Em relação ao último aspecto, os BIS\Comandos de Fronteira existentes via de regra estão localizados nas capitais dos estados, ou seja, podem receber de Bandeirante até KC-30. As exceções são: São Gabriel da Cachoeira\5o BIS, Cruzeiro do Sul\61o BIS e Tabatinga\8o BIS.
No caso, como já demonstrei aqui, a FAB tem\teria a intenção de operar o KC-390 a partir de Manaus, fazendo o mesmo trabalho dos aviões do 7o ETA e Esquadrão Arara, só que com muito maior disponibilidade e capacidade. Vários PEF já podem receber este avião sem maiores problemas, e os que ainda não possuem a estrutura para tal, estão recebendo reformas via COMARA.
O que é mais importante para a FAB neste momento não é somente substituir os meios mais antigos dos esquadrões de transporte que operam aqui, mas, e também, ampliar suas capacidades de forma a permitir uma evolução contínua da autonomia logística militar na área do CMA e CMN. E isto pode, e deve, ser feito com mais e novos vetores para os ETA e 1o\9o GAv, como a inclusão do KC-390 nas operações diárias das OM de transporte a partir de Manaus. Mas, advinha? A FAB cortou as encomendas do KC-390. Porque será...
![Rolling Eyes :roll:](./images/smilies/icon_rolleyes.gif)
A Avex faz muito mais do que apenas abastecimento logístico dos PEF. Na verdade, essa linha de ação é função primária da FAB, por motivos óbvios. E não somente em relação ao EB. Em todo caso, o que a Avex precisa, e não pode ser negligenciada, é garantir sua capacidade de oferecer apoio direto à operacionalidade dos PEF no que diz respeito sua razão de existir, que é a vigilância das fronteiras. Neste caso, a existência de helos permanentemente baseados nos comandos de fronteira é muito mais importante do que dispor de aviões para abastecimento logístico. E isso a Avex até hoje nunca foi, e não é, capaz de oferecer aos PEF e aos comandos de fronteira do exército na região norte e centro oeste. Ela fraqueja e titubeia justamente onde ela é mais necessária e impositiva.
Penses em quantos e quais tipos de helos são necessários para a Avex estar presente nos 7 comandos de fronteira do exército na região norte, e verás que isso de asa fixa é dos problemas o menor e o mais insignificante que ela tem.