Desculpe, mas essa idéia de "se esconder" e usar os submarinistas na guerra de guerrilha é completamente sem sentido, para não utilizar outras palavras. Vou mostrar abaixo. Concordo plenamente com o César, não sei a melhor forma de usar os submarinos, mas eles
têm que ser usados! Ora, nossa melhor arma, gente!! Por favor, né!?
Todo mundo já comentou mais ou menos o que eu vou dizer abaixo, ainda assim:
Rui Elias Maltez escreveu:Mesmo que sacrificassem os 5 submarinos brasileiros e a sua tripulação (tipo mártires) para afundar um CVN, a retaliação americana seria terrível.
Mas a gente estaria em GUERRA! Que papo é esse de "retaliação terrível"!? Eles estariam atacando e nós nos defendendo!! Prefiro ser bombardeado mas levar muitos deles conosco do que deixá-los livres com medo de uma "retaliação terrível".
Eles sofreram o ataque de 11 de Setembro e não ficaram de braços cruzados.
Mas que raios de 11 de setembro tem a ver com isso? São coisas completamente diferentes!!! É guerra. E ainda provocada por eles. Se eles colocam um NAe na costa do Brasil e começam a atacar o Brasil, eles têm o direito de se sentirem da mesma forma como se sentiram no 11 de setembro!? É claro que não!
O Brasil nesse caso poderia esperar pela resposta que seria devastadora e não valeria o esforço.
Então qual a sua sugestão? Abaixar as calças e mandar eles virem com tudo!?
Julgo que como foi referido noutro tópico, a única possibilidade do Brasil lutar com os EUA, seria deixá-los entrar e aí organizar guerrilhas desgastantes, que com o tempo fizessem os americanos retirar.
Não sem antes utilizar nossas armas convencionais que possam ser usadas. Entenda, a guerrilha seria questão de tempo. Seríamos derrotados num conflito convencional sem sombra de dúvidas. Mas antes ir para a guerrilha depois de já ter causado baixas consideráveis na guerra do convencional do que se esconder logo de início.
Em confonto aberto e convencional, as hipótese de vitória seriam mínimas, e as perdas humanas insuportáveis para a opinião pública brasileira.
Insuportáveis? Pelo amor de Deus, estamos sendo atacados, que conversa é essa de perdas insuportáveis? Insuportável será a guerrilha de anos. Insuportável seria ver nossas cidades tomadas por forças inimigas. Isso seria insuportável. Afundar um CVN não seria nada insuportável para nós, talvez para a opinião pública deles, ao verem 5 mil marinheiros viram comida de peixe. Seria menos 1 para lançar as aeronaves contra nosso país. É guerra!
Mas seria melhor guardar recursos humanos para a guerrilha que se seguria.
Recursos humanos não faltam. Temos mais de 180 milhões de habitantes. Deixe os submarinistas fazerem o que foram treinados, e o que o Brasil espera deles.
Isso de martirizar marinehiros, por um acto romanesco já era.
Então para quê a guerrilha? Martirizar milhões por um ato romanesco de salvar o país. É deve ser sem sentido mesmo...
Em Goa, em 1961, o nosso ditador Salazar ordenou que perante o avanço das tropas indianas sonbre os nossos enclaves em Goa, Damão e Dio, as nossas tropas lutassem até à última bala.
Mas avisadamente o comandante militar (Gen. Vassalo e Silva) acabou por achar melhor poupar a vida dos homens e apresentou a rendição, após uma resistência simbólica.
O único vector que lutou heriocamente foi um navio, o Aviso NRP Afonso de Albuquerque, mas no fim foi afundado.
É completamente diferente. De qualquer forma, os submarinistas estão lá para fazer o que o Brasil espera deles. E eles têm condições de causar baixas ao inimigo. Então que cumpram sua missão.