TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O que é pior, ou menos ruim, para a política externa dos norte americanos em relação ao Brasil?
A FAB com reles três dúzias de Gripen E\F, tot, off set, linha de produção na Embraer, e 30% de perdulicários britânicos no bucho, além de outros 15% yankees, pelo mens, ou a FAB com vetores zero por cento de qualquer coisa ocidental e os brigadeiros putos da vida porque não tem mais Greencard para a Disney
Como certeza existem pressões de lado a lado, e cada um tem lá seus interesses, mas, os norte americanos sabem muito bem como funciona a cabeça dos militares aqui, e até onde puxar a corda, apesar de todos os discursos independencistas que se ouve por aqui na caserna de tempos em tempos.
O negócio é o seguinte, a FAB não vai mais abaixar as calças para os primos ricos depois depois do Gripen E\F, e apesar das constantes idas e vindas da nossa pífia capacidade de investimento em defesa, o pouco que se tem será mantido mesmo que aos trancos e barrancos. Fomos longe demais para simplesmente voltar ao estado pré-FX de bom grado e fingir que está tudo bem. Se o país vai pagar para ver, é aguardar que já já saberemos.
A FAB com reles três dúzias de Gripen E\F, tot, off set, linha de produção na Embraer, e 30% de perdulicários britânicos no bucho, além de outros 15% yankees, pelo mens, ou a FAB com vetores zero por cento de qualquer coisa ocidental e os brigadeiros putos da vida porque não tem mais Greencard para a Disney
Como certeza existem pressões de lado a lado, e cada um tem lá seus interesses, mas, os norte americanos sabem muito bem como funciona a cabeça dos militares aqui, e até onde puxar a corda, apesar de todos os discursos independencistas que se ouve por aqui na caserna de tempos em tempos.
O negócio é o seguinte, a FAB não vai mais abaixar as calças para os primos ricos depois depois do Gripen E\F, e apesar das constantes idas e vindas da nossa pífia capacidade de investimento em defesa, o pouco que se tem será mantido mesmo que aos trancos e barrancos. Fomos longe demais para simplesmente voltar ao estado pré-FX de bom grado e fingir que está tudo bem. Se o país vai pagar para ver, é aguardar que já já saberemos.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Mais uma perda de tempo dos EUA, já estamos totalmente integrados com SAAB, a transferência de tecnologia já concretizada e os softwares nacionais já instalados e funcionais.
No estado em que estão os atuais desenvolvimentos, qualquer empecilho, o grande prejudicado será a SAAB, alás já está sendo prejudicada com a queda das ações e uma incerteza na participação imparcial nas concorrências futuras.
Se algo puder prejudicar o Brasil será principalmente na futura integração dos armamentos!!
https://noticiabrasil.net.br/20241011/a ... 85599.html
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
É bom não esquecer que a direita nos EUA, não é o Biden, e sim o Trump, e se a Kamala Harris ganhar?Viktor Reznov escreveu: ↑Sex Out 11, 2024 5:50 pm Considerando que os motores dos Gripen são Americanos, eles estão completamente dentro da prerrogativa deles. Eu cantei essa pedra desde a época das eleições, o Lula é capacho da política externa de Cuba e Foro de São Paulo, é só uma questão de tempo até os EUA embargar a entrega dos Gripen restantes e se o Trump ganhar, isso com certeza vai ocorrer.
O Lula está só no pedestral olhando vocês torcendo contra, mas vai dar é "peninha" quando vocês verem o nosso herói, lá na posse ao lado das grandes autoridades, coisa que o Tifu de vocês era incapaz, por ser ignorante demais!!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Um joinha irônico pra você!mauri escreveu: ↑Sex Out 11, 2024 9:07 pmÉ bom não esquecer que a direita nos EUA, não é o Biden, e sim o Trump, e se a Kamala Harris ganhar?Viktor Reznov escreveu: ↑Sex Out 11, 2024 5:50 pm Considerando que os motores dos Gripen são Americanos, eles estão completamente dentro da prerrogativa deles. Eu cantei essa pedra desde a época das eleições, o Lula é capacho da política externa de Cuba e Foro de São Paulo, é só uma questão de tempo até os EUA embargar a entrega dos Gripen restantes e se o Trump ganhar, isso com certeza vai ocorrer.
O Lula está só no pedestral olhando vocês torcendo contra, mas vai dar é "peninha" quando vocês verem o nosso herói, lá na posse ao lado das grandes autoridades, coisa que o Tifu de vocês era incapaz, por ser ignorante demais!!
Se for para o painho cachaceiro de vocês passar vergonha lá fora, como da última vez, melhor fica em casa. Lula procurando Biden:
Abraços,
Wesley
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Senhores, rinhas de politicagem são lá no SMEoS, tri?
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Ainda dá tempo do PR lembrar que indiferente nós "não gostamos de guerra" a FAB ainda vai precisar de mais Gripen E/F para dar conta da defesa aérea que ninguém lembra que existe.
Resta torcer para que o cmte da FAB e o MD, tão chegados ao patrão, aproveitem a oportunidade e convençam o chefe a comprar também "alguns aviões" de caça a mais para a força aérea.
Nem só de GTE vive um país.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Se a Kamala ganhar, vai ser a mesma coisa. A diferença é que o processo vai demorar mais pra ocorrer e se a FAB tiver sorte, vai consegui receber a entrega de todos os Gripens, mas vai ter dificuldade em adquirir peças de manutenção pros motores pq o Dpto de Estado vai fazer um soft embargo dificultando com que a Suécia faça manutenção nos motores.mauri escreveu: ↑Sex Out 11, 2024 9:07 pmÉ bom não esquecer que a direita nos EUA, não é o Biden, e sim o Trump, e se a Kamala Harris ganhar?Viktor Reznov escreveu: ↑Sex Out 11, 2024 5:50 pm Considerando que os motores dos Gripen são Americanos, eles estão completamente dentro da prerrogativa deles. Eu cantei essa pedra desde a época das eleições, o Lula é capacho da política externa de Cuba e Foro de São Paulo, é só uma questão de tempo até os EUA embargar a entrega dos Gripen restantes e se o Trump ganhar, isso com certeza vai ocorrer.
O Lula está só no pedestral olhando vocês torcendo contra, mas vai dar é "peninha" quando vocês verem o nosso herói, lá na posse ao lado das grandes autoridades, coisa que o Tifu de vocês era incapaz, por ser ignorante demais!!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A manutenção do F414 dos Gripen está assegurada por contrato com a GE Celma no Brasil. E a empresa já fez investimentos no sentido de amparar os motores dos jatos da FAB.
Este é um assunto que passa despercebido da maioria, mas está bem resolvido em termos abrangentes.
As firulas governamentais não irão atrapalhar a operação dos caças de tal forma a inviabilizar o mesmo. Isto não seria bom nem para os norte americanos, e nem para os suecos, já que todo mundo lá fora está de olho nestes movimentos que o governo norte americano faz em relação ao produto da SAAB. E o governo sueco sabe muito bem como a banda toca por aqui, e como os norte americanos costumam operar em relação aos seus interesses no quintal que consideram seu, e de mais ninguém.
Este é um assunto que passa despercebido da maioria, mas está bem resolvido em termos abrangentes.
As firulas governamentais não irão atrapalhar a operação dos caças de tal forma a inviabilizar o mesmo. Isto não seria bom nem para os norte americanos, e nem para os suecos, já que todo mundo lá fora está de olho nestes movimentos que o governo norte americano faz em relação ao produto da SAAB. E o governo sueco sabe muito bem como a banda toca por aqui, e como os norte americanos costumam operar em relação aos seus interesses no quintal que consideram seu, e de mais ninguém.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
https://www.ainonline.com/aviation-news ... and-brazilAircraft
Gripen E Fighter Makes Progress On Home Front and In Brazil
Two-seat Gripen F warplane prepares for its first flight
By David Donald • Contributor - UK
July 20, 2024
With Brazil’s first air force squadron already gaining initial operating experience and Sweden well advanced in its plans to introduce the type next year, the Saab JAS 39E/Gripen E fighter program is rapidly gaining momentum as it closes in on full-service entry. The two-seat Gripen F model also is nearing its first flight.
At the same time, the Swedish aircraft—and its Gripen C/D predecessor—remain the subject of considerable interest in the export market, despite having lost to Lockheed Martin's F-35 in several competitions. Saab is pursuing the sale of four more Gripen Cs to Hungary and remains in talks concerning the supply of a second squadron, possibly of Gripen Es. Thailand, too, has expressed interest in taking more Gripens. Other opportunities have arisen in Austria, Colombia, India, and the Philippines.
While Saab continues to support and develop the C/D warplane—including technology drawn in from the Gripen E—the second-generation model has become the focus of development. The company has undertaken work rapidly thanks to the desegregated nature of the aircraft’s core architecture, which permits upgrades to the mission software without affecting flight-critical functions. That, in turn, negates the need for time-consuming requalification of the overall system following an update.
“We code in the morning and fly in the afternoon,” explained Johan Segertoft, head of the Gripen business. “In software, there are no generations, only speed.”
Software Changes Drive Rapid Upgrades
Highlighting the speed of development, Segertoft reported that Saab generates up to 10 system configurations every week with the current high work rate. Developers produced 12 iterations in eight weeks for the ground proximity warning system alone, and more than 800 such 'apps' hosted in the mission computers.
Of course, engineers can test developments and ideas in the system on the ground, but they still need validation in the air. However, the nature of flight testing has changed, according to Segertoft. “[In] flight tests it is now more of the production team that answers questions," he said. "We aim to fly an idea in four weeks. It’s better to fail early and we learn.”
Current Gripen E functions and capabilities are grouped into the Mission System 21 software load. As noted, though, engineers continually develop the software, but the 'MS' approach remains in use to identify major program goals and government funding procedures.
MS22 has undergone development for some time. While MS21 primarily gave the Gripen E an air defense capability, the new software will greatly expand the aircraft’s air-to-ground repertoire. Electronic warfare (EW) accounts for another area under enhancement to give the aircraft a wide-band electronic attack capability. Combined with capabilities such as the proposed MBDA Spear missile, EW will allow it to undertake defense suppression missions at long range and without the need for a dedicated platform
Developers have instituted one significant hardware change to the aircraft since its first flight in 2017, driven by an emerging requirement regarding the carriage of heavy external stores such as stand-off missiles. That prompted Saab to add considerable area to the wing trailing edges and move the canard foreplanes forward slightly as a balance.
Most of the test fleet now flies with the modification and it is fully incorporated into the production line. Another change involved the addition of strakes aft of the cockpit to optimize airflow into the cooling intake at the base of the fin.
The test fleet, including one aircraft in Brazil, has performed more than 2,000 sorties, and many of the main trials have been completed. Engineers recently completed hot and humid tests in Brazil.
Shortly to join the test fleet, the first Gripen F two-seater has just completed final assembly and fit-out in the factory at Linköping, including specialist instrumentation for its role as the two-seat testbed. The second also is well-advanced in the final assembly process.
The schedule has slipped to a later time than originally planned, due to a change of priority by the customer, Brazil, which revised the production plan to get its single-seaters into service as quickly as possible. The revised plan will also see all eight Gripen Fs on order built and assembled in Sweden, rather than in Brazil as originally planned.
Brazil Prepares to Produce Its Own Gripens
Saab's Linköping assembly line can produce up to 24 aircraft per year, but it holds the capacity to meet additional demand. The first aircraft from the Brazilian final assembly line at Gavião Peixoto remains in the works and is scheduled for delivery next year. Brazilian-made components have entered production and will feed into both assembly lines.
The Gripen E entered service with the Força Aérea Brasileira (FAB) and Flygvapnet (Swedish air force) in 2019 and received its military type certification in November 2022. By early June, the FAB had received seven aircraft—locally designated F-39E—for service with the “Jaguar” Squadron (1° GDA) of Ala (wing) 2 at Anápolis in Brazil. A second squadron within the wing, 1°/4° GAv “Pacau”, is scheduled to stand up later this month. The growing fleet is undergoing preparation for participation in its first major Latin American exercise, Cruzex 24. A single F-39E continues to fly in Brazil on test duties, operated by the joint Saab/Embraer test team.
Sweden plans to begin operations with the JAS 39E next year at the F7 wing at Såtenäs, where the country plans to base the training unit (as it is for the Gripen C/D). To prepare for its defense material administration (FMV) test and evaluation (T&E) unit at Malmen, on the opposite side of Linköping to Saab’s factory airfield, an integrated test fleet will concurrently conduct developmental and operational tests and evaluation.
The T&E unit received its first Gripen E in November and had taken three by the end of May. By the summer it expects to have five or six aircraft. It also has access to up to six JAS 39C/Ds that can serve a variety of sensor tests and as chase aircraft and radar targets. The numbers permit the simulation of most air defense scenarios, including four versus four combats.
While the FMV is primarily concerned with developmental testing, including that of the aircraft’s sensitive electronic warfare capabilities, the air force’s operational test team continues the evaluation of the aircraft’s combat potential and forging possible tactics for its employment. Combining both development T&E and operational T&E in a single unit maximizes the benefits of each sortie.
The combined unit also continues developing a training syllabus for the type’s forthcoming service entry. Conversion to the JAS 39E from the C/D for an experienced test pilot typically takes 10 sorties in the simulator and eight in the air, but that would require a few more for regular squadron pilots.
Sweden plans to buy 60 JAS 39E fighters and equip Gripen E squadrons at its three current C/D bases: F21 Luleå, F7 Såtenäs, and F17 Ronneby, but it also wants to bring fighter aviation back to F16 at Uppsala, which will also serve as the base for the air force’s new S 106 GlobalEye airborne early warning aircraft.
In response to growing tensions with Russia, Sweden has decided to keep several JAS 39C/Ds operational until at least 2035, and to upgrade them to maintain their relevance. The country uses a Block upgrade approach, with three more iterations likely beyond the current Block 2. That could include an electronically scanned radar based on the current PS-05/A mechanically scanned sensor. Saab also recognizes that other air arms might keep the Gripen C/D flying long after the Swedish aircraft have retired.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
A minha curiosidade agora é com o estado e futuro dos Gripen F.
Um projeto que deveria estar sendo desenvolvido inteiramente no Brasil mas que foi repassado aos suecos por nossa própria inapetência em mantê-lo, principalmente em relação à questão orçamentária.
A Tailândia aparentemente vai comprar também o modelo biposto, enquanto este também faria parte da oferta às Filipinas. Talvez os suecos troquem alguns de seus E pelo biposto, tendo em vista as possibilidades e qualidades que trás consigo.
A FAB, com os esquadrões que possui hoje, mesmo equipados com apenas 12 unidades cada - abaixo das 20 unidades de referência citas como sendo o mínimo para performar um esquadrões de caça - ainda teria pela frente um longo caminho até sua completa organização.
E estou cada vez mais convencido de que só mesmo a desgraça de uma guerra, e das grandes, batendo à nossa porta será motivo de oportunidade/ocasião para sustentar as justificativas do governo de plantão para equipar todos os esquadrões de caça que a força aérea tem, ou teve, e de lambuja incrementar o 1o e 2o/5oGav para a defesa da região nordeste.
Números e investimento que na realidade não podem ser concretizados em tempo algum, ou obtidos a troco de caixa por força de mera canetada burocrática ou simples vontade política, como se faz com aviação transporte.
Esquadrões Ativos (2024)
GDA
1o GAvCa (1o e 2o Esquadrão de caça)
1o/14o Gav
1o e 3o/10o Gav
Esquadrões Inativos
1o/16o Gav
1o/4o Gav
Esquadrão a transformar (opinião pessoal)
1o e 2o/5o Gav
Bases (sugestão)
Anápolis
Santa Cruz
Canoas ou Santa Maria
Manaus (por transferência)
Campo Grande (reativado)
Belém (reativado)
Natal (transformação)
Se a FAB tomar como referência o esquadrão de caça da USAF a 24 unidades por OM, com qualquer quantidade de esquadrões já nos seria possível emular uma defesa aérea mais adequada às demandas do gigantismo nacional e de seus interesses em nosso entorno estratégico. E quiçá lidar, sem reservas, com eventuais conflitos a nível sul americano. Não vamos, e não temos pretenção, e nem cacife, para ir além.
Resta decidir se teremos tais capacidades, qualquer delas, por planejamento, por ocasião ou por imposição. É só escolher qual é menos ruim ao palato da alienação nacional de praxe. E a disposição de pagar por ela, seja lá qual for o preço. Nenhuma delas nos sairá barata de qualquer forma.
Um projeto que deveria estar sendo desenvolvido inteiramente no Brasil mas que foi repassado aos suecos por nossa própria inapetência em mantê-lo, principalmente em relação à questão orçamentária.
A Tailândia aparentemente vai comprar também o modelo biposto, enquanto este também faria parte da oferta às Filipinas. Talvez os suecos troquem alguns de seus E pelo biposto, tendo em vista as possibilidades e qualidades que trás consigo.
A FAB, com os esquadrões que possui hoje, mesmo equipados com apenas 12 unidades cada - abaixo das 20 unidades de referência citas como sendo o mínimo para performar um esquadrões de caça - ainda teria pela frente um longo caminho até sua completa organização.
E estou cada vez mais convencido de que só mesmo a desgraça de uma guerra, e das grandes, batendo à nossa porta será motivo de oportunidade/ocasião para sustentar as justificativas do governo de plantão para equipar todos os esquadrões de caça que a força aérea tem, ou teve, e de lambuja incrementar o 1o e 2o/5oGav para a defesa da região nordeste.
Números e investimento que na realidade não podem ser concretizados em tempo algum, ou obtidos a troco de caixa por força de mera canetada burocrática ou simples vontade política, como se faz com aviação transporte.
Esquadrões Ativos (2024)
GDA
1o GAvCa (1o e 2o Esquadrão de caça)
1o/14o Gav
1o e 3o/10o Gav
Esquadrões Inativos
1o/16o Gav
1o/4o Gav
Esquadrão a transformar (opinião pessoal)
1o e 2o/5o Gav
Bases (sugestão)
Anápolis
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Canoas ou Santa Maria
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Campo Grande (reativado)
Belém (reativado)
Natal (transformação)
Se a FAB tomar como referência o esquadrão de caça da USAF a 24 unidades por OM, com qualquer quantidade de esquadrões já nos seria possível emular uma defesa aérea mais adequada às demandas do gigantismo nacional e de seus interesses em nosso entorno estratégico. E quiçá lidar, sem reservas, com eventuais conflitos a nível sul americano. Não vamos, e não temos pretenção, e nem cacife, para ir além.
Resta decidir se teremos tais capacidades, qualquer delas, por planejamento, por ocasião ou por imposição. É só escolher qual é menos ruim ao palato da alienação nacional de praxe. E a disposição de pagar por ela, seja lá qual for o preço. Nenhuma delas nos sairá barata de qualquer forma.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Chegada dos F-39 [JAS-39E] Gripen 1º GDA - Operação Cruzex 2024
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Ojo, que o Gripen teria sido escolhido pela Colômbia e feitos no Brasil:
Exclusivo | El Saab Gripen habría sido elegido por Colombia para remplazar sus Kfir.
Según fuentes de alto nivel, la decisión sería el resultado de negociaciones recientes entre los gobiernos de Colombia y Brasil, en dichas negociaciones se habría acordado un esquema de financiamiento con el respaldo del gobierno sueco y brasileño para la adquisición de 24 aviones, esto con el uso de vigencias futuras del presupuesto colombiano, permitiendo un primer lote firmado y financiado con los recursos destinados a la adquisición de los aviones Rafale en 2022.
Aunque la fuente no precisó el modelo ni el costo exacto del contrato, se estima que incluiría 22 cazas Saab Gripen E y dos aviones de entrenamiento biplaza Saab Gripen F.
La producción de estas aeronaves sería principalmente responsabilidad de Brasil, que ha adquirido derechos de fabricación como parte del acuerdo de compensación (off-set) tras la compra de sus Gripen.
...
https://www.aviatordaily.net/2024/10/ex ... -sido.html
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Exclusivo | El Saab Gripen habría sido elegido por Colombia para remplazar sus Kfir.
Según fuentes de alto nivel, la decisión sería el resultado de negociaciones recientes entre los gobiernos de Colombia y Brasil, en dichas negociaciones se habría acordado un esquema de financiamiento con el respaldo del gobierno sueco y brasileño para la adquisición de 24 aviones, esto con el uso de vigencias futuras del presupuesto colombiano, permitiendo un primer lote firmado y financiado con los recursos destinados a la adquisición de los aviones Rafale en 2022.
Aunque la fuente no precisó el modelo ni el costo exacto del contrato, se estima que incluiría 22 cazas Saab Gripen E y dos aviones de entrenamiento biplaza Saab Gripen F.
La producción de estas aeronaves sería principalmente responsabilidad de Brasil, que ha adquirido derechos de fabricación como parte del acuerdo de compensación (off-set) tras la compra de sus Gripen.
...
https://www.aviatordaily.net/2024/10/ex ... -sido.html
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