Força Aérea Indiana - IAF
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38958
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5983 vezes
- Agradeceram: 3363 vezes
Re: Força Aérea Indiana - IAF
A IAF autorizou a compra e produção de 200 mísseis BVR Astra Mk 1, a fim de integrar o mesmo ao seus esquadrões de caça, a princípio nos Su-30 MKI. O míssil indiano está há muito anos em desenvolvimento, e as versões Mk 2 e Mk 3 já estão definidas e em diferentes fases de prontificação.
.
Só de sacanagem, vou lembrar por aqui novamente que enquanto indianos e turcos ainda estavam quebrando cabeça com a definição de fazer ou não fazer seus próprios BVR caseiros há muito anos atrás, o Brasil, essa putência mundial, recebia da Denel, via governo sul africano, convite para participar também no desenvolvimento do Marlin, um BVR ramjet, e com outras coisinhas que só agora a FAB está vendo na prática nos Meteor, comprados a preço de ouro, com selo de titânio na caixa, e manual com orientações do tipo: "não abrir, não usar, não fazer absolutamente nada sem permissão."
O A-DARTER já era um produto revolucionário ainda no seu lançamento, e seria muito maior agora, capaz de competir mesmo com o IRIS-T, AIM-9X, R-74, etc, mas os tupiniquins aqui abriram mão da porra toda só porque algum burrocrata de plantão e indigente intelectual resolveu fazer economia com assuntos estratégicos industriais e tecnológicos na FAB.
É para acabar de vez esse tipo de notícia. E pensar que poderíamos ter hoje já disponível e em plena produção um BVR made in Brazil de nível mundial, junto com o WVR, para não falar em uma família inteira de mísseis AAe na forma do Umkhonto, e derivados, além de algo bem mais complexo como o MAR-1. Mas tudo jogado na lata do lixo em nome de uma falsa estabilidade econômica a bem do erário público que nunca tivemos.
Sinceramente, este país merece, e muito, levar na traseira. Por muitos anos.
.
Só de sacanagem, vou lembrar por aqui novamente que enquanto indianos e turcos ainda estavam quebrando cabeça com a definição de fazer ou não fazer seus próprios BVR caseiros há muito anos atrás, o Brasil, essa putência mundial, recebia da Denel, via governo sul africano, convite para participar também no desenvolvimento do Marlin, um BVR ramjet, e com outras coisinhas que só agora a FAB está vendo na prática nos Meteor, comprados a preço de ouro, com selo de titânio na caixa, e manual com orientações do tipo: "não abrir, não usar, não fazer absolutamente nada sem permissão."
O A-DARTER já era um produto revolucionário ainda no seu lançamento, e seria muito maior agora, capaz de competir mesmo com o IRIS-T, AIM-9X, R-74, etc, mas os tupiniquins aqui abriram mão da porra toda só porque algum burrocrata de plantão e indigente intelectual resolveu fazer economia com assuntos estratégicos industriais e tecnológicos na FAB.
É para acabar de vez esse tipo de notícia. E pensar que poderíamos ter hoje já disponível e em plena produção um BVR made in Brazil de nível mundial, junto com o WVR, para não falar em uma família inteira de mísseis AAe na forma do Umkhonto, e derivados, além de algo bem mais complexo como o MAR-1. Mas tudo jogado na lata do lixo em nome de uma falsa estabilidade econômica a bem do erário público que nunca tivemos.
Sinceramente, este país merece, e muito, levar na traseira. Por muitos anos.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38958
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5983 vezes
- Agradeceram: 3363 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38958
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5983 vezes
- Agradeceram: 3363 vezes
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7820
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2701 vezes
- Agradeceram: 1103 vezes
Re: Força Aérea Indiana - IAF
Vai Lula, mostra que vc é o fodão, que põem a Janja no espeto todo o dia, e liga pro Putim e fala "esse caça aí eu vou fabricar aqui camarada!". Abre uma linha de montagem lá em PE. Viro até comunista. ![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 40511
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1202 vezes
- Agradeceram: 3022 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38958
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5983 vezes
- Agradeceram: 3363 vezes
Re: Força Aérea Indiana - IAF
Os indianos não tem tanta baba assim para sustentar dois projetos de 5a G ao mesmo tempo. Mesmo que seja para vender a posteriori para os russos a preços de custo.
Carpe Diem
- Strike91
- Avançado
- Mensagens: 423
- Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
- Agradeceu: 79 vezes
- Agradeceram: 174 vezes
Re: Força Aérea Indiana - IAF
Menos um Mig-29 na força aérea indiana...
Obs: Graças à Deus o piloto se salvou!
Obs: Graças à Deus o piloto se salvou!
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 9019
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceu: 328 vezes
- Agradeceram: 570 vezes
Re: Força Aérea Indiana - IAF
Já é o segundo em um curto prazo.
Com a aposentadoria do Mig-21, alguém tem que seguir com uma das maiores "tradições" da FAI.
Um abraço e t+![Smile :)](./images/smilies/icon_smile.gif)
Com a aposentadoria do Mig-21, alguém tem que seguir com uma das maiores "tradições" da FAI.
Um abraço e t+
![Smile :)](./images/smilies/icon_smile.gif)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38958
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5983 vezes
- Agradeceram: 3363 vezes
Re: Força Aérea Indiana - IAF
A Necessidade Indiana Por Aeronaves de Caça de Quinta Geração.
https://www.planobrazil.com/2024/12/11/ ... a-geracao/
Se nós fôssemos minimamente espertos, poderíamos tirar proveito disso. Mas é mais fácil os indianos tirarem proveito de nós.
https://www.planobrazil.com/2024/12/11/ ... a-geracao/
Se nós fôssemos minimamente espertos, poderíamos tirar proveito disso. Mas é mais fácil os indianos tirarem proveito de nós.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38958
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5983 vezes
- Agradeceram: 3363 vezes
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 40511
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1202 vezes
- Agradeceram: 3022 vezes
- Suetham
- Sênior
- Mensagens: 9920
- Registrado em: Ter Abr 12, 2022 9:10 am
- Agradeceu: 308 vezes
- Agradeceram: 660 vezes
Re: Força Aérea Indiana - IAF
Esse Marechal, Amar Preet Singh, simplesmente rebate cada ponto das fake news propagadas pelos indianos nas redes sociais, a IAF claramente percebe a distância cada vez maior entre a Índia e a China em termos de Poder Aéreo, ele foi o mesmo sujeito que afirmou que a China havia superado os EUA em termos de tecnologia e produção de aeronaves, destacando que a China fica atrás em exposição a programas de treinamentos estrangeiros e experiência de combate, a primeira desvantagem claramente diminui a cada ano com a PLAAF sendo observado cada vez mais em exercícios conjuntos com outros países. Não só isso, mas possivelmente uma exportação de caças chineses para países da região aumentaria ainda mais a exposição da China a outros países, melhorando profundamente até mesmo a interoperabilidade entre as Forças Aéreas da região com a PLAAF, o que faria com que a Índia ficasse cada vez mais isolado.
Como eu já mencionei alguns meses sobre a situação crítica da IAF, algo tem que ceder para a IAF e muito em breve.
1) Tejas não estão sendo entregues em grandes quantidades
2) Enorme acúmulo de pedidos de novos Rafale na Dassault
3) Desenvolver e implementar a atualização do Su-30 levará outros 10-15 anos
4) A "nova" licitação do MRCA levará muitos anos (assumindo que esta seja concluída)
Ao contrário da PAF, onde - em teoria - poderia encomendar JF-17s e fabricá-los rapidamente, encomendar mais J-10CEs e a China construirá rapidamente para ser entregue, ou até mesmo - se os EUA concordarem - comprar F-16 MLUs usados. Ainda desconsiderando a provável exportação do caça J-35 para a PAF, o que parece cada vez mais provável, na medida que o J-35A entrou em serviço com a PLAAF.
