Obrigado @Strike91Strike91 escreveu: ↑Seg Dez 09, 2024 12:08 am@FCarvalho, sendo bem sucinto e breve na resposta, pq eu não consigo vislumbrar e aceitar ter uma versão antiaérea do Guarani que não tenha um torre com um "mixer" entre UT30BR2 com sistema antidrone e misses manpards! Tudo isto podendo ser desenvolvido aqui com empresas e produtos nacionais ou licenciados para produção nacional no caso dos mísseis.
Ou se for viajar na "maionese" e não se importar com valores ou questões geopolíticas, temos excelentes opções de torres antiaérea, como à alemã skyranger, francesa, turca e principalmente chinesa!
Bom, só existem dois "motivos" para esta proposta da SAAB estar, novamente, aparecendo em uma feira por aqui: um, suposto baixo custo do sistema em relação a outras alternativas, e dois, o EB não mudou, e não pretende mudar, uma única linha dos atuais RO para a VBC AAe Guarani, que é literalmente a descrição da proposta da SAAB, com RBS-70NG+Giraffe.
Pois bem. Em 2025, teremos uma nova orientação sobre a VBC AAe Guarani. Se ela vai manter ou modificar os requisitos para esta versão, logo saberemos.
Eu pessoalmente acho que não haverá nada que seja digno de nota nesta possível nova projeção do Guarani AAe, até porquê, a SAAB continua sendo até agora a única empresa a insistir em oferecer abertamente o seu sistema ao exército. E isso faz uns dois anos, desde que foi lançado os requisitos para esta versão. Não conheço e não vi outras propostas serem feitas neste tempo todo. Ou não foram divulgadas ao público, o que em se tratando de assuntos de defesa no Brasil, não é nenhuma novidade. Até compra de rancho é assunto secreto de segurança nacional por aqui.
A ver.