TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85891 Mensagem por ernando » Sex Nov 01, 2024 7:47 am

FCarvalho escreveu: Qui Out 31, 2024 1:10 pm
knigh7 escreveu: Qua Out 30, 2024 8:25 pm Um artigo bastante pertinente:

https://www.aereo.jor.br/2024/10/30/gripen-sob-ataque/
Assino embaixo cada palavra.
Texto absolutamente espetacular, consiso e sóbrio
Uma análise perfeita da realidade que a FAB insiste em emudecer, pior, não dar as explicações que lhe são de obrigação.
Omissão, negligência, tibieza. É o que temos pra hoje.
Como sempre
Fora a parte financeira, considero um crime a escolha do Gripen NG. Os responsáveis deveriam ser punidos.
Um país que está com a defesa aérea absolutamente defasada, com vetores de 40 anos de idade, não poderia jamais escolher como aeronave substituta um mero projeto que, até hoje, ainda não se sabe ao certo quando estará operacional.
Diante da situação de urgência, o racional era escolher uma aeronave pronta, já em operação no país de origem.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85892 Mensagem por knigh7 » Sex Nov 01, 2024 8:18 am

ernando escreveu: Sex Nov 01, 2024 7:47 am
FCarvalho escreveu: Qui Out 31, 2024 1:10 pm

Assino embaixo cada palavra.
Texto absolutamente espetacular, consiso e sóbrio
Uma análise perfeita da realidade que a FAB insiste em emudecer, pior, não dar as explicações que lhe são de obrigação.
Omissão, negligência, tibieza. É o que temos pra hoje.
Como sempre
Fora a parte financeira, considero um crime a escolha do Gripen NG. Os responsáveis deveriam ser punidos.
Um país que está com a defesa aérea absolutamente defasada, com vetores de 40 anos de idade, não poderia jamais escolher como aeronave substituta um mero projeto que, até hoje, ainda não se sabe ao certo quando estará operacional.
Diante da situação de urgência, o racional era escolher uma aeronave pronta, já em operação no país de origem.


O Ten. Coronel Fornéas, atual comandante do GDA, em entrevista neste ano para a Tecnologia & Defesa (JP Moralez) disse que o Gripen será declarado operacional no ano que vem. Nem haveria sentido ele participar da CRUZEX que terá F-15 C-D sem que tivesse próximo da capacidade operacional com o Gripen desempenhando missões ar-ar. Numa das etapas estarão juntos combatendo a Força Vermelha, composta por um esquadrão de F-5M. Mas noutra haverá diversas modalidades de combate entre os caças que eram da Força Azul.

Vale ressaltar que a operacionalidade será composta de 3 etapas: ar-ar, 2025. Depois será a ar-solo. E, por fim, a ar-mar.
As datas para essas 2 últimas ainda não foram divulgadas pela FAB.

A família Flanker sempre foi composta por bons caças para o período em que cada uma delas foram introduzidas (-27, -30,-35) mas a disponibilidade de sistemas dele na AMB até aonde eu lia era baixa.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85893 Mensagem por knigh7 » Sex Nov 01, 2024 8:52 am





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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85894 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 01, 2024 10:12 am

ernando escreveu: Sex Nov 01, 2024 7:47 am
FCarvalho escreveu: Qui Out 31, 2024 1:10 pm Assino embaixo cada palavra.
Texto absolutamente espetacular, consiso e sóbrio
Uma análise perfeita da realidade que a FAB insiste em emudecer, pior, não dar as explicações que lhe são de obrigação.
Omissão, negligência, tibieza. É o que temos pra hoje.
Como sempre
Fora a parte financeira, considero um crime a escolha do Gripen NG. Os responsáveis deveriam ser punidos.
Um país que está com a defesa aérea absolutamente defasada, com vetores de 40 anos de idade, não poderia jamais escolher como aeronave substituta um mero projeto que, até hoje, ainda não se sabe ao certo quando estará operacional.
Diante da situação de urgência, o racional era escolher uma aeronave pronta, já em operação no país de origem.
Penso que crime(s) cometido todo esse tempo é o dos sucessivos governos que, literalmente, impuseram ao país, seja por omissão, negação ou negligência, um processo de quase 30 anos (FX-1/1998 e FX-2/2006) para equipar um único esquadrão em Anápolis. Se chegarmos a receber as 36 unidades até 2027.

Mas para isso, no Brasil, nunca há responsáveis, e muito menos responsabilizados. A substituição dos F-5 e A-1, agora em caráter emergencial - como se os Mirage III/2000 também não o fossem a seu tempo - nos levará mais uma vez a soluções meia boca e de improviso, como parece ser a sina da caça na FAB.

Se houvesse um mínimo de respeito ao contrato e à própria importância do processo em si, sequer deveríamos estar aqui discutindo esse problema, ao contrário, o assunto seria as entregas do segundo lote e a provisão do terceiro lote. Mas não.

Enfim, o governo de plantão tem em mãos, se quiser, todas as ferramentas para resolver este imbróglio da derrocada em bloco da caça na FAB. Recursos aparecem sempre que for de interesse político, o que gera a vontade de resolver o assunto. Não temos, conquanto, nem uma coisa e outra, sabidamente. E não há apoio no congresso e Planalto para que se resolva nada. Simplesmente não importa e não interessa a ninguém, até que a falta de caças na FAB se torne um fato público e notório da nossa incapacidade de nós defendermos até de supostas invasões do espaço aéreo, desde que no Brasil real. Amazônia não conta porque não é Brasil. 😒




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85895 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 01, 2024 10:29 am

knigh7 escreveu: Sex Nov 01, 2024 8:52 am
Como bem assinalado durante a live, a linha de produção na Embraer, somada a capacidade sueca, é mais que suficiente para gerar a solução de curto prazo que a FAB agora se impõe na substituição urgente de AMX e F-5.

Se a informação do Pedro Paulo corresponder à realidade quanto à disponibilidade da frota de caças, bom, uma decisão não só pelo adendo contratual este ano, como encaminhar o segundo lote do caça sueco até 2026 se faz impositiva e determinante.

Estamos com 3 unidades do Gripen ainda por receber este ano, segundo o cronograma. Suponho que estejam prontas na Suécia apenas esperando pelo seu pagamento a fim de que possam ser repassadas à FAB. Se não estiver, a nossa irresponsabilidade é maior ainda.

Ano que vem temos programação de receber a primeira unidade produzida na Embraer, dois bipostos, e mais um ou dois E vindos da Suécia. Ou seja, ao menos 4 a 5 caças em 2025, que se somados aos 3 não entregues esse ano, a meu ver é mais que suficiente para resolver temporariamente o problema da saída dos AMX. Claro, se houver vontade política para tal, mas, principalmente, se FAB e MD se dispuserem a fazer a sua parte, o que parece ser algo neste momento muito longe de acontecer.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85896 Mensagem por knigh7 » Sex Nov 01, 2024 6:53 pm

Skiperd2024 escreveu: Sex Nov 01, 2024 2:25 am Em relação ao Gripen, vou deixar esse relato do Pedro paulo
A verdade é que o programa F-X2 segue com sérios problemas técnicos, por parte da Suécia, e financeiros, por parte do Brasil. O radar Leonardo ES-5 RAVEN desenvolvido especialmente na Escócia apresenta bom resultado em bancada, mas mostra uma tendência a superaquecimento em voo (apesar da refrigeração a líquido) no Gripen E.

Uma reunião entre as partes ocorreu entre os dias 20 e 24 de julho em paralelo ao Show Aéreo de Farnborough com uma novidade: além dos representantes da COPAC, um observador do Ministério da Defesa participou do encontro patrocinado pela Leonardo. Na ocasião foram apresentados resultados de seis meses de testes do RAVEN ao ar livre na base de Pratica di Mare, onde se concentram os voos experimentais da Aeronáutica italiana. Protegido das intempéries por uma cúpula, o equipamento não mostrou sinais de superaquecimento mesmo durante o verão mediterrâneo, quando temperaturas superiores a 30° centígrados são comuns. O problema é que o sistema da SAAB no avião não entrega a refrigeração necessária e não há espaço interno para ampliá-lo.

Por sua vez, a parte brasileira solicitou que a SAAB acelerasse o processo de homologação das operações de reabastecimento em voo, por enquanto restritas a simuladores com 60% de taxa de sucesso. O Gripen E possui uma sonda retrátil colocada cerca de um metro atrás e à esquerda do piloto, o que dificulta o procedimento. A questão é que a célula apresenta vibrações quando ela é estendida. O mesmo fenômeno ocorre com cargas assimétricas em baixa e alta velocidade.

Para evitar o custo do projeto de uma nova asa, a SAAB desenvolveu superfícies de controle (elevons) maiores no bordo de fuga da asa (o que ampliou a superfície em mais de 10%) e novos canards ampliados. As partes estruturais serão reforçadas e se adicionarão atuadores mais potentes. No momento, duas células, uma na Suécia e outra no Brasil, passam por processo de homologação. No entanto, a nova unidade brasileira, recebida em agosto, ainda emprega as superfícies de controle originais e, no futuro, passará por uma reforma (retrofit) junto ao resto da frota caso a modificação seja aprovada.

No momento, o Gripen E é visto na Suécia como um protótipo e, nesta condição, é operado por pilotos de prova da Saab e militares adjuntos à Administração de Material de Defesa (FMV). O cronograma prevê a concessão da capacidade operacional inicial (Initial Operating Capability — IOC, na sigla em inglês) em 2025, mesmo assim limitada a combates aéreos e interceptação. O país detém mais de 60 unidades do Gripen C/D plenamente operacionais e pretende operar parte da frota ao lado do Gripen E até, no mínimo, 2040.

No Brasil, o Comando da Aeronáutica homologou o IOC do F-39E Gripen em 19 de dezembro de 2022. O ex-comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos Baptista Jr., foi determinante na decisão, prematura por sinal. O país recebera, na ocasião, apenas três aviões e nenhum deles estava apto para combater. Seu objetivo era forçar a aquisição de um segundo lote de 24 caças suecos até o fim do mandato de Jair Bolsonaro na Presidência da República.


O Raven está voando na aeronave Demo desde 2010. A antena não aumentou e se consegue aumentar a capacidade de geradores (ou o número deles) acoplados ao motor.

Vão enfrentar os F-15 C/D na CRUZEX com problema de refrigeração no radar ahahaha




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85897 Mensagem por Túlio » Sex Nov 01, 2024 8:09 pm

F-15C/D da ANG são antigos, RCS de jumbo e radar MSA "gritão" (exceto se vierem os com AN/APG-63/V3 AESA).

Pensei que ia ser o E. 🤦‍♂️




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85898 Mensagem por knigh7 » Sex Nov 01, 2024 8:25 pm

A 159th é uma das unidades da ANG cujos F-15 fazem rotação ao redor do mundo. Os radares deles são AESA.

Isto daqui é de uma publicação da ANG:

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85899 Mensagem por knigh7 » Sex Nov 01, 2024 8:39 pm

Skiperd2024 escreveu: Sex Nov 01, 2024 2:25 am

A FAB atualmente dispõe de poucos meios operativos para a defesa aérea.
Hoje, a proteção do espaço aéreo nacional depende de dezesseis caças F-5EM Tiger II e dois EMBRAER A-1 (também conhecido como AMX). Em teoria, poderíamos somar oito dos nove caças SAAB F-39 Gripen E (um serve como célula de testes em Gavião Peixoto), mas eles só estarão aptos a disparar mísseis ar-ar no próximo ano. Estes números explicam a razão do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, buscar um novo aparelho capaz de dar um mínimo de operacionalidade às unidades de combate.
foram mandados 14 F-5M para a CRUZEX e 4 A-1M. A quantidade de F-5 não é supresa pois a diretriz de desativação em vigor, a PCA 400-2 de 2022 aponta para 32 F-5M em 2024. Mesmo com a diagonal de manutenção e esses 14 sobram F-5M para as 3 bases em que eles estão.


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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85900 Mensagem por J.Ricardo » Sex Nov 01, 2024 10:24 pm

O certo era nem ter havido um FX-2, era pro covarde, pro desleal do FHC ter matado isso lá na década de 90 com o Mirage 2000 ou o Gripen C/D, mas a covardia de encarar uma negativa aos EUA falou mais alto.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85901 Mensagem por akivrx78 » Sex Nov 01, 2024 11:22 pm

knigh7 escreveu: Sex Nov 01, 2024 6:53 pm
Skiperd2024 escreveu: Sex Nov 01, 2024 2:25 am Em relação ao Gripen, vou deixar esse relato do Pedro paulo




O Raven está voando na aeronave Demo desde 2010. A antena não aumentou e se consegue aumentar a capacidade de geradores (ou o número deles) acoplados ao motor.

Vão enfrentar os F-15 C/D na CRUZEX com problema de refrigeração no radar ahahaha
Chama o Spock que ele resolve tudo. :lol:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85902 Mensagem por knigh7 » Sex Nov 01, 2024 11:36 pm

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85903 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 01, 2024 11:57 pm

Enquanto isso a FAB... 🤔🤨😒




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85904 Mensagem por J.Ricardo » Sáb Nov 02, 2024 12:02 am

Vou ser bem sincero, acho que esse negócio de empregar ex-coronéis e militares de altas patentes como representantes (lobistas) de empresas bélicas fazem uma confusão gigatesca nessas instituições, programas são bombardeados, soluções mirabolantes são defendidas a despeito dos interesses das FA, tudo em troca de polpudas comissões e, claro, com a devida recompensa pra quem assina o papel.
Acho que esse tipo de atividade deveria ser proibida.




Não temais ímpias falanges,
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85905 Mensagem por gabriel219 » Sáb Nov 02, 2024 12:45 am

Mas alguém aqui duvida que tudo que anda saindo em relação ao LIFT de bosta é puro lobby? O pior é ver se o Alto-Comando da FAB vai abrir o cu de novo pra pica entrar, sem ganhar nem vaselina em troca.




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