As opções da Índia são limitadas:
1) O mercado de segunda mão para Su-30s e Rafales é inexistente
2) Poderiam alugar mais Rafales da Força Aérea Francesa, mas eles já entregaram alguns dos seus para a Croácia e Grécia e agora aguardam novos modelos da própria Dassault, talvez não tenham números de sobra
3) A opção poderia ser apenas comprar todos os Mirage-2000 no mercado de segunda mão (Egito, Emirados Árabes Unidos, Catar, Grécia, França). Todos serão padrões diferentes, mas você pode viver com isso até certo ponto, potencialmente obter 100 fuselagens. Coloque todos eles em uma grande base e crie 4-5 esquadrões extras. Faça-os voar em tarefas de segunda linha e libere os Su-30s e Rafales e poupe suas vidas de fuselagem. Também permitirá que os pilotos mais jovens mantenham suas horas de voo e lhe dará algumas plataformas de ataque decentes. A PAF basicamente fez isso nos anos 90 e 2000 com a onda de compras de Mirage 3/5 usados.
Se nada mudar, a IAF ao invés de tentar buscar a capacidade de lutar em dois teatros diferentes, terá a capacidade para lutar num único teatro e de forma limitada, mesmo se for contra a PAF, porque a PLAAF estará em outra dimensão em termos de Poder Aéreo.
Como eu já mencionei alguns meses sobre a situação crítica da IAF, algo tem que ceder para a IAF e muito em breve.
1) Tejas não estão sendo entregues em grandes quantidades
2) Enorme acúmulo de pedidos de novos Rafale na Dassault
3) Desenvolver e implementar a atualização do Su-30 levará outros 10-15 anos
4) A "nova" licitação do MRCA levará muitos anos (assumindo que esta seja concluída)
Ao contrário da PAF, onde - em teoria - poderia encomendar JF-17s e fabricá-los rapidamente, encomendar mais J-10CEs e a China construirá rapidamente para ser entregue, ou até mesmo - se os EUA concordarem - comprar F-16 MLUs usados. Ainda desconsiderando a provável exportação do caça J-35 para a PAF, o que parece cada vez mais provável, na medida que o J-35A entrou em serviço com a PLAAF.
As opções da Índia são limitadas:
1) O mercado de segunda mão para Su-30s e Rafales é inexistente
2) Poderiam alugar mais Rafales da Força Aérea Francesa, mas eles já entregaram alguns dos seus para a Croácia e Grécia e agora aguardam novos modelos da própria Dassault, talvez não tenham números de sobra
3) A opção poderia ser apenas comprar todos os Mirage-2000 no mercado de segunda mão (Egito, Emirados Árabes Unidos, Catar, Grécia, França). Todos serão padrões diferentes, mas você pode viver com isso até certo ponto, potencialmente obter 100 fuselagens. Coloque todos eles em uma grande base e crie 4-5 esquadrões extras. Faça-os voar em tarefas de segunda linha e libere os Su-30s e Rafales e poupe suas vidas de fuselagem. Também permitirá que os pilotos mais jovens mantenham suas horas de voo e lhe dará algumas plataformas de ataque decentes. A PAF basicamente fez isso nos anos 90 e 2000 com a onda de compras de Mirage 3/5 usados.
Se nada mudar, a IAF ao invés de tentar buscar a capacidade de lutar em dois teatros diferentes, terá a capacidade para lutar num único teatro e de forma limitada, mesmo se for contra a PAF, porque a PLAAF estará em outra dimensão em termos de Poder Aéreo.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38958
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5983 vezes
- Agradeceram: 3363 vezes
Re: Força Aérea Indiana - IAF
Os russos estão tentando entubar o Su-57E com os mesmos argumentos de sempre, além do Su-75, que nem pronto está, e existe de fato alguns olhares na IAF para estes caças como sendo uma alternativa de oportunidade para tentar tapar o buraco enorme que só aumenta entre ela e as forças aérea de China e Paquistão. Mas a solução russa também tem lá suas limitações, bem conhecidas, aliás.
A concorrência para os 114 novos caças que poderia trazer F-16, Gripen E, Rafale e outros está longe de ser resolvida, tendo em vista as muitas idas e vinda do processo, sem uma definição. Mesmo sendo fabricados localmente qualquer opção que seja escolhida não chegaria aos esquadrões da IAF antes de dois anos. E nesse meio tempo muita coisa pode acontecer.
Particularmente eu torço para que a Embraer possa quem sabe "convencer" o indianos a emplacar o Gripen E\F por lá, tendo em vista ser o caça que melhor atenderia este hiato existente hoje por lá, e poderia mesmo, segundo os suecos, ser entregue em curtíssimo prazo. Mas as indefinições internas da força aérea indiana em relação ao próprio Tejas dificultam, e muito, qualquer decisão. Era para estar resolvido há muito tempo, mas até agora nada. E sem previsão concreta de termos um resultado. Pior para eles. Quanto mais o tempo passa, menos alternativas viáveis estão disponíveis.
A concorrência para os 114 novos caças que poderia trazer F-16, Gripen E, Rafale e outros está longe de ser resolvida, tendo em vista as muitas idas e vinda do processo, sem uma definição. Mesmo sendo fabricados localmente qualquer opção que seja escolhida não chegaria aos esquadrões da IAF antes de dois anos. E nesse meio tempo muita coisa pode acontecer.
Particularmente eu torço para que a Embraer possa quem sabe "convencer" o indianos a emplacar o Gripen E\F por lá, tendo em vista ser o caça que melhor atenderia este hiato existente hoje por lá, e poderia mesmo, segundo os suecos, ser entregue em curtíssimo prazo. Mas as indefinições internas da força aérea indiana em relação ao próprio Tejas dificultam, e muito, qualquer decisão. Era para estar resolvido há muito tempo, mas até agora nada. E sem previsão concreta de termos um resultado. Pior para eles. Quanto mais o tempo passa, menos alternativas viáveis estão disponíveis.
Carpe Diem
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7820
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2701 vezes
- Agradeceram: 1103 vezes
Re: Força Aérea Indiana - IAF
A Índia perdeu uma grande oportunidade nos anos 90 de transferir para seu país a linha de montagem dos Mirage 2000, a França que estava iniciando a produção dos Rafales transferiria de bom grado (e grandes lucros), todo o ferramental para os indianos tornarem os Mirages o padrão de sua FA junto os SU-30, mas o bonde passou e agora estão com o mico na mão...
Já imaginaram em qual versão esses Mirages estariam?
Já imaginaram em qual versão esses Mirages estariam?
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38958
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5983 vezes
- Agradeceram: 3363 vezes
Re: Força Aérea Indiana - IAF
Hoje seria muito mais fácil eles receberem os Su-35, e produzir sob licença, do que qualquer outro caça proposto até o momento. Até mesmo o Tejas, que tem lá seus problemas também de desenvolvimento.
E os russo já ofereceram esta possibilidade a eles. Mas parece que não engoliram a oferta, mesmo considerando o nível de integração de vários sistemas indianos e da logística de manutenção quase toda a mesma da frota de Su-30MKI.
Mas isso é apenas mais do mesmo da confusão que os indianos fazem em seus próprios projetos.
E os russo já ofereceram esta possibilidade a eles. Mas parece que não engoliram a oferta, mesmo considerando o nível de integração de vários sistemas indianos e da logística de manutenção quase toda a mesma da frota de Su-30MKI.
Mas isso é apenas mais do mesmo da confusão que os indianos fazem em seus próprios projetos.
Carpe Diem