Eleições nos EUA e suas consequências

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1255 vezes
Agradeceram: 3219 vezes

Re: Eleições nos EUA e suas consequências

#496 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Abr 09, 2025 11:12 am

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
akivrx78
Sênior
Sênior
Agradeceu: 133 vezes
Agradeceram: 429 vezes

#497 Mensagem por akivrx78 » Qui Abr 10, 2025 3:14 pm

Trump pode impor imposto de 100% à TSMC, exigindo expansão da produção nos EUA

9 de abril de 2025, PM

(Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na segunda-feira que havia informado à Taiwan Semiconductor Manufacturing Co (TSMC), maior fabricante terceirizada de chips do mundo, que ela enfrentaria um imposto de até 100 por cento se não construísse uma fábrica nos Estados Unidos.

Falando em um evento do Comitê Nacional Republicano, ele também criticou a decisão do governo Biden de fornecer US$ 6,6 bilhões em subsídios à fábrica da TSMC no Arizona, dizendo que as empresas de semicondutores não precisavam do dinheiro.

"Eu não dei dinheiro nenhum à TSMC. Só disse a eles que se não construíssem uma fábrica aqui, pagariam muito dinheiro em impostos", disse Trump.

A TSMC não quis comentar.

Durante uma reunião com Trump no mês passado, a empresa anunciou planos de investir mais US$ 100 bilhões nos Estados Unidos nos próximos anos e construir cinco novas fábricas de semicondutores.

A Reuters informou no dia 8 que a TSMC pode enfrentar multas de mais de US$ 1 bilhão em uma investigação dos EUA sobre o uso de semicondutores da TSMC nos processadores de inteligência artificial (IA) da Huawei, uma grande fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações.

https://jp.reuters.com/business/technol ... 025-04-09/

akivrx78
Sênior
Sênior

#498 Mensagem por akivrx78 » Seg Abr 14, 2025 2:29 am

Eu deveria ter desistido do novo NISA...
Um funcionário de escritório de 59 anos com uma renda mensal de 480.000 ienes, próximo da idade de aposentadoria, faz sua estreia como investidor com a permissão da esposa, mas está sofrendo com o "choque de Trump": "Minha vida acabou".
4/14 (seg) 5:02 distribuição

Muitas pessoas estão prestando atenção ao "Novo NISA" visando segurança em seus anos de aposentadoria. Há uma tendência crescente de aproveitar o sistema devido aos benefícios de isenção de impostos e ao apelo do investimento de longo prazo. No entanto, devido ao choque de Trump, estamos ouvindo cada vez mais pessoas dizerem: "Devíamos ter desistido do Novo NISA".

Os novos planos de previdência NISA e de contribuição definida devem lhe dar tranquilidade na aposentadoria, mas...
"Achei que isso garantiria uma aposentadoria segura." Kenichi Matsui (pseudônimo, 59 anos), que mora em Tóquio, está abatido.

Matsui atualmente trabalha para um fabricante de médio porte em Tóquio e deve se aposentar no final de maio. Minha renda mensal atual é de 480.000 ienes. Durante minha carreira como assalariado, fui acumulando economias de forma constante. Matsui voltou sua atenção para o Novo NISA como o "empurrão final" para acumular ativos para sua aposentadoria.

"Eu queria economizar para a minha aposentadoria, então pedi permissão à minha esposa e comecei a investir. Investi 1 milhão de ienes no S&P 500. Também usei meu limite de investimento em poupança, elevando o total para 2 milhões de ienes. Também investi em ações japonesas, usando meu limite de investimento de crescimento de 2,4 milhões de ienes. Previ que, se Trump voltasse a ser presidente, a economia americana e os preços das ações cresceriam."

De fato, nas redes sociais, há muitas vozes dizendo: "Invista em ações dos EUA de uma só vez com o novo NISA", e muitas pessoas estão tomando medidas ousadas de investimento em meio a preocupações sobre seu futuro na aposentadoria.

Entretanto, o que aconteceu depois foi muito diferente do que Matsui esperava.

"Deve ter sido no dia 5 de agosto do ano passado. E aí veio o choque do Trump. A avaliação dele não parava de cair... Isso está acontecendo bem antes da minha aposentadoria. É inacreditável."

A empresa de Matsui também introduziu um plano de pensão de contribuição definida (DC corporativo) e, como esse plano também se concentrava em investir em ações dos EUA, ele diz que seus ativos lá também diminuíram.

"Sinceramente, se eu soubesse que isso aconteceria, teria preferido ter guardado o dinheiro em um depósito a prazo fixo. Ouvi dizer que ações são para serem mantidas a longo prazo, mas não podia me dar ao luxo de pensar tão vagarosamente quando estava prestes a me aposentar."

A política básica do novo NISA é "poupança regular de longo prazo e diversificação". Fazer um investimento de quantia única quando falta apenas um ano para a aposentadoria era bem diferente do propósito original do sistema. Os materiais da Agência de Serviços Financeiros também enfatizam que o novo NISA é um "sistema que dá suporte à formação de ativos de longo prazo". Isso só pode ser dito se houver capacidade de suportar um declínio temporário.

"Não havia tempo suficiente para economizar, então não tive escolha a não ser investir uma quantia única", diz Matsui. Há muitos casos em que a impaciência leva a uma tomada de decisões ruim.

“Investimentos fracassados” lançam sombra sobre relacionamentos familiares

Perdas de investimentos afetam não apenas as finanças domésticas, mas também o ambiente doméstico. Matsui diz que sua esposa começou a culpá-lo, dizendo: "Se isso fosse acontecer antes de você se aposentar, eu nunca deveria ter concordado com sua estreia como investidor", e a atmosfera em casa começou a ficar tensa.

O futuro que eles imaginaram — viajar juntos como um casal após a aposentadoria — agora é uma lembrança distante, e agora tudo o que eles conseguem pensar é "como viverão seus anos de aposentadoria". Além dos mal-entendidos com suas famílias, eles também podem ser atormentados pela autoaversão, se perguntando se arruinaram suas vidas por causa de seu próprio mau julgamento. O próprio sistema New NISA é um mecanismo de suporte à formação de ativos de longo prazo, mas se usado incorretamente, em vez de colher os benefícios do sistema, ele pode expô-lo a riscos significativos.

"Minha vida acabou agora"

De acordo com a "Pesquisa de Opinião Pública sobre Comportamento Financeiro Doméstico em 2023 [Pesquisa com Duas ou Mais Pessoas em Domicílios]" do Conselho Central de Relações Públicas Financeiras, 30,2% das pessoas na faixa dos 50 anos e 41,2% das pessoas na faixa dos 60 anos responderam que sofreram perda do principal. Em termos de como reagiram à perda do capital, 18,1% das pessoas na faixa dos 50 anos e 15,9% das pessoas na faixa dos 60 anos disseram: "Não há nada que eu possa fazer, pois não entendi completamente os riscos". Por outro lado, 4,5% das pessoas na faixa dos 50 anos e 4,8% das pessoas na faixa dos 60 anos escolheram "Porque a instituição financeira não lhes explicou adequadamente o risco de perder o principal devido às flutuações do mercado". Embora haja muitas pessoas que não veem os motivos das perdas em investimentos como algo que as preocupe pessoalmente, ainda há um certo número delas.

O problema não está nos sistemas em si, como o NISA, mas nas pessoas que tomam decisões de investimento que ignoram sua própria idade e situação financeira. Ao administrar ativos antes da aposentadoria, é importante ter uma estratégia que enfatize "proteger" em vez de "aumentar". Mantenha algum dinheiro disponível para cobrir suas despesas de subsistência no caso improvável de uma crise. A melhor maneira de gerenciar riscos é manter a cabeça fria e não ficar muito animado ou chateado com movimentos de preços de curto prazo.

Antes de considerar se o sistema é bom ou ruim, talvez você precise reconsiderar a gestão de ativos apropriada para o seu estágio de vida.

https://news.yahoo.co.jp/articles/fe12f ... c1a?page=2

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6802 vezes
Agradeceram: 7100 vezes
Contato:

#499 Mensagem por Túlio » Seg Abr 14, 2025 1:15 pm

akivrx78 escreveu: Seg Abr 14, 2025 2:29 am
Eu deveria ter desistido do novo NISA...
Um funcionário de escritório de 59 anos com uma renda mensal de 480.000 ienes, próximo da idade de aposentadoria, faz sua estreia como investidor com a permissão da esposa, mas está sofrendo com o "choque de Trump": "Minha vida acabou".
4/14 (seg) 5:02 distribuição

Muitas pessoas estão prestando atenção ao "Novo NISA" visando segurança em seus anos de aposentadoria. Há uma tendência crescente de aproveitar o sistema devido aos benefícios de isenção de impostos e ao apelo do investimento de longo prazo. No entanto, devido ao choque de Trump, estamos ouvindo cada vez mais pessoas dizerem: "Devíamos ter desistido do Novo NISA".

Os novos planos de previdência NISA e de contribuição definida devem lhe dar tranquilidade na aposentadoria, mas...
"Achei que isso garantiria uma aposentadoria segura." Kenichi Matsui (pseudônimo, 59 anos), que mora em Tóquio, está abatido.

Matsui atualmente trabalha para um fabricante de médio porte em Tóquio e deve se aposentar no final de maio. Minha renda mensal atual é de 480.000 ienes(1). Durante minha carreira como assalariado, fui acumulando economias de forma constante. Matsui voltou sua atenção para o Novo NISA como o "empurrão final" para acumular ativos para sua aposentadoria.

"Eu queria economizar para a minha aposentadoria, então pedi permissão à minha esposa e comecei a investir. Investi 1 milhão de ienes no S&P 500. Também usei meu limite de investimento em poupança, elevando o total para 2 milhões de ienes. Também investi em ações japonesas, usando meu limite de investimento de crescimento de 2,4 milhões de ienes. Previ que, se Trump voltasse a ser presidente, a economia americana e os preços das ações cresceriam."

De fato, nas redes sociais, há muitas vozes dizendo: "Invista em ações dos EUA de uma só vez com o novo NISA", e muitas pessoas estão tomando medidas ousadas de investimento em meio a preocupações sobre seu futuro na aposentadoria.

Entretanto, o que aconteceu depois foi muito diferente do que Matsui esperava.

"Deve ter sido no dia 5 de agosto do ano passado(2). E aí veio o choque do Trump. A avaliação dele não parava de cair... Isso está acontecendo bem antes da minha aposentadoria. É inacreditável."

A empresa de Matsui também introduziu um plano de pensão de contribuição definida (DC corporativo) e, como esse plano também se concentrava em investir em ações dos EUA, ele diz que seus ativos lá também diminuíram.

"Sinceramente, se eu soubesse que isso aconteceria, teria preferido ter guardado o dinheiro em um depósito a prazo fixo. Ouvi dizer que ações são para serem mantidas a longo prazo(3), mas não podia me dar ao luxo de pensar tão vagarosamente quando estava prestes a me aposentar."

A política básica do novo NISA é "poupança regular de longo prazo e diversificação". Fazer um investimento de quantia única quando falta apenas um ano para a aposentadoria era bem diferente do propósito original do sistema. Os materiais da Agência de Serviços Financeiros também enfatizam que o novo NISA é um "sistema que dá suporte à formação de ativos de longo prazo". Isso só pode ser dito se houver capacidade de suportar um declínio temporário.

"Não havia tempo suficiente para economizar, então não tive escolha a não ser investir uma quantia única", diz Matsui. Há muitos casos em que a impaciência leva a uma tomada de decisões ruim(4).

“Investimentos fracassados” lançam sombra sobre relacionamentos familiares

Perdas de investimentos afetam não apenas as finanças domésticas, mas também o ambiente doméstico. Matsui diz que sua esposa começou a culpá-lo, dizendo: "Se isso fosse acontecer antes de você se aposentar, eu nunca deveria ter concordado com sua estreia como investidor", e a atmosfera em casa começou a ficar tensa.

O futuro que eles imaginaram — viajar juntos como um casal após a aposentadoria — agora é uma lembrança distante, e agora tudo o que eles conseguem pensar é "como viverão seus anos de aposentadoria". Além dos mal-entendidos com suas famílias, eles também podem ser atormentados pela autoaversão, se perguntando se arruinaram suas vidas por causa de seu próprio mau julgamento. O próprio sistema New NISA é um mecanismo de suporte à formação de ativos de longo prazo, mas se usado incorretamente, em vez de colher os benefícios do sistema, ele pode expô-lo a riscos significativos.

"Minha vida acabou agora"

De acordo com a "Pesquisa de Opinião Pública sobre Comportamento Financeiro Doméstico em 2023 [Pesquisa com Duas ou Mais Pessoas em Domicílios]" do Conselho Central de Relações Públicas Financeiras, 30,2% das pessoas na faixa dos 50 anos e 41,2% das pessoas na faixa dos 60 anos responderam que sofreram perda do principal. Em termos de como reagiram à perda do capital(5), 18,1% das pessoas na faixa dos 50 anos e 15,9% das pessoas na faixa dos 60 anos disseram: "Não há nada que eu possa fazer, pois não entendi completamente os riscos". Por outro lado, 4,5% das pessoas na faixa dos 50 anos e 4,8% das pessoas na faixa dos 60 anos escolheram "Porque a instituição financeira não lhes explicou adequadamente o risco de perder o principal devido às flutuações do mercado". Embora haja muitas pessoas que não veem os motivos das perdas em investimentos como algo que as preocupe pessoalmente, ainda há um certo número delas.

