delmar escreveu: ↑Qua Nov 06, 2024 5:41 pm
Qual a causa da perda de votos dos democratas? Eu tenho uma filha que foi morar com o marido e um filho nos EUA. Inicialmente tinham o greencard por trabalharem em multinacionais. Então por motivos de progressão funcional acabaram naturalizando-se americanos. Agora já são eleitores e, nesta eleição, votaram no Trump. Perguntei o motivo e a minha filha falou do profundo descontentamento com a degradação do serviços públicos federais e a falta de recursos para coisas essenciais, como financiamento de imóveis, manutenção da educação, falta de acesso ao sistema de saúde, etc.. , enquanto bilhões de dolares são gastos em auxílio militar à Ucrânia, à Israel e a outros países do oriente. Dinheiro que poderia ser usado para melhorar a vida dos americanos.
A família mora na Califórnia que sempre foi reduto democrata e sofre muito com a crise habitacional. Também a UC (Universidade da Califórnia) sofre com falta de recursos e diminuiu o número de alunos. Trata-se da universidade pública que atende a maior parte da população estudantil da Califórnia através de seus vários campus (UCLA, UCSD, USSF, et..). Meu neto iniciou a etapa universitária neste ano e este problema impactou muito na decisão da família.
Os maiores problemas que afligem o país atualmente: imigração e inflação. Os democratas construíram sua plataforma em torno das minorias e pautas sociais de esquerda identitária, porque já estavam convictos de que poderiam ganhar o voto dos latinos, mulheres e negros como em 2020, mas eles tiveram uma decepção total nos três quesitos nessa eleição. Todos os demais assuntos são de relevância secundária embora importantes no contexto político, mas exerceram influência muito menor.
É engraçado tudo isso. Eu disse isso aqui em julho:
Suetham escreveu: ↑Ter Jul 23, 2024 4:56 pm
A decisão do Senil de abandonar a corrida é um cenário de pesadelo para os democratas. Harris, sem dúvida alguma, será a pior candidata presidencial de um grande partido em toda a história da nação americana. Por mais incapaz que Biden esteja, ele ainda teria uma chance muito maior de derrotar Trump. Infelizmente, os democratas estarão literalmente cometendo suicídio político se escolhessem Harris. O pesadelo dos democratas pode se tornar um pesadelo para o GOP, apenas se, escolhessem os alternativos que não parecem bem dispostos a aceitar ir adiante nisso, por causa do risco e da falta de planejamento de campanha, o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro - teria sido uma escolha decente para os democratas, ele teria chance real de vencer a eleição, mas ao que parece, ele já endossou Harris que pode já ter encontrado delegados suficientes para seguir com a nomeação para a eleição.
Harris correspondeu exatamente ao que eu havia dito: a pior escolha dos democratas. Trump já estava eleito, embora eu não achava que seria essa lavada a ponto de ganhar até no voto popular, varrendo também o Congresso. A escolha de Harris foi uma decisão estúpida, Biden tinha chances muito melhores de ganhar, veja que Harris sequer conseguiu conquistar todo o apoio dos eleitores de Biden, o que significa que sua adesão foi baixo mesmo entre os democratas, na realidade, parte da culpa também recai sobre a mídia que dizia que seria uma votação acirrada, dando ganho para Kamala ou Trump por uma mínima margem, o que não foi o caso, Trump venceu em todos os estados pêndulos. Toda essa conjuntura de "vitória provável/garantida" amenizou totalmente a mobilização que poderia ocorrer se eles falassem a realidade de que Kamala dificilmente ganharia de Trump, ontem foi o balde de água fria que agora todos no partido estão se culpando como o
@knigh7 disse porque parece que lemos o mesmo
artigo.
Trump ganhar era previsível, o que não era seria essa vitória por larga margem e também o Congresso. Agora a Casa Branca, Congresso, Estados e Suprema Corte são de maioria republicana. Para o nosso querido
@cabeça de martelo só resta: