FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Dependendo da configuração, um M-346 não sai por menos de 25 milhões de dólares a unidade.
Isto posto, o que justifica a pressa da FAB em substituir os AMX quando ainda existem F-5 operando no Pampa até 2029, pelo menos?
Segundo, se a informação proceder, só mostra mais uma vez a completa inépcia e inutilidade do MD enquanto órgão gestor da Defesa. Todo mundo parece tomar e assumir decisões no lugar do MD, e que simplesmente ele não toma e/ou assume. E já que não consegue ou pode por ordem na própria casa, nada justifica sua existência.
Terceiro, como defender uma solução "quebra galho" como essa, pois é isso que ela é, diante das reclamações de sempre da fazenda nacional de falta de recursos para os projetos da defesa, leia-se Gripen E/F? Como explicar um gasto de mais de meio bilhão de dólares em jatos de treinamento - que não são caças, e nunca serão, por mais que o marketing diga o contrário - ao mesmo tempo que se nega o aditivo para a compra de mais Gripen E/F em valores aproximados em troca de KC -390 para os suecos? O que é mais benéfico ao país?
Por fim, é inequívoco que os suecos disponham de Gripen C/D em disponibilidade para ceder à FAB, e até para o VF-1 se for o caso, seja via leasing ou venda, a custos muito menores do que essa excrescência de LIFT como caça.
Ao que parece, quando mais precisamos olhar para frente, tem gente insistindo em permanecer no passado.
É como um avestruz que se sentindo ameaçado enfia a cabeça no primeiro buraco que vê e "se esconde".
Isto posto, o que justifica a pressa da FAB em substituir os AMX quando ainda existem F-5 operando no Pampa até 2029, pelo menos?
Segundo, se a informação proceder, só mostra mais uma vez a completa inépcia e inutilidade do MD enquanto órgão gestor da Defesa. Todo mundo parece tomar e assumir decisões no lugar do MD, e que simplesmente ele não toma e/ou assume. E já que não consegue ou pode por ordem na própria casa, nada justifica sua existência.
Terceiro, como defender uma solução "quebra galho" como essa, pois é isso que ela é, diante das reclamações de sempre da fazenda nacional de falta de recursos para os projetos da defesa, leia-se Gripen E/F? Como explicar um gasto de mais de meio bilhão de dólares em jatos de treinamento - que não são caças, e nunca serão, por mais que o marketing diga o contrário - ao mesmo tempo que se nega o aditivo para a compra de mais Gripen E/F em valores aproximados em troca de KC -390 para os suecos? O que é mais benéfico ao país?
Por fim, é inequívoco que os suecos disponham de Gripen C/D em disponibilidade para ceder à FAB, e até para o VF-1 se for o caso, seja via leasing ou venda, a custos muito menores do que essa excrescência de LIFT como caça.
Ao que parece, quando mais precisamos olhar para frente, tem gente insistindo em permanecer no passado.
É como um avestruz que se sentindo ameaçado enfia a cabeça no primeiro buraco que vê e "se esconde".
Editado pela última vez por FCarvalho em Sáb Out 26, 2024 11:36 pm, em um total de 1 vez.
Carpe Diem
- Super Flanker
- Sênior
- Mensagens: 1451
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
- Localização: São Carlos
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 53 vezes
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Achei essa notícia péssima por conta do vetor e de tudo o que foi programado e pensado com o Gripen. Mas me deu um pouco de conforto saber que não esqueceram da MB já que os A-4M não irão longe.
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
É ou será um negócio do tipo "cala boca" para a FAB.
O PR quer avião novo só pra ele. E pra isso não tem pena do nosso bolso.
Arrumar uns trocados as mais e fazer isso aí é apenas cortina de fumaça para poder encher o GTE de aviões para apaniguados, puxa sacos e todo tipo de claque político-ideológica de segundo e terceiro escalão.
É sempre a mesma coisa. Políticos só investem nas ffaa's quando tem algo a ganhar ($$$) concretamente com isso.
Melhor seria se a FAB investisse esse dinheiro na adaptação dos KC-30 para a versão MRTT e comprar mais aviões. Do jeito que esses A330-200 estão sendo usados feito lotação urbana, duvido que 3 ou 4 seja suficiente para atender a sanha da burocracia estatal lulo-petista, dentro e fora do governo.
E sim, um gasto de quase 1 bilhão de dólares em LIFT no lugar de caças de verdade é injustificável. Mais ainda com os poucos que a FAB tem caindo por aí e soltando peças.
Se queriam uma CPI do Gripen E, bom agora tem uma excelente oportunidade de justificar a mesma. Afinal, já se vão 10 anos de contrato e menos de 1/3 dos caças foram entregues. Alguém tem que perguntar o porquê?
Será que há quem queira responder?
O PR quer avião novo só pra ele. E pra isso não tem pena do nosso bolso.
Arrumar uns trocados as mais e fazer isso aí é apenas cortina de fumaça para poder encher o GTE de aviões para apaniguados, puxa sacos e todo tipo de claque político-ideológica de segundo e terceiro escalão.
É sempre a mesma coisa. Políticos só investem nas ffaa's quando tem algo a ganhar ($$$) concretamente com isso.
Melhor seria se a FAB investisse esse dinheiro na adaptação dos KC-30 para a versão MRTT e comprar mais aviões. Do jeito que esses A330-200 estão sendo usados feito lotação urbana, duvido que 3 ou 4 seja suficiente para atender a sanha da burocracia estatal lulo-petista, dentro e fora do governo.
E sim, um gasto de quase 1 bilhão de dólares em LIFT no lugar de caças de verdade é injustificável. Mais ainda com os poucos que a FAB tem caindo por aí e soltando peças.
Se queriam uma CPI do Gripen E, bom agora tem uma excelente oportunidade de justificar a mesma. Afinal, já se vão 10 anos de contrato e menos de 1/3 dos caças foram entregues. Alguém tem que perguntar o porquê?
Será que há quem queira responder?
Carpe Diem
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13899
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 768 vezes
- Agradeceram: 2390 vezes
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Só de ver as configurações do M346 dá nojo, um A-29 faz exatamente o mesmo a um custo muito inferior. Se não tem pra onde gastar, pega a grana e paga uns 12 Gripens e compra o resto de A-29 + modernização dos atuais.
A FAB com um puta trunfo na mão, mas como o Alto-Comando das FFAA são formados por covardes e conformados, vão aceitar esse negócio da China. Esqueçam KC-390, eles estão praticamente fechando mais Hércules a um bom tempo.
Só faria sentido negociar com a Itália em troca de KC-390 pelo AW-249 e pelo AW-149, sonho antigo do EB pro SISFRON.
A FAB com um puta trunfo na mão, mas como o Alto-Comando das FFAA são formados por covardes e conformados, vão aceitar esse negócio da China. Esqueçam KC-390, eles estão praticamente fechando mais Hércules a um bom tempo.
Só faria sentido negociar com a Itália em troca de KC-390 pelo AW-249 e pelo AW-149, sonho antigo do EB pro SISFRON.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18740
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1963 vezes
- Agradeceram: 2490 vezes
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Nos últimos contratos de aquisição do M-346, dividindo pelo valor unitário, fica em 50€ milhões por unidade. Um contrato de 30 Master ficaria em cerca de EUR 1,5 bilhões. Vejo que alguns comemoram por aí um eventual contrato. Mal sabem que o adquirindo vai matar a possibilidade de aquisição mais caças de alta performance. Vamos ficar só nos 36 Gripens e o LIFT.
Detalhe: a FAB tem 72 Super Tucanos em carga + 17 em estoque.
Detalhe: a FAB tem 72 Super Tucanos em carga + 17 em estoque.
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13899
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 768 vezes
- Agradeceram: 2390 vezes
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Ler que o M346 custa 25 milhões é um absurdo, se informam pelo Wikipédia, ainda bem que trouxe o valor dos últimos contratos. 50 milhões de euros nesse LIFT é uma absurdo gigantesco, melhor pegar F-18 em algum estoque por ai que vai custar mais barato.knigh7 escreveu: ↑Dom Out 27, 2024 2:16 pm Nos últimos contratos de aquisição do M-346, dividindo pelo valor unitário, fica em 50€ milhões por unidade. Um contrato de 30 Master ficaria em cerca de EUR 1,5 bilhões. Vejo que alguns comemoram por aí um eventual contrato. Mal sabem que o adquirindo vai matar a possibilidade de aquisição mais caças de alta performance. Vamos ficar só nos 36 Gripens e o LIFT.
Detalhe: a FAB tem 72 Super Tucanos em carga + 17 em estoque.
Não há nada que esse faça que o A-29 já não faça e custando muito menos. É só forçar a suécia num acordo de mais 24 Gripens e KC-390 pra eles, sucesso, o resto paga em A-29 e vê a modernização.
A FAB aceitar isso pra ceder em aumentar o tamanho do GTE em 10x vai ser a declaração de que nossas FFAA não servem pra porra nenhuma.
- pewdiepie
- Intermediário
- Mensagens: 246
- Registrado em: Sáb Fev 03, 2018 12:36 pm
- Agradeceu: 19 vezes
- Agradeceram: 98 vezes
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
É um gasto sem noção mesmo. Não faz sentido. A questão é que, para o Brasil, a melhor solução seria a dos 24 Gripens C/D. Se for para abrir uma nova linha logística com F-16, FA-50 e M-346, prefiro os gripadinhos mesmo. Ainda mais se forem no padrão MS20.
E outra, sobre trocar o KC-390 pelo AW249, também descarto essa opção. Não adianta comprar 12 helicópteros de ataque e achar que vai estar arrasando. Com o preço que iremos pagar nisso, poderíamos comprar uns 24 Black Hawk e transformá-los na versão Harpia. Armados e em maior quantidade, podendo levar carga útil e pessoas.
E outra, sobre trocar o KC-390 pelo AW249, também descarto essa opção. Não adianta comprar 12 helicópteros de ataque e achar que vai estar arrasando. Com o preço que iremos pagar nisso, poderíamos comprar uns 24 Black Hawk e transformá-los na versão Harpia. Armados e em maior quantidade, podendo levar carga útil e pessoas.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Bom, quanto a valores, cada contrato é um história única e diferente. Sob qualquer perspectiva essa suposta compra sairá cara demais e não agrega absolutamente nada.
Óbvio que os brigadeiros parecem insistir em teimar projetar o futuro da FAB com os dois olhos voltados para trás. Algum tipo de saudosismo demente e refratário à realidade. Simplesmente ninguém aprendeu nada nos últimos 20 anos de FX e FX-2, ou simplesmente mudam de ideia tão fácil quanto conveniente a si.
Pelo texto da matéria, supostamente a aviônica a ser usada nestes jatos seria similar a do Gripen E ou à que está sendo proposta pela AEL/Embraer para a modernização dos A-29, o que poderia, em tese, ajudar a diminuir custos no caso de um negócio casado com estas empresas, Leonardo e FAB.
Bom, fato é que o Cmdo da FAB é tão submisso quanto subserviente ao status quo atual do poder político em Brasília. MD pior ainda. E isso não seria demérito se houvesse um mínimo de respeito e hombridade em relação à manutenção dos projetos estratégicos dá força aérea, o que obviamente não é e nunca foi o caso.
Novamente. Vem em muito boa hora a discussão sob uma CPI para o Gripen E na FAB. Afinal, se tem recursos para VVIP, jatos executivos e LIFT, por que não para o programa do Gripen E/F?
Óbvio que os brigadeiros parecem insistir em teimar projetar o futuro da FAB com os dois olhos voltados para trás. Algum tipo de saudosismo demente e refratário à realidade. Simplesmente ninguém aprendeu nada nos últimos 20 anos de FX e FX-2, ou simplesmente mudam de ideia tão fácil quanto conveniente a si.
Pelo texto da matéria, supostamente a aviônica a ser usada nestes jatos seria similar a do Gripen E ou à que está sendo proposta pela AEL/Embraer para a modernização dos A-29, o que poderia, em tese, ajudar a diminuir custos no caso de um negócio casado com estas empresas, Leonardo e FAB.
Bom, fato é que o Cmdo da FAB é tão submisso quanto subserviente ao status quo atual do poder político em Brasília. MD pior ainda. E isso não seria demérito se houvesse um mínimo de respeito e hombridade em relação à manutenção dos projetos estratégicos dá força aérea, o que obviamente não é e nunca foi o caso.
Novamente. Vem em muito boa hora a discussão sob uma CPI para o Gripen E na FAB. Afinal, se tem recursos para VVIP, jatos executivos e LIFT, por que não para o programa do Gripen E/F?
Carpe Diem
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 4974
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1188 vezes
- Agradeceram: 720 vezes
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
No final, nada é tão ruim (66 Gripens) que não possa piorar (36 Gripens + 24 M-346).knigh7 escreveu: ↑Dom Out 27, 2024 2:16 pm Nos últimos contratos de aquisição do M-346, dividindo pelo valor unitário, fica em 50€ milhões por unidade. Um contrato de 30 Master ficaria em cerca de EUR 1,5 bilhões. Vejo que alguns comemoram por aí um eventual contrato. Mal sabem que o adquirindo vai matar a possibilidade de aquisição mais caças de alta performance. Vamos ficar só nos 36 Gripens e o LIFT.
Detalhe: a FAB tem 72 Super Tucanos em carga + 17 em estoque.
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
- gabriel219
- Sênior
- Mensagens: 13899
- Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
- Agradeceu: 768 vezes
- Agradeceram: 2390 vezes
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
A Ucrânia já deve ter sido o suficiente para eliminar gambiarras como qualquer coisa a ser usada. Helis de ataque já sofrem, imaginem adaptações como o Harpia.pewdiepie escreveu: ↑Dom Out 27, 2024 4:57 pm É um gasto sem noção mesmo. Não faz sentido. A questão é que, para o Brasil, a melhor solução seria a dos 24 Gripens C/D. Se for para abrir uma nova linha logística com F-16, FA-50 e M-346, prefiro os gripadinhos mesmo. Ainda mais se forem no padrão MS20.
E outra, sobre trocar o KC-390 pelo AW249, também descarto essa opção. Não adianta comprar 12 helicópteros de ataque e achar que vai estar arrasando. Com o preço que iremos pagar nisso, poderíamos comprar uns 24 Black Hawk e transformá-los na versão Harpia. Armados e em maior quantidade, podendo levar carga útil e pessoas.
Se é pra operar Harpía, drones fazem o trabalho muito melhor e por um custo menor. Precisamos de um ataque puro sangue, manobrável.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37943
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Só pra lembrar. A Itália e a AMI até o presente momento não tem qualquer plano de aquisição de novos aviões no lugar dos -J que ainda operam por lá.
Portanto, querer empurrar KC -390 para eles neste momento é pura perda de tempo.
Portanto, querer empurrar KC -390 para eles neste momento é pura perda de tempo.
Carpe Diem
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18740
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1963 vezes
- Agradeceram: 2490 vezes
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Se nós estamos com dificuldade financeira para reequipamento é melhor continua assim. Já está na PLOA o orçamento para o início da modernização dos A-29. E podemos tirar da reserva 17, passando a ter 89 na ativa.
Tanto a RFA quando a T&D que fizeram matérias sobre os sensores que estão sendo analisados na modernização: laser colocado no "queixo" da aeronave para aumentar a precisão além dos PODs ELBIT Xpectre, 2 PODs mais modernos da Flir System ou utilizar o POD Litening da Rafael. E ainda por cima ele terá o data-link BR-2.
Pra que comprar M-346 cujo contrato vai passar fácil de 1€ bilhão?
Tanto a RFA quando a T&D que fizeram matérias sobre os sensores que estão sendo analisados na modernização: laser colocado no "queixo" da aeronave para aumentar a precisão além dos PODs ELBIT Xpectre, 2 PODs mais modernos da Flir System ou utilizar o POD Litening da Rafael. E ainda por cima ele terá o data-link BR-2.
Pra que comprar M-346 cujo contrato vai passar fácil de 1€ bilhão?
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18740
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1963 vezes
- Agradeceram: 2490 vezes
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
É uma das lições que eu tenho tirado da Guerra na Ucrânia. O Heli pecisa ser de ataque dedicado, pois eles tm uma maior proteção e não há espaço de sobra. E também ágil e manobrável. Quanto menor for o helicóptero, melhor (mas não dispensando a blindagem).gabriel219 escreveu: ↑Dom Out 27, 2024 10:35 pm
A Ucrânia já deve ter sido o suficiente para eliminar gambiarras como qualquer coisa a ser usada. Helis de ataque já sofrem, imaginem adaptações como o Harpia.
Se é pra operar Harpía, drones fazem o trabalho muito melhor e por um custo menor. Precisamos de um ataque puro sangue, manobrável.