O problema não está nos sistemas em si, como o NISA, mas nas pessoas que tomam decisões de investimento que ignoram sua própria idade e situação financeira. Ao administrar ativos antes da aposentadoria, é importante ter uma estratégia que enfatize "proteger" em vez de "aumentar". Mantenha algum dinheiro disponível para cobrir suas despesas de subsistência no caso improvável de uma crise. A melhor maneira de gerenciar riscos é manter a cabeça fria e não ficar muito animado ou chateado com movimentos de preços de curto prazo.

Antes de considerar se o sistema é bom ou ruim, talvez você precise reconsiderar a gestão de ativos apropriada para o seu estágio de vida(6).

https://news.yahoo.co.jp/articles/fe12f ... c1a?page=2
1 - Parece um bom salário, dá quase 1/3 a mais do que o meu e, além de viver sem preocupações, todo mês tenho uma $obra pra investir.

2 - Achava eu que, no reputadamente excelente sistema educacional japonês, ensinassem algo de Educação Financeira; creio que me enganei, conforme inclusive outros exemplos abaixo mas foquemos neste por enquanto: se em vez dos ativos tradicionais (legacy) ele tivesse alocado em 05AGO2024 pelo menos uma parte dos seus JPY em ₿ITCOIN, esta parte teria sido adquirida por USD ~63,5k e estaria no verde até hoje, mesmo com os noobs chorando porque chegou a "cair" para 75k e neste momento está a USD 86k; ou se preferisse ações, podia ser $MSTR, que na data estava a USD ~130 e hoje, mesmo com a "queda", está a "modestos" USD ~311.

3 - PERDA Fixa significa que seus "lucros" seriam engolidos pela inflação (a REAL, não a do jornal), impostos e taxas da corretora (ou seja, outro exemplo da falta que a Educação Financeira faz); já a segunda parte está correta, longo prazo é a chave, só que não a única.

4 - Excelente conclusão, pouca coisa é mais daninha(*) que comprar ou vender por impulso/nervosismo/impaciência; com EF a pessoa já tem conhecimento sobre os fundamentos de seus ativos e com isso terá uma ideia bem razoável sobre se, quando e porque comprar ou vender este ou aquele ativo.

5 - Como assim, "perda DO capital"? Mercado é CÍCLICO, ora está na alta, ora na baixa, e o que nunca falta são pontos de entrada e de saída. O único jeito de perder TUDO é o ativo cair a zero (como o $OIL em MAR2020), além de (mais remoto) deixar de existir, como a ENRON. O jeito mais comum de zerar as próprias economias é estar alavancado (até o talo, de preferência), aí é SEPUKKU financeiro (de novo, falta de EF). Estas pessoas, desconhecendo o Mercado, estavam mesmo assim operando alavancadas? Estranho... 🤨

6 - E aqui se consolida o meu achismo sobre a falta de EF no Japão: qualquer pessoa que se proponha a guardar para o futuro começa com alguma versão do que aqui chamamos Poupança; com o tempo muitos de nós descobrimos que ela é uma pequena mas constante hemorragia de nossas economias e partimos para alternativas mais arrojadas. Como a falta de EF é global, apenas uma minoria vai estudar/pesquisar e acaba aprendendo, inclusive que as perdas que sofreu no começo (por ignorância) podem e serão compensadas à medida que ela for substituída por Conhecimento.

(*) A pior de todas, com exceção da alavancagem, é aceitar a "a$$e$$oria financeira" que todas as corretoras oferecem: é SEMPRE um/a jovem alegre e simpático/a que, sob o disfarce de bondoso e paciente sensei, é apenas um/a vendedor/a de banha de cobra. Essa gente bacana, inteligente e bem sucedida mas tão baka em mercados futuros quanto qualquer um de nós, não ganha nada em oferecer ativos rentáveis PARA NÓS, mas receberá gordos bônus ao nos empulhar com algum tipo de PERDA Fixa. Para confirmares isso basta prestar atenção ao que eles te oferecerem a título de um termo SAGRADO para essa gente, diversificação que, na prática, são várias versões da mesma coisa (lixo).

Um detalhe fundamental para serem tão convincentes me intrigou por muito tempo: é preciso ACREDITAR e mesmo FAZER o que pregam para chegar a este nível, mas então como podem ser tão prósperos?

