Seria Possível o S-34 Tikuna afundar um PA da classe Nimitz?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

#76 Mensagem por Lauro Melo » Ter Ago 23, 2005 6:22 pm

talharim escreveu:César escreveu:
Mas o que importa é que eles tem que ser usados, não importa contra quem. Não tem sentido você dizer "bem, já que não dá pra vencer, eu deixo a minha frota no chão". Não é assim.

Vc está certo :wink: ,
Não devemos cometer o mesmo erro dos maricas franceses que deixaram sua frota no porto e afundaram seus navios porque tinham medo de lutar contra os alemães.....
Com certeza somos melhores e mais inteligentes do que os franceses,e os nossos subs seriam usados com inteligência graças ao excelente comando da nossa MB.

Por favor amigo Talha,
Daria para comentar a atitude dos Iraquianos em 1991.
To Brincando Talha, não fala nada não.

:lol: :lol: :lol: :lol:

"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#77 Mensagem por rodrigo » Ter Ago 23, 2005 6:45 pm

Se o combate custasse apenas o equipamento das FFAA, os militares mais os voluntários para o combate, acho aceitável. Eu acredito que nosso maior problema seria a defesa da infraestrutura do país, porque se o inimigo destruísse as 3 principais hidrelétricas, as centrais dos grandes bancos, as redes de comunicação de RJ e SP, e outros alvos estratégicos semelhantes, nos levaria de volta à idade da pedra em poucas semanas. Então acredito que nosso limite de luta, razoável, seria por aí. Sempre disse que o modelo de combate exercido pelos sérvios contra a OTAN é um exemplo a ser copiado, e aliás toda a situação merece um estudo, já que foi a primeira intervenção multinacional em um país soberano, para solucionar problemas internos, sob a proteção dos direitos humanos, hipótese pra lá de razoável para uma invasão com a intenção de proteger minorias indígenas na Amazônia.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
César
Sênior
Sênior
Contato:

#78 Mensagem por César » Ter Ago 23, 2005 7:38 pm

Aliás, é interessante notar que todas as análises que li sobre a operação Allied Force feitos por americanos ou Britânicos a consideraram um retundante fracasso.

Isso é interessante. Embora tenham atingido o objetivo que queriam, viram que não só demoraram para conseguí-lo, como também causaram perdas quase irrisórias para a máquina de Guerra Sérvia. Destruiram muito mais estruturas civis que militares. Isso sem falar daquela baixa vergonhosa do F-117.

Realmente, é um caso que ainda merece muito estudo.

Abraços

César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#79 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Ago 24, 2005 6:43 am

Vinícius:

Não estaríamos desgastando as tropas. O Exército estará esperando os desembarques com suas táticas de guerrilha. Mas a Marinha e a Força Aérea, têm que pelo menos, cumprir o papel de atrasar e atrapalhar o inimigo. Quem sabe não é tempo suficiente para que o mundo tente impedir a invasão?

Eu entendi o que queria dizer, mas acho mesmo "bravata" essa atitude de lutar nem que fosse por um dia.

Ao fim de um dia, já não teriam nada, e as represálias seriam devastadoras.

É óbvio que o país precisa de ter FA's, mas para defender a sua soberania em guerras simétricas, perantes eventuais inimigos mais ou menos ao nível do poder militar brasileiro.

Perante um cenário inteiramnete assimétrico, à distância, os EUA netralizariam os vossos portos, aeroportos, redes de comunicações e desse modo as frotas de navios, submarinos e aviões ficariam inoperacionais.

Escaparia o Exército de terra, disperso pelo território.

Nem teriam hipóteses de os fazerem levantar voo, aos aviões.

Compreende porque acho que seria enviar kamikazes para a morte certa?

Por isso mais valia abrigar a vossa frota num país aliado.

CÉSAR:

Isso é interessante. Embora tenham atingido o objetivo que queriam, viram que não só demoraram para conseguí-lo, como também causaram perdas quase irrisórias para a máquina de Guerra Sérvia. Destruiram muito mais estruturas civis que militares. Isso sem falar daquela baixa vergonhosa do F-117.

Mas acontece que os sérvios se limitaram a defender o território com as anti-aéreas, para dificultar os bombardeamentos, mas nunca fizeram levantar um único avião seu para fazer frente ao ataque da NATO.

Porque isso seria suicidário.

Essa foi uma guerra limitada, e não se destinava a depor o regime de Milosevic ou a ocupar a Sérvia.

Apenas forçá-la a desocupar o Kosovo, e isso foi conseguido, depois de terem destruido muitas das infra-estruturas sérvias.

Porque mais uma vez se tratava de um conflito completamente assimtétrico, e os sérvios nunca poderiam lutar convencionalmente, de igual para igual.

Por isso é que após o cessar-fogo, as FA's sérvias estavam praticamente intactas, no que respeita principalmente à sua Força Aérea.

Quanto ao Exército, houve unidades que escaparam, mas os aliados da NATO destruiram criminosamente várias colunas de blindados.

É por isso que eu tenho esse ponto de vista em relação ao Brasil, mas não quero que pensem que não respeito as vossas opiniões sobre o que fazer.

No caso de um dia Portugal poder ser invadido por Espanha, em menos de 24 horas a Espanha tomaria as principais cidades, e cortaria o país em 3, para facilitar a neutralização de Portugal.

Se antecipadamente quisesse, poderia neutralizar facilmente a nossa FAP.

Por isso o melhor seria declarar Lisboa, Porto e outras cidades como cidades abertas, e agrupar unidades especiais para a guerrilha, enquanto as instituições, e FAP, e Marinha se refugiariam nos Açores.

Fazer frente a Espanha seria de igual modo suicidário.

Bastaria que um dia antes minassem a barra do Tejo, e toda a nossa pequena Armada ficaria logo inoperacional.

Bastariam que bombardeassem as pistas para que os nossos F-16 e Alpha-Jet ficassem sem poder levantar voo.

Se ainda assim um ou outro pudesse à última hora levantar e tentar uma bravata, de que adiantaria isso?

Só uma nota:

Isto é um cenário inteiramente improvável, mas que poder ser discutido entre nós.

A melhor forma do Brasil se defender, seria ter uma maior força dissuasora, que tornasse o ataque custoso demais, mesmo para um país como os EUA.

Para isso, o Brasil precisaria de ter 6 fragatas com VLS e 4 a 6 fragatas com AEGIS, para defesa de área e de ponto, ter cadeias logísticas que lhes permitisem percorrer grandes áreas no Atlantico-sul, com 2 ou 3 AOR's e mais 2 submarinos a juntar ao que já têm.

Eventualmente subir os TUPI para o patamar Tikuna.

E ter uma aviação no PA mais moderna, e uam aviação de terra que permitisse lutar de igual para igual contra os F-15, os F-16 e os F-18.

E ter misseis terra-ar sofisticados apoiados por uma boa rede de vigilância e detecção de intrusos.

Um investimento para uma geração.

Se assim fosse, tornariam mais cara a derrota, mas com o actual estado das FA's brasileiras não cerio que tivessem outra solução que a de esperar para os receber em terra a aí fazerem a vida negra aos invasores.

Imagem
César
Sênior
Sênior
Contato:

#80 Mensagem por César » Qua Ago 24, 2005 11:56 am

Salve Rui, :wink:

Só comentando alguns pontos de seu post:

Rui Elias escreveu:Mas acontece que os sérvios se limitaram a defender o território com as anti-aéreas, para dificultar os bombardeamentos, mas nunca fizeram levantar um único avião seu para fazer frente ao ataque da NATO.

Porque isso seria suicidário.

Na verdade, não foi bem isso que aconteceu. Alguns MiG-29 Sérvios de fato decolaram, e todos foram abatidos pela OTAN(NATO).

Isso pode parecer apenas corroborar com a sua afirmação. Bem, era suicídio sim, de certa forma, e essas aeronaves não derrubaram nenhum avião. Mas isso só não ocorreu por que eles estavam com sérios problemas de manutenção(muitas vezes o radar ou RWR não funcionavam). Sem esses problemas, eles teriam levado consigo algumas aeronaves.

O resto das aeronaves ficou dispersa e escondida para não serem destruídas no chão, mas estavam prontas para serem usadas. Aliás, a estratégia dos Sérvios foi deixar os MiG-21 escondidos, para serem usados em uma eventual invasão terrestre da OTAN.

Essa é a diferença que estou dizendo. Você pode dispersar seus aviões para não serem destruídos e usá-los para pequenas operações de "Guerrilha Aérea" ou ataques importantes. Você pode esconder seus submarinos para poder usá-los em uma dado momento. MAs eles precisam ser usados e, se o forem adequadamente, talvez eles não sejam tão destruídos.

Quanto ao Exército, houve unidades que escaparam, mas os aliados da NATO destruiram criminosamente várias colunas de blindados.

Pelo que eu li, esse foi um golpe de mestre dos Sérvios no conflito. A OTAN de fato achou que destruíu uma grande parte das forças blindadas sérvias. Mas, pelo que eu li, as baixas de blindados foram irrisórias. Os sérvios criaram centenas e centenas de blindados falsos, feitos de borracha ou alumínio, que, quando olhados de cima, se pareciam com blindados reais. Essas réplicas falsas foram destruídas aos montes, mas os verdadeiros blindados estavam escondidos, para serem usados caso ocorresse uma invasão terrestre.

É isso que venho falando. Não é necessário usar a sua força em ataques suicidas. Pode usá-las em pequenas missões, para fustigar aos poucos os meios convencionais adversários. Deve-se esconder quando necessário, mas lutar quando necessário também.

Um grande abraço

César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#81 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Ago 24, 2005 12:04 pm

AVE CESAR!!!!

Mortituri te salunt!

:lol:

Editado pela última vez por Rui Elias Maltez em Qua Ago 24, 2005 12:39 pm, em um total de 1 vez.
Imagem
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#82 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Ago 24, 2005 12:16 pm

Rui, não vou insistir. O Brasil não abre mão da guerra convencional e certamente isso será feito dentro das limitações e com inteligência. Não usar nossos meios não faz parte dos nossos planos. Vamos usá-los sim, quando conveniente.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#83 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Ago 24, 2005 12:38 pm

Eu também não insisto mais, Vinícius:

Só dei a minha opinião sobre esse cenário.

O Brasil é a vossa pátria, e você é que sabem.

Imagem
César
Sênior
Sênior
Contato:

#84 Mensagem por César » Qua Ago 24, 2005 1:19 pm

Rui Elias Maltez escreveu:AVE CESAR!!!!

Mortituri te salunt!

Eita, o que significa isso?! :D :P

Antoine de Saint-Exupéry
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#85 Mensagem por Alcantara » Qua Ago 24, 2005 1:37 pm

César escreveu:
Rui Elias Maltez escreveu:AVE CESAR!!!!

Mortituri te salunt!

Eita, o que significa isso?! :D :P

É latim. Significa:

Salve César!!!
Os que vão morrer te saudam!!!
(Saudação feita pelos gladiadores ao Imperador no Coliseu)

Editado pela última vez por Alcantara em Qui Ago 25, 2005 11:22 am, em um total de 1 vez.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

#86 Mensagem por Lauro Melo » Qua Ago 24, 2005 1:49 pm

Maneiro.....

Mortituri te salunt!

Ave César !

"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
César
Sênior
Sênior
Contato:

#87 Mensagem por César » Qua Ago 24, 2005 5:37 pm

Valeu, hehe :wink:

Se o Brasil um dia for à Guerra, e vocês forem convocados, podem falar essa frase denovo :lol:

Um grande abraço pessoal!

César

Antoine de Saint-Exupéry
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#88 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Ago 25, 2005 5:39 am

É isso aí, César:

Como você se chama de César e me saudou com o latino "salve", eu o saúdo com a frase dos gladiadores.

No fundo nem é descabido, já que vocês preconizam uma resistência de igual para igual para uma eventual invasão americana. :shock:

É Latim, a língua mãe da nossa.

Imagem
Botovel
Júnior
Júnior

Estou na área

#89 Mensagem por Botovel » Sex Ago 26, 2005 10:19 am

Pessoal, estou chegando, visivelmente bem impressionado pelo alto nível deste Fórum. Já estou doido para opinar, mas vou aguardar um pouco mais.

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#90 Mensagem por Paisano » Sex Ago 26, 2005 10:43 am

Seja bem-vindo ao DB, Botovel. [009]

Responder