Aprobada la compra de una F-100, cuatro BAM y 45 NH-90

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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#91 Mensagem por VICTOR » Seg Jul 18, 2005 8:45 pm

Que beleza de fotos! Sou fã das F-100!

:arrow: Só acho uma pena chamá-las de fragatas. Isso é conversa pra fazer bovinos ninarem - são destróieres. Imagine que beleza, usando o poderoso termo espanhol "DESTRUCTOR" Blas de Lezo!




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#92 Mensagem por smaerd » Ter Jul 19, 2005 4:32 am

VICTOR escreveu:Que beleza de fotos! Sou fã das F-100!

:arrow: Só acho uma pena chamá-las de fragatas. Isso é conversa pra fazer bovinos ninarem - são destróieres. Imagine que beleza, usando o poderoso termo espanhol "DESTRUCTOR" Blas de Lezo!


Cada cosa por su nombre pero...."destructor" es un termino politicamente incorrecto (al menos en España)resulta mas facil nombrarlas siemples e inofensivas "fragatas" y evitarse inutiles polemicas con los ecologistas y esta gente .

Por cierto en las fotos adjuntadas en la pagina anterior se puede observar que las pantallas del Aegis estan sucias por el humo de las chimeneas. No afecta a las prestaciones del sistema pero es un fallo de diseño que se ha solventado en la F104 y se aplicara a la F105 y al resto de sus hermanas.

Un saludo a todos




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#93 Mensagem por VICTOR » Ter Jul 19, 2005 3:07 pm

Hola Smaerd,
smaerd escreveu:Cada cosa por su nombre pero...."destructor" es un termino politicamente incorrecto (al menos en España)resulta mas facil nombrarlas siemples e inofensivas "fragatas" y evitarse inutiles polemicas con los ecologistas y esta gente .

:mrgreen: Concordo! É que eu acharia adorável adotar o incorretísimo nome de "DESTRUCTOR", os amigos de Portugal teriam um infarto cardíaco... :mrgreen:

smaerd escreveu:Por cierto en las fotos adjuntadas en la pagina anterior se puede observar que las pantallas del Aegis estan sucias por el humo de las chimeneas. No afecta a las prestaciones del sistema pero es un fallo de diseño que se ha solventado en la F104 y se aplicara a la F105 y al resto de sus hermanas.

Muito interessante esse fato sobre as chaminés. Não sabia disso. O que foi mudado na Méndez Núñez para evitar que as antenas fiquem "sucias" ?




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#94 Mensagem por nestor » Ter Jul 19, 2005 10:06 pm

Muito interessante esse fato sobre as chaminés. Não sabia disso. O que foi mudado na Méndez Núñez para evitar que as antenas fiquem "sucias" ?


Esta es la F-103 ya con el problema resuelto:

Imagem

Observa la diferencia con la Blas de Lezo:

Imagem


Supongo que en un futuro no muy lejano este problema, que no afecta para nada a las funciones del buque, se solucione en las F-101 y F-102.

Saludos.




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#95 Mensagem por ferrol » Qui Jul 21, 2005 7:42 am

E xa que estamos, engado unha macrofoto do grupo de combate do portaavións americano USS Roosvelt, onde está integrada unha das F-100, a Alvaro de Bazán.

A foto é enorme, pero ten un valor testemuñal importante, unha fragata non ianqui encadrada permanentemente nun dos seus grupos de combate:
Imagem




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#96 Mensagem por Einsamkeit » Qui Jul 21, 2005 1:22 pm

Se tiver mais destas enormes poste, ou me diga onde tem porque adorei, A Espanha esta de parabens mesmo pelas suas Forças armadas. so ta faltando um SSN.




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#97 Mensagem por P44 » Sex Ago 19, 2005 7:19 am

bom, não sabia onde postar isto, vai mm aqui...

de http://www.revistanaval.com

Imagem
La fragata hizo escala el día 7 de agosto en Ponta Delgada, en la isla portuguesa de São Miguel de Azores (Foto © Carlos Manuel Estrela).

(e não a abordámos, atirando com "nuestros hermanos" a los tiburons..) :mrgreen:
:wink:

Noticias
La fragata «Blas de Lezo» parte hacia Estados Unidos



07/08/2005 (Act. 08/08/2005) · Fotografías de Xoán Porto y Carlos Manuel Estrela

La fragata F-103 «Blas de Lezo» partió el pasado jueves, 4 de agosto, a las 19.00 horas, desde uno de los muelles del astillero Navantia en Ferrol.

La «Blas de Lezo» realizará la calificación operativa de su sistema de combate (CSSQT) junto a los destructores norteamericanos USS «Howard» y USS «Halsey», equipados con sistemas AEGIS homólogos al instalado en la fragata española.

El regreso del buque a su base en Ferrol está previsto para el próximo 7 de noviembre.




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#98 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Ago 19, 2005 7:26 am

Julgo que o termo "fragata" ou "destroier" não tem a ver com o chamado "politicamete correcto".

Nos fóruns espanhois já muito se escreveu sobre se as F-100 deveriam des denominadas Fragatas ou Destroiers.

Eu por mim consideraria que pelo seu deslocamento e capacidade militar, de que avulta o AEGIS, como uns destroiers.

Mas o Ferrol, num outro tópico disse que as F-100 deveriam ser consideradas Fragadas, porque são mais especializadas que os mais polivalentes Arleigh Burke americanos.

Concordei com ele nesse sentido, mas acho que está a meio caminho entre o que consideramos fragatas clássicas e destroier.

E o P-44:

Como as classificaria?




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#99 Mensagem por P44 » Sex Ago 19, 2005 7:50 am

E o P-44:

Como as classificaria?



Amigo Rui,

se não estou enganado (a nossa enciclopédia orgânica -VCR - desaparecida) que me corrija... o termo "fragata" resurgiu no final da WWII, para designar navios destinados para luta anti-submarina (ASW), enquanto os Destroyeres eram mais destinados á luta antiaérea...
Mas depois surgiram os DE (Destroyeres Escorts) , para luta ASW, que depois foram re-designados "Fragatas"...

Em 1975 a USN "reclassificou" praticamente todos os seus navios de combate de superficie...os DE desapareceram e foram reclassificados FFGs e FFs, Destroyeres passaram a Cruzadores (!!!!),etc,... enfim, eu sinceramente não sei bem como definir estas classificações.

Outro exemplo, a França atribui ás suas "Fragatas" a letra "D" (de Destroyer) no numeral...é confuso...

===================================

Bom,uma foto, tb da revistanaval, da F-103 e da F-310 Norueguesa, ao fundo pode ver-se a casa do FERROL :mrgreen:

Imagem
La fragata «Blas de Lezo» zarpó en la tarde del pasado 4 de agosto rumbo a EE.UU. En la imagen pasa junto a la fragata noruega «Fridtjof Nansen» que construye el astillero Navantia para la Marina nórdica, y que será entregada el próximo otoño (Foto: Xoán Porto/RevistaNaval.com).




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#100 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Ago 19, 2005 8:09 am

P-44:

Mas acho que a distinção não pode ser tão simplista assim ou nese caso, as VdG serão fragatas e as OHP que vierem, como serão para escolta e protecção anti-aérea deveria ser consideradas destroiers.
:shock:

Não me parece que uma Perry se possa considerar "destroier".

E se se abrisse um tópico para se discutir se as F-100 se podem denominar fragatas ou poderão ser consideradas destroier's?

Se calhar a seguir ao almoço, faço isso.

Pode ser que o VCR depois de beber os chope no calçadão carioca vá a um cyber-café no Rio e nos dê uma ajuda. :lol:




Editado pela última vez por Rui Elias Maltez em Sex Ago 19, 2005 9:39 am, em um total de 1 vez.
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#101 Mensagem por ferrol » Sex Ago 19, 2005 8:37 am

Rui Elias Maltez escreveu:E se se abrisse um tópico para se discutir se as F-100 se podem denominar fragatas ou poderão ser consideradas destroier's?
Pois non resolveríamos nada, porque como cada pais ten as súas clasificacións, pois cada un lle chama como lle da a gana.
O que para min é unha fragata, outros poden dicir que é unha "fragata misilística", un destructor pode ser un "buque multipropósito", ou unha corbeta pode ser unha "fragata lixeira". :roll:

En fin, supoño que con tal de que frote e dea tiros, pois xa está, ¿non? :lol:




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#102 Mensagem por P44 » Sex Ago 19, 2005 9:40 am

Eu acho que o Ferrol tem razão, isto seria uma discussão de "pescadinha de rabo na boca", pois muitos países têm designações diferentes, não se pode dizer taxativamente "ISTO É UM DESTROYER" ou "ISTO É UMA FRAGATA"...

Novamente recorro ao exemplo dos EUA, em que Navios de 9000 t eram primeiro designados DESTROYERES e depois passaram a CRUZADORES :!:

Dois exemplos:

A primeira classificação do TICONDEROGA era "DLG-47", passando depois para "CG-47"

A nossa bem conhecida OLIVER HAZARD PERRY foi tinha como classificação original "PF-109" (PF= Patrol Frigate) , e depois passou a "FFG-7"

ferrol escreveu:Pois non resolveríamos nada, porque como cada pais ten as súas clasificacións, pois cada un lle chama como lle da a gana.
O que para min é unha fragata, outros poden dicir que é unha "fragata misilística", un destructor


Exacto.

estava a ver se me lembrava de um mm navio que qd mudou de marinha mudou tb de "estatuto", eu sei que existem, mas agora não me estou a recordar :?

Salvo Erro, posso estar enganado, mas acho que as velhas fragatas Alemãs "Koln" tinham a designação "Fragata" (F) na Bundesmarine, e depois qd foram vendidas á Turquia, passaram a designar-se Destroyeres (D)

E QUE MELHOR EXEMPLO que as "Pará" do BRasil, que a USN designava "Fragatas" (classe Garcia) e o Brasil designou "Destroyeres" :!: :?:
(afinal lembrei-me :P )




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#103 Mensagem por P44 » Sex Ago 19, 2005 9:45 am

Veja-se o exemplo que acabei de referir:

http://www.nvr.navy.mil/nvrships/details/FF1041.htm
BRADLEY (FF 1041)
(ex-DE 1041)
FRIGATE
UIC: 54038
Class: FF 1040 Fleet:
Status: Disposed of through the Security Assistance Program (SAP), transferred, Foreign Assistance Act (FAA) Section 516, Southern Region Amendment Homeport:
Date status changed: 01/24/2001 Berth:
Maintenance Category:
Force: MARAD Type:

Builder: BETHLEHEM STL/SF
Delivery Date: 05/11/1965
Award Date: 06/22/1961 Age (since delivery) (At time of disposal): 35.7 years
Keel Date: 01/17/1963 Commission Date: 05/15/1965
Launch Date: 03/26/1964 Decommission Date: 09/30/1988
Age (since launch)(At time of disposal) 36.8 years Years from Commission to Decommission: 23.4
Stricken Date: 01/24/2001

Overall Length: 415 ft Waterline Length: 390 ft
Extreme Beam: 44 ft Waterline Beam: 44 ft
Maximum Navigational Draft: 26 ft Draft Limit: 17 ft
Light Displacement: 2624 tons Full Displacement: 3403 tons
Dead Weight: 779 tons
Hull Material: Steel hull, aluminum superstructure.
Number of Propellers: 1
Propulsion Type: Steam Turbines
Accommodations: Officers: 21 Enlisted: 249


Custodian: BRAZIL


Então, é uma fragata ou um Destroyer :?: :mrgreen:

do navsource.org :arrow:


USS Bradley (DE-1041)
FF-1041

CLASS: Garcia (As Built) FY / SCB No.: 61-63/199A
Displacement:2620 tons (std), 3400 tons (full) Dimensions:414' 6"(oa), 390" (wl) x 44 x 24'
Armament: 2 x 5"/38 Mk 30, 1 ASROC Mk16 (16 missiles), 4-324mm Mk 32 (4x1 fixed) tubes / Mk 46 torpedos
Machinery: 2 FW 1200-psi boilers; 1 Westinghouse geared turbine; 35,000 shp; 1 shaft
Speed: 27 knots Range: 4,000 nm @ 20 knots Crew: 13 / 234
Radars: AN/SPS-10 (surface), AN/SPS-40 (air)
Sonars: AN/SQS-26AXR in FF-1040 - 1045, AN/SQS-26BX in FF-1046 - 1051

--------------------------------------------------------------------------------
Operational and Building Data
Laid down by Bethlehem Steel, San Francisco CA on 17 January 1963
Launched 26 March 1964, Commissioned 15 May 1965
Reclassified Frigate (FF-1041) on 30 June 1975
Decommissioned 9 September 1988

--------------------------------------------------------------------------------
Fate: Leased to Brazil 15 April 1989, renamed Pernambuco (D-30)sold to Brazil 24 January 2001


Imagem
FF-1041

Imagem
D-30

Naming: Destroyer Escorts are named for naval heroes and other notable persons.
Numbering: Destroyer Escorts are numbered in a single series, designated "DE".
Variations within this series (i.e. DER) are not indicated in this list.
NOTE: Surviving ships became Frigates (designated FF) 30 June 1975.


NavSource Online: Cruiser Photo Archive
USS TICONDEROGA (DDG/CG 47)




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#104 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Ago 19, 2005 10:21 am

Eu por mim, consideraria as Pará (Garcia) brasileiras claramente fragatas, tal como as Niteroi.

As nossas VdG ou as futuras Perry serão claramente fragatas, embora umas sejam mais para luta anti-submarina e outras para defesa aérea, o que não significa que as VdG não possam ser consideradas multi-usos, e se tiverem um dia o VLS, possam também passar a ter a valência da defesa aérea.

Mas acho que nunca deixariam de ser consideradas "fragatas", dado o seu deslocamento e comprimento.

As Santa Maria espanholas, por serem OHP, eu considera-las-ia fragatas, tal como as velhas Baleares.

Mas quanto às F-100, dado o deslocamento e capacidade bélica, eu por mim quase que me atrevia a chamá-las "destroier's", ou quanto muito, "destroier's ligeiros", embora esta designação não exista.

Nos anos 60 em Portugal as nossas corvetas foram chamadas carinhosamente de "fragatinhas", o que o Ferrol chamou de "fragata ligeira" que de facto é, mas dado o deslocamento e menor capacidade bélica as remete para a terminologia "corveta".

As futuras Horizon, ou as futuras Type-45 serão "fragatas pesadas", ou "destroiers".

Creio que a diferenciação passa por um misto de capacidade bélica, peso, deslocamento e dimensões e que depois de tudo ponderado dá a classificação.

Mas cada país adopta essa classificação de acordo com os seus critérios.
_____________________


Comparemos uma Arleigh Burke, com uma F-100:

Arleigh Burke

DDG 55 - USS StoutImagem

Classe: Arleigh Burke ( Flight I ), [DDG]
Construtor: Ingalls Shipbuilding
data de lançamento: 16 de Outubro de 1992
data de incorporação: 13 de Agosto de 1994

Deslocamento: 8.422 ton.
Dimensões: 153,8 x 20,4 x 6,3 m.
Propulsão: 4 x turbinas de gás GE LM 2500 ( 105.000 cv )
Velocidade: 32 nós
Autonomia: 4.400 milhas a 22 nós

Guarnição: 303 ( 23 oficiais )

Imagem
DDG 57 USS Mitcher


Armamento:
1 x FMC 127mm Mk 45 Mod 1 o 2; 2 x GE GD 20 mm Vulcan Phalanx Mk 15
Misseis: 56 x GDC/Hughes Tomahawk; 8 x McDonell Douglas Harpoon en dos montajes cuádruples; GDC Standard SM-2MR Block 4; Honeywell ASROC
Torpedos 6 x tubos de 324mm Mk 32 Mod 14 en dois tubos triplos; 36 x Honeywell Mk 46 Mod 5

Radar Ar: Raytheon SPY 1D, operando nas bandas E/F; Superficie: Norden SPS 67(V)3, banda G; Navegação: Raytheon SPS 64(V)9, banda I; Controle de Fogo: 3 x Raytheon/RCA SPG62A, bandas I/J; TACAN: URN 25, IFF Mk XII AIMS UPX-29
Sónar Gould/Raytheon/GE SQQ89(V)3 combinado con um sonar activo de casco SQS53C, y un SQR 19 passivo rebocado.
Contramedidas: 2 x Loral Hycor SRBOC Mk 36 Mod 12; Bengalas infra-vermelhas e chaff; Sonda rebocada para torpedos SLQ25 Nixie; ESM/ECM: Raytheon SLQ32(V)2

Helicóptero 1 x SH60B/F LAMPS III. Sem hangar. ~


Alvaro de Bazán

F-102 Alm Alvaro de Bazán

Classe: A. de Bazán, [FFG]
Constructor: Izar, Ferrol
data de lançamento: 28 de Fevereiro de 2002
data de incorporação: 3 de Dezembro de 2003

Deslocamento: 5.802 ton.
Dimensões: 146,72 x 18,6 x 4,75 m.
Propulsão: CODOG: 2 x turibnas de gás GE LM-2500 ( 46.648 cv ), 2 x diesel Bazán-Caterpillar 3600 ( 12.000 cv )
Velocidade: 28,5 nós
Autonomia: 5.000 milhas a 18 nós
Guarnição: 240 ( 35 oficiais )

Imagem

Armamento:
1 x 127mm/54 Mk 45 Mod. 2. 2 x 20mm/120.
Misiles SSM: 8 x McDonnell Douglas Harpoon. SAM: 32 x Standard SM-2 Block IV y 64 x RIM-7PTC Evolved Sea Sparrow, desde 48 lançadores verticais Mk 41.
Torpedos 4 x tubos de 324mm. Mk32 Mod 9. Honeywell Mk 46 mod 5.

Radar de busca aérea: Lockheed Martin SPY-1D 3-D de controle de armamento e assuinatura de objetivos; Busca superficie: Raytheon SPS-67(V)4; Controle de Tiro: Sistema AEGIS, 2 x iluminadores para brancos Raytheon SPG-62 (Mk99); 1 x FABA DORNA ( radar RTN-30 ) ; Navegação: Thales Scout.
Sónar ENOSA-Raytheon DE 1160LF (I) montado no casco.
Contramedidas:
4 x lançadores FMC SRBOC Mk 36; Sonda rebocada para torpedos SLQ-25A Enhanced Nixie; ECM/ESM: Indra SLQ-380 Aldebarán interceptador / perturbador; CESELSA Elnath Mk 9000 comms intercept. Sistema de detecção laser e de contramedidas.

Helicóptero: 1 x SH60B Seahawk

_______________________

Como se pode ver, apesar do deslocamento das AB ser muito maior (perto de 8.500 ton, para as 5.800 ton das F-100), as dimensões em termos de comprimento serão idênticas, bem como em termos de guarnição.

Ambas possuem peça de proa, sistema com AEGIS, radares similares e futuramente as F-100 poderão perar mísseis de cruzeiro, tal como as actuais AB americanas.

De notar que em Espanha, a designação para as F-70, para as F-80 e agora para as F-100 é igual: FFG.




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#105 Mensagem por P44 » Sex Ago 19, 2005 11:14 am

Rui, torna-se mais fácil ainda vendo a comparação directa entre ambos

Salvo erro foi o Ferrol que postou aqui este esquema, uma vez...
Imagem


"Normalmente", dá-se a designação "FF" a fragatas ASW (como as VdG) e "FFG" a fragatas AAW (como as Perry).

Os Canadianos também designam as fragatas com Heli, como "FFH"

Como vês, há de tudo, para todos os gostos.

Já a MARINHA RUSSA tem designações completamente diferentes das Ocidentais.

Eles não dizem "Porta-Aviões", mas algo como "Cruzador Pesado Lança-Misseis com Aviação Embarcada" :shock:




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