Simples: ao contrário de suas vítimas, eles/as são (muito bem) pagos para fazer isso, e há ainda o pote de ouro, as promoções e especialmente os bônus de fim de ano que, quanto mais sobem na carreira, maiores ficam: este é o verdadeiro investimento que fazem.

PS.: como presumo que tu também pretendas te aposentar algum dia, sugiro que ao invés de te assustares com as desgraças destas pessoas, as uses como ponto de partida para poderes corrigir alguns erros que talvez estejas cometendo: Paciência, Prudência e Aprendizado só te trarão conforto na velhice.

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
akivrx78
Sênior
Sênior

#500 Mensagem por akivrx78 » Ter Abr 15, 2025 11:49 am

O governo estava incentivando pessoas comuns a investir na bolsa, somente 15% dos japoneses investem na bolsa, o novo NISA não chega a 20%, os japoneses tem cerca de 2000 trilhões de ienes (acho que deve ser US$14 trilhões) cerca de metade do valor está em depósito ou na poupança nos bancos, no vídeo ele explica que se este dinheiro parado fosse investido os ganhos poderiam ser muito maiores.

Ele aponta 5 motivos de porque 80% dos japoneses não investirem na bolsa

1-os japoneses são muito agarrados ao dinheiro vivo e o problema foi agravado por causa da deflação, mesmo sem investir em nada com o dinheiro parado o preço dos produtos caiam...mas as coisas começaram a mudar a partir de 2022 com a inflação.
2-os japoneses não tem dinheiro sobrando para investir, aqui seria sobre as pessoas mais novas na faixa de 20/30 anos que ao invés de guardar dinheiro para o futuro estão gastando tudo com o agravamento dos salários que não sobem.
3-cerca de 70% dos japoneses compram uma nova casa própria se endividando antes de adquirir uma boa poupança, minha filha comprou uma apartamento financiado novo por 80 milhões de ienes eu desaconselhei ela, na época dava para comprar um apartamento mais perto do centro usado (com o interior completamente reconstruído novo) por menos da metade do preço, mas ela não me ouviu...
4-o modelo econômico japonês depois da guerra foi de se utilizar sempre a poupança para o desenvolvimento do país, o governo confiscou o dinheiro das contas dos bancos e dos correios, (até hoje se pode abrir uma conta bancaria no correio) com o dinheiro confiscado o governo investiu em infraestrutura e na indústria, os bancos fizeram empréstimos para a indústria com juros muito baixos, nesta época os juros bancos eram de 5% e era de costume as famílias investirem na poupança, ou seja, se acostumou com o sistema.
5-o maior problema ele diz ser, o trauma da crise da bolha imobiliária dos anos 90, foi criado a cultura de que investir na bolsa era uma coisa ruim, inclusive nas escolas era ensinado (hoje não) a não investir na bolsa.

Para quem investe no NISA em menos de 5 anos existe o risco de sair perdendo, mas para quem investe para acima de 20 anos os ganhos são quase certos.

Dona de casa que em 5 anos, ganhou 30 milhões de ienes com o investimento de 10 mil ienes por mês, até publicou um livro ensinando como investir.

Todo mês os programas de tvs mostravam jovens como este que trabalhava ganhando 250 mil ienes por mês e guardava 100 mil por mês para investir na bolsa, aos 30 anos chegou acumular 50 milhões de ienes, ele começou a vender ações 90% do total e comprar ações de uma starup de um amigo que deu certo, na época da reportagem ele tinha US$24.5 milhões.

Esse aqui perdeu US$1.2 milhões tomado pelo banco, em setembro 2024 ele tinha US$2,1 milhões, ele mesmo diz que tem problemas mentais, mesmo perdendo fez empréstimo em um banco para comprar mais ações e como não pagou o empréstimo até a data limite, o banco vendeu as ações que ele tinha comprado e tomou mais 20 milhões de ienes em prejuízo.

akivrx78
Sênior
Sênior

#501 Mensagem por akivrx78 » Qua Abr 16, 2025 1:33 pm

Universidade de Harvard se rebela contra a administração; enorme subsídio congelado
15/04 (terça-feira) 5:41

[New York Kyodo News] A Universidade Harvard, uma das universidades privadas mais prestigiadas dos Estados Unidos, rejeitou no dia 14 os pedidos do governo Trump para abandonar sua ênfase em diversidade, equidade e inclusão (DEI) e para fortalecer o policiamento de estudantes. Em resposta, o governo federal anunciou no mesmo dia que congelaria aproximadamente US$ 2,3 bilhões em bolsas e contratos para a universidade.

A Universidade de Harvard resistiu ao pedido da administração, chamando-o de violação da autonomia universitária e dizendo: "Universidades privadas não podem ser assumidas pelo governo".

O governo vem pressionando universidades como a Universidade de Columbia, que tem sido palco de manifestações estudantis contra Israel, para que revisem seus subsídios. A resistência de Harvard pode influenciar a resposta de outras universidades.

O governo já anunciou sua intenção de revisar bolsas e contratos com a Universidade de Harvard, totalizando aproximadamente US$ 9 bilhões. Eles pediram o fim da ênfase na diversidade nas admissões e na contratação de professores, e que medidas disciplinares fossem tomadas contra estudantes ativos em grupos considerados antissemitas.

Em carta ao governo datada do dia 14, a universidade explicou que já vinha tomando medidas para combater o antissemitismo no passado. Ele disse que o governo estava "exigindo medidas devastadoras com base em alegações unilaterais e sem evidências para apoiá-las".

https://news.yahoo.co.jp/articles/a610b ... 1362a34750

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6802 vezes
Agradeceram: 7100 vezes
Contato:

#502 Mensagem por Túlio » Qua Abr 16, 2025 6:49 pm

akivrx78 escreveu: Qua Abr 16, 2025 1:33 pm
Universidade de Harvard se rebela contra a administração; enorme subsídio congelado
15/04 (terça-feira) 5:41

[New York Kyodo News] A Universidade Harvard, uma das universidades privadas mais prestigiadas dos Estados Unidos, rejeitou no dia 14 os pedidos do governo Trump para abandonar sua ênfase em diversidade, equidade e inclusão (DEI) e para fortalecer o policiamento de estudantes. Em resposta, o governo federal anunciou no mesmo dia que congelaria aproximadamente US$ 2,3 bilhões em bolsas e contratos para a universidade.

A Universidade de Harvard resistiu ao pedido da administração, chamando-o de violação da autonomia universitária e dizendo: "Universidades privadas não podem ser assumidas pelo governo".

O governo vem pressionando universidades como a Universidade de Columbia, que tem sido palco de manifestações estudantis contra Israel, para que revisem seus subsídios. A resistência de Harvard pode influenciar a resposta de outras universidades.

O governo já anunciou sua intenção de revisar bolsas e contratos com a Universidade de Harvard, totalizando aproximadamente US$ 9 bilhões. Eles pediram o fim da ênfase na diversidade nas admissões e na contratação de professores, e que medidas disciplinares fossem tomadas contra estudantes ativos em grupos considerados antissemitas.

Em carta ao governo datada do dia 14, a universidade explicou que já vinha tomando medidas para combater o antissemitismo no passado. Ele disse que o governo estava "exigindo medidas devastadoras com base em alegações unilaterais e sem evidências para apoiá-las".

https://news.yahoo.co.jp/articles/a610b ... 1362a34750

Como combinar "universidades PRIVADAS não podem ser assumidas pelo governo" com "queremos dinheiro do governo"? [085]

“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

Morpheus
akivrx78
Sênior
Sênior

#503 Mensagem por akivrx78 » Qui Abr 17, 2025 6:01 am

Os EUA devem pagar um preço alto pelas tarifas de Trump...
Títulos nacionais estão sendo despejados, e o sentimento público é tal que até assassinatos são aceitáveis. "Política de ódio" está acelerando a "divisão".
4/17 (qui) 6:02 distribuição

Pressão para vender os EUA nos mercados financeiros
O resultado de abalar o mundo e o povo americano

A pressão para "vender os Estados Unidos" está crescendo nos mercados financeiros. Isso ocorre porque as constantes mudanças de política do governo Trump fizeram com que os investidores globais ficassem cada vez mais preocupados com a incerteza na economia dos EUA.

Como as ações, o dólar e os títulos sofreram um declínio triplo, Trump foi forçado a suspender temporariamente as tarifas recíprocas em 11 de abril, que ele havia imposto imediatamente. Mas esta decisão parece tardia demais. Os investidores continuaram a se afastar dos ativos dos EUA em favor de mercados como Japão e Europa.

O mercado de títulos do Tesouro dos EUA é particularmente sério. Os títulos do Tesouro dos EUA, no valor de 29 trilhões de dólares (aproximadamente 4,2 trilhões de ienes), são considerados os ativos financeiros mais seguros do mundo e têm apoiado o sistema financeiro global servindo como garantia quando instituições financeiras emprestam fundos de curto prazo umas às outras.

