Rui Elias Maltez escreveu:Foi uma dessas que eu vi em Lisboa há um ano.
Era mais comprida que as VdG, e estava em muito bom estado exterior, bem pintada.
Classe: Oliver Hazard Perry
Fragata de usos gerais
Deslocamento máximo: 3.585 Ton.
Comprimento: 135.6 M
Largura: 13.7 M Velocidade máxima: 29 nós
Numero de unidades adquiridas: 2
Motores:
Duas turbinas General Electric LM2500/ 41.000 shp - eixo unico. Vel. Maxima: 29 nós. Alcance máximo de 8.100Km á velocidade de 20 nós.
Tripulação:
190 + 19 da tripulação aérea
Armamento
Canhões:1 (um) OTO Melara Mk 75 de 76mm/62
1 (um) canhão de seis canos de defesa próxima e tiro super-rápido Vulcan Phalanx General Dynamics 20mm/76 Torpedos: 2 (dois ) lançadores triplos de Mk-32 324mm para torpedos Honeywell Mk46
Misseis anti-navio:
(um) lançador multiplo Mk13 capaz de lançar:
4 (quatro) misseis anti-navio McDonnel Douglas AGM-84 Harpoon
Helicopteros:Dois helicopteros orgânicos: Não se sabe que tipo de helicópteros serão utilizados a bordo.
Misseis anti-aéreos:
O mesmo lançador para:
36 misseis anti-aéreos GDC MR-SM1 (46Km)
Radar:
Busca aérea: Raytheon SPS49(V)2 (457Km de alcance)
Superficie: ISC Cardion SPS55
Controlo de tiro: Lockeed STIR (110 Km de alcance) Sonar: Raytheon SQS-56 e sonar passivo (rebocado) SQS-19 - Podendo vir a ser substituido
Aeronaves
Hangar para dois helicopteros SH-2F Seasprite.
O Seasprite tem 12.2 metros de comprimento.
Para operar o Sehawk a marinha americana aumentou o tamanho do hangar das fragatas Perry, a partir da "USS Crommelim" (FFG-36)porque este helicoptero é maior que o Seasprite, pois mede 15.3 metros.
Os helicopteros da marinha portuguesa (Lynx) têm um comprimento de 15.2 metros . No entanto, o hangar das fragatas Perry "curtas" tem as mesmas dimensões do hangar das actuais fragatas Vasco da Gama, pelo que a operação dos Lynx portugueses não deve apresentar problema.
Notas adicionais
A incorporação de duas unidades navais da classe Oliver Hazard Perry á marinha portuguesa, foi confirmada pelo ministro da defesa português, no fim de Julho de 2004.
As unidades transferidas são, por exclusão de partes, as ultimas duas fragatas Perry "Short Hull".
Os dados aqui apresentados são os do navio norte-americano "USS Sides", que é uma das chamadas fragatas "curtas" desta classe.
As fragatas "extendidas, são ligeiramente mais compridas, mas não se aumentou a linha de agua. O que acontece é que a popa (quase vertical nas fragatas curtas) está a um angulo de 45º nas fragatas longas, permitindo assim um convés maior para a utilização de helicópteros.
Estas fragatas deverão utilizar os mesmos helicópteros das fragatas Vasco da Gama, ou seja o Sea-Lynx. Uma comissão, foi entretanto nomeada, com o intuito de estudar as adaptações a fazer ás duas fragatas norte-americanas, de forma a permitir a sua utilização e integração na marinha portuguesa.
Rumores mais recentes sobre a utilização de helicopteros de origem norte-americana (em segunda-mão) podem implicar uma nova visão da questão por parte das autoridades competentes.