F-35 News
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1227 vezes
- Agradeceram: 3134 vezes
Re: F-35 News
Por acaso no FD está a debater-se a questão da substituição do F16 e há ideias para todos os gostos. Pessoalmente acredito que o Meteor é um excelente missil.
Eu sou um dos que neste momento não há qualquer hipótese do F35 vir para Portugal. Não fomos sócios no programa e o ambiente entre os dois "blocos" está insalubre. Como estamos numa de compras conjuntas com a França, o Rafale F5 é para mim uma alternativa credivel.
Eu bem sei que o Rafale é de uma geração anterior à do F35, mas é fiavel, é de um construtor europeu e acima de tudo tem uma rusticidade acima da média.
Eu sou um dos que neste momento não há qualquer hipótese do F35 vir para Portugal. Não fomos sócios no programa e o ambiente entre os dois "blocos" está insalubre. Como estamos numa de compras conjuntas com a França, o Rafale F5 é para mim uma alternativa credivel.
Eu bem sei que o Rafale é de uma geração anterior à do F35, mas é fiavel, é de um construtor europeu e acima de tudo tem uma rusticidade acima da média.
- J.Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 2869 vezes
- Agradeceram: 1166 vezes
o UK sem o F-35B teria dois PA inúteis, eles foram construídos e pensados (mal pensados) para o F-35B, não tem muita saída pra eles.
e também acho difícil Portugal não optar pelo F-35A, sua FA já possui uma tradição muito forte por aviões americanos, não consigo imaginar a FAP partindo para o Rafale F5.
e também acho difícil Portugal não optar pelo F-35A, sua FA já possui uma tradição muito forte por aviões americanos, não consigo imaginar a FAP partindo para o Rafale F5.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
São muralhas do Brasil!
- cabeça de martelo
- Sênior
O meu caça fetiche da FAP é italiano... o Gina!J.Ricardo escreveu: Sáb Mar 01, 2025 10:11 am o UK sem o F-35B teria dois PA inúteis, eles foram construídos e pensados (mal pensados) para o F-35B, não tem muita saída pra eles.
O meu pai andou a guardar os mesmos no princípio dos anos 70.
https://www.cavok.com.br/aeronaves-quas ... -g-91-gina
- J.Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 2869 vezes
- Agradeceram: 1166 vezes
Eu tive um kit da Rewell desse avião na adolescência, nas cores da Itália, já foi-se a muito para o lixo, naquela altura da vida eram duas diversões, montar e depois brincar com eles. 
Mas se for para a FAP optar por um caça europeu, claro que vou torcer para o Gripen.

Mas se for para a FAP optar por um caça europeu, claro que vou torcer para o Gripen.
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)

Não temais ímpias falanges,
São muralhas do Brasil!
São muralhas do Brasil!
- cabeça de martelo
- Sênior
Efa é demasiado caro, o Gripen tem pouco alcance e Rafale fica no ponto g.J.Ricardo escreveu: Sáb Mar 01, 2025 11:13 am Eu tive um kit da Rewell desse avião na adolescência, nas cores da Itália, já foi-se a muito para o lixo, naquela altura da vida eram duas diversões, montar e depois brincar com eles.
Mas se for para a FAP optar por um caça europeu, claro que vou torcer para o Gripen.![]()
![]()
- Viktor Reznov
- Sênior
- Agradeceu: 2023 vezes
- Agradeceram: 822 vezes
China limpando o suor da testa nesse exato momento.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- cabeça de martelo
- Sênior
A China? A China sabe que com a atual presidência não há problema numa eventual invasão a Taiwan.Viktor Reznov escreveu: Qui Mar 13, 2025 11:45 pm
China limpando o suor da testa nesse exato momento.
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 6152 vezes
- Agradeceram: 3467 vezes
Gripen tem pouco alcance?cabeça de martelo escreveu: Sáb Mar 01, 2025 11:44 amEfa é demasiado caro, o Gripen tem pouco alcance e Rafale fica no ponto g.J.Ricardo escreveu: Sáb Mar 01, 2025 11:13 am Eu tive um kit da Rewell desse avião na adolescência, nas cores da Itália, já foi-se a muito para o lixo, naquela altura da vida eram duas diversões, montar e depois brincar com eles.
Mas se for para a FAP optar por um caça europeu, claro que vou torcer para o Gripen.![]()
![]()

https://www.aereo.jor.br/2010/07/29/o-a ... do-a-saab/
Carpe Diem
- cabeça de martelo
- Sênior
- FCarvalho
- Sênior
Com o Rafale já foi comparado no FX-2, e não deixou nada a dever.cabeça de martelo escreveu: Sex Mar 14, 2025 12:54 pm Compara-o com os principais concorrentes (Rafale e Eurofighter).
Em relação ao Typhoon, os números são bastante próximos, mesmo para um caça monoturbina, menor e mais leve.
Para atuar a partir de qualquer base aérea portuguesa, ou pista de aeroporto, no continente ou nas ilhas oceânicas, o que está acima me parece mais que suficiente ao que a FAP precisa, inclusive é melhor que os F-16A\B que se tem agora.
Não vejo vantagem em pagar mais caro pelos caças bimotores se a FAP pode fazer basicamente o mesmo, e ainda melhor do que os atuais caças, com o Gripen E\F.
Sem considerar que ele pode ser reabastecido pelos KC-390.
Carpe Diem
- cabeça de martelo
- Sênior
"Não deixou nada a dever" não diz-me nada e de Lisboa às Lajes é quase 1700km. Para além disso o actual governo juntou-se à França e estão a fazer toda uma série de programas militares comuns, sendo os CAESAR o mais falado e os UAV da Tekever os mais falados.FCarvalho escreveu: Sex Mar 14, 2025 1:12 pmCom o Rafale já foi comparado no FX-2, e não deixou nada a dever.cabeça de martelo escreveu: Sex Mar 14, 2025 12:54 pm Compara-o com os principais concorrentes (Rafale e Eurofighter).
Em relação ao Typhoon, os números são bastante próximos, mesmo para um caça monoturbina, menor e mais leve.
Para atuar a partir de qualquer base aérea portuguesa, ou pista de aeroporto, no continente ou nas ilhas oceânicas, o que está acima me parece mais que suficiente ao que a FAP precisa, inclusive é melhor que os F-16A\B que se tem agora.
Não vejo vantagem em pagar mais caro pelos caças bimotores se a FAP pode fazer basicamente o mesmo, e ainda melhor do que os atuais caças, com o Gripen E\F.
- FCarvalho
- Sênior
O alcance dele apenas com combustível interno e sem reabastecimento é de 2.500km como está descrito acima.cabeça de martelo escreveu: Sex Mar 14, 2025 1:22 pm"Não deixou nada a dever" não diz-me nada e de Lisboa às Lajes é quase 1700km. Para além disso o actual governo juntou-se à França e estão a fazer toda uma série de programas militares comuns, sendo os CAESAR o mais falado e os UAV da Tekever os mais falados.FCarvalho escreveu: Sex Mar 14, 2025 1:12 pm
Com o Rafale já foi comparado no FX-2, e não deixou nada a dever.
Creio que dá para chegar na ilha e ainda levar alguma coisa consigo debaixo das asas, não

Se tiver tanques subalares, dependendo da configuração, ele vai mais longe ainda.
O que precisa mais

Carpe Diem
- cabeça de martelo
- Sênior
2500km...sem nada, limpinho. O alcance real estará mais nos 1300km ir e vir com combustível e armamento.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6706 vezes
- Agradeceram: 7015 vezes
- Contato:
cabeça de martelo escreveu: Sex Mar 14, 2025 1:22 pm"Não deixou nada a dever" não diz-me nada e de Lisboa às Lajes é quase 1700km. Para além disso o actual governo juntou-se à França e estão a fazer toda uma série de programas militares comuns, sendo os CAESAR o mais falado e os UAV da Tekever os mais falados.FCarvalho escreveu: Sex Mar 14, 2025 1:12 pm
Com o Rafale já foi comparado no FX-2, e não deixou nada a dever.
É para isto que servem os 390, só instalar o kit. Ademais, recordo de um debate onde levantei a hipótese de caças precisando de REVO para chegar às ilhas e disseste que isto era desnecessário: o que mudou? Os soviét...ooops...RUSSOS agora têm caças que chegam até lá? E mesmo Rafale apenas com armamento ar-ar levaria uma hora e meia só pra chegar lá, nem poderá engajar algum eventual inimigo sem REVO.
Exatamente como um Gripen E.
Exatamente como um Gripen E.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)