Marinha da Argentina
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Re: Marinha da Argentina
Governo argentino avança na aquisição de dois submarinos franceses Scorpène por US$ 1 bilhão
https://www.naval.com.br/blog/2024/09/0 ... -1-bilhao/
Vindo da Argentina é algo duvidoso de se acreditar. Mas, fica sempre a pergunta. Um puta estaleiro produzindo bem do lado deles versão bem melhor que os Scorpene e no entanto, nenhuma palavra da MB ou do MD sobre o assunto.
Supondo que não estamos tratando com eles sobre o tema via canais militares de praxe. Ou simplesmente a ideologia do partido de plantão não gosta de ganhar dinheiro, e muito dinheiro, em negócios de armas.
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Vindo da Argentina é algo duvidoso de se acreditar. Mas, fica sempre a pergunta. Um puta estaleiro produzindo bem do lado deles versão bem melhor que os Scorpene e no entanto, nenhuma palavra da MB ou do MD sobre o assunto.
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Re: Marinha da Argentina
Duvido que los hermanos tienen cacife, por outro lado creio que um ou dois Tupi podem chegar em Mar del Plata.FCarvalho escreveu: ↑Sáb Set 07, 2024 3:16 pm Governo argentino avança na aquisição de dois submarinos franceses Scorpène por US$ 1 bilhão
https://www.naval.com.br/blog/2024/09/0 ... -1-bilhao/
Vindo da Argentina é algo duvidoso de se acreditar. Mas, fica sempre a pergunta. Um puta estaleiro produzindo bem do lado deles versão bem melhor que os Scorpene e no entanto, nenhuma palavra da MB ou do MD sobre o assunto.
Supondo que não estamos tratando com eles sobre o tema via canais militares de praxe. Ou simplesmente a ideologia do partido de plantão não gosta de ganhar dinheiro, e muito dinheiro, em negócios de armas.
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Re: Marinha da Argentina
Posso estar enganado, mas eu acho que:FCarvalho escreveu: ↑Sáb Set 07, 2024 3:16 pm Governo argentino avança na aquisição de dois submarinos franceses Scorpène por US$ 1 bilhão
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Vindo da Argentina é algo duvidoso de se acreditar. Mas, fica sempre a pergunta. Um puta estaleiro produzindo bem do lado deles versão bem melhor que os Scorpene e no entanto, nenhuma palavra da MB ou do MD sobre o assunto.
Supondo que não estamos tratando com eles sobre o tema via canais militares de praxe. Ou simplesmente a ideologia do partido de plantão não gosta de ganhar dinheiro, e muito dinheiro, em negócios de armas.
1- Quem precisa negociar o Scorpène é a Naval Group.
2- A ICN pode fabricar? Pode! A Naval Group vai querer fabricar na ICN? Não sei.
3- Com US$ 1 bilhão disponível em orçamento, acredito que fariam melhor uso se comprassem umas duas unidades usadas (para recuperar a capacidade perdida) e aplicassem o restante em outras áreas (reforma do TAM e aquisição de blindados sobre rodas para o EA, sem mencionar que os problemas da FAA não acabaram com a aquisição do F-16).
4- A frota de superfície da Armada Argentina está pedindo socorro.
5- Se essa compra for adiante, vai ser equivalente ao SNA, no que diz respeito a drenar recursos.
Abraços,
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Re: Marinha da Argentina
Pena que faz tempo que a USN não usa mais SSK, senão o Milei já trazia uns quatro de segunda mão mas ainda bastante bons de lá, basta ver como foi com os F-16: o que não resolveram em décadas ele resolveu no seu primeiro ano.
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Re: Marinha da Argentina
O projeto da classe Riachuelo, como em outras iniciativas das ffaa's em PDI, seriam\são de propriedade intelectual da marinha.FIGHTERCOM escreveu: ↑Sáb Set 07, 2024 9:31 pmPosso estar enganado, mas eu acho que:FCarvalho escreveu: ↑Sáb Set 07, 2024 3:16 pm Governo argentino avança na aquisição de dois submarinos franceses Scorpène por US$ 1 bilhão
https://www.naval.com.br/blog/2024/09/0 ... -1-bilhao/
Vindo da Argentina é algo duvidoso de se acreditar. Mas, fica sempre a pergunta. Um puta estaleiro produzindo bem do lado deles versão bem melhor que os Scorpene e no entanto, nenhuma palavra da MB ou do MD sobre o assunto.
Supondo que não estamos tratando com eles sobre o tema via canais militares de praxe. Ou simplesmente a ideologia do partido de plantão não gosta de ganhar dinheiro, e muito dinheiro, em negócios de armas.
1- Quem precisa negociar o Scorpène é a Naval Group.
2- A ICN pode fabricar? Pode! A Naval Group vai querer fabricar na ICN? Não sei.
3- Com US$ 1 bilhão disponível em orçamento, acredito que fariam melhor uso se comprassem umas duas unidades usadas (para recuperar a capacidade perdida) e aplicassem o restante em outras áreas (reforma do TAM e aquisição de blindados sobre rodas para o EA, sem mencionar que os problemas da FAA não acabaram com a aquisição do F-16).
4- A frota de superfície da Armada Argentina está pedindo socorro.
5- Se essa compra for adiante, vai ser equivalente ao SNA, no que diz respeito a drenar recursos.
Abraços,
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Neste caso, nós teríamos, teoricamente, liberdade de negociar este modelo em específico para outros países sem necessariamente precisar da autorização francesa, já que se trata de um modelo próprio da Marinha e não um Scorpene original do Naval Group. Se teríamos de pagar royalties para os franceses, eu já não saberia dizer.
Os argentinos estão olhando em várias direções no caso dos submarinos, tanto que há propostas também para a compra de subs da Noruega que foram retirados de operação ou estão em via de. No entanto, esta é uma questão que me parece ainda demora a ser decidida, pois falar em colocar 1 bilhão em apenas 2 submarinos, mesmo que novos, é algo grande demais para a economia argentina neste momento.
Como bem disseste, há vários outros projetos e meios materiais que também demandam decisões urgentes e\ou necessárias há tempos. E o dinheiro está curto para todo mundo.
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Re: Marinha da Argentina
É mesmo?! Então experimenta vender sem a benção francesa. Vamos ver até onde essa "liberdade" chega.FCarvalho escreveu: ↑Ter Set 10, 2024 11:13 amO projeto da classe Riachuelo, como em outras iniciativas das ffaa's em PDI, seriam\são de propriedade intelectual da marinha.FIGHTERCOM escreveu: ↑Sáb Set 07, 2024 9:31 pm
Posso estar enganado, mas eu acho que:
1- Quem precisa negociar o Scorpène é a Naval Group.
2- A ICN pode fabricar? Pode! A Naval Group vai querer fabricar na ICN? Não sei.
3- Com US$ 1 bilhão disponível em orçamento, acredito que fariam melhor uso se comprassem umas duas unidades usadas (para recuperar a capacidade perdida) e aplicassem o restante em outras áreas (reforma do TAM e aquisição de blindados sobre rodas para o EA, sem mencionar que os problemas da FAA não acabaram com a aquisição do F-16).
4- A frota de superfície da Armada Argentina está pedindo socorro.
5- Se essa compra for adiante, vai ser equivalente ao SNA, no que diz respeito a drenar recursos.
Abraços,
Wesley
Neste caso, nós teríamos, teoricamente, liberdade de negociar este modelo em específico para outros países sem necessariamente precisar da autorização francesa, já que se trata de um modelo próprio da Marinha e não um Scorpene original do Naval Group. Se teríamos de pagar royalties para os franceses, eu já não saberia dizer.
Os argentinos estão olhando em várias direções no caso dos submarinos, tanto que há propostas também para a compra de subs da Noruega que foram retirados de operação ou estão em via de. No entanto, esta é uma questão que me parece ainda demora a ser decidida, pois falar em colocar 1 bilhão em apenas 2 submarinos, mesmo que novos, é algo grande demais para a economia argentina neste momento.
Como bem disseste, há vários outros projetos e meios materiais que também demandam decisões urgentes e\ou necessárias há tempos. E o dinheiro está curto para todo mundo.
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Re: Marinha da Argentina
cabeça de martelo escreveu: ↑Ter Set 10, 2024 10:12 am Os F16 são da Força Aérea Dinamarquesa, não dos USAF.
Sim, são exatamente como aqueles encaixotados da FAP, os EUA nem foram consultados e muito menos tiveram qualquer influência na venda para a Roménia.
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Re: Marinha da Argentina
A venda dos F16 à Roménia foi obviamente realizada com o avale dos EUA, nem poderia ser de outra forma. Na verdade uns quantos F16 foram adquiridos nos EUA e estavam armazenados no deserto, tendo sido modernizados em Portugal e entregues ao dito país.Túlio escreveu: ↑Ter Set 10, 2024 8:10 pmcabeça de martelo escreveu: ↑Ter Set 10, 2024 10:12 am Os F16 são da Força Aérea Dinamarquesa, não dos USAF.Sim, são exatamente como aqueles encaixotados da FAP, os EUA nem foram consultados e muito menos tiveram qualquer influência na venda para a Roménia.
MAS não foram os EUA que fizeram os negócio, foram apenas a parte avisada já que tinham o direito de o saber.
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Re: Marinha da Argentina
Presumo que, como em outros contratos semelhantes assinados pelos militares para o desenvolvimento de produtos "made in Brazil" com apoio externo, esta autorização seja objeto de acordo prévio entre as partes.FIGHTERCOM escreveu: ↑Ter Set 10, 2024 6:09 pmÉ mesmo?! Então experimenta vender sem a benção francesa. Vamos ver até onde essa "liberdade" chega.FCarvalho escreveu: ↑Ter Set 10, 2024 11:13 am O projeto da classe Riachuelo, como em outras iniciativas das ffaa's em PDI, seriam\são de propriedade intelectual da marinha.
Neste caso, nós teríamos, teoricamente, liberdade de negociar este modelo em específico para outros países sem necessariamente precisar da autorização francesa, já que se trata de um modelo próprio da Marinha e não um Scorpene original do Naval Group. Se teríamos de pagar royalties para os franceses, eu já não saberia dizer.
Os argentinos estão olhando em várias direções no caso dos submarinos, tanto que há propostas também para a compra de subs da Noruega que foram retirados de operação ou estão em via de. No entanto, esta é uma questão que me parece ainda demora a ser decidida, pois falar em colocar 1 bilhão em apenas 2 submarinos, mesmo que novos, é algo grande demais para a economia argentina neste momento.
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Seria no mínimo contraditório os franceses fazerem bico para vendas de submarinos construídos em estaleiro deles mesmos, e ainda ganhando royalties pela venda. Esse é o caso da classe Riachuelo, que não por acaso, penso deve ser bem mais caro que os Scorpene originais.
Mas isso é problema do governo BR e da MB fazerem por onde estes navios sejam um bom negócio para quem quer que seja.
Bom, acho melhor deitar na rede e esperar. Muito.
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Re: Marinha da Argentina
Espero que force a MB a ser mais pragmática e pare de viajar na maionese com projetos mirabolantes malucos.
https://www.naval.com.br/blog/2024/11/2 ... do-brasil/
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Re: Marinha da Argentina
Refletindo, acho que não vai fazer o almirantado voltar a realidade. O que eles irão fazer é pedir um orçamento que o Governo e todo o mundo* sabe que não vai dar.
*todo mundo, exceto a Classe 'B". 'B" de burra.
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Re: Marinha da Argentina
É phod@ quando o pessoal não faz nem o BASIC direito, mas quer bancar o PLUS!
A falta de gestão das nossas FAs é estarrecedora. Só de pensar o quando de dinheiro já foi pelo ralo na última década e que poderia transformá-la completamente, dá vontade de chorar.
Abraços,
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Re: Marinha da Argentina
Mas não tem pra onde correr, não dá pra parar o SNA, já esta aí na estrada desde os 80, bem ou mal, temos que terminar esse submarino.
e tem mais, não fosse a MB, provavelmente estaríamos muito mais atrasados em pesquisas sobre a energia atômica.
e tem mais, não fosse a MB, provavelmente estaríamos muito mais atrasados em pesquisas sobre a energia atômica.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Vossos peitos, vossos braços,
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Re: Marinha da Argentina
Se os subs da Classe Riachuelo custarem para nós os mesmos 700 milhões do proposto para os argentinos, estamos falando de um sub nuclear que pode custar, pelo menos, o dobro disso, por unidade.
Se a tal oferta francesa de caças e outras quinquilharias para o Brasil for de fato algo concreto, sou de opinião que temos a oportunidade de manter os investimentos em Itaguaí, justificar sua manutenção e os bilhões colocados nele, com a construção de, no mínimo, mais 4 unidades de sub convencionais e a segunda unidade do subnuc. Seriam, em tese, 4,2 bilhões de dólares em investimentos.
E se os tais 10 bilhões condicionados pelos franceses nesta suposta oferta estiverem dentro da realidade dos valores do urânio brasileiro, bom, neste determinar neste mesmo contrato a opção de compra um terceiro bloco de 4 sub convencionais e o terceiro subnuc. Seriam, novamente em tese, 8,4 bilhões em investimentos. E ainda "sobrariam" cerca de 1,6 bi para outras demandas dentro do programa.
Óbvio que tanto dinheiro assim dificilmente pararia apenas nas mãos apenas da MB, mas, os custos astronômicos do Prosub não tem como serem sustentados pelo cada vez mais minguado orçamento da MB, e muito menos pela falta de vontade política e, pela onipresente má vontade reinante a qualquer investimento em defesa no Brasil.
Se é urânio brasileiro barato que os franceses querem, a preços módicos, para eles, claro, então penso que temos nas mãos uma chance de dar continuidade ao Prosub sem que este projeto termine de afundar o que ainda resta da MB. O problema como sempre vai ser conseguir convencer o cmte em chf das ffaa's de que investir todo esses recursos no Prosub é melhor do que ter de ratear o mesmo entre apaninguados políticos, pseudo apoiadores de oportunidade e eleitores vorazes de plantão.
A ver.
Se a tal oferta francesa de caças e outras quinquilharias para o Brasil for de fato algo concreto, sou de opinião que temos a oportunidade de manter os investimentos em Itaguaí, justificar sua manutenção e os bilhões colocados nele, com a construção de, no mínimo, mais 4 unidades de sub convencionais e a segunda unidade do subnuc. Seriam, em tese, 4,2 bilhões de dólares em investimentos.
E se os tais 10 bilhões condicionados pelos franceses nesta suposta oferta estiverem dentro da realidade dos valores do urânio brasileiro, bom, neste determinar neste mesmo contrato a opção de compra um terceiro bloco de 4 sub convencionais e o terceiro subnuc. Seriam, novamente em tese, 8,4 bilhões em investimentos. E ainda "sobrariam" cerca de 1,6 bi para outras demandas dentro do programa.
Óbvio que tanto dinheiro assim dificilmente pararia apenas nas mãos apenas da MB, mas, os custos astronômicos do Prosub não tem como serem sustentados pelo cada vez mais minguado orçamento da MB, e muito menos pela falta de vontade política e, pela onipresente má vontade reinante a qualquer investimento em defesa no Brasil.
Se é urânio brasileiro barato que os franceses querem, a preços módicos, para eles, claro, então penso que temos nas mãos uma chance de dar continuidade ao Prosub sem que este projeto termine de afundar o que ainda resta da MB. O problema como sempre vai ser conseguir convencer o cmte em chf das ffaa's de que investir todo esses recursos no Prosub é melhor do que ter de ratear o mesmo entre apaninguados políticos, pseudo apoiadores de oportunidade e eleitores vorazes de plantão.
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