Os títulos do Tesouro dos EUA, comprados durante os ataques terroristas de 2001 e a crise financeira de 2008, tornaram-se repentinamente ativos de risco e estão sendo vendidos de forma quase desleixada.

É natural que investidores ao redor do mundo entrem em pânico quando o governo dos EUA, que liderou a economia global desde o final da década de 1990 e alcançou alto crescimento promovendo uma política de dólar forte e atraindo dinheiro de todo o mundo, de repente lhes deu as costas.

A pior jogada de Trump

O sistema econômico global no qual os Estados Unidos são excessivamente dependentes de importações do mundo todo em nome do livre comércio está criando extrema desigualdade dentro dos Estados Unidos e não é mais sustentável. Alguns apontaram que seria racional para o governo dos EUA tentar corrigir essa distorção, mas a questão é como fazer isso.

O presidente Theodore Roosevelt, a quem Trump admira, defendeu uma política de "empunhar um grande porrete e falar suavemente" nas negociações com países estrangeiros.

Os Estados Unidos hoje, assim como eram naquela época, são a maior potência econômica do mundo e líderes em inovação tecnológica. Ao contrário daquela época, também alcançou o status de emissor de moeda de reserva , e sua participação é muito maior. Falar suavemente significa usar seu poder com sabedoria, sem usá-lo de forma descontrolada.

Políticas protecionistas só serão eficazes se forem implementadas com sabedoria e cuidado, em cooperação com outros países, especialmente nações amigas. Mas Trump fez a pior coisa que podia, falando alto e desajeitadamente e brandindo seu poderoso bastão contra amigos e inimigos.

O sentimento antiamericano cresce em todo o mundo

O custo das tarifas de Trump será enorme e poderá ter impactos negativos além da economia. Políticas protecionistas destrutivas são uma forma de imperialismo que permite que parceiros comerciais mais fracos sejam subordinados sem "conquista militar".

Há temores de que o sentimento antiamericano cresça ao redor do mundo, como alertou o famoso investidor americano Buffett: "Tarifas podem não resultar imediatamente em derramamento de sangue, mas certamente são atos de agressão (guerra) que convidarão à retaliação".

Líderes do setor financeiro dos EUA estão preocupados que o sentimento antiamericano causado pelas tarifas de Trump leve a boicotes de clientes ao redor do mundo (Reuters, 9 de abril).

A indústria do turismo já está sentindo os efeitos.

De acordo com o governo dos EUA, o número de viajantes internacionais em março caiu 11,6% em relação ao ano anterior. O número de viajantes que partiram de avião do México foi particularmente alto, caindo 23%. O número de viajantes do Canadá para os Estados Unidos também deve cair significativamente este ano.

Essa tendência também pode ser observada na Europa. No dia 11, a CNN noticiou a declaração de um francês pró-americano que expressou sua indignação, dizendo: "É como se um amigo estivesse vindo até mim para me dar um soco".

Parece que o soft power dos Estados Unidos caiu por terra.

Um forte ódio pela elite liberal

Não podemos ignorar o risco de que as tarifas de Trump dividam ainda mais os Estados Unidos.

De acordo com os resultados de uma pesquisa da Reuters divulgada no dia 9, 57% dos entrevistados se opuseram às tarifas recíprocas de Trump, enquanto os apoiadores de Trump não estavam preocupados com o aumento dos preços internos e, em vez disso, adotaram a posição de que "às vezes é preciso atravessar o fogo para chegar ao outro lado" (BBC, 8 de abril).

À medida que o conflito entre os que têm e os que não têm nos Estados Unidos se torna mais claro, alguns acreditam que o propósito da política tarifária do governo Trump é punir o mercado de ações, que cresceu principalmente devido aos ricos (Bloomberg, 8 de abril).

O que é preocupante é que o governo Trump parece ser movido mais por um ódio intenso às elites liberais do que por qualquer preocupação com aqueles que ficaram para trás. Um exemplo típico seria o vice-presidente Vance, autor de Hillbilly Elegy: White People Left Behind by America's Prosperity (Kobunsha). Vance criticou duramente Wall Street, dizendo que "a existência do dólar como moeda de reserva está impedindo a recuperação da indústria doméstica americana".

Entretanto, a política de ressentimento só incentivará o ódio e acelerará o colapso interno dos Estados Unidos.

O que é o novo transtorno mental "TDS"?

Desde que o governo Trump chegou ao poder, uma nova doença mental parece ter surgido nos Estados Unidos.

Um projeto de lei que definiria críticas patológicas a Trump como uma doença mental chamada "Síndrome de Perturbação de Trump (SDT)" foi apresentado na Assembleia Legislativa do Estado de Minnesota em meados de março. Os legisladores republicanos que apresentaram o projeto de lei expressaram preocupação de que "o TDS é perigoso e pode levar à violência contra os apoiadores de Trump".

Alguns resultados de pesquisas de opinião são assustadores.

De acordo com os resultados de uma pesquisa divulgada no dia 9 pelo Network Contagion Research Institute (NCRI), 55% dos americanos de esquerda responderam que "assassinar Trump seria aceitável".

A situação em torno do governo Trump é, portanto, repleta de incertezas. Devemos continuar a prestar muita atenção no futuro.

Kazuhiko Fuji
Consultor associado no Instituto de Pesquisa de Economia, Comércio e Indústria. Nascido em Nagoya em 1960, ele ingressou no Ministério do Comércio Internacional e Indústria (hoje Ministério da Economia, Comércio e Indústria) em 1984 e foi destacado para o Secretariado do Gabinete em 2003 (Analista de Inteligência do Gabinete).

https://news.yahoo.co.jp/articles/8fbe5 ... ee9?page=3

akivrx78
Sênior
Sênior

#504 Mensagem por akivrx78 » Qui Abr 17, 2025 4:39 pm

Suetham
Sênior
Sênior
Agradeceu: 355 vezes
Agradeceram: 768 vezes

#505 Mensagem por Suetham » Sáb Abr 19, 2025 9:29 am

Túlio escreveu: Qua Abr 16, 2025 6:49 pm
akivrx78 escreveu: Qua Abr 16, 2025 1:33 pm
Como combinar "universidades PRIVADAS não podem ser assumidas pelo governo" com "queremos dinheiro do governo"? [085]
No ano fiscal de 2024, o fundo patrimonial da Universidade de Harvard foi avaliado em quase US$52 bilhões, tornando-se o maior fundo patrimonial universitário do mundo. Este é o primeiro ano desde 2021 em que o valor do fundo patrimonial aumentou. Harvard não precisa de financiamento federal.

Talvez essas "organizações sem fins lucrativos" devessem agir como se definem em vez de pedir esmolas do governo. Aliás, aqui está o que a "organização sem fins lucrativos" faz com sua "organização sem fins lucrativos":
https://www.thecrimson.com/article/2025 ... velopment/

Estão reclamando que Harvard não tem dinheiro por causa dos cortes de verbas federais. Enquanto isso, eles provavelmente se tornaram um dos maiores proprietários de imóveis comerciais de Boston.

Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 339 vezes
Agradeceram: 640 vezes

#506 Mensagem por Pablo Maica » Ter Abr 22, 2025 4:29 am

O Chilique dos gestores de Harvard é que agora eles vão precisar gastar o próprio dinheiro no nucleo woke, que tomou boa parte da universidade com seus cursos delusionais e inúteis, professores, consultores e think tanks caríssimos.

Ou metem a mão no orçamento da universidade para custear esse circo, tirando fundos de outros projetos e cursos e por conseguinte perdendm alunos, ou assumem publicamente que não vão gastar um centavo de harvard com as baboseiras que eram custeadas pelo governo, basicamente assumindo que qualquer centavo gasto com wokeismo é desperdício puro.

Um abraço e t+ :)

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2986 vezes
Agradeceram: 1190 vezes

#507 Mensagem por J.Ricardo » Ter Abr 29, 2025 9:15 am

Os liberais levaram as eleições no Canadá, o Trump é tão imbecil que conseguiu fazer o candidato conservador sair derrotado em uma eleição que até um mês atrás estava em suas mãos
Premiê Mark Carney vence as eleições legislativas no Canadá

Impactado pelas ameaças de Trump, o Partido Liberal supera os conservadores, até então favoritos, mas enfrentará o desafio de governar em minoria
posting.php?mode=reply&t=20246#preview

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1255 vezes
Agradeceram: 3219 vezes

#508 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Abr 29, 2025 10:23 am

É que estava ganho!!! O pessoal estavam fartos deles e foi preciso o Trump para acabar com as hipóteses do Pierre Poilievre.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2981 vezes
Agradeceram: 2673 vezes

#509 Mensagem por P44 » Sex Mai 09, 2025 5:40 am

*Turn on the news and eat their lies*
Responder