Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18739
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1963 vezes
- Agradeceram: 2489 vezes
#6076
Mensagem
por knigh7 » Dom Set 22, 2024 2:08 pm
gabriel219 escreveu: ↑Dom Set 22, 2024 11:56 am
Assim pessoal, se não dá Gripen e tivermos que ir atrás de outro, que tejas o Tejas. Ao menos tentamos abocanhar vários outros sistemas Indianos, motores similares, BrahMos e de buja KC-390 pra eles. Vai que vendemos algo mais a eles, como MANSUP-ER.
É importante ressaltar que a comercialização do KC-390 para a India não vai mudar a nossa faixa orçamentária de investimento em Defesa.
A Embraer está trabalhando no offset baseado na produção e montagem de partes do KC-390 lá. Mas isso não quer dizer que todo o offset será baseado nisso, obviamente. E aí pode entrar a aquisição de algum MEM deles. Mas nosso orçamento vai ficar dentro da faixa que eu chamo de
"Orçamento da Classe C", em alusão a classificação do orçamento familiar.
-
FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37933
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5733 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
#6077
Mensagem
por FCarvalho » Ter Set 24, 2024 9:40 am
No que depender do orçamento de investimentos das ffaa's para 2025, e além, os indianos podem ficar com o C-130J à vontade, porque desse mato aqui não sai coelho nenhum do tamanho do off set que eles irão nos cobrar pelo negócio do KC-390, Embraer nove fora. E não será nada pequeno.
Mas isto todo mundo já está sabendo, daí as seguidas viagens dos cmtes das forças, e até d MD, à Índia para tentar encontrar algo que possa ser encaixado na merda de recursos que as ffaa's terão para dispor ano que vem, e não passar vergonha, de novo.
O problema é fazer os indianos aceitarem o fato de que os governos aqui não se importam, não gostam e não querem investir em Defesa, e que isso faz muito mal para o marketing dos políticos e governos de plantão. Algo com o que eles não estão familiarizados obviamente, e desconhecem tal lógica.
Enfim, com tudo o que já se tem por aqui em termos de aquisições firmadas, e sem dinheiro ou recursos limitados abaixo do aposto nos planejamentos das ffaa's, difícil saber o que nós podemos comprar da Índia com os caras oferecendo coisas na faixa do bilhão de dólares para marinha, exército e força aérea.
Carpe Diem
-
gogogas
- Sênior
- Mensagens: 2184
- Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 224 vezes
#6078
Mensagem
por gogogas » Ter Out 29, 2024 9:49 pm
Esperando por confirmação , mas alguns grupos falam em Black Hawks pra FAB , incluído naquele contrato de venda pro EB
Gogogas !
-
FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37933
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5733 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
#6081
Mensagem
por FCarvalho » Qui Out 31, 2024 1:16 pm
O contrato já estaria em 950 milhões com tudo incluso.
Se colocar mais alguma coisa passa do bilhão e torna isso extremamente discutível do ponto de vista financeiro e orçamentário.
Operacionalmente 12 BH na Avex não mudam absolutamente nada. Estamos trocando seis por meia dúzia e pagando caríssimo por tão pouco.
Carpe Diem
-
Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9405
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 235 vezes
- Agradeceram: 539 vezes
#6082
Mensagem
por Brasileiro » Qui Out 31, 2024 2:07 pm
FCarvalho escreveu: ↑Qui Out 31, 2024 1:16 pm
O contrato já estaria em 950 milhões com tudo incluso.
Se colocar mais alguma coisa passa do bilhão e torna isso extremamente discutível do ponto de vista financeiro e orçamentário.
Operacionalmente 12 BH na Avex não mudam absolutamente nada. Estamos trocando seis por meia dúzia e pagando caríssimo por tão pouco.
Como assim? A Avex tem 4 Black Hawk e 8 Cougar no final da vida útil.
Sem BH, o EB empaca na Amazônia. Pantera e Jaguar não tem a mesma capacidade.
Então, o Black Hawk tinha que ser pra ontem.
----------------
amor fati
-
Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8980
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 300 vezes
- Agradeceram: 544 vezes
#6083
Mensagem
por Pablo Maica » Qui Out 31, 2024 5:16 pm
Acho que esses 12 vem todos para o EB, ou pelo menos deveriam.
Se a FAB está tentando pegar carona nesse negócio ou é para ganhar mais algumas unidades no custo de oportunidade, ou tentando "surrupiar" alguns do EB.
Necessidade existe, até mesmo para dar uma diluída nas horas voadas das poucas célula que ela tem, afinal era uma frota de quase 55 Hueys e 12 Super Pumas que foi reduzida para 16 BH e 15 Caracal, mesmo que sejam vetores muito mais capazes, as demandas têm aumentado significativamente.
Um abraço e t+
-
FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37933
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5733 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
#6084
Mensagem
por FCarvalho » Sex Nov 01, 2024 10:54 am
Brasileiro escreveu: ↑Qui Out 31, 2024 2:07 pm
FCarvalho escreveu: ↑Qui Out 31, 2024 1:16 pm
O contrato já estaria em 950 milhões com tudo incluso.
Se colocar mais alguma coisa passa do bilhão e torna isso extremamente discutível do ponto de vista financeiro e orçamentário.
Operacionalmente 12 BH na Avex não mudam absolutamente nada. Estamos trocando seis por meia dúzia e pagando caríssimo por tão pouco.
Como assim? A Avex tem 4 Black Hawk e 8 Cougar no final da vida útil.
Sem BH, o EB empaca na Amazônia. Pantera e Jaguar não tem a mesma capacidade.
Então, o Black Hawk tinha que ser pra ontem.
Na prática estamos trocando 12 helos em fim de carreira por 12 novos que não agregam maiores capacidades à Avex, ou seja, vamos continuar em termos quantitativos na mesma. Ou seja, limitados como sempre.
E o que se diz por aí é que estes 12 BH seriam dividos entre o 3o e 4o BAvEx e o núcleo de Avex em Belém.
Falava-se em 16 unidades. Ficou em 12. Porque eu não sei.
A FAB queria, ou quer, na verdade precisa, de pelo menos 4 unidades para equipar o Pelicano em Campo Grande. Talvez seja o caso de agregar outras 4 unidades ao pacote, ou não. Duvido que o EB abra mão de qualquer um dos seus encomendados.
A ver
Carpe Diem
-
FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37933
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5733 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
#6085
Mensagem
por FCarvalho » Sex Nov 01, 2024 11:00 am
Pablo Maica escreveu: ↑Qui Out 31, 2024 5:16 pm
Acho que esses 12 vem todos para o EB, ou pelo menos deveriam.
Se a FAB está tentando pegar carona nesse negócio ou é para ganhar mais algumas unidades no custo de oportunidade, ou tentando "surrupiar" alguns do EB.
Necessidade existe, até mesmo para dar uma diluída nas horas voadas das poucas célula que ela tem, afinal era uma frota de quase 55 Hueys e 12 Super Pumas que foi reduzida para 16 BH e 15 Caracal, mesmo que sejam vetores muito mais capazes, as demandas têm aumentado significativamente.
Um abraço e t+
UH-60L nos USA existe estão a disposição para eventuais negócios.
Um grande número destes helos está programado para ser retirados de operação a partir de 2025, conforme notícias da mídia norte americana.
Se verdade ou não, a saber.
Mas seria uma boa oportunidade para a FAB tentar dar um alívio às OM de BH que tem e equipar os dois outros esquadrões que se planeja. No caso o Pelicano e o Poti, como vem sendo aventado nos últimos anos.
Carpe Diem
-
Super Flanker
- Sênior
- Mensagens: 1450
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
- Localização: São Carlos
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 53 vezes
#6086
Mensagem
por Super Flanker » Sex Nov 01, 2024 2:11 pm
Parece que dois Tucanos da AFA se acidentaram. A FAB está precisando tacar sal grosso em todas as suas bases, porque olha…a bruxa anda solta.
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer