Sobre o KC-390
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Re: Sobre o KC-390
Podemos considerar, grosso modo, que Marrocos, EAU e Chile são clientes firmes, apenas faltando acertar os contratos com cada país. Isto pode se referendar no fato das bandeiras destes países aparecerem em um teaser da Embraer sobre os clientes do KC-390.
Por óbvio, as bandeiras não estariam lá sem a autorização dos mesmos, e muito menos se a Embraer não tivesse a tácita certeza de que o negócio estaria fechado, faltando apenas questões burocráticas e documentais de praxe a decidir.
No mais, na América Latina, Colombia, e mais provavelmente México, devem fechar no curto a médio prazo seus respectivos contratos com a Embraer para o KC-390. O Peru, muito provavelmente poderá vir a ser um novo cliente mais adiante, tendo em vista os compromissos do planejamento financeiro de curto prazo do país com outras compras mais urgentes.
Ainda resta verificar, e firmar possivelmente, negócios na África com Angola, Africa do Sul, Nigéria e Ruanda. O norte africano é um objetivo estratégico mais complexo, porém, podemos dizer que a compra do avião pelo Marrocos irá gerar um singelo efeito bola de neve na região saariana. Só a Líbia irá ficar de fora, dada a realidade conflitiva daquele país.
Contabilizando tudo, a Embraer tem negócios para a venda nos próximos 2 a 3 anos a, pelo menos, 10 clientes diferentes mundo afora com altíssimas chances de venda do seu cargo militar. Para um país subdesenvolvido, agrário, além de longe, liso, leso e alienado como sempre, pode-se dizer que é muita coisa.
Por óbvio, as bandeiras não estariam lá sem a autorização dos mesmos, e muito menos se a Embraer não tivesse a tácita certeza de que o negócio estaria fechado, faltando apenas questões burocráticas e documentais de praxe a decidir.
No mais, na América Latina, Colombia, e mais provavelmente México, devem fechar no curto a médio prazo seus respectivos contratos com a Embraer para o KC-390. O Peru, muito provavelmente poderá vir a ser um novo cliente mais adiante, tendo em vista os compromissos do planejamento financeiro de curto prazo do país com outras compras mais urgentes.
Ainda resta verificar, e firmar possivelmente, negócios na África com Angola, Africa do Sul, Nigéria e Ruanda. O norte africano é um objetivo estratégico mais complexo, porém, podemos dizer que a compra do avião pelo Marrocos irá gerar um singelo efeito bola de neve na região saariana. Só a Líbia irá ficar de fora, dada a realidade conflitiva daquele país.
Contabilizando tudo, a Embraer tem negócios para a venda nos próximos 2 a 3 anos a, pelo menos, 10 clientes diferentes mundo afora com altíssimas chances de venda do seu cargo militar. Para um país subdesenvolvido, agrário, além de longe, liso, leso e alienado como sempre, pode-se dizer que é muita coisa.
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Re: Sobre o KC-390
Lista atualizada de clientes KC-390 em Novembro 2024.
1. Clientes Contratos Firmes > Áustria, Coréia do Sul, Holanda, Hungria, Portugal, Rep. Checa. (6 países) - 4 + 3 + 5 + 2 + 5 + 2 = 21 undes
2. Clientes Contratos a Firmar > Chile, Marrocos, Suécia, UAE (4 países) - qtes não definidas
3. Clientes Licitação > Arábia Saudita, Índia, Nigéria* (3 países) - 33 + 40 (80) = 73 (+113) undes aprox em disputa
4. Clientes Negociação Aberta > Angola, África do Sul, Colômbia, Croácia, Egito, Finlândia, México, Grécia, Polônia, Suíça, Ruanda
(11 países)
5. Clientes Potenciais Prospectados > Bulgária, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Romênia, Tailândia, Vietnã (7 países)
Total países: 31
Total Aviões entre Venda e\ou Negociação: + 134 undes
Entre vendas, negociações e países prospectados com algum tipo de contrato firmado com empresas locais pela Embraer, a carteira com que se está trabalhando hoje tem um potencial de exportação de +200 aeronaves nos próximos 10 anos.
* A Nigéria apesar de ter uma "concorrência" em voga para a compra de novos aviões de transporte, não apresentou até agora regras claras e objetivas quanto ao certame, estando na realidade o país recebendo ofertas e demonstrações de várias empresas interessadas no processo de substituição de Hércules mais antigos, e de aviões soviéticos ainda operacionais na força aérea nigeriana. A Embraer se apresentou informalmente para o certame, mesmo vindo a dispor do KC-390 para apresentação no país. Espera-se uma decisão para os próximos 2 anos, conforme diversas fontes locais e internacionais que acompanham este processo.
Não inclui os USA porque o mercado norte americano tem suas próprias regras e apresenta condicionantes muito diferentes do restante do mundo em termos de vendas de material militar. A Embraer já apresentou o KC-390 a autoridades civis e militares norte americanas formalmente, e militares estadunidenses bem mais de uma vez já voaram no avião brasileiro, rendendo muitos elogios e até o "reconhecimento" implícito da superioridade do modelo sobre o produto da LM.
Considerando a hipótese que a Embraer consiga vender o KC-390 em todos os países acima listados, em qualquer quantidade que seja, é muito provável que os números projetados de produção do mesmo no início do projeto em termos de alcance de mercado possam ser suplantados quiçá já na próxima década, ou mesmo até o final desta. As qualidades provadas do avião brasileiro tem demonstrado cada vez mais a excelência do projeto e a superioridade inconteste do mesmo sobre qualquer rival mais próximo. E não há no horizonte visível potenciais concorrentes à altura dele.
Mercado quase livre para o KC-390 surfar na onda do próprio sucesso no mercado internacional, enquanto pode.
1. Clientes Contratos Firmes > Áustria, Coréia do Sul, Holanda, Hungria, Portugal, Rep. Checa. (6 países) - 4 + 3 + 5 + 2 + 5 + 2 = 21 undes
2. Clientes Contratos a Firmar > Chile, Marrocos, Suécia, UAE (4 países) - qtes não definidas
3. Clientes Licitação > Arábia Saudita, Índia, Nigéria* (3 países) - 33 + 40 (80) = 73 (+113) undes aprox em disputa
4. Clientes Negociação Aberta > Angola, África do Sul, Colômbia, Croácia, Egito, Finlândia, México, Grécia, Polônia, Suíça, Ruanda
(11 países)
5. Clientes Potenciais Prospectados > Bulgária, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Romênia, Tailândia, Vietnã (7 países)
Total países: 31
Total Aviões entre Venda e\ou Negociação: + 134 undes
Entre vendas, negociações e países prospectados com algum tipo de contrato firmado com empresas locais pela Embraer, a carteira com que se está trabalhando hoje tem um potencial de exportação de +200 aeronaves nos próximos 10 anos.
* A Nigéria apesar de ter uma "concorrência" em voga para a compra de novos aviões de transporte, não apresentou até agora regras claras e objetivas quanto ao certame, estando na realidade o país recebendo ofertas e demonstrações de várias empresas interessadas no processo de substituição de Hércules mais antigos, e de aviões soviéticos ainda operacionais na força aérea nigeriana. A Embraer se apresentou informalmente para o certame, mesmo vindo a dispor do KC-390 para apresentação no país. Espera-se uma decisão para os próximos 2 anos, conforme diversas fontes locais e internacionais que acompanham este processo.
Não inclui os USA porque o mercado norte americano tem suas próprias regras e apresenta condicionantes muito diferentes do restante do mundo em termos de vendas de material militar. A Embraer já apresentou o KC-390 a autoridades civis e militares norte americanas formalmente, e militares estadunidenses bem mais de uma vez já voaram no avião brasileiro, rendendo muitos elogios e até o "reconhecimento" implícito da superioridade do modelo sobre o produto da LM.
Considerando a hipótese que a Embraer consiga vender o KC-390 em todos os países acima listados, em qualquer quantidade que seja, é muito provável que os números projetados de produção do mesmo no início do projeto em termos de alcance de mercado possam ser suplantados quiçá já na próxima década, ou mesmo até o final desta. As qualidades provadas do avião brasileiro tem demonstrado cada vez mais a excelência do projeto e a superioridade inconteste do mesmo sobre qualquer rival mais próximo. E não há no horizonte visível potenciais concorrentes à altura dele.
Mercado quase livre para o KC-390 surfar na onda do próprio sucesso no mercado internacional, enquanto pode.
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- gogogas
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Re: Sobre o KC-390
O Tejas zero bala é muito melhor que F-16 do deserto ou Lift trans rsrsrs sem contar que pode dar um fôlego pra nossa aviação de caça que está sendo desmantelada ! A questão é que são 80 unidades do KC-390 , não é pouca coisa ! Se os termos indianos incluem a compra do Tejas por parte da FAB , vale a pena pois os royalties do KPace podem dar uma grana extra pra FAB
Gogogas !
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Re: Sobre o KC-390
Todos os participantes da Cruzex voaram no KC-390 , até os paraguaios ! Todos elogiaram o avião , foi uma baita jogada da FAB em operar o Gripen e KC-390
Gogogas !
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Re: Sobre o KC-390
Pode apostar que os indianos vão querer nos empurrar muito mais que o Tejas neste processo dos KC-390.gogogas escreveu: ↑Dom Nov 24, 2024 10:53 am O Tejas zero bala é muito melhor que F-16 do deserto ou Lift trans rsrsrs sem contar que pode dar um fôlego pra nossa aviação de caça que está sendo desmantelada ! A questão é que são 80 unidades do KC-390 , não é pouca coisa ! Se os termos indianos incluem a compra do Tejas por parte da FAB , vale a pena pois os royalties do KPace podem dar uma grana extra pra FAB
E o governo não tem sequer como bancar as exigências de off set indianas neste processo. Mesmo que quisesse.
Colocar quase 10 bilhões de dólares ou mais somente em defesa, afinal são 40 a 80 unidades, é literalmente impossível, para não dizer impensável para qualquer governo deste país.
Pega muito mal junto ao populacho eleitor. Sabe como é.
Então, vão ter que pensar em outras coisas para fazer escambo conosco.
Em defesa não rola.
Aliás, se o país pode dispor de alguns bilhões em escambo militar com os indianos, porque não pode colocar o cronograma do Gripen E\F em dia, fazer o aditivo e ainda comprar o segundo lote?
Perguntas simples. Respostas difíceis... de engolir.
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- gogogas
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Re: Sobre o KC-390
Depende demais , a exemplo os AH-2 Sabre que foram parar na FAB , poderia vir outras coisas da Rússia como Fertilizantes, diesel é muito mais ! Uma compra militar pode acontecer , sem contar que tem produtos que interessam as 3 forças
Gogogas !