Esse negocio de deixar uma força morrer de inanição para depois criar consciência apresentando um "cadáver" é muito poético, mas não passa de sofisma que não tem cabimento no mundo real.
Um abraço e t+
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Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
A FAB já sobrevive a muito tempo Pablo. Na verdade ela nunca teve vida própria, apenas sobrevive aos desmandos dos governos que se seguiram desde 1941 sem conseguir ser qualquer coisa objetiva. Seja força aérea, seja um táxi aéreo de luxo ou uma transportadora civil de oportunidade. No final, ela não serve para porcaria nenhuma como força militar. Nunca serviu.Pablo Maica escreveu: Ter Set 17, 2024 2:41 pm Excelente discurso Carvalho, e que não muda em nada o FATO de que a FAB precisa sobreviver com ou sem Gripen, e manter uma estrutura operacional minimamente decente para que não passe as próximas décadas apenas reconstruindo seus alicerces.
Esse negocio de deixar uma força morrer de inanição para depois criar consciência apresentando um "cadáver" é muito poético, mas não passa de sofisma que não tem cabimento no mundo real.
Um abraço e t+![]()
FCarvalho escreveu: Ter Set 17, 2024 8:20 pmNão vamos a nenhuma guerra mesmo e nossos vizinhos são inofensivos.![]()
Meu caro, até prova em contrário, esse é o pensamento reinante no imaginário popular, no congresso nacional, dos políticos em geral e principalmente de todos os governos de plantão que passaram por aqui desde 1889.Pablo Maica escreveu: Ter Set 17, 2024 9:12 pmFCarvalho escreveu: Ter Set 17, 2024 8:20 pmNão vamos a nenhuma guerra mesmo e nossos vizinhos são inofensivos.![]()
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Um abraço e t+![]()
Carvalho eu não sei qual a necessidade que tu tens em transformar todo tópico nessa conversa utópica e repetitiva, mas tudo bem...FCarvalho escreveu: Qua Set 18, 2024 12:03 pmMeu caro, até prova em contrário, esse é o pensamento reinante no imaginário popular, no congresso nacional, dos políticos em geral e principalmente de todos os governos de plantão que passaram por aqui desde 1889.
Quem quiser acreditar que não é assim, bem, boa sorte em suas ilusões.
A realidade tal como ela é em termos geopolíticos e estratégicos no nosso entorno não passa de conto de fadas ou coisa de quem não tem o que fazer, como os militares. É o que dizem por aí.
Senta, ou melhor, deita e embala na rede que é melhor esperando por mudanças que jamais virão para a Defesa, e muito menos para a FAB.
De quantas unidades do Tejas o governo indiano condicionou a aquisição de 80 KC-390gogogas escreveu: Qua Set 18, 2024 9:38 pm Algo que vcs não estão levando em conta , e a troca do Tejas pelo C-390 ! Acredito que se houver essa troca , pode ter 80 C-390 na Índia !
Então substituiriam os F-5...Pode passar a fontegogogas escreveu: Qua Set 18, 2024 10:32 pm Não foi divulgado , as informações reveladas seriam para substituir os F-5 e seriam na versão MK-1A
Pablo,Pablo Maica escreveu: Qua Set 18, 2024 7:15 pm O problema é de QUANTAS cédulas UM gripen precisa. Pois se é tão facial assim, por que novos lotes não passam nem da fase de especulação rasa e todo esse alarde em busca de um tampão?
E antes que a turba da seita do "só o gripen salva só o gripen é o senhor" venha com seus forcados e tochas, eu volto a falar pela milésima vez, eu tanto quanto qualquer um gostaria de ver única e exclusivamente gripens na primeira linha da FAB, sem reticências, daria saltos de alegria com 66 aeronaves, pagaria promessa para 10 santos se chegássemos às 72 e mobiliássemos 4 unidades. Mas ao que parece por razões que até agora não vieram à luz, sejam questões orçamentárias/econômicas/políticas, há fortes indícios a começar pelas falas dos chefões da FAB de que haverá outro avião, e do jeito que a coisa está dificilmente passaremos de 40 gripens. E torno a dizer, não sou eu quem está falando ou desejando, é o que os fatos ultimamente tem indicado.
A não ser que perder 2/3 da nossa aviação de primeira linha (que já era limitada) em 30 anos, sem adição de UCAVs e drones armados (o que mudaria o cenário), seja algo planejado ou natural, 36 jatos são insuficientes. 50 já nos permitiram pelo menos 3 unidades rotacionando pelo BR, mesmo que o GDA não tenha essa vocação, mas 36 não dá nem para a saída, sempre lembrando que possuir 36 não é a mesma coisa que dispor de 36.
Um abraço e t+![]()
Essa ideia é mais aceitável, diante das outras opções (F-16, Tejas e M346).knigh7 escreveu: Qua Set 18, 2024 7:56 pm Na minha opinião, a melhor solução seria o leasing de alguns Gripens CD* (uns 8 já estaria bom)que desempenhariam missões ar-solo pois em missões ar-ar a FAB está avançada. Temos boa disponibilidade, pois temos o CLS contratado e os F-5M operarão até 2032 .
dados mais recentes da Revista Força Aérea:
https://forcaaerea.com.br/edicao/rfa-147/
Falta a integração do data-link BR-2 para completar a capacidade ar-ar.
Acredito também que ficaremos com cerca de 40 Gripens. Os C-Ds serviriam para esta década. Para a próxima, é melhor pensarmos em UCAVs completando a tarefa.
* O governo sueco pretende doar algumas células para a Ucrânia. Se pode, poderiam fazer o leasing de algumas para nós também, sobretudo se houver compromisso de adquirir mais células do "E-F".
Saiu uma nota no ano passado de que o Brasil está participando com a Suécia num projeto conjunto em transformar o Gripen monoplace numa plataforma de controle de UCAVs. Eles estão seguindo um caminho juntos na área e provavelmente adotarão a mesma solução.FIGHTERCOM escreveu: Qui Set 19, 2024 11:14 amEssa ideia é mais aceitável, diante das outras opções (F-16, Tejas e M346).knigh7 escreveu: Qua Set 18, 2024 7:56 pm Na minha opinião, a melhor solução seria o leasing de alguns Gripens CD* (uns 8 já estaria bom)que desempenhariam missões ar-solo pois em missões ar-ar a FAB está avançada. Temos boa disponibilidade, pois temos o CLS contratado e os F-5M operarão até 2032 .
dados mais recentes da Revista Força Aérea:
https://forcaaerea.com.br/edicao/rfa-147/
Falta a integração do data-link BR-2 para completar a capacidade ar-ar.
Acredito também que ficaremos com cerca de 40 Gripens. Os C-Ds serviriam para esta década. Para a próxima, é melhor pensarmos em UCAVs completando a tarefa.
* O governo sueco pretende doar algumas células para a Ucrânia. Se pode, poderiam fazer o leasing de algumas para nós também, sobretudo se houver compromisso de adquirir mais células do "E-F".
O problema é que a FAB abandonou aquela parceria com a Embraer e não vejo nada promissor no horizonte, com relação à UCAVs.
Abraços,
Wesley