Um exercício de treinamento conjunto entre a Força Aérea de Autodefesa do Japão, Alemanha e Espanha começou na cidade de Chitose no dia 19, e as imagens foram mostradas à imprensa.
O exercício de treinamento conjunto dos três países será realizado em torno da Base Aérea de Chitose da Força Aérea de Autodefesa durante dois dias a partir do dia 19, com o objetivo de realizar um “Indo-Pacífico livre e aberto”. Participarão aproximadamente 180 membros da Luftwaffe e 150 membros das Forças Aeroespaciais Espanholas, incluindo treinamento de voo em formação utilizando caças de vários países. Nosso objetivo é melhorar as habilidades táticas e a cooperação entre as unidades.
Este é o primeiro exercício de treinamento conjunto entre Japão, Alemanha e Espanha.
O primeiro exercício de treinamento conjunto entre a ASDF e a Força Aérea Francesa foi realizado na Base Aérea de Autodefesa de Hyakuri (Hyakuri, cidade de Omitama) no dia 19. Aviões de combate de ambos os países realizaram treinamento de voo em formação e reabastecimento aéreo no Oceano Pacífico, na costa da província, com o objetivo de fortalecer a cooperação para a realização de um "Indo-Pacífico livre e aberto".
De acordo com o Gabinete do Estado-Maior da Aeronáutica do Ministério da Defesa, este é o segundo exercício conjunto Japão-França. Esta é a primeira vez desde que foi realizado na Base Aérea de Nittahara (Prefeitura de Miyazaki) em julho do ano passado. Aproximadamente 260 pessoas da Força Aérea Francesa participaram, incluindo quatro caças Rafale, três aviões de transporte e três aviões de reabastecimento aéreo. Do ASDF participaram dois caças F2 da 7ª Asa Aérea.
O treinamento do mesmo dia começou por volta das 10h30 e eles retornaram à base de Hyakuri antes do meio-dia. Um arco de canhão de água saudou os caças Rafale quando eles pousaram, e uma cerimônia de boas-vindas também foi realizada.
A cerimônia contou com a presença do Ministro da Defesa, Sadamasa Onoe, do conselheiro político, Masahito Monma, do comandante das Forças Aéreas de Chubu, do Embaixador no Japão, Philippe Seton, e do Brigadeiro-General da Força Aérea, Guillaume Thomas. Yasuhiko Maedoko, comandante da 7ª Ala Aérea, enfatizou a importância do treinamento, dizendo: “Ele não apenas melhora as habilidades dos pilotos, mas também promove o entendimento mútuo”.
O Major General da Força Aérea Francesa, Philippe Adam, disse: "Este exercício incorpora o nosso desejo de contribuir para a segurança da região Indo-Pacífico", e expressou a sua intenção de continuar a fortalecer o relacionamento através de treinamento repetido. A Força Aérea Francesa está programada para permanecer na Base Aérea de Hyakuri até o dia 20.