COBRA - COmbatente BRAsileiro

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39978
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1172 vezes
Agradeceram: 2934 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2161 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jan 08, 2025 2:16 pm

Por aqui o pessoal queixa-se é de que a rapaziada nova tem demasiadas vezes peso a mais ou então são vitaminados (jarda):

Foto de recrutas da tropa normal:

Imagem

Regimentos de Guarnição (são as unidades mais "normais" hoje em dia em Portugal, não têm viaturas blindadas e não são Tropas Especiais, são as últimas unidades de caracter territorial do Exército Português):

Imagem

Cabos Adjuntos (Quadro Permanente):

Imagem

Curso de Paraquedistas:

Imagem

CFS:

Imagem

Imagem

...




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 9001
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceu: 318 vezes
Agradeceram: 554 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2162 Mensagem por Pablo Maica » Qua Jan 08, 2025 9:21 pm

gabriel219 escreveu: Qua Jan 08, 2025 1:31 pm
cabeça de martelo escreveu: Qua Jan 08, 2025 7:17 am No meu tempo, quando os tigres-de-dentes-de-sabre ainda davam que fazer e o pessoal dava umas mocadas nas cabeças das moçoilas para as pedir em casamento, o pessoal era todo magrinho. Eu com 1,76m tinha 59 kg quando apresentei-me na Porta de Armas da ETAT. Quando passou os 6 meses de Instrução Militar estava nos 72kg, isso porque tínhamos uma componente física muito dura, MAS tínhamos "reforço" após as sessões de treino físico. Por norma era um leite com chocolate e uma sandes de queijo e fiambre e após as marchas ainda tínhamos um extra que era uma barra de chocolate.

No EB há "reforço" ou o pessoal pura e simplesmente passa fome?
O cara da foto é um Sargento, então é inadmissível o porte físico dele. Não faço ideia, conheço muitas médicas do Quadro Auxiliar e uma boa parte tem déficit de testosterona, já que o EB consegue selecionar os piores possíveis pro EV e uma parte desse pessoal engaja. Uma dura por semana não faria mal pra essa gente, fora que construir academias nos cartéis para musculação.

Atividade física com peso costuma ser opcional, muitos fazem por fora, inclusive alimentação. Não é incomum você ver Militares que estão subnutridos, alguns com 1,80 pesando menos do que 65 kg. Tenho 1,70, tô com 79 kg e treino, se eu entrasse em luta corporal contra o Sgt teria tomado a arma dele e fim de jogo.

Em conflitos atuais, contra trincheiras em campo aberto e áreas edificadas, é cada vez mais comum combates a menos de 50 metros de distância.
Os caras já chão uns chassi de grilo em condições normais, imagino isso ai no TO sofrendo com déficit calórico, pois lendo livros de militares americanos e britânicos sobre a GWOT, os relatos de racionamento de MRE são constantes em unidades regulares e isso em contra ponto a necessidade de realizar operações sempre em maior numero e duração do que o planejado, isso sob o guarda chuva de uma estrutura logística que está longe de ser chamada de ruim.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38474
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5867 vezes
Agradeceram: 3318 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2163 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 09, 2025 3:27 pm

Agora fiquei curioso. De que região e\ou cidade é o cito sargento modelo aí do COBRA?

Porque se for do sul ou sudeste, onde o povo costuma ser bem melhor nutrido do que nas demais regiões, entre os 4 a 17 anos, então das duas, uma: ou ele tem problemas de saúde, e o EB não liga a mínima para isso, ou o biótipo dele é bem ruim mesmo.

Se levarmos em conta as condições gerais de alimentação, moradia, saúde e higiene da maioria da população brasileira, principalmente a mais pobre, que sempre são a massa do SMO, principalmente no EB, e também candidatos naturais às escolas de sargento e especialização de todas as três forças, é de certa forma natural que o físico deste povo seja bem aquém do que se esperaria de um militar profissional.

E pela realidade das últimas décadas, onde até rancho as forças andam cortando - além do meio expediente - para tentar economizar recursos, ou porque simplesmente não há sequer para manter isso, é de se entender, mas não justificar, que muitos no exército apresentem certa carência de massa muscular, e até de gordura, haja vista que não se tem na prática acesso ao básico que se espera da vida na caserna, que é uma alimentação minimamente sadia, e óbvio, treinamento físico adequado, além de acompanhamento médico.

Mas, para uma grande maioria que vai passar menos de um ano no SMO, cujas principais "atividades físicas" serão pintar rodapé de calçada, limpar rego e cortar mato, até que está de bom tamanho.




Carpe Diem
Responder