Eu não sei e não conheço qual o conteúdo da proposta israelense para o ATMOS do exército, mas, mesmo agora suspenso, e quase inviabilizado internamente por certas figuras ininteligíveis do governo, se ainda é possível ainda fazer algo pela Avibras no médio e longo prazo, no caso de sua recuperação judicial, administrativa e financeira dar certo, a ARES\Elbit teria nas mãos a possibilidade de gerar um apoio necessário à recuperação da empresa, visto que o veículo base no RO da VBCOAP SR é praticamente a descrição das características do caminhão TECTRAN\TATRA usado no ASTROS.
O emprego da plataforma TATRA T815-7 basicamente oferece a possibilidade da adaptação do veículo da Avibras para a função de obuseiro AP SR, que outrora foi oferecida com a peça do CAESAR francês. Assim, não seria necessariamente uma novidade fazer-se algo do gênero em relação ao material israelense. Haveria a meu ver ganhos políticos, industriais, comerciais e tecnológicos, tendo em vista as capacidades supostamente ainda existentes na empresa brasileira. E na falta delas, os israelenses tem competência para suprir isso com sua própria mão de obra nacional, ou mesmo importada de Israel em sendo necessário. O negócio é fazer dar certo, caso o EB viesse a requerer tal adaptação com fins de apoiar a recuperação da Avibras.
Mesmo apenas 36 peças seriam algo valioso para a Avibras em seu processo de recuperação financeira, tendo em vista os diversos sistemas que a empresa desenvolveu ao longo dos anos para emprego na artilharia de campanha, e que poderiam ser utilizados, também, na "nacionalização" do ATMOS.
Enfim, resta torcer para que as negociações rendam frutos e que a empresa possa ser salva de si mesma, e ainda gerar soluções para a artilharia de campanha nacional, que anda carente, muito carente, de melhor atenção e modernização em praticamente todos os setores.
A ver.
AVIBRAS
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5740 vezes
- Agradeceram: 3273 vezes