicalizando, um Esquilo x um MD500, apenas com metralhadoras, são caças? Agora me digas, é IMPOSSÍVEL que um dia aconteça tal enfrentamento? E, se acontecer, não será dogfight?

Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

#75 Mensagem por Lauro Melo » Qua Set 07, 2005 2:27 pm

tulio escreveu:Lauro, não fales sem pensar... Imagines um Tucano - não necessariamente o ALX - x um Pucará, são caças? Um Apache x um Hokum, com canhão e mísseis antitanque, são caças? Radicalizando, um Esquilo x um MD500, apenas com metralhadoras, são caças? Agora me digas, é IMPOSSÍVEL que um dia aconteça tal enfrentamento? E, se acontecer, não será dogfight?

Tulio : ALX, T-25, T-27, A-27 e Pucará são considerados caças.
Enfrentamento aéreo com mísseis antitanque :shock: :shock:
Talvez um Apache com mísseis AA. Ai sim pode.
O que eu disse é que 90 % das vezes serão caças em um Dogfight.

Abraços,

Responder