Até agora, ao que se sebe, modernização mesmo só dos E-99 AEW&C. Os R-99 ficaram de fora, e pelo jeito vão continuar do jeito que estão até a aposentadoria.
Não há perspectiva de substituto para os R-99 no futuro pelo planos da FAB, ao contrário dos AEW&C da FAB que devem ganhar uma nova aeronave em mais 10 a 15 anos.
Mas concordo que é necessário um outro vetor capaz de realizar as mesmas missões, a outras adicionais, a fim de que não percamos tudo o que se conseguiu operando esta plataforma até hoje. E isso é fácil de acontecer em se tratando de Brasil.
Talvez o KC-390 seja um vetor alternativo, embora eu seja de opinião que temos nos E-2 a família ideal para modernizar em futuro próximo todos os vetores ISR, AEW e Patrulha Marítima de que precisaremos.
Só espero que na hora de decidir, não resolvam fazer que nem o tal C-390 MPA, que não é mais que um quebra galho da FAB em relação à aviação de patrulha.
Aliás, a nossa capacidade de realizar ISR\AEW&C naval é basicamente nula desde sempre, tendo em vista a ausência de vetores dedicados na aviação naval. E esta é, também, uma lacuna que em algum momento vamos ter que sanar, por bem ou por mal.
A decisão é nossa.
Força Aérea Russa / Russian Air Force RuAF (Noticias,Fotos,Videos,armamento... Passado e Futuro)
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 39996
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 6280 vezes
- Agradeceram: 3527 vezes
- Suetham
- Sênior
- Mensagens: 10506
- Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
- Agradeceu: 355 vezes
- Agradeceram: 768 vezes
Re: Força Aérea Russa / Russian Air Force RuAF (Noticias,Fotos,Videos,armamento... Passado e Futuro)
https://arabic.rt.com/world/1659720-%D8 ... %8A%D9%88/
https://breakingdefense.com/2025/03/the ... raine-war/
Esses caças são equipados com armas avançadas e sistemas de informação e mira de longo alcance. Eles são projetados para atingir superioridade aérea e destruir alvos terrestres e de superfície dia e noite em condições climáticas amenas e adversas, operando a longas distâncias de seus campos de aviação", disse Vladimir Artyakov, vice-diretor da empresa.
Ele destacou que as especificações do Su-35S são comparáveis às dos caças de quinta geração e que os novos motores equipados com um sistema de controle digital podem melhorar significativamente o desempenho de voo e a manobrabilidade da aeronave.
https://breakingdefense.com/2025/03/the ... raine-war/
The MiG-35 has been on life support. Now Moscow wants to revive it for the Ukraine war.
Russian officials want to ramp up production on the largely unloved MiG-35, but there are major hurdles in the way.
- Suetham
- Sênior
- Mensagens: 10506
- Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
- Agradeceu: 355 vezes
- Agradeceram: 768 vezes
Re: Força Aérea Russa / Russian Air Force RuAF (Noticias,Fotos,Videos,armamento... Passado e Futuro)
--Novo Míssil de Cruzeiro russo
Detalhes do novo míssil de cruzeiro russo S8000 "Banderol", cujo uso já vem sendo observado pelo lado ucraniano desde o início deste ano.
O míssil é fabricado pela JSC "Kronshtadt", e vem sendo lançado a partir do SARP pesado "Orion" ("Inohodets"), que também é produzido pela mesma JSC "Kronshtadt".
O Banderol também pode ser lançado a partir de helicópteros de combate Mi-28N.
O míssil de cruzeiro S8000 "Banderol" foi demonstrado publicamente pela primeira vez durante uma visita do vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, ao local de testes de Kapustin Yar, na região de Astrakhan, em 26 de abril de 2025 (ver foto da agência TASS).
A possibilidade de lançamento desse míssil a partir de vetores de baixa velocidade (drones e helicópteros) permite baixo custo e maior simplicidade de projeto, pois o projeto não envolve sobrecargas significativas, como ocorre com os mísseis da OTAN, como os Storm Shadows, ATACMS ou Taurus.
O míssil de cruzeiro S8000 "Banderol" possui uma fuselagem de cerca de 5 m de comprimento com elementos furtivos. A asa retrátil tem envergadura de 2,2 m. O míssil é equipado com um motor turbojato SW800Pro-A95 de pequeno porte (pesando apenas 8,5 kg) com empuxo de 80 kg, que seria produzido pela empresa chinesa Swiwin Turbine & Jets.
A reserva de combustível é estimada em 50-65 kg, o que garante uma autonomia de voo de até 500 km.
A velocidade de cruzeiro do míssil é de 520-560 km/h, com velocidade máxima de 620-650 km/h.
O míssil Banderol, segundo dados disponíveis, está equipado com uma ogiva de fragmentação de alto explosivo OFBCh-150 de 115 kg, cuja massa explosiva é de 49,5 kg.
O sistema de orientação por satélite do míssil é baseado no receptor GLONASS/GPS de 8 canais Kometa-M8, fabricado pela JSC VNIIR-Progress.
The GUR officialy revealed the existence of a new Russian cruise missile: the "Bandarol"
Its use has been reported several times in recent weeks but we have now a better image of what this system actually is.
What was previously described as an improved jet-powered Shahed is in fact a new small cruise missile.
Here are its main characteristics:
Flight speed: ~650km/
Range: ~550km
Length: 5m
Warhead weight: ~100kg
It is notably believe to be air-launched by Orion MALE drones, one of them was seen back in 2023 carrying at a time unknown munition. It will potentialy be launched by Mi-28 helicopters.
This is not an improvement to drone technology but a years long project to field a cruise missile filling the gap between the long-range and highly capable/expensive X-101 and the 200km range X-59. The warhead weight is ~twice of a regular Shahed and the speed gives it more kinetic energy but falls short of the 500kg-1ton of the X-101.
JASSM russo
The United Aircraft Corporation has delivered another batch of new Su-35S 4++ generation multirole fighters to the Russian Aerospace Forces.