A-12 é docado pela primeira vez no Brasil

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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#16 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Nov 19, 2003 1:01 pm

Mas vocês insistem no F/A-18 hein? Ele foi eliminado da concorrência do FX por ter um custo de aquisição caro demais e capacidades aquem das exigidas pela FAB, entre todos os que ofereceram propostas a FAB o F/A-18C/D era o que tinha a pior capacidade ar-ar e um dos preços mais altos, lembrem-se que não são vendidos apenas aviões, são vendidos pacotes, (12 mirages+porrada de misseis+motores sobressalentes+muita coisa) e o pacote do F/A-18 saiu muito caro, uma comparação, o preço de cada aeronave em seu país de origem (para exporta-lo para o Brasil o preço seria acrescido de pelo menos 50%)
F-16 US$25 milhões
F/A-18 US$40 milhões
EF2000 US$50 milhões
Rafale US$50 milhões
Mirage US$30 milhões
Mig 29 US$30 milhões
Su-35 US$25 milhões
Gripen US$50 milhões




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Vinicius Pimenta
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#17 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Nov 19, 2003 1:43 pm

O F/A-18 não foi eliminado da concorrência do F-X. A Boeing é que desistiu de participar por achar os valores pequenos demais para a quantidade de aviões desejada. No F-X eram aviões novos, para a MB estamos falando de caças usados.

Aliás esses valores que você colocou aí são no "chutômetro", né?

Um F-16 por US$ 25 milhões? O AMX-T custa 20! EF por 50 milhões? Sei não hein...




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#18 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Nov 19, 2003 6:26 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Aliás esses valores que você colocou aí são no "chutômetro", né?

Um F-16 por US$ 25 milhões? O AMX-T custa 20! EF por 50 milhões? Sei não hein...

Não são no chutômetro, são basedos em uma coisa chamada orçamento que cada nação apresenta ao seu respectivo congresso, como são vendas para o governo não esta incluso os impostos e por isso os preços são tão baixos, o AMX para o Brasil sairia por US$10 milhões, o F-16 eu arredondei se você for ver a ultima compra no orçamento de defesa dos EUA vera que são US$24 milhões.




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#19 Mensagem por César » Qua Nov 19, 2003 7:02 pm

Tudo bem Marechal, mas, como que um MiG-29 seria mais caro que um Su-35?

Abraço a todos :wink:

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

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#20 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Nov 19, 2003 8:36 pm

César escreveu:Tudo bem Marechal, mas, como que um MiG-29 seria mais caro que um Su-35?

Abraço a todos :wink:

César

Ops errei o preço do Su-35 é US$40 milhões de acordo com o orçamento de defesa russo.




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#21 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Nov 19, 2003 11:49 pm

Então por favor você poderia me indicar os links onde você leu isso?

E outra o AMX pro Brasil custaria os mesmos 20 milhões. Equipamentos de Defesa no Brasil são taxados em 46%.




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#22 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Nov 20, 2003 10:20 am

Vinicius Pimenta escreveu:Então por favor você poderia me indicar os links onde você leu isso?

Puxa, uma porrada de links, os principais:
http://www.fas.org
http://www.janes.com
http://www.airforce-technology.com
http://www.globalaircraft.org
entre muitos outros
E outra o AMX pro Brasil custaria os mesmos 20 milhões. Equipamentos de Defesa no Brasil são taxados em 46%.

Não é o governo que paga? Os impostos não vão para o governo? Ou seja da na mesma o AMX para o Brasil custa apenas US$10 milhões.




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#23 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Nov 20, 2003 2:00 pm

Desculpe, Marechal, eu devo ser muito burro porque não achei quaisquer valores nesses links que você indicou. Daria pra ser mais específico?

Sobre o AMX, não é bem assim que funciona. Como você mesmo disse, existe uma coisa que se chama orçamento. O AMX custa 20 milhões, ponto. O governo compra 10 unidades = 200 milhões. Se depois, no final das contas, voltarem pro governo 100 milhões, isso é outra estória. O fato é que no orçamento tem que constar o custo total.




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#24 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Nov 20, 2003 7:22 pm

Vinicius, você ta de brincadera né? Clica no link, global aircraft por exemplo, a sua direita tera uma lista de aviões ai você clica em um deles e vai la embaixo do specification e vai ta la o valor, claro que esta site abaixou um pouco os valores mas é bom para se fazer uma comparação entre caças norte-americanos, tem sites melhores posso posta-los aqui se você quiser, o Su-27 e Mig 29 você vai ter um pouco mais de trabalho, você precisa procurar por notícias sobre a venda deles para o governo russo ou indiano (caso dos Su-27 fabricados na India) pegar o valor do contrato e dividir pelo total de aeronaves (só é valido para as compras de aeronaves "limpas") não me lembro de algum site que tenha noticia deles e que não seja brasileiro (por causa do fx), o Rafale e Mirage os preços vieram de uma entrevista da Dassault algum tempo atras, se você procura nos jornais da Folha de São Paulo até 2 anos de idade você acha, os US$10 milhões AMX são dados de um brasileiro com conhecimentos sobre programa, assim que eu achar eu posto o nome dele, e depois sobre a volta do imposto, se você compra um AMX por US$ 15 milhões (impostos inclusos) e US$ 5 milhões voltam você gastou US$ 10 milhões, mas se você compra um F-16 por US$ 35 milhões (impostos inclusos) e US$ 10 milhões vão para o governo dos EUA você gastou US$ 35 milhões, simples né?
ps: não estou ironizando se alguma parte da mensagem pareceu isso me desculpe, mas essa é a unica resposta que eu tenho pro reply do Vinicius.




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#25 Mensagem por Slip Junior » Qui Nov 20, 2003 8:39 pm

Marechal,

Pode até ser que os AMX's de primeira geração custaram US$15 milhões mas segundo dados da Jane's o valor de cada AMX's vendidos recentemente a Venezuela foi de exatamente US$18,75 milhões. E essa história de senão contar o imposto acho que não tem muito fundamento, porque o gasto com a aquisição das aeronaves sai do orçamento do Ministério da Defesa mas os impostos não voltam necessariamente para lá (se bem que seria uma boa essa porque incentivaria a aquisição de produtos desenvolvidos e fabricados localmente... mas isso só depois que se anunciado o vencedor do F-X, porque cá entre nós, o Mirage é um avião muito "chato"). Bom, voltando ao assunto, mesmo assim, acho que ele é bem mais barato que as versões mais modernas do F-16 que devem ter um preço variando entre os US$30-35 milhões.

Abraços




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#26 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Nov 20, 2003 9:27 pm

Slip, quase 100% certo, na aquisição de aviões novos por licitação que nem o FX (AX no caso do AMX) a verba sai da união e os impostos voltam para a união, quanto ao preço dos AMX venezuelanos, não foram US$ 18,75 milhões por aeronave e sim US$ 150 milhões pelo pacote, ha uma diferença entre aeronave e pacote, na aeronave é só o avião no pacote vão motores extras, armas, peças de reposição, etc.




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#27 Mensagem por Slip Junior » Qui Nov 20, 2003 9:37 pm

Marechal,

Estou ciente dessa diferença, mas acontece que o dado apresentado no livro "Jane's All the World's Aircraft" é de que o custo de US$18,75 milhões são referentes tão somente ao preço da aeronave.

Abraços




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#28 Mensagem por Renato Grilo » Sex Nov 21, 2003 10:08 am

Nesta discussão foi falado bastante sobre o F-18, mas será que uma compra de um meio embarcado para a marinha, não seria oferecida pelo vencedor do FX.
Já que esta compra ainda vai demorar um pouco, o vencedor do FX, não pode estar propondo uma aeronave que tenha componentes padronizados, assim como a FAB está fazendo com os F-5 - ALX - AMX. Ou uma padronização de aeronaves da MB e da FAB é muito dificil de ser realizada?




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#29 Mensagem por SUNDAO » Qua Nov 26, 2003 12:08 pm

BOA RENATO !

Mas no caso do F-X / sukhoi seriam MIGs 29 ?

Mas gostaria de voltar ao período de docagem do Nae.

Dei uma vista d'olhos numa revista, creio que a Tecnologia & Defesa que fala sobre esta docagem.

Gostaria de saber de todos algo sobre esta docagem :

1o. Ela é parte do plano de manutenção normal do Nae, foi emergencial ou fazia parte do planejamento após a compra !

2o. Ninguém falou das peças de reposição que ao que parece faziam parte do pacote FOCH que eram as peças de reposição do Clemenceau que como sabemos deu baixa a pouco, acredito que elas tenham sido utilizadas !

3o. Outro item bastante interessante foi o chamado "tempo recorde" para a execução de trabalhos. Acho que poderia ser um plano para melhorar a disponibilidade de meios. Os planos de manutenção programada de navios tendem ( ou tendiam ) a ser enormes no AMRJ .

Quem tiver maiores informações ....




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