Marinha de Portugal
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Re: Marinha de Portugal
Rumando ao Brasil, navio quebra-gelos, de investigação científica, "Akademik Tryoshnikov" ("Академик Трешников"), IMO 9548536, da Federação Russa, acompanhado ao largo de Portugal pelo NRP Setúbal e NRP Tejo da Marinha Portuguesa, 01 a 03Nov2024. Mais info https://t.co/NDobMYNsZo
Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
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Re: Marinha de Portugal
Delegação no Diretor de Navios, Contra-Almirante António Fernando dos Santos Rodrigues Mateus, para a aquisição de oito Block II Ordalt Kit
Considerando que o Estado Português é parte do consórcio Joint Executtive Commitee (JEC) Harpoon juntamente com os Estados da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Grécia e Países Baixos, com o objetivo a partilha da oficina de manutenção de nível intermédio dos mísseis Harpoon existente nos Países Baixos e a constituição de uma Common Pool of Spares (CPOS).
A Marinha Portuguesa possui mísseis HARPOON com a configuração para lançamento de superfície, denominados por Harpoon Block I (RGM 84D), com os respetivos sistemas de lançamento instalados a bordo das Fragatas classe Vasco da Gama e classe Bartolomeu Dias cujos sistemas de lançamento de superfície originalmente apenas permitiam o lançamento de mísseis Harpoon Block I (RGM 84D). Porém, durante o período de Mid-Life Upgrade (MLU) das Fragatas classe Bartolomeu Dias, os sistemas de lançamento foram atualizados da versão HSCLCS 9/10 para a versão HSCLCS F12, que já permite o lançamento de mísseis Harpoon Block II (RGM-84L).
No decurso das reuniões do consórcio JEC Harpoon de que Portugal faz parte, foi comunicada a intenção dos Países Baixos alienarem kits de conversão Block II Harpoon, tendo Portugal manifestado interesse nessa possível aquisição. Estes kits encontram-se em condition code A1, (new, used, repaired, or reconditioned material which is serviceable and issuable to all customers without limitation or re-striction. Includes material with more than 6 months shelf-life remaining), tendo sido adquiridos ao fabricante Boeing, mas nunca foram instalados em quaisquer mísseis da Marinha Holandesa.
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe ... -896585407
Considerando que o Estado Português é parte do consórcio Joint Executtive Commitee (JEC) Harpoon juntamente com os Estados da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Grécia e Países Baixos, com o objetivo a partilha da oficina de manutenção de nível intermédio dos mísseis Harpoon existente nos Países Baixos e a constituição de uma Common Pool of Spares (CPOS).
A Marinha Portuguesa possui mísseis HARPOON com a configuração para lançamento de superfície, denominados por Harpoon Block I (RGM 84D), com os respetivos sistemas de lançamento instalados a bordo das Fragatas classe Vasco da Gama e classe Bartolomeu Dias cujos sistemas de lançamento de superfície originalmente apenas permitiam o lançamento de mísseis Harpoon Block I (RGM 84D). Porém, durante o período de Mid-Life Upgrade (MLU) das Fragatas classe Bartolomeu Dias, os sistemas de lançamento foram atualizados da versão HSCLCS 9/10 para a versão HSCLCS F12, que já permite o lançamento de mísseis Harpoon Block II (RGM-84L).
No decurso das reuniões do consórcio JEC Harpoon de que Portugal faz parte, foi comunicada a intenção dos Países Baixos alienarem kits de conversão Block II Harpoon, tendo Portugal manifestado interesse nessa possível aquisição. Estes kits encontram-se em condition code A1, (new, used, repaired, or reconditioned material which is serviceable and issuable to all customers without limitation or re-striction. Includes material with more than 6 months shelf-life remaining), tendo sido adquiridos ao fabricante Boeing, mas nunca foram instalados em quaisquer mísseis da Marinha Holandesa.
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Re: Marinha de Portugal
The Nimitz-class aircraft carrier USS Harry S. Truman (CVN 75) and the Portuguese Frigate NRP Dom Francisco de Almeida (F334), assigned to Standing NATO Maritime Group 1, conduct routine maritime operations in the North Sea, Oct. 21. NATO operations with allied and partner nations are the foundations for our success.
Triste sina ter nascido português
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Re: Marinha de Portugal
os_pero escreveu: https://www.instagram.com/p/DC3pexlthwINas últimas semanas o NRP Arpão participou na Operação Sea Guardian da NATO, contribuindo para a segurança e a liberdade de navegação, nomeadamente através do conhecimento situacional marítimo do Mar Mediterrâneo, caracterizando os padrões de comportamento da atividade marítima como as transferências de cargas (líquidas e sólidas) entre navios em alto mar.
O submarino largou a 7 de outubro e contribuiu recentemente para a Operação Irini da EUNAVFOR MED e a Operação Noble Shield da NATO.
Após ter patrulhado o Mediterrâneo Central, o NRP Arpão atracou em Menorca, nas Ilhas Baleares-Espanha.
Votos de continuação de boa missão com mar chão e ventos de feição!
#marinhaportuguesa #submarino #missão #mission #navy #military
Quem não tiver instagram pode ver uma replica aqui:
PS: Só depois de publicar é que vi que o Espada e Escudo já tinha publicado também, e até tem um artigo extenso a explicar:
Submarino NRP Arpão (S161) da Marinha Portuguesa, em patrulha NATO no Mediterrâneo Central, Nov2024, documenta trasfega oceânica entre navios petroleiros. Esta manobra é usada amiúde como forma de ocultação por países sob sanções de exportação. Mais info https://espada-e-escudo.blogspot.com/2024/11/submarino-arpao-da-marinha-portuguesa.html
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Re: Marinha de Portugal
NAVIOS DE PATRULHA OCEÂNICOS – Ao nível da capacidade de Patrulha Oceânica há a relevar:
– A erradicação de problemas de conceção dos Navios de Patrulha Oceânicos (NPO), em especial da 2ª série, ao nível de sistemas da plataforma.
– O fornecimento de sistemas avançados de artilharia de 30 mm e dispositivos eletro-óticos para os NPO da 2ª série, a serem instalados em 2025.
– A execução das primeiras manutenções planeadas aos NRP Sines e NRP Setúbal.
– A assinatura do contrato para a construção de seis novos NPO, designados NPO-3ª série, com o estaleiro nacional WestSea em dezembro de 2023. Navios com uma arquitetura integrada SEWACO, proporcionando a máxima comunalidade com os sistemas de outros navios, especialmente das Fragatas da Classe Vasco da Gama, e compatível com os padrões da NATO e da UE. O projeto contempla sistemas de comunicação avançados, como C4I, SATCOM, TDL, além de sonar ativo rebocado contentorizado, sistemas de armas e capacidade de navegação paperless, permitindo aos NPO3S operar em redes de defesa integradas e sistemas de navegação de última geração.
Prevê-se o início da construção do 1º navio em março de 2025, e a entrega de um navio em 2027, um em 2028, dois navios em 2029, um navio em 2030 e o derradeiro em 2031.
– A erradicação de problemas de conceção dos Navios de Patrulha Oceânicos (NPO), em especial da 2ª série, ao nível de sistemas da plataforma.
– O fornecimento de sistemas avançados de artilharia de 30 mm e dispositivos eletro-óticos para os NPO da 2ª série, a serem instalados em 2025.
– A execução das primeiras manutenções planeadas aos NRP Sines e NRP Setúbal.
– A assinatura do contrato para a construção de seis novos NPO, designados NPO-3ª série, com o estaleiro nacional WestSea em dezembro de 2023. Navios com uma arquitetura integrada SEWACO, proporcionando a máxima comunalidade com os sistemas de outros navios, especialmente das Fragatas da Classe Vasco da Gama, e compatível com os padrões da NATO e da UE. O projeto contempla sistemas de comunicação avançados, como C4I, SATCOM, TDL, além de sonar ativo rebocado contentorizado, sistemas de armas e capacidade de navegação paperless, permitindo aos NPO3S operar em redes de defesa integradas e sistemas de navegação de última geração.
Prevê-se o início da construção do 1º navio em março de 2025, e a entrega de um navio em 2027, um em 2028, dois navios em 2029, um navio em 2030 e o derradeiro em 2031.
– O desenvolvimento pela Marinha do conceito de Navios Reabastecedores, com funções Logísticas acrescidas, visando dotar a esquadra com capacidade sustentada de projeção de forças navais, e apoio logístico, tanto em missões militares, como de interesse público. Estando presentemente em curso o procedimento administrativo, prevê-se que a Marinha receba o primeiro navio em 2027 e o segundo em 2028
https://www.marinha.pt/conteudos_extern ... RA_601.pdfHELICÓPTEROS – No que refere aos meios aéreos orgânicos, há a relevar:
– A execução do Programa de Modernização dos helicópteros Lynx MK95, em curso na Leonardo, no Reino Unido, já entregou três aeronaves, com as duas restantes a serem modernizadas e entregues até o final de 2024 e 2025 respetivamente. Esta modernização visa eliminar a obsolescência logística e operacional, incluindo a remotorização e uma atualização significativa dos sistemas de cockpit e sensores, sendo uma etapa fundamental e critica no ciclo de vida dos meios de ação naval.
– A edificação do Projeto SIMLYNX, para a modernização do simulador de voo do helicóptero naval Lynx MK95A, iniciado em julho de 2021, com a CAE canadiana, via NSPA, atingiu o status de Ready for Trainning em janeiro de 2024.
– O desenvolvimento das dimensões eletro-ópticas, de deployment de sonobóias, e da edificação de data link heli-navio dedicado para a condução de operações.
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Re: Marinha de Portugal
Assinatura do regulamento das marcas de qualificação da Marinha Portuguesa e do contrato de dois novos navios reabastecedores
Amanhã, 17 de dezembro, realiza-se a assinatura do regulamento das Marcas de Qualificação da Marinha Portuguesa com a IdD Portugal Defence a assinatura de dois Navios Reabastecedores de Esquadra e Logísticos, na Casa da Balança, localizada nas Instalações Centrais de Marinha, em Lisboa.
16 de dezembro de 2024, 17:56
A cerimónia será presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo e estarão presentes o Presidente da IdD, Engenheiro Carlos Félix, o Professor Haluk GÖRGÜN da Secretary of Defence Industries, entre outras entidades.
As Marcas de Qualificação, promovidas pela Marinha e pela idD, distinguem produtos e tecnologias testados para utilização em ambiente marítimo ou naval, garantindo o seu desempenho e conformidade.
A idD Portugal Defence é uma sociedade de capitais exclusivamente públicos com tutela conjunta do Ministério da Defesa Nacional e do Ministério das Finanças que tem, entre outras missões, promover o desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa, atuando como uma interface inteligente e ativo entre a Defesa e a Economia, em colaboração e explorando sinergias, com outros parceiros nacionais e internacionais.
Relativamente aos dois novos navios reabastecedores de Esquadra e Logísticos, estes visam aumentar a capacidade da esquadra e o apoio logístico sustentado em missões nacionais e internacionais.
Os navios terão a capacidade de efetuar o transporte e reabastecimento no mar de unidades navais com combustível, combustível para aeronaves, água potável e carga sólida geral e munições, assim como outras funções logísticas, e caso necessário, funções hospitalares acrescidas, para apoio a catástrofes.
Nota aos OCS:
Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a acompanhar o evento amanhã. Para tal, deverão confirmar presença até terça-feira, 17 de dezembro, às 09h00, para marinha.rp@marinha.pt, com identificação dos elementos da equipa, matrícula da viatura e contacto telefónico.
A chegada à Casa da Balança, localizada nas Instalações Centrais da Marinha, com entrada de viaturas pela Ribeira das Naus, amanhã, 17 de dezembro, é às 11h00.
https://www.ssb.gov.tr/Default.aspx?LangID=2
Amanhã, 17 de dezembro, realiza-se a assinatura do regulamento das Marcas de Qualificação da Marinha Portuguesa com a IdD Portugal Defence a assinatura de dois Navios Reabastecedores de Esquadra e Logísticos, na Casa da Balança, localizada nas Instalações Centrais de Marinha, em Lisboa.
16 de dezembro de 2024, 17:56
A cerimónia será presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo e estarão presentes o Presidente da IdD, Engenheiro Carlos Félix, o Professor Haluk GÖRGÜN da Secretary of Defence Industries, entre outras entidades.
As Marcas de Qualificação, promovidas pela Marinha e pela idD, distinguem produtos e tecnologias testados para utilização em ambiente marítimo ou naval, garantindo o seu desempenho e conformidade.
A idD Portugal Defence é uma sociedade de capitais exclusivamente públicos com tutela conjunta do Ministério da Defesa Nacional e do Ministério das Finanças que tem, entre outras missões, promover o desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa, atuando como uma interface inteligente e ativo entre a Defesa e a Economia, em colaboração e explorando sinergias, com outros parceiros nacionais e internacionais.
Relativamente aos dois novos navios reabastecedores de Esquadra e Logísticos, estes visam aumentar a capacidade da esquadra e o apoio logístico sustentado em missões nacionais e internacionais.
Os navios terão a capacidade de efetuar o transporte e reabastecimento no mar de unidades navais com combustível, combustível para aeronaves, água potável e carga sólida geral e munições, assim como outras funções logísticas, e caso necessário, funções hospitalares acrescidas, para apoio a catástrofes.
Nota aos OCS:
Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a acompanhar o evento amanhã. Para tal, deverão confirmar presença até terça-feira, 17 de dezembro, às 09h00, para marinha.rp@marinha.pt, com identificação dos elementos da equipa, matrícula da viatura e contacto telefónico.
A chegada à Casa da Balança, localizada nas Instalações Centrais da Marinha, com entrada de viaturas pela Ribeira das Naus, amanhã, 17 de dezembro, é às 11h00.
https://www.ssb.gov.tr/Default.aspx?LangID=2
Editado pela última vez por cabeça de martelo em Ter Dez 17, 2024 1:25 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Marinha de Portugal
The Auxiliary Oiler Replenisher and Logistics Ships will feature a modular and multi-role design, ensuring they meet the strategic needs of the Portuguese Navy. These ships, with a length of 137 meters and a displacement of 11,000 tons, will achieve a maximum speed exceeding 18 knots and sustain continuous operations for up to 90 days. They will accommodate 100 mission personnel and an additional 100 crew, with capacity to transport up to 20 light tactical armored vehicles.
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Re: Marinha de Portugal
Main Dimensions
Length Overall (LOA) : 137,06 m
Length Waterline (LWL) : 128,76 m
Breadth (B) : 19,10 m
Design Draught (TDESIGN) : 6,70 m
Displacement : 11000 tons
General Particulars
Max. Speed with Diesel Propulsion : 18+ knots
Max. Speed with Electric Propulsion : 6+ knots
Cruising Speed : 14 knots
Range : 14000+ nm at 14 knots speed
Endurance : 90 days
Crew: 50 Personnel + Accommodation for 50 additional personnel + Temporary accommodation for 100 pax
Cargo Capacities
F-76 : 4000 m3
F-44 : 350 m3
Fresh Water : 650 m3
General Cargo : 700 m3
Container : 6 x 20 ft Konteyner
Lub Oil : 50 - 60 Varil
Gasoline Barrel : 4 x 2.5 m3
Ammunition: +
Main Propulsion System
1 x Diesel Engine
1 x Reduction Gear
1 x Shaft
1 x Electrical Motor (PTI/PTO)
1 x Controllable Pitch Propeller
1 x Bow Thruster
Weapon Systems
2 x 12.7 mm Remote Controlled Gun
2 x Close-In Weapon System (CIWS)
4 x Decoy Launching Stations
2 x Hotchkiss Salute Guns
https://www.stm.com.tr/en/our-solutions ... hip-nreaor
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Re: Marinha de Portugal
Portugal vai ter até mais relevância na OTAN com esses navios, do que propriamente com as Fragatas.
Editado pela última vez por J.Ricardo em Qua Dez 18, 2024 8:34 am, em um total de 1 vez.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
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