Sistemas construtivos de casas populares e habitações
Moderador: Conselho de Moderação
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1187 vezes
- Agradeceram: 2982 vezes
Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações
Os pedreiros finalmente foram colocar a primeira camada de betonilha. Eu continuo a pintar com primário a moradia.
- cabeça de martelo
- Sênior
A moradia perfeita para o @Túlio .
A piscina biológica
A piscina foi projetada para não usar nenhum químico e manter a qualidade da água através de filtragem com areias e plantas naturais. Deste modo, plantamos juncos tabuas e Plantago major na margem bem como nenúfares no leito. Todas estas espécies estão adaptadas ao clima e garantem a biodiversidade existente no local. A piscina contribui com uma humidade adicional que é fundamental para a climatização passiva durante o verão.
O jardim de plantas endémicas
O jardim foi todo concebido com espécies endémicas que estão adaptadas ao local e que existem nos ecossistemas comuns da região. Garantimos assim a baixa manutenção e a biodiversidade do local. Assim plantamos entre outras Cenoura-Brava-Híspida, Alecrim rasteiro, Gramínias ou capins da família Poaceae e erva-divina também conhecida como armeria. Na envolvente mais afastada mantivemos a plantação de vinha existente.
...
https://www.utopia-projectos.com/obras/casa-de-madeira/
A piscina biológica
A piscina foi projetada para não usar nenhum químico e manter a qualidade da água através de filtragem com areias e plantas naturais. Deste modo, plantamos juncos tabuas e Plantago major na margem bem como nenúfares no leito. Todas estas espécies estão adaptadas ao clima e garantem a biodiversidade existente no local. A piscina contribui com uma humidade adicional que é fundamental para a climatização passiva durante o verão.
O jardim foi todo concebido com espécies endémicas que estão adaptadas ao local e que existem nos ecossistemas comuns da região. Garantimos assim a baixa manutenção e a biodiversidade do local. Assim plantamos entre outras Cenoura-Brava-Híspida, Alecrim rasteiro, Gramínias ou capins da família Poaceae e erva-divina também conhecida como armeria. Na envolvente mais afastada mantivemos a plantação de vinha existente.
...
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6446 vezes
- Agradeceram: 6803 vezes
- Contato:
cabeça de martelo escreveu: Sáb Dez 28, 2024 11:47 am A moradia perfeita para o @Túlio .
A piscina biológica
...
Excepções feitas à madeira (prefiro pedra, q nem tu BTW) e aquele monte de vidraça, é uma das possibilidades que examino para o H2/2025, mais tardar 2026. A tale de "piscina biológica" me chamou a atenção, aliás.
Tudo vai depender de se ainda vai valer a pena ter casa (tenho e posso vender, até já me fizeram propo$ta) ou fazer uma (nova) morada aqui; ou se é melhor alugar algo bem pertinho da fronteira e sair zunindo se der josta (ainda acho pequena a possibilidade mas, como ela existe, melhor estar preparado).
PS.: seria ainda menor.
Tudo vai depender de se ainda vai valer a pena ter casa (tenho e posso vender, até já me fizeram propo$ta) ou fazer uma (nova) morada aqui; ou se é melhor alugar algo bem pertinho da fronteira e sair zunindo se der josta (ainda acho pequena a possibilidade mas, como ela existe, melhor estar preparado).
PS.: seria ainda menor.
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- cabeça de martelo
- Sênior
Mas tu queres uma casa ou um barraco? 14 m2 para o quarto, 5 m2 para a casa de banho, 3 m2 para a arrecadação/lavandaria, 20 m2 para a kitchenette e está feito.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
cabeça de martelo escreveu: Sáb Dez 28, 2024 12:10 pm Mas tu queres uma casa ou um barraco? 14 m2 para o quarto, 5 m2 para a casa de banho, 3 m2 para a arrecadação/lavandaria, 20 m2 para a kitchenette e está feito.
Seria mais algo de corredor único, na frente a WS (1,5x2m max), a seguir o quarto com casa de banho (3x2m max) e cozinha 100% eléctrica (2,5m max), com um corredor de 1m juntando tudo e fazendo parte da cozinha (esta, no fundo, teria também a arrecadação). Uns 21 m2 (7x3) de área interna teria a minha dream house, pautada pelo que eu entendo como funcionalidade e conforto (que inclui máxima privacidade).
