Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37933
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

Re: Aviação do Exército

#5296 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 24, 2024 11:47 am

FCarvalho escreveu: Ter Set 17, 2024 8:52 pm Penso eu aqui com meus botões que, 2 SU precisam ser criadas urgentemente em cada Bavex: uma, a Companhia de Helos de Emprego Geral e Transporte (Dhruv, AW-119\169, Bell 429); e dois, a Companhia de Helos de Transporte pesado (CH-47\CH-53)
Estava olhando alguns modelos para uma SU assim, e tipos e variedade é o que mais existe no mundo.

Dependendo do que o EB queira realizar com tal companhia, levando em consideração ser uma OM voltada basicamente para emprego geral, transporte, SAR, VIP, e missões de ligação e comando, além das afamadas missões subsidiárias, a adoção de mais de uma modelo de helo se faz necessária e factível.

Assim, um helo leve e outro médio leve para atendimento do maior número possível de missões, sem descobrir as atividades primárias da AVEX é a sugestão a seguir. E como disse antes, seriam 8 Bavex na minha visão a fim de cobrir os comandos militares de área, com 8 companhias de Helos Emprego Geral e Transporte.

Como temos algumas opções em termos de BRICS, que podem nos ser interessantes, se a quantidade a encomendar compensar a abertura de uma linha de montagem aqui por exemplo, talvez seja possível analisar mais de perto dois modelos: em primeiro o HAL DRHUV e suas versões, e em segundo o TAI T625 Gokbey. Ambos são cabíveis e complementares a meu ver naquilo que se propõe esta SU.

Em um segundo momento é inevitável olhar para a Leonardo e seus aparelhos, destacando-se a meu ver os AW-109\119 e o AW169. O novíssimo AW-09 a meu ver seria uma acréscimo ideal para a Avex, tendo em vista as qualidades apresentadas pelo modelo em seus testes de avaliação.

A Helibras\Airbus Helicopters tem modelos bastante conhecidos e podemos ter nos H-135\H-145 os modelos mais adaptados ao que se espera das missões a cumprir.

A Bell norte americana embora tenha uma linha de helos bastante grande, para o que se pretende poderia oferecer o Bell 505, Bell 407 e o Bell 429.

Por fim, é importante dizer que a escolha da plataforma não pode ser restrita apenas a este ou aquele fornecedor, sendo os vetores escolhidos os que trouxerem a melhor relação custo x benefício e os melhores resultados em termos de desempenho, preço, operacionalidade e cumprimento de missão. Isso é o mais importante. Assim, dispor de uma frota mista é a medida mais acertada em minha opinião.

Com 12 a 16 unidades nesta companhia a Avex consegue dispor de vetores em quantidade e qualidade mais que suficiente para atender às múltiplas missões que lhes são impostas pela vida militar, e principalmente, pela inépcia e omissão governamental frente as suas obrigações primárias nos estados e municípios.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37933
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

Re: Aviação do Exército

#5297 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 24, 2024 12:07 pm

Modelos chineses em desenvolvimento ou já disponíveis no mercado interno do país, mas ainda não exportados.

https://th.bing.com/th/id/R.9430c1b0ce5d75ee2adf9b15f66acf13?rik=5IwWo0gRboZ92w&riu=http%3A%2F%2Fk.sinaimg.cn%2Fn%2Fsinakd20230407s%2F533%2Fw800h533%2F20230407%2F6c88-236097e0234bb3d72ec9ad1d8230bc91.jpg%2Fw700d1q75cms.jpg&ehk=NOd4oBGq72Yga0OQwojhSATfX%2FBV5Sgm4eajZZhGLTg%3D&risl=&pid=ImgRaw&r=0
AC332

https://cdn-cavok.nuneshost.com/wp-content/uploads/2017/04/AC3111A_China.jpg
AC311A




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37933
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

Re: Aviação do Exército

#5298 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 24, 2024 12:12 pm

Embora meio carta fora do baralho comercial por este lado do mundo, este é o belo Ansat russo, agora totalmente russificado. :lol:

https://www.resgateaeromedico.com.br/wp-content/uploads/2020/05/%D0%90%D0%BD%D1%81%D0%B0%D1%82-scaled.jpg

Por aqui faria grande sucesso se pudesse ser vendido e tivesse um apoio pós venda digno de nota.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37933
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

Re: Aviação do Exército

#5299 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 27, 2024 12:15 pm

Esse camaradinha aqui também está entrando em operação nas forças armadas, paramilitares e outras organizações estatais indianas. Pode ser um potencial candidato, também, a cerrar nas fileiras do EB nos Bavex na Cia Emprego Geral e Transporte.

Imagem
HAL Light Utility Helicopter (LUH)

As características dele o aproximam do H-125, Bell 407 e do AW-09.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2184
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 224 vezes

Re: Aviação do Exército

#5300 Mensagem por gogogas » Dom Set 29, 2024 1:11 pm

Equador devolveu o deles é investiram no H-145 ! Pq será ???




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37933
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

Re: Aviação do Exército

#5301 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 29, 2024 2:12 pm

gogogas escreveu: Dom Set 29, 2024 1:11 pm Equador devolveu o deles é investiram no H-145 ! Pq será ???
Boa pergunta. Aproveita e responde aí.
O Drhuv é ruim porque é indiano, ou sendo indiano, portanto, é ruim?
Simples assim?




Carpe Diem
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4974
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceu: 1188 vezes
Agradeceram: 720 vezes

Re: Aviação do Exército

#5302 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Set 29, 2024 8:19 pm

FCarvalho escreveu: Dom Set 29, 2024 2:12 pm
gogogas escreveu: Dom Set 29, 2024 1:11 pm Equador devolveu o deles é investiram no H-145 ! Pq será ???
Boa pergunta. Aproveita e responde aí.
O Drhuv é ruim porque é indiano, ou sendo indiano, portanto, é ruim?
Simples assim?
Os Drhuv não são ruins porque são indianos, mas sim porquem caem. Caem mesmo sem ajuda da gravidade. [003]

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8405
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

Re: Aviação do Exército

#5303 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Set 29, 2024 9:41 pm

Cheguei do Domingo Aéreo no PAMA-SP. Tudo muito legal, mas achei interessante que lá eu vi dois UH-60 verde oliva (EB). Um estava todo aberto, no hangar onde estão os F-5 (quase uma dezena deles), e outro estava aberto em um segundo hangar (que não estava acessível) junto de alguns Cougar (FAB e EB).
Será que estão em manutenção, ou foram baixados?




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2184
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 224 vezes

Re: Aviação do Exército

#5304 Mensagem por gogogas » Seg Set 30, 2024 7:11 am

FCarvalho escreveu: Dom Set 29, 2024 2:12 pm
gogogas escreveu: Dom Set 29, 2024 1:11 pm Equador devolveu o deles é investiram no H-145 ! Pq será ???
Boa pergunta. Aproveita e responde aí.
O Drhuv é ruim porque é indiano, ou sendo indiano, portanto, é ruim?
Simples assim?
Nada contra produtos Índianos ! Mas devolver aparelhos e investir em um similar pode levantar suspeitas ! Falta de grana pra operar ? Produto não atendeu os requisitos? Produto de péssima qualidade ? Apesar dos indianos avançarem com sua BID , eles não exportam como os sul coreanos ou os turcos !




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37933
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

Re: Aviação do Exército

#5305 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 30, 2024 9:54 am

Glauber Prestes escreveu: Dom Set 29, 2024 9:41 pm Cheguei do Domingo Aéreo no PAMA-SP. Tudo muito legal, mas achei interessante que lá eu vi dois UH-60 verde oliva (EB). Um estava todo aberto, no hangar onde estão os F-5 (quase uma dezena deles), e outro estava aberto em um segundo hangar (que não estava acessível) junto de alguns Cougar (FAB e EB).
Será que estão em manutenção, ou foram baixados?
O EB já baixou portaria com o cronograma de retirada dos Cougar e BH, e isto se dará na medida em que os novos BH forem chegando e as manutenções mais pesadas forem sendo vencidas nos helos antigos.
A ideia é que todos sejam baixados quando quando o último UH-60M for entregue, o que ainda demora.
Vai começar pelos Cougar franceses, com os BH saindo por último.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37933
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

Re: Aviação do Exército

#5306 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 30, 2024 10:06 am

gogogas escreveu: Seg Set 30, 2024 7:11 am
FCarvalho escreveu: Dom Set 29, 2024 2:12 pm Boa pergunta. Aproveita e responde aí.
O Drhuv é ruim porque é indiano, ou sendo indiano, portanto, é ruim?
Simples assim?
Nada contra produtos Índianos ! Mas devolver aparelhos e investir em um similar pode levantar suspeitas ! Falta de grana pra operar ? Produto não atendeu os requisitos? Produto de péssima qualidade ? Apesar dos indianos avançarem com sua BID, eles não exportam como os sul coreanos ou os turcos !
Não sei qual a razão para a baixa dos helos indianos no Equador, mas a julgar pela situação das ffaa's daquele país desde há vários anos, há de se ter muita calma nesta hora para julgar a retirada do Dhruv.

Os modelos atuais do helo indiano atendem a todos os padrões oficiais de segurança e operacionalidade internacionais para este modelo de helo, sendo, portanto, do ponto de vista técnico, aeronaves tão boas quanto um H145, Bell 429 ou AW-169 da vida.

Agora, quanto ao CLS indiano, estás com a razão, porque só muito recentemente eles começaram a exportar seus produtos mundo afora, e mesmo assim em números pouco ou nada expressivos, já que as demandas internas são mais que suficientes para manter a BIDS deles ocupada por muitos anos, senão décadas. E o padrão indiano ainda está muito ligado ao modus operandi soviético\russo de material. Eles ainda estão aprendendo a se equilibrar na corda bamba do famigerado padrão Otan\Stanag de negócios.

Quanto a Coréia do Sul e Turquia, dentre outros emergentes, a vantagem deles é já operar dentro do padrão OTAN\STANAG há tempos, mas isso não significa necessariamente que em questões de exportação de material de defesa eles sejam tão melhores assim que os indianos, já que só muito recentemente, também, eles começaram a fazer isso de forma mais concreta e incisiva, e em quantidades que lograssem chamar a atenção do mercado e demandar o fomento de uma rede de apoio internacional para seus produtos. Neste aspecto eles não estão tão assim em melhores condições que os indianos.

Enfim, para mim, o melhor que temos que fazer é aproveitar de um tudo um pouco em matéria de negócios de defesa, principalmente com quem está chegando aí no mercado, como os árabes, turcos, sul coreanos, indianos, a fim de sair desse círculo vicioso da rota turística entre Paris e Washington que os militares adoram. Aliás, já passou mais do que da hora.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37933
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

Re: Aviação do Exército

#5307 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 30, 2024 10:21 am

Para quem tiver interesse e curiosidade, a ficha técnica do HAL Dhruv

https://hal-india.co.in/product/dhruv

Como disse antes, um helo genérico como esse, com boa capacidade de carga e pax, alcance e manutenção fácil e barata, dentro das condições estabelecidas pela nossa realidade, estão se tornando cada vez mais necessário, vide as crescentes demandas e solicitações do poder público junto à frota de helos militares do país, que já estão mais que assoberbadas com suas próprias missões primárias, para as quais não temos, e nunca tivemos, helos em quantidade e qualidade necessários.

A criação de uma Cia Emprego Geral e Transporte na Avex, e algo similar nas demais forças tornou-se a meu ver hoje uma questão impositiva, caso os militares não queiram ver seus poucos vetores terem a vida encurtada, forçados a mais paradas para manutenção, e a consequente indisponibilidade de frota em função de missões que não são suas.

Não digo que não possam ou não devam ser usados neste tipo de emprego, mas se pudermos fazer isso com vetores mais baratos - de comprar, manter e operar - para o emprego que se propõe nas ditas ações subsidiárias, melhor para as ffaa's e para o próprio governo, que poderá comprar muito mais unidades a fim de manter o status quo de submissão dos vetores militares em proveito de missões que lhes são de interesse pessoal e político.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37933
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

Re: Aviação do Exército

#5308 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 30, 2024 10:33 am

Outro produto indiano que pode interessar, segue a ficha técnica.

https://hal-india.co.in/product/luh

Ao menos estes dois modelos indianos são suscetíveis de análise quanto a eventuais negócios entre ambos países. Dispor de um ou dos dois é questão de sentar e conversar.

Lembrar que os indianos estão interessados em ver os produtos da BIDS exportados e sendo empregados, preferencialmente, por forças militares de quilate, e isso ao menos em teoria, as ffaa's tem lá fora. E nós queremos vender quase uma centena de aviões da Embraer para eles.

Bom, dizem que uma mão lava a outra. Se será assim com os indianos, a ver se estamos afim de estender a nossa para algo que ela, muito raramente, sai do bolso.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37933
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

Re: Aviação do Exército

#5309 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 30, 2024 10:44 am

Outro produto interessante no mercado internacional e fruto da engenharia turca, e que caberia muito bem como helo de emprego geral por aqui.

Imagem
GÖKBEY

https://www.tusas.com/en/products/helic ... ent/gokbey

A Turquia é um país que aos poucos está demonstrando as qualidades e capacidades que tem em ser para nós, também, um parceiro ideal no campo da BIDS.

Se vamos querer, ou poder, aproveitar ou não as muitas possibilidades oferecidas e dispostas, a ver.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37933
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5733 vezes
Agradeceram: 3272 vezes

Re: Aviação do Exército

#5310 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 30, 2024 10:51 am

Na torcida, para um dia, quem sabe... :roll:

Imagem

T-629
MULTIROLE HEAVY COMBAT HELICOPTER

https://www.tusas.com/en/products/helic ... helicopter




Carpe Diem
Responder