NH NRP Afonso de Albuquerque A 526
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mpina,
Eu como era um chavalito em 76 , nunca me lembro de ver a GINA, apenas em fotos, mas sempre gostei dela por ser um navio LINDO.
Tenho muita pena que (como de habitual) tenha ido para o ferro-velho.
Não sei se os motores estariam em condições para que fosse adaptada a navio-escola, p. ex.
Ou que tivesse sido tranformada em Museu...mas isso é uma loucura inglória que eu tenho , sonhar com a preservação de UM navio de guerra, como acontece nos países civilizados.
Já agora, não tens fotos da Gina?
Se tiveres, podias colocar no tópico dos "Navios Famosos da Armada Portuguesa"
....
Ao menos que haja 1/2 dúzia de "malucos" que tentem preservar a memória da Marinha, qto mais não seja em fotografias...
Um Abraço
Eu como era um chavalito em 76 , nunca me lembro de ver a GINA, apenas em fotos, mas sempre gostei dela por ser um navio LINDO.
Tenho muita pena que (como de habitual) tenha ido para o ferro-velho.
Não sei se os motores estariam em condições para que fosse adaptada a navio-escola, p. ex.
Ou que tivesse sido tranformada em Museu...mas isso é uma loucura inglória que eu tenho , sonhar com a preservação de UM navio de guerra, como acontece nos países civilizados.
Já agora, não tens fotos da Gina?
Se tiveres, podias colocar no tópico dos "Navios Famosos da Armada Portuguesa"
....
Ao menos que haja 1/2 dúzia de "malucos" que tentem preservar a memória da Marinha, qto mais não seja em fotografias...
Um Abraço
Triste sina ter nascido português
- Rui Elias Maltez
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"Rui Elias Maltez"
Eu considero que o navio era bom!
Mas foi assassinado pelo poder que vivia em escritórios em terra e que julga que andar no mar é o mesmo que correr numa auto-estrada!
Por outro lado ninguém na Marinha teve "tomates" para dizer que aquela missão era impossível!
Claro que falo da viagem que "matou" a Gina
A perseguição ao paquete Santa Maria
Como sabem, a oposição ao governo de Salazar "desviou" um navio de passageiros para o Brasil (Recife) de forma a chamar a atenção mundial sobre a ditadura portuguesa...
Como não tinhamos petróleo para explorar ninguém sabia...da ditadura!
O poder (mais quadrados que os de agora) resolveram 4 dias depois do desvio, enviar a Gina para aprender em alto mar, o paquete!
Claro que era impossível! A Gina partiu com 4 dias de atraso e só alcançou o navio já em águas brasileiras (Recife)!
Nada pode fazer, pois estava em águas estrangeiras e regressou a Portugal!
Os motores tinham sido levados para lá do possível e rebentaram totalmente!
A Gina chegou ao Arsenal do alfeite, encostou e ficou em reparação durante 11 anos!
Só saiu uma vez para ir ao Brasil, em homenagem ao recife (acompanhada pelo Gago e Sagres).
Regressou e parou, para sempre!
Assim se destruiu um navio
Ficou abandonada por representar um fracasso do poder salazarista.
Mas os marujos, esses amavam-na!
Já pedi fotos dela!
Uma vez que foi contemporâneo desse navio, você ou um dos seus amigos poderão dizer porque é que Portugal apenas teve uma unidade desse modelo de fragata?
E porque foi tão pouco utilizada?
Foi uma "experiência" ou o navio era mau?
Eu considero que o navio era bom!
Mas foi assassinado pelo poder que vivia em escritórios em terra e que julga que andar no mar é o mesmo que correr numa auto-estrada!
Por outro lado ninguém na Marinha teve "tomates" para dizer que aquela missão era impossível!
Claro que falo da viagem que "matou" a Gina
A perseguição ao paquete Santa Maria
Como sabem, a oposição ao governo de Salazar "desviou" um navio de passageiros para o Brasil (Recife) de forma a chamar a atenção mundial sobre a ditadura portuguesa...
Como não tinhamos petróleo para explorar ninguém sabia...da ditadura!
O poder (mais quadrados que os de agora) resolveram 4 dias depois do desvio, enviar a Gina para aprender em alto mar, o paquete!
Claro que era impossível! A Gina partiu com 4 dias de atraso e só alcançou o navio já em águas brasileiras (Recife)!
Nada pode fazer, pois estava em águas estrangeiras e regressou a Portugal!
Os motores tinham sido levados para lá do possível e rebentaram totalmente!
A Gina chegou ao Arsenal do alfeite, encostou e ficou em reparação durante 11 anos!
Só saiu uma vez para ir ao Brasil, em homenagem ao recife (acompanhada pelo Gago e Sagres).
Regressou e parou, para sempre!
Assim se destruiu um navio
Ficou abandonada por representar um fracasso do poder salazarista.
Mas os marujos, esses amavam-na!
Já pedi fotos dela!
Editado pela última vez por mpina41 em Sáb Ago 20, 2005 2:04 pm, em um total de 1 vez.
A Gina
Esta foto é conhecida, arranjarei mais!
A “Pero Escobar” era uma fragata ligeira (1250 ton), cedida pela NATO a Portugal. Foi construída nos Estaleiros de Castellamar di Stábia em Itália e aumentada ao Efectivo dos Navios da Armada em 30 de Junho de 1957.
Era um navio sob o ponto de vista bélico deficientemente equipado, mas possuía uma instalação propulsora poderosa constituída por 2 turbinas ansaldo de 2x12000 shp e 2 caldeiras aquitubulares de alta pressão fosterwheeler que lhe proporcionavam uma velocidade máxima muito significativa de 33 nós.
dizem que na viagem factídica chegou a atingir 40 nós
Face às suas características era utilizada normalmente em missões de fiscalização e controlo do mar, viagens de instrução e soberania.
Talvez por ser um navio muito bonito designadamente na convergência das linhas de proa e do convés, assim como na forma da chaminé e sua inserção nas superestruturas, desde muito cedo, na gíria naval a fragata passou a ser conhecida por “Gina”, e era muito vulgar nas conversas entre marinheiros quando se abordava a fragata, esta ser tratada apenas por aquela designação.
Obviamente que a comparação tinha a sua lógica na harmonia entre as linhas do navio e as da artista de cinema Gina Lollobrigida e ainda porque ambos eram originários de Itália.
Efectivamente Lollobrigida era na época uma actriz italiana de grande popularidade, muito conhecida pela sua beleza.
Certo dia em Março de 1962, o navio depois de escalar o Porto Grande de S. Vicente de Cabo Verde e Bissau, em viagem de instrução de cadetes, chega ao Funchal, porto onde é oferecida uma recepção às autoridades locais.
Entre os convidados encontrava-se o Consul Geral da Itália, Senhor Emanuele Valle, pessoa muito popular no meio local, que em conversa amena com os oficiais e cadetes ficou a saber que a fragata era conhecida por “Gina” e das razões que a tal levaram.
Apesar de não conhecer pessoalmente a célebre actriz, talvez por razões de nacionalidade ou até pelas funções que desempenhava, mas principalmente pela sua maneira de ser, o Sr. Emanuele Valle escreveu a Gina Lollobrigida contando-lhe o caso.
O tempo foi passando e um dia em Agosto com o navio atracado na Base Naval de Lisboa, o Comandante entra a bordo trazendo um grande envelope, devidamente cartonado e dirigindo-se para a Câmara de Oficiais, estava-se perto da hora do almoço, abre a encomenda, e qual não foi o nosso espanto quando com uma carta do Consul surge uma enorme fotografia da actriz italiana com a seguinte dedicatória:
Al Comandante e agli Ufficiali della NRP “Pero Escobar” con l’augurio sincero che la loro
bella nave esca sempre vittoriosa da qualunque cimento.
Roma 1962 Gina Lollobrigida
Ao Comandante e Oficiais do NRP “Pero Escobar” com o voto sincero de que o seu belo navio saia sempre vitorioso de todos os perigos.
Roma 1962 Gina Lollobrigida
Tratava-se de um belíssimo retrato de Gina, de perfil, ostentando um lindissímo diadema de brilhantes.
Surgiu então uma questão complicada. A Câmara de Oficiais da “Pero Escobar” era relativamente pequena, estando as anteparas quase completamente ocupadas com armários e vigias, excepto num local onde já se encontrava a fotografia do Presidente da República.
A colocação da fotografia de Gina na Câmara como era vontade de todos constituía o problema. Mas eis que um dos oficiais presentes teve um vislumbre e em tom muito respeitador dirigiu-se ao Comandante afirmando que – uma vez que o Comandante tinha na sua Camarinha o estandarte nacional e era ali que tratava dos assuntos oficiais, seria natural que também lá tivesse a fotografia do Presidente da República.
A ideia a todos convenceu, incluindo o Comandante e assim a fotografia de Gina Lollobrigida pôde ser colocada na Câmara de Oficiais.
Mais tarde o Comandante e os Oficiais num gesto de reconhecimento e agradecimento,enviaram para Gina Lollobrigida uma grande fotografia do navio com as seguintes palavras:
À grande actriz Gina Lollobrigida, o Comandante e Oficiais do NRP “Pero Escobar” na homenagem à eterna beleza e harmonia de linhas. Lisboa – 1962.
A partir desta data a artista passou a ser a madrinha do navio!
Na Câmara de Oficiais da “Pero Escobar” o retrato era o orgulho da sua guarnição e motivo de visita de muitas pessoas que o queriam admirar.
Quando o navio foi abatido em 1976, a sua última guarnição, num gesto digno de louvor, não se esqueceu de remeter a já famosa fotografia para o Museu de Marinha.
E, é pois no Museu de Marinha, que se encontra o retrato de Gina Lollobrigida, que perpetua não só a famosa actriz, mas recorda também a fragata “Pero Escobar” e as suas guarnições, no terceiro quartel do século XX.
A “Pero Escobar” era uma fragata ligeira (1250 ton), cedida pela NATO a Portugal. Foi construída nos Estaleiros de Castellamar di Stábia em Itália e aumentada ao Efectivo dos Navios da Armada em 30 de Junho de 1957.
Era um navio sob o ponto de vista bélico deficientemente equipado, mas possuía uma instalação propulsora poderosa constituída por 2 turbinas ansaldo de 2x12000 shp e 2 caldeiras aquitubulares de alta pressão fosterwheeler que lhe proporcionavam uma velocidade máxima muito significativa de 33 nós.
dizem que na viagem factídica chegou a atingir 40 nós
Face às suas características era utilizada normalmente em missões de fiscalização e controlo do mar, viagens de instrução e soberania.
Talvez por ser um navio muito bonito designadamente na convergência das linhas de proa e do convés, assim como na forma da chaminé e sua inserção nas superestruturas, desde muito cedo, na gíria naval a fragata passou a ser conhecida por “Gina”, e era muito vulgar nas conversas entre marinheiros quando se abordava a fragata, esta ser tratada apenas por aquela designação.
Obviamente que a comparação tinha a sua lógica na harmonia entre as linhas do navio e as da artista de cinema Gina Lollobrigida e ainda porque ambos eram originários de Itália.
Efectivamente Lollobrigida era na época uma actriz italiana de grande popularidade, muito conhecida pela sua beleza.
Certo dia em Março de 1962, o navio depois de escalar o Porto Grande de S. Vicente de Cabo Verde e Bissau, em viagem de instrução de cadetes, chega ao Funchal, porto onde é oferecida uma recepção às autoridades locais.
Entre os convidados encontrava-se o Consul Geral da Itália, Senhor Emanuele Valle, pessoa muito popular no meio local, que em conversa amena com os oficiais e cadetes ficou a saber que a fragata era conhecida por “Gina” e das razões que a tal levaram.
Apesar de não conhecer pessoalmente a célebre actriz, talvez por razões de nacionalidade ou até pelas funções que desempenhava, mas principalmente pela sua maneira de ser, o Sr. Emanuele Valle escreveu a Gina Lollobrigida contando-lhe o caso.
O tempo foi passando e um dia em Agosto com o navio atracado na Base Naval de Lisboa, o Comandante entra a bordo trazendo um grande envelope, devidamente cartonado e dirigindo-se para a Câmara de Oficiais, estava-se perto da hora do almoço, abre a encomenda, e qual não foi o nosso espanto quando com uma carta do Consul surge uma enorme fotografia da actriz italiana com a seguinte dedicatória:
Al Comandante e agli Ufficiali della NRP “Pero Escobar” con l’augurio sincero che la loro
bella nave esca sempre vittoriosa da qualunque cimento.
Roma 1962 Gina Lollobrigida
Ao Comandante e Oficiais do NRP “Pero Escobar” com o voto sincero de que o seu belo navio saia sempre vitorioso de todos os perigos.
Roma 1962 Gina Lollobrigida
Tratava-se de um belíssimo retrato de Gina, de perfil, ostentando um lindissímo diadema de brilhantes.
Surgiu então uma questão complicada. A Câmara de Oficiais da “Pero Escobar” era relativamente pequena, estando as anteparas quase completamente ocupadas com armários e vigias, excepto num local onde já se encontrava a fotografia do Presidente da República.
A colocação da fotografia de Gina na Câmara como era vontade de todos constituía o problema. Mas eis que um dos oficiais presentes teve um vislumbre e em tom muito respeitador dirigiu-se ao Comandante afirmando que – uma vez que o Comandante tinha na sua Camarinha o estandarte nacional e era ali que tratava dos assuntos oficiais, seria natural que também lá tivesse a fotografia do Presidente da República.
A ideia a todos convenceu, incluindo o Comandante e assim a fotografia de Gina Lollobrigida pôde ser colocada na Câmara de Oficiais.
Mais tarde o Comandante e os Oficiais num gesto de reconhecimento e agradecimento,enviaram para Gina Lollobrigida uma grande fotografia do navio com as seguintes palavras:
À grande actriz Gina Lollobrigida, o Comandante e Oficiais do NRP “Pero Escobar” na homenagem à eterna beleza e harmonia de linhas. Lisboa – 1962.
A partir desta data a artista passou a ser a madrinha do navio!
Na Câmara de Oficiais da “Pero Escobar” o retrato era o orgulho da sua guarnição e motivo de visita de muitas pessoas que o queriam admirar.
Quando o navio foi abatido em 1976, a sua última guarnição, num gesto digno de louvor, não se esqueceu de remeter a já famosa fotografia para o Museu de Marinha.
E, é pois no Museu de Marinha, que se encontra o retrato de Gina Lollobrigida, que perpetua não só a famosa actriz, mas recorda também a fragata “Pero Escobar” e as suas guarnições, no terceiro quartel do século XX.
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Bravo, mPina!!!!
Obrigado pela história!!!!
ps- Parabéns pela nova assinatura onde é que eu já vi esses pinguins
Eu no fim de semana estive a fazer scanning de 2 fotos da maquete do SAM BRÁZ, existente no Museu da Marinha, para colocar no tópico dos navios da MP, já que é muito dificil encontar fotos do Navio...mas houve qq problema de software e as imagens não ficaram bem...bolas!!!!!
Obrigado pela história!!!!
ps- Parabéns pela nova assinatura onde é que eu já vi esses pinguins
Eu no fim de semana estive a fazer scanning de 2 fotos da maquete do SAM BRÁZ, existente no Museu da Marinha, para colocar no tópico dos navios da MP, já que é muito dificil encontar fotos do Navio...mas houve qq problema de software e as imagens não ficaram bem...bolas!!!!!
Triste sina ter nascido português
- Rui Elias Maltez
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É uma boa história e que conta um pouco mais do que conheciamos da NRP Pero Escobar.
Fiquei a saber que foi uma oferta da NATO, o que explica que tenha sido apenas uma unidade dessa classe, coisa que sempre me fez espécie.
Quer dizer que com a "corrida" para tentar alcançar o Santa Maria, a "Gina" ficou com os motores completamente destroçados?
Fiquei a saber que foi uma oferta da NATO, o que explica que tenha sido apenas uma unidade dessa classe, coisa que sempre me fez espécie.
Quer dizer que com a "corrida" para tentar alcançar o Santa Maria, a "Gina" ficou com os motores completamente destroçados?
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Como prometi, aí estão mais duas fotos da Gina.
Editado pela última vez por mpina41 em Qui Ago 25, 2005 6:06 pm, em um total de 1 vez.
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P44 escreveu:Paisano, mermão
Tu que tens internet super-hiper-fast, se fores lá, podes gravar-me algumas fotos, e depois mandas para o meu mail do trabalho???
Desculpa lá o abuso...
Amigo Morcegão, peço que me desculpe pois somente hoje vi essa sua mensagem.
Faz uma relação de quais fotos você quer nesse site, que eu as envio via e-mail para você. Ok?
- P44
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Paisano,
Deixa estar amigo
Lá consegui sacar elas, devagar devagarinho
Na altura em que escrevi isto estava baixando as fotos da JOão Belo , mas já as tenho...
Valeu
----------------------------------
Mpina,
Grato pelas fotos que puseste da GINA
Uma coisa que reparei...
nestas fotos a Gina tinha peças de vante e ré diferentes das da fase final, em que foram montada peças semelhantes ás da "tua" Gago Coutinho (peças duplas de 76mm)
Como aqui se pode ver:
a de vante, sem a cobertura:
e a de ré:
nestas fotos não se percebe mto bem...tenho de ir ao baú...
Depreendo que estas 2 fotos que colocaste tenham sido tiradas no inicio da curta vida da Gina na MP?
Eram peça de fabrico italiano? Nunca vi nenhum outro navio da MP com peças destas.
Muito Bonitas as fotos
Deixa estar amigo
Lá consegui sacar elas, devagar devagarinho
Na altura em que escrevi isto estava baixando as fotos da JOão Belo , mas já as tenho...
Valeu
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Mpina,
Grato pelas fotos que puseste da GINA
Uma coisa que reparei...
nestas fotos a Gina tinha peças de vante e ré diferentes das da fase final, em que foram montada peças semelhantes ás da "tua" Gago Coutinho (peças duplas de 76mm)
Como aqui se pode ver:
a de vante, sem a cobertura:
e a de ré:
nestas fotos não se percebe mto bem...tenho de ir ao baú...
Depreendo que estas 2 fotos que colocaste tenham sido tiradas no inicio da curta vida da Gina na MP?
Eram peça de fabrico italiano? Nunca vi nenhum outro navio da MP com peças destas.
Muito Bonitas as fotos
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