Coberta por laje, sobre a qual ficariam/ão os painéis colectores de energia solar e a caixa d'água (500l como a que tenho).
Coberta por laje, sobre a qual ficariam/ão os painéis colectores de energia solar e a caixa d'água (500l como a que tenho).
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- cabeça de martelo
- Sênior
21m2? O antigo barracão agrícola do meu avô tem 22 m2 e penso recuperá-lo aos poucos para ir viver para lá na minha velhice, deixando a moradia para a pequena.Túlio escreveu: Sáb Dez 28, 2024 12:46 pmcabeça de martelo escreveu: Sáb Dez 28, 2024 12:10 pm Mas tu queres uma casa ou um barraco? 14 m2 para o quarto, 5 m2 para a casa de banho, 3 m2 para a arrecadação/lavandaria, 20 m2 para a kitchenette e está feito.Seria mais algo de corredor único, na frente a WS (1,5x2m max),
3m2
6 m2, isso é uma casa de banho grande, mas uma suite com wc demasiado pequena!!! O quarto da minha filha tem 12.5m2 e ela acha o quarto pequeno!
2,5 m? Quantos m2?
com um corredor de 1m juntando tudo e fazendo parte da cozinha (esta, no fundo, teria também a arrecadação). Uns 21 m2 (7x3) de área interna teria a minha dream house, pautada pelo que eu entendo como funcionalidade e conforto (que inclui máxima privacidade).
O barracão é o que está na parte de cima do jpg.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Vou tentar desenhar, daí quoto novamente teu post, OK?cabeça de martelo escreveu: Sáb Dez 28, 2024 12:53 pm21m2? O antigo barracão agrícola do meu avô tem 22 m2 e penso recuperá-lo aos poucos para ir viver para lá na minha velhice, deixando a moradia para a pequena.Túlio escreveu: Sáb Dez 28, 2024 12:46 pm
Seria mais algo de corredor único, na frente a WS (1,5x2m max),
- cabeça de martelo
- Sênior
Para te inspirares:Túlio escreveu: Sáb Dez 28, 2024 12:59 pmVou tentar desenhar, daí quoto novamente teu post, OK?cabeça de martelo escreveu: Sáb Dez 28, 2024 12:53 pm
21m2? O antigo barracão agrícola do meu avô tem 22 m2 e penso recuperá-lo aos poucos para ir viver para lá na minha velhice, deixando a moradia para a pequena.
https://www.casasmodularesnorgeshus.pt/casa-modular-38/
https://www.jgdscasasmodulares.com/_fil ... 3d77b3.pdf
- J.Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 2670 vezes
- Agradeceram: 1085 vezes
https://www.infomoney.com.br/patrocinad ... cao-civil/
Tem um bairro sendo construído todo com esse material.Lightwall acelera expansão de tecnologia que revoluciona a construção civil
Fabricante de painéis pré-moldados que reduzem custo e prazo das obras, o que permite construir uma casa em três dias, inaugura duas novas fábricas neste ano e prepara outras três
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
São muralhas do Brasil!
- cabeça de martelo
- Sênior
Isso por cá sistemas parecidos são no máximo dos máximos usados em armazéns.
- J.Ricardo
- Sênior
Sim imagino, inclusive aposto que o custo para construção na Europa seja proporcionalmente menor que o nosso devido os impostos envolvidos, aqui a construção convencional de alvenaria é muito cara e lenta, e no final, para pessoas mais pobres, acabam com casa inacabadas e como o básico para morar.
Nosso déficit habitacional é muito grande, então novos materiais que permitam uma construção rápida, mais barata e durável são mais que bem vindas, esse material mesmo dispensa o reboco e traz conforto térmico o que nas construções habitacionais por aqui é completamente negligenciado.
Nosso déficit habitacional é muito grande, então novos materiais que permitam uma construção rápida, mais barata e durável são mais que bem vindas, esse material mesmo dispensa o reboco e traz conforto térmico o que nas construções habitacionais por aqui é completamente negligenciado.
São muralhas do Brasil!
São muralhas do Brasil!
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
J.Ricardo escreveu: Qua Jan 29, 2025 9:49 am Sim imagino, inclusive aposto que o custo para construção na Europa seja proporcionalmente menor que o nosso devido os impostos envolvidos, aqui a construção convencional de alvenaria é muito cara e lenta, e no final, para pessoas mais pobres, acabam com casa inacabadas e como o básico para morar.
O déficit HABITACIONAL cai à medida que o déficit POPULACIONAL aumenta; "investir" em imóveis como poupança (para alugar, p ex) já é suicídio financeiro hoje, mais uns anos e até para moradia própria o será.
- J.Ricardo
- Sênior
Ah Túlio, numa população de 213 milhões, em que boa parte mora em moradias precárias esse déficit vai demorar décadas para ser sanado, tem de levar em conta também que o custo de construir uma casa hoje esta se tornando proibitivo, vejo alguns parentes que estão construindo a anos e casa nunca termina, e o custo ficando cada vez maior, a mão-de-obra mesmo já esta se tornando um item cada vez mais letal para a construção habitacional hoje.
Vejo que cada vez mais vamos ter que utilizar métodos industriais, como os EUA usam a décadas, e que tornam a construção mais previsível e sustentável financeiramente.
A questão do aluguel, eu ainda vejo investir em kitnet uma opção válida, mas casas convencionais para aluguel já se tornam um investimento não tão bom.
Vejo que cada vez mais vamos ter que utilizar métodos industriais, como os EUA usam a décadas, e que tornam a construção mais previsível e sustentável financeiramente.
A questão do aluguel, eu ainda vejo investir em kitnet uma opção válida, mas casas convencionais para aluguel já se tornam um investimento não tão bom.
São muralhas do Brasil!
São muralhas do Brasil!
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
J.Ricardo escreveu: Qua Jan 29, 2025 10:46 am Ah Túlio, numa população de 213 milhões, em que boa parte mora em moradias precárias esse déficit vai demorar décadas para ser sanado, tem de levar em conta também que o custo de construir uma casa hoje esta se tornando proibitivo, vejo alguns parentes que estão construindo a anos e casa nunca termina, e o custo ficando cada vez maior, a mão-de-obra mesmo já esta se tornando um item cada vez mais letal para a construção habitacional hoje.
Esqueces um fator crítico: o poder aquisitivo em constante queda! Cada vez menos gente consegue sequer ALUGAR um imóvel decente, incluindo boa localização, quanto mais COMPRAR. E aí é o mesmo caso dos aviões .PPT e linhas aéreas imaginárias do @FCarvalho no Norte: como ele estás confundindo necessidade com demanda: neste caso as pessoas precisam e (ainda, pelo menos enquanto a CEF não quebrar ou for vendida) podem pagar, já naquele as pessoas apenas precisam.
J.Ricardo escreveu: Qua Jan 29, 2025 10:46 am A questão do aluguel, eu ainda vejo investir em kitnet uma opção válida, mas casas convencionais para aluguel já se tornam um investimento não tão bom.
Aqui podemos concordar em parte, desde que o home office/home schooling voltem à moda: então o m2 caríssimo (terreno + construção) em uma boa localização talvez possa ser substituído por localizações menos "perto de tudo", a ponto de edifícios inteiros só de kitnets para solteiros e casais desinteressados em filhos (ou incapazes, como os gays) se tornarem economicamente viáveis, mas acho brabo, a população envelhece a olhos vistos e apenas uma parte (eu p ex) tem imóvel próprio para legar à descendência, a outra babaus; dos mais jovens, boa parte sempre morou ou está voltando a morar com os pais, pois nem aluguel conseguem mais pagar.
Não vejo futuro em construção aqui, exceto talvez se os chinas começarem a se mudar em massa.
Não vejo futuro em construção aqui, exceto talvez se os chinas começarem a se mudar em massa.
- cabeça de martelo
- Sênior
Se em Portugal, que tem uma população cada vez mais envelhecida há falta de casas, imagino um país como o Brasil.
Atenção, falo de casas e não o que eu vi quando estive aí. "Casa" com paredes simples e não duplas, sem isolamento, soluções aligeiradas, muitas vezes por rebocar... não desejava isso ao meu pior inimigo.
Atenção, falo de casas e não o que eu vi quando estive aí. "Casa" com paredes simples e não duplas, sem isolamento, soluções aligeiradas, muitas vezes por rebocar... não desejava isso ao meu pior